
A semana começou movimentada para o K-Pop. Além do comeback do Taemin (태민) com o álbum ETERNAL, teve retorno do SF9 (에스에프나인) no dia 19 de agosto. Inclusive é o segundo do grupo neste ano, já que em janeiro teve o lançamento do álbum Sequence. Enquanto Dawon e Jaeyoon cumprem o serviço militar obrigatório, Cha Ni, Hwi Young, In Seong, Yoo Tae Yang e Young Bin voltam com o álbum Fantasy. Aparentemente por conflitos de agenda com sua nova agência, Zuho fica de fora.
Este é o 14º miniálbum do SF9 e chega em um momento de transição, já que os membros estão gradualmente começando a se alistar. Em breve, os outros devem se preparar para seguir o mesmo caminho. Como a última titletrack “BIBORA”, assim como algumas b-sides, deixou sua marca na minha playlist de favoritas, quero compartilhar minhas impressões do novo EP. Neste review, vou contar o que achei das cinco músicas da tracklist. Vem comigo?
Minhas impressões do álbum Fantasy





Apesar do momento de mudanças — saída do Rowoon no ano passado, a troca de agência do Zuho e o alistamento — o SF9 continua mostrando sua habilidade de navegar por diferentes estilos. O tom de novidade, porém, teve mais peso com Sequence. Para a seleção musical de Fantasy, o grupo optou por uma abordagem mais segura, apostando em sons familiares, mas ainda assim agradáveis.
Embora o álbum Fantasy não se arrisque tanto, nem provoque o mesmo impacto que seu antecessor, mantém o status de ‘no skips’. A titletrack “Don’t Worry, Be Happy” e a b-side “Cruel Love” adotam uma abordagem bem comum entre os grupos de K-Pop e, talvez por isso, não se destaquem tanto na tracklist. Mas ambas são agradáveis de ouvir pelo ritmo animado do pop dance, pronto para acompanhar os dias mais quentes do ano e manter as preocupações longe.
A faixa que mais chamou a atenção após o primeiro play foi “Just”, ao lado de “Melodrama”, contrariando minha preferência por sons mais enérgicos. Já “My Fantasia” é a mais divertida, com um som tão (ou mais) animado quanto as primeiras músicas.
Don’t Worry, Be Happy
O álbum abre com a faixa-título, “Don’t Worry, Be Happy”, um pop dançante com batidas de EDM que se alinham com o clima descontraído do verão. É uma faixa que facilmente encontra seu lugar em playlists dedicadas à estação, mas que talvez não se destaque entre os maiores sucessos do grupo. Seja como for, ela faz exatamente o que propõe ao oferecer uma melodia agradável para levantar o ânimo e afastar as preocupações.
A letra, com participação dos membros Hwi Young e Young Bin, segue o caminho oposto. Ela retrata o sentimento de deixar para trás as dores de um término e encontrar felicidade: “Be happy / You have to be happy / With a smile, Goodbye / I’ll never forget you / Don’t Worry, Be Happy”. Essa dualidade entre a melodia alegre e a mensagem melancólica dá à música uma profundidade interessante, embora, em termos de inovação, ela não se destaque tanto.
O MV de “Don’t Worry, Be Happy” explora um conceito divertido ao apresentar métodos para lidar com o fim de um relacionamento. De comidas que apagam as memórias aos cenários com máquinas de lavar roupa e a limpeza dos carros, Cha Ni, Hwi Young, In Seong, Yoo Tae Yang, Young Bin parecem se divertir entre uma cena e outra.
O visual também é bem colorido, aumentando ainda mais o contraste com a mensagem da música. Se você não prestar atenção na letra e apenas curtir o som, nem vai perceber o tom de melancolia.
Cruel Love
Da titletrack, seguimos para “Cruel Love”, uma faixa com um tom similar e que serve bem para dar sequência na tracklist do álbum Fantasy. Seu som me lembra um pouco os lançamentos mais antigos, inclusive do próprio SF9. Sabe aquele K-Pop clássico? É o que ouço ao dar play na música.
Ela se desenvolve de forma progressiva, misturando guitarras pesadas e versos de rap bem colocados em meio a um mix de instrumentos. O conjunto cria um certo clima de mistério para acompanhar as vozes de Cha Ni, Hwi Young, In Seong, Yoo Tae Yang, Young Bin. É também uma forte candidata à faixa-título, se eu tivesse que escolher.
Just (그냥)
“그냥 그냥 그냥 그냥…” O nome da próxima faixa, definitivamente, ficou na minha cabeça desde a primeira vez que ouvi. “Just (그냥)” desacelera o ritmo com uma balada que exala uma aura sonhadora. A música traz uma produção minimalista e vocais suaves, embalados pelo R&B, para um momento de introspecção no meio do álbum.
Apesar de ser menos enérgica que as outras faixas, “Just” se destaca pela sua simplicidade e sinceridade. Talvez esse seja um dos motivos para ela ter se tornado a minha favorita.
My Fantasia
Agora, deixamos o momento introspectivo de lado para mergulhar novamente em um som mais animado e divertido com “My Fantasia”. A música também é uma celebração para o fandom (FANTASY) pela conexão criada desde o início da trilha do SF9 em 2016. Entre as faixas da tracklist, é a que menos chama a minha atenção, mas, nem por isso, é um skip do álbum. Nem poderia, com a mensagem que passa. ˆˆ
Melodrama
O álbum Fantasy se encerra com “Melodrama”, uma faixa que combina um R&B alternativo com elementos de disco. A música tem uma vibe retrô que é difícil de resistir, e o refrão é especialmente cativante. Ao lado de “Just”, ela se tornou uma das minhas favoritas, embora “Don’t Worry, Be Happy” e “Cruel Love” tenham seu charme.
“Melodrama” é uma boa conclusão para o álbum, já que resgata o som clássico do SF9 e fecha a tracklist com chave de ouro. E, apesar do nome, de drama não tem nada. Seu groovy traz a vibe perfeita para acompanhar os ensolarados dias de verão.
Mesmo sem todos os membros por perto, SF9 faz um bom comeback com o álbum Fantasy e uma tracklist animada, pronta para afastar qualquer preocupação. Como diz a titletrack “Don’t Worry, Be Happy”, vamos priorizar a felicidade não importa o momento, seja uma mudança repentina ou já esperada. O SF9 pode estar em uma fase de transição, mas com Fantasy, eles provam que ainda têm muito a oferecer (mesmo com cinco membros temporariamente).
Para continuar no clima do verão, confira o álbum Supersonic do fromis_9, que oferece uma experiência refrescante para os dias mais quentes.