Atenção passageiros! Mais uma longa viagem nos aguarda com os lançamentos de K-Pop de julho. O tour deste mês mantém o volume de atrações em níveis mais altos do que de costume, incluindo músicas japonesas de grupos coreanos na programação do voo KP2407. Entre os destaques do roteiro, passaremos por comebacks que mergulharam no clima do verão, como KISS OF LIFE e WAKER.
Também vamos ouvir lançamentos para o Japão com TXT e TWICE como seus maiores representantes, além de álbuns marcantes com ALL(H)OURS, Dreamcatcher, FTISLAND e Stray Kids. Destaque ainda para KARA e seu tributo a Goo Hara com o single “Hello”.
- Sticky – KISS OF LIFE
- FOREVER – BABYMONSTER
- Hush Hush – BE:FIRST x ATEEZ [Collab]
- WITNESS – ALL(H)OURS
- CHIKAI (誓い) – TXT [JP]
- Hot Mess – aespa [JP]
- LOVE and FEAR – Xdinary Heroes
- I SWAY – (G)I-DLE
- Heaven – Taeyeon
- [VirtuouS] – Dreamcatcher
- Serious – FTISLAND
- ROMANCE : UNTOLD – ENHYPEN
- All Day – Onew [SHINee]
- WALK – NCT 127
- Sweet Tape – WAKER
- DIVE – TWICE [JP]
- ANIMA POWER – QWER [Collab LoL]
- ATE – Stray Kids
- MUSE – Jimin [BTS]
- I DO I DO – KARA
- Rise Up – NiziU [JP]
- Something Ain’t Right – XG
- Lucky – RIIZE [JP]
Não se esqueça de acomodar sua bagagem nos compartimentos acima do seu assento. Reserve um espaço confortável e separe seus fones de ouvido para aproveitar melhor a jornada. Vem comigo?
Sticky – KISS OF LIFE
A abertura do tour deste mês ficou por conta do KISS OF LIFE (키스 오브 라이프), que lançou dois novos singles “Sticky” e “Te Quiero” na virada do dia 30 de junho para 1º de julho (horário coreano). Por aqui, a dupla chegou um pouco ‘antes’, já que o fuso do Brasil está um pouco atrás da Coreia do Sul. Para manter a data oficial, as meninas abrem a seleção dos lançamentos de K-Pop de julho.
A titletrack “Sticky” e a b-side “Te Quiero” trazem uma sonoridade mais leve e refrescante à discografia das meninas, com a cara do verão. “Sticky” tem um refrão envolvente e que cresce quanto mais ouvimos a música. O MV é um destaque à parte pelo toque cinematográfico, que acaba passando a sensação de que estamos assistindo a um filme romântico de verão.
Minha favorita, entretanto, é “Te Quiero”, com influências de pop latino e uma vibe muito similar a “Starry Night” do MAMAMOO (마마무). Se você gosta desse tipo de som, é a minha recomendação para sua playlist.
Ouça o single album completo no Spotify.
FOREVER – BABYMONSTER
Quem também mal esperou a virada do mês para fazer um comeback foi o BABYMONSTER (베이비몬스터) com seu novo single “FOREVER”. A música foi lançada à meia-noite do dia 1º de julho de 2024 (horário coreano) como pré-release do álbum previsto para chegar entre setembro e outubro.
Desde o debut com “Batter Up” no ano passado, Ahyeon, Asa, Chiquita, Haram, Pharita, Rora e Ruka não conseguiram chamar minha atenção. Foi somente com “Like This”, uma b-side do álbum BABYMONS7ER, que elas abriram o caminho. E “FOREVER” vem para arrematar como um dos comebacks com maior potencial das meninas.
A faixa muda completamente a direção musical que o grupo vinha adotando e investe em um estilo synth pop dos anos 80. O instrumental nos 30 segundos iniciais, as trocas entre raps e vocais melódicos e as similaridades com “I AM” do IVE elevam a música a um patamar mais alto. Embora o MV seja um atrativo à parte, recomendo ouvir “FOREVER” sem distrações no Spotify ou qualquer outra plataforma de streaming de sua preferência para uma experiência melhor.
Hush Hush – BE:FIRST x ATEEZ [Collab]
Para manter o tour movimento no primeiro dia do mês, o grupo de K-Pop ATEEZ (에이티즈) e o grupo de J-Pop BE:FIRST (ビーファースト) se uniram para uma collab inesperada. A colaboração trouxe o single “Hush Hush”, que ganhou um MV com estética futurista e a participação de dois gigantes globais cantando juntos. Vale lembrar que ATEEZ recentemente fez um comeback com o álbum Golden Hour: Part.1.
Para a collab, os membros Hongjoong, Jongho, Mingi, San, Seonghwa, Wooyoung, Yeosang e Yunho uniram forças com Junon, Leo, Ryoki, Sota, Manato, Shunto e Ryuhei do BE:FIRST. Foi a primeira vez que ouvi o grupo japonês e fiquei impressionada com a sinergia entre os 15.
“Hush Hush” traz muitos dos elementos sonoros característicos na discografia do ATEEZ, o que parece ser um elemento em comum com o BE:FIRST. A música combina o estilo hip-hop pesado com instrumentais dramáticos e muita energia. O resultado final é uma harmonia bem-sucedida entre as vozes e o carisma dos dois lados.
A introdução da música ainda ecoa na minha cabeça: “Who the hell are you? BE:FIRST / Who the hell are you? ATEEZ”. Assim como a cena em que o que ATEEZ cai sobre o trem em uma aterrissagem estilo “super-herói”. Teve gente que não gostou, nem da música, nem do excesso de CGI. Eu estou do lado oposto, já que a dupla proporcionou uma experiência sonora e visual de impacto para mim.
Os vocais harmonizam perfeitamente bem entre os membros dos dois grupos, enquanto dividem os holofotes com a coreografia, especialmente no momento do dance break. Imagine ver uma performance ao vivo? “Hush Hush” é um exemplo de como a união de K-pop e J-pop pode resultar em uma experiência sonora e visual bem-sucedida.
WITNESS – ALL(H)OURS
ALL(H)OURS (올아워즈) foi um dos debuts deste ano. Em janeiro, Hyunbin, Kunho, Masami, Minje, ON:N, Xayden e Youmin estrearam nos palcos do K-Pop com o álbum ALL OURS. Poucos meses depois, os meninos já voltaram para seu primeiro comeback, agora trazendo o álbum WITNESS, que chegou às plataformas de streaming no dia 2 de julho.
Assim como o EP de estreia, a nova tracklist é composta por cinco faixas, incluindo a explosiva titletrack “도깨비(SHOCK)” e rendendo, mais uma vez, um lugar ao grupo entre os destaques dos principais lançamentos de K-Pop (além de um post).
O segundo miniálbum do ALL(H)OURS, WITNESS, revela a ambição dos meninos de deixar sua marca entre os boy groups coreanos do momento. A titletrack “도깨비(SHOCK)” é um dos pontos altos do álbum com sua energia poderosa, instrumental explosivo, vocais intensos, coreografia de impacto e um pós-refrão envolvente. Além dela, recomendo a b-side “‘Bout That Issue”.
Ouça o álbum WITNESS completo no Spotify.
CHIKAI (誓い) – TXT [JP]
O TXT, aka TOMORROW X TOGETHER (투모로우바이투게더), não para! Depois do lançamento do álbum minisode 3: TOMORROW em abril, o grupo preparou um comeback entre os dias 2 e 3 de julho com três singles em japonês para seu 4º miniálbum CHIKAI (誓い). Uma das faixas na tracklist é a já conhecida “Deja Vu”, agora gravada em sua versão para o Japão. Além dela, a titletrack “We’ll Never Change” e a b-side “Kitto Zutto” completam o repertório.
A faixa-título “We’ll Never Change” (ひとつの誓い) abre o álbum com um tom emotivo e uma letra expressiva, capturando a essência nostálgica e transmitindo uma sensação de conforto. “Even as we get older / One oath / We’re never, we’re never, we’re never changing…”.
De tristeza à esperança, a música consegue evocar um mix de emoções e vem como um abraço caloroso. As vozes dos membros do TXT transmitem sentimentos genuínos, tornando a faixa uma adição valiosa ao repertório do grupo. Com um som mais suave e introspectivo, a titletrack representa um contraste às vibrações de verão dos outros lançamentos em julho.
Em seguida, vem “Deja Vu”, a faixa-título do último álbum “minisode 3: TOMORROW”, em sua versão japonesa. A adaptação mantém a energia e a essência da original, proporcionando uma sensação de continuidade.
Para fechar, “Kitto Zutto” (きっとずっと) se tornou minha faixa preferida por sua vibe rock e um tom que lembra trilhas sonoras de animes. Inclusive, a b-side é a maior recomendação por aqui. A combinação do trio — “We’ll Never Change”, “Deja Vu” e “Kitto Zutto” — reforça a capacidade do TXT de transmitir emoções profundas através da música.
Ouça o álbum CHIKAI (誓い) completo no Spotify.
Hot Mess – aespa [JP]
Também teve um girl group de olho no mercado do Japão no início deste mês. Entre os dias 2 e 3 de julho, aespa (에스파) liberou seu álbum de debut Hot Mess com três novas faixas em japonês. E ainda nem faz tanto tempo desde o último comeback de Giselle, Karina, Ningning e Winter com o álbum Armageddon no finalzinho de maio.
Além da titletrack que dá nome ao EP, a tracklist traz as b-sides “Sun and Moon” e “ZOOM ZOOM”. A faixa-título “Hot Mess” é um exemplo do estilo musical ‘barulhento’ que aespa tem abraçado em seus lançamentos mais recentes. Neste caso, sinto que faltou um equilíbrio, tornando difícil assimilar a música e fazendo jus ao nome que recebeu. “ZOOM ZOOM” tem uma energia similar, então também passa longe das minhas preferências musicais.
Ultimamente, tenho me sentido fora do público do grupo, mas quero deixar uma recomendação do novo álbum. Entre as três músicas, “Sun and Moon” é o maior destaque com sua vibe de verão, deixando todo o foco para as vozes das meninas. A qualidade das harmonias e a produção suave fazem dela uma experiência auditiva agradável e cativante. É uma b-side que realmente brilha e mostra o potencial vocal do grupo.
Ouça o álbum Hot Mess completo no Spotify.
LOVE and FEAR – Xdinary Heroes
“This world always gives me love and fear…” Com essa frase marcante no refrão, o Xdinary Heroes (엑스디너리 히어로즈) fez seu quarto comeback de 2024, trazendo o single “LOVE and FEAR” do projeto Open ♭eta v6.2. O lançamento chegou às plataformas de streaming no dia 8 de julho, acompanhado por um MV, dando sequência Open ♭eta v6.1 e o single “Boy Comics”.
“LOVE and FEAR” é uma música com influências de pop metal, que aumenta sua intensidade conforme avança. O início e o refrão passam um sentimento de libertação. Enquanto o começo adota um tom dramático e teatral, o ápice da faixa traz uma energia pulsante embalada por refrões melódicos do rock de arena.
Todos os membros da banda participaram da composição, ao lado do produtor Hong Ji Sang. A faixa também inclui um trecho instrumental de 29 segundos intitulado “XH_sand_75”. Assim, Xdinary Heroes continua a consolidar sua presença no cenário musical do K-Rock com “LOVE and FEAR”.
Ouça o single album Open ♭eta v6.2 completo no Spotify.
I SWAY – (G)I-DLE
Quem também voltou com novidades no dia 8 de julho foi o grupo (G)I-DLE (여자)아이들) com seu 7º miniálbum I SWAY. O lançamento segue o EP 2, um dos destaques de janeiro deste ano aqui no blog. A tracklist traz quatro faixas, incluindo a titletrack “Klaxon (클락션)”, composta e escrita por Soyeon.
Assim como os últimos álbuns dos grupos coreanos com comebacks recentes, a faixa-título mergulha no clima do verão. A intro “What time is it now? / Time is summer…” já diz tudo, não é? “Klaxon” exala vibes retrô e Y2K, transmitindo os sentimentos de se apaixonar de uma forma mais espirituosa. Sua energia divertida e contagiante, com influências musicais de décadas passadas, me fez pensar no filme Grease. É uma abordagem diferente para as meninas, mas se eu tivesse que escolher, ainda prefiro “DUMDi DUMDi”.
Além dela, “Last Forever”, “Bloom” e “Neverland” complementam o álbum. Minhas recomendações são as b-sides “Last Forever” e “Neverland”. A primeira mantém o tom animado, combinando linhas melódicas e de rap de maneira harmoniosa, com um refrão que gruda na cabeça.
Já a segunda é a faixa mais calma, perfeita para a despedida do álbum. O trecho falado na voz de Soyeon, quando a música está se encaminhando para o final, me passou a mesma sensação de quando ouvi o Suga na ponte de “Take Two” (“…행복합니다”), adicionando um toque intimista e emocional.
Ouça o álbum I SWAY completo no Spotify.
Heaven – Taeyeon [SNSD]
Para completar os comebacks no K-Pop que marcaram o dia 8 de julho, Taeyeon (태연) trouxe o single “Heaven”. Seu último retorno como solista foi com o álbum To.X em novembro do ano passado. A nova música apresenta uma sonoridade retrô ao estilo Daft Punk, que conduz um pop dançante. Vi alguém falando sobre a semelhança com a vibe de “Get Lucky” e eu não poderia concordar mais.
“Heaven” cria uma atmosfera alegre e sonhadora ao combinar a voz da Taeyeon com sons rítmicos de guitarra e sintetizador. Sua voz, aliás, é o que provavelmente fará a música se distinguir no imenso mar de faixas pop similares, mas tenho minhas dúvidas sobre sua longevidade. Embora “Heaven” tenha um groove agradável, sinto que faltou ousar um pouco mais para trazer mais profundidade e torná-la memorável conforme o tempo passa.
O single tem uma duração de apenas 2:32, o que a torna muito curta. Infelizmente, é um padrão cada vez mais comum no K-Pop, onde as músicas parecem estar encolhendo para se adequar às tendências de consumo rápido. Preciso falar do MV também. É visualmente interessante, mas um pouco perturbador de acompanhar.
“Heaven” pode proporcionar uma experiência agradável para o clima do verão, mas não passa disso. Gosto mais das faixas do To.X.
[VirtuouS] – Dreamcatcher
Quarta-feira, 10 de julho, foi um dia marcado por lançamentos de rock. Um deles foi o comeback do Dreamcatcher (드림캐쳐) com seu 10º mini álbum [VirtuouS], seguindo o EP VillainS, liberado em novembro do ano passado. Na tracklist, cinco faixas, incluindo a titletrack “JUSTICE” e uma extensa intro instrumental.
[VirtuouS] mantém a combinação única de rock e pop punk, característica do grupo, ao mesmo tempo em que introduz novos sons. Entre os maiores destaques do retorno, recomendo as b-sides “STΦMP” e “2 Rings”. Enquanto a primeira vem com aquele rock intenso e expressivo, a segunda adota um tom diferente do que as meninas costumam mostrar. O instrumental de fundo é bem marcante. Já a titletrack “JUSTICE” resgata o som do Dreamcatcher e é apresentada como um poderoso hino rock.
Ouça o álbum [VirtuouS] completo no Spotify.
Serious – FTISLAND
Em um dia dominado pelo K-Rock, o FTISLAND (에프티 아일랜드) também fez um comeback com seu 7º álbum de estúdio, Serious, trazendo uma coleção de 10 faixas que combinam rock dramático e letras introspectivas. Após dois anos de hiato, Lee Hong Gi (vocalista principal), Lee Jae Jin (vocalista e baixista) e Choi Min Hwan (baterista e maknae) voltaram com o EP Sage em setembro do ano passado.
No dia 28 de junho, o trio antecipou a faixa “BURN IT” como degustação para o álbum Serious, um dos destaques por aqui. Após ouvir toda a tracklist, a música permanece na posição de favorita pela performance brilhante de Lee Hong Gi e o refrão pulsante que a transforma instantaneamente em um hino.
O álbum abre com “Letter to Myself”, uma faixa suave que prepara o terreno para as emoções intensas que estão por vir. Depois de passar por “BURN IT”, vem a faixa-título “Serious” com uma estética sombria e misteriosa, apostando em um tom épico e dramático que se reflete tanto na música quanto no MV.
Em versões coreanas, “AQUA” (2016) e “Sunrise Yellow” (2020) trazem uma variação. A primeira mantém o estilo rock da banda e a segunda oferece uma sonoridade mais suave. “T.I.V (Tears in Vain)” e “INFERNO” são os grandes destaques, com “T.I.V” trazendo uma atmosfera que poderia facilmente se encaixar na trilha sonora de um anime, e “INFERNO” oferecendo uma densidade dramática que eleva a experiência.
“My Birthday” (2015), também em versão coreana, é mais romântica. Em “Journey”, o trecho “This is my journey / Here I go” ficou na minha mente, refletindo uma mensagem de determinação e autodescoberta. “Reason” encerra o álbum com um tom mais calmo, proporcionando um fechamento adequado após a intensidade das faixas anteriores.
Ouça o álbum Serious completo no Spotify.
ROMANCE : UNTOLD – ENHYPEN
Apenas dois meses depois de lançar o álbum especial MEMORABILIA para Dark Moon, ENHYPEN (엔하이픈) fez um novo comeback com o álbum ROMANCE : UNTOLD. Com nove faixas na tracklist, Heeseung, Jake, Jay, Jungwon, Ni-ki, Sunghoon e Sunno assumiram uma nova direção musical com o lançamento do dia 12 de julho. O grupo trocou o conceito dark pelo qual é conhecido desde o debut para entrar no clima romântico, trazendo uma nova coleção de músicas mais suaves e com um toque retrô.
Além disso, pela primeira vez, os membros participaram do processo criativo. Heeseung produziu a faixa “Highway 1009”, com a letra escrita pelos sete e dedicada ao fandom ENGENE. Jungwon também contribui com o pré-refrão de “Hundred Broken Hearts”, enquanto o álbum trouxe algumas colaborações renomadas para dar vida à cada música.
Entre os maiores destaques, recomendo “Paranormal” como minha b-side favorita, além de “Brought The Heat Back” e “Royalty”. A titletrack “XO (Only If You Say Yes)” é envolvente, mas pode se tornar repetitiva com o passar do tempo. Já “Highway 1009” é uma agradável e delicada homenagem aos fãs.
Ouça o álbum ROMANCE : UNTOLD completo no Spotify.
All Day – Onew [SHINee]
“My life is different than my expectation…” É quase impossível não se identificar com a letra, não é mesmo? É assim que começa a nova música do Onew (온유) do SHINee (샤이니) com a agência Griffin Entertainment, sua nova casa após sair da SM. O single “All Day” chegou ao YouTube no dia 13 de julho, acompanhado por um live clip, e no Spotify dois dias depois.
A melodia tem uma vibe relaxante, ao mesmo tempo animada e em um tom que combina com o timbre de voz do Onew. Além disso, “All Day” tem um toque de jazz e R&B, tornando-a uma boa companhia para as playlists de foco, seja nos estudos ou no trabalho. Isso pode parecer um pouco contraditório, já que a letra fala sobre as batalhas diárias que enfrentamos ao tentar equilibrar uma rotina inevitável e, às vezes cansativa, com os poucos momentos de lazer. É uma pena que, com apenas 2:27 de duração, ela segue a tendência de encurtar o som.
Assim como a música, o vídeo é totalmente focado na performance vocal, direcionando todos os holofotes para a voz do Onew. Entre um single e outro, “All Day” é o primeiro comeback de Onew desde o lançamento do álbum Circle em março do ano passado.
WALK – NCT 127
Depois do lançamento do energético álbum Fact Check em outubro de 2023, o NCT 127 (엔씨티 127) fez seu primeiro comeback sem o Taeyong no dia 15 de julho. Enquanto o líder do grupo cumpre o serviço militar obrigatório desde abril, Haechan, Jaehyun, Mark, Taeil, Yuta e Winwin trouxeram para nós 11 músicas novas. Na tracklist: “Intro: Wall to Wall”, a titletrack “WALK (삐그덕)”, “No Clue”, “Orange Seul (오렌지색 물감)”, “Pricey”, “Time Capsule”, “Can’t Help Myself (영화처럼)”, “Rain Drop”, “Gas”, “Suddenly” e “Meaning of Love”.
Além da faixa-título, as b-sides “Intro: Wall to Wall” e “Meaning of Love” também ganharam MV. WALK é o 6º álbum do NCT 127 e ele chega com uma oferta interessante de gêneros e estilos. Na primeira vez que ouvi a titletrack “WALK (삐그덕)”, acompanhada pelo vídeo, não gostei tanto, mas ao ouvir pela segunda vez no Spotify e usando fone, a música já deixou uma impressão melhor. Com algumas mudanças aqui e ali, ela representa a essência do NCT, enquanto remete ao hip-hop dos anos 90 e entrega uma vibe divertida.
“Fact Check” deixou uma grande impressão em mim, em um nível que “WALK” não alcança, mas ainda é uma adição interessante ao repertório do grupo. “Orange Seoul” se destaca pelo som do saxofone em um arranjo que se encaixaria bem para a unit NCT Dojaejung, enquanto “Rain Drop” marca pela flauta delicada ao fundo. “No Clue”, “Pricey”, “Time Capsule” e “Gas” (forte candidata à titletrack para mim, aliás) são as minhas preferidas no álbum.
Ouça o álbum WALK completo no Spotify.
Sweet Tape – WAKER
WAKER (웨이커) fez seu debut com o álbum Mission of School em janeiro e já preparou seu primeiro comeback para o dia 16 de julho com o álbum Sweet Tape. Pelo menos três músicas da estreia, incluindo a marcante titletrack “ATLANTIS”, seguem em loop em uma das minhas playlists. A nova tracklist com nove faixas adota um tom mais adocicado para acompanhar os dias quentes do verão coreano.
De janeiro para cá, Hyeop, Ijun, Kohyeon, Kwon, Leo, Saebyeol e Sebum mantiveram um som mais descontraído e com toque extra de doçura para marcar o primeiro retorno deles. Entre minhas maiores recomendações no novo disco, a faixa-título “Vanilla Choco Shake” é um dos destaques apesar de não ser tão forte quanto sua antecessora. A vibe docinha ainda inclui as b-sides “Dolce”, “Don’t Worry” e “Lollipop”.
Ouça o álbum Sweet Tape completo no Spotify.
DIVE – TWICE [JP]
Surpreendentemente, acompanhei uma série de lançamentos de K-Pop para o mercado japonês neste mês. Além de TXT (투모로우바이투게더) e aespa (에스파), TWICE (트와이스) preparou uma imersão no City Pop japonês com o single “DIVE”, que chegou às plataformas de streaming no dia 9 de julho. A música sucede o álbum “With YOU-th”, lançado em fevereiro durante a turnê mundial que passou pelo Brasil.
“DIVE” captura perfeitamente a vibe relaxante do verão com um olhar mais maduro e uma sonoridade que faz o mundo parecer desacelerado. É uma boa pedida para as playlists que acompanham os momentos de pausa após os estudos ou o trabalho. A faixa também provoca um sentimento nostálgico ao explorar o City Pop, uma tendência bem presente entre os lançamentos deste ano.
Há três destaques que me fizeram incluir o single na seleção. Primeiro, o conceito visual do MV. Embora algumas pessoas tenham achado simples demais, a temática de sereia, o figurino fluido e a coreografia com seu ar fresco e gentil me mostram o que eu preciso passando a sensação de um dia de verão (lembrando que aqui no Brasil estamos no inverno e, onde estou neste momento, o clima é congelante).
Segundo, o foco no trio MiSaMo (Mina, Sana e Momo), que estreou no dia 26 de julho do ano passado, para liderar a música é uma mudança bem-vinda em uma faixa produzida com o olhar para o Japão. Geralmente, Nayeon e Jihyo têm mais partes e se revezam entre abertura e refrão. Dessa vez, quem abre “DIVE” é Sana.
Terceiro, a experiência e o carisma do TWICE são suficientes para despertar o interesse na música. Apesar de ser uma experiência agradável, entre “DIVE” e “Alcohol-Free” (2021), a segunda ainda deve manter mais popularidade com o passar do tempo.
Mais destaques da tracklist
“DIVE” ganhou os holofotes, mas o que eu não falei antes é que o single é a titletrack do 5º álbum japonês do TWICE, lançado no dia 17 de julho no Japão (aqui um dia antes por questões de fuso). Contando com a faixa-título que dá nome ao disco, a tracklist inclui 10 músicas, mergulhando na vibe do verão e no universo mágico das sereias. Duas delas já conhecidas: “Dance Again” (dezembro de 2023) e “Hare Hare” (maio de 2023).
Embora eu tenha gostado de “DIVE”, algumas b-sides se sobressaem tanto ou mais. Minha maior recomendação para você, minha faixa número um do álbum é aquela que abre o repertório: “Beyond The Horizon”. Do começo ao fim, adorei o instrumental calmo e doce. O som de fundo do mar que acompanha a melodia dá um toque especial, enquanto as vozes das meninas entram em seu estágio mais brilhante. E, assim como as mudanças em “DIVE”, quem abre “Beyond The Horizon” é a Mina.
Também indico “Here I Am”, uma das músicas apresentadas na turnê Ready to Be no Japão, pelo instrumental e a intensidade suave do som. E “Peach Soda” por transmitir aquela sensação de doçura característica em muitos lançamentos do TWICE.
Ouça o álbum DIVE completo no Spotify.
ANIMA POWER – QWER [Collab LoL]
A banda QWER (최애의 아이들), formada por Chodan, Hina, Magenta e Siyeon, lançou no dia 18 de julho seu novo single “ANIMA POWER”, uma colaboração com o popular jogo League of Legends (LoL). A faixa, em versões japonesa e coreana, foi criada especialmente para o novo modo de jogo e linha de skins “Anima Squad” que chegará ao MOBA da Riot Games.
“ANIMA POWER” é inspirada no modo PvE Swarm, que traz uma temática de animais combinados a designs cibernéticos. Nesse cenário, alguns dos campeões do jogo se transformam em guerreiros super-humanos para enfrentar a facção alienígena Primordian, com QWER entrando em cena para salvar o mundo.
O MV no estilo anime, que acompanha a faixa, é divertido e cheio de energia e diversão, destacando as personagens de Battle Bunny Miss Fortune e Battle Dove Seraphine, além de um cameo fofinho dos Scuttle Crabs acenando com seus glow sticks.
Enquanto “ANIMA POWER” mantém a vibração animada característica de QWER, ela se diferencia por não ter o tradicional som de guitarra e baixo presente em outras faixas da banda. Além da forte vibe de J-Pop, o combo som e visual me lembraram de Vocaloid. E quem conduz a música são os teclados e a bateria, garantindo um ritmo alegre e enérgico que se encaixa perfeitamente com a proposta da collab.
ATE – Stray Kids
Melodia com influências latinas. Visual estiloso. Coreografia charmosa. MV com cara de filme, trazendo Ryan Reynolds (como Deadpool) e Hugh Jackman (como Wolverine) para o elenco como os novos integrantes. Qual grupo no K-Pop poderia unir essas características em um comeback? Stray Kids (스트레이 키즈)! Stray Kids Everywhere All Around the World’. Os meninos voltaram com tudo no dia 19 de julho, acompanhados pelo álbum ATE e a titletrack “Chk Chk Boom”.
A tracklist do 9º miniálbum do grupo conta com oito músicas, incluindo uma versão festival para a faixa-título, todas com potencial para dominar suas playlists de K-Pop. O domínio também vem com a participação do 3RACHA no processo criativo de todas as faixas. É um álbum sem skips, mas algumas músicas se sobressaem como a titletrack e as b-sides “JJAM”, “I Like It”, “Runners” e “Stray Kids”.
Slash
Poucos dias depois, em 23 de julho, os meninos já compartilharam outra novidade: o single “Slash” para a trilha sonora do filme Deadpool & Wolverine, com Ryan Reynolds e Hugh Jackman, ampliando a parceria com os atores. Não preciso nem falar que o 3RACHA está envolvido na produção, não é?
Bang Chan participou de todas as etapas (composição, letra e arranjo), ao lado de Changbin e Han nas duas últimas. A música se encaixa bem com o tema heróico do longa-metragem, ao mesmo tempo em que imprime a sonoridade do Stray Kids para os cinemas.
Ouça o álbum ATE completo no Spotify.
MUSE – Jimin [BTS]
Stray Kids não foi o único comeback de peso no dia 19 de julho, já que a data também marcou o retorno de Park Jimin (박지민) do BTS (방탄소년단) como solista com seu segundo álbum MUSE. O lançamento segue o single “Closer Than This” em dezembro, além do EP FACE, que marcou sua estreia solo em março de 2023.
Apesar de estar cumprindo o serviço militar com Jungkook e os outros membros, exceto por Jin que foi liberado em junho, Jimin deixou a faixa “Smeraldo Garden Marching Band” preparada como pré-release até a chegada de seu novo álbum. A tracklist inclui sete músicas, contando com a titletrack “Who”.
“Who is my heart waiting for…” Enquanto a collab com Loco adota uma abordagem experimental acompanhada pela percussão de banda marcial, a faixa-título resgata o tradicional dance pop com elementos R&B e um toque retrô no visual e no som. Musicalmente, o arranjo me lembrou dos anos 90/2000. Minha primeira impressão ao ouvir a voz do Jimin é que eu parecia estar ouvindo sua voz gerada através de uma IA, talvez pelo excesso de efeitos/autotune. Gostei bastante do refrão no início, mas ao chegar no final da música achei que ficou um pouco repetitivo. Qual será sua longevidade?
O álbum MUSE abre uma intro curtinha e segue para um interlúdio ainda menor, que funciona bem como transição para a próxima faixa. Depois vem “Slow Dance”, mais uma collab, dessa vez com Sofia Carson. É uma das minhas recomendações ao lado das b-sides “Be Mine”, mais uma influência latina, e “Closer Than This”, que já era favorita por aqui.
Ouça o álbum MUSE completo no Spotify.
I DO I DO – KARA
O dia 24 de julho foi marcado pelo sentimento de nostalgia com o comeback de KARA (카라). Em 2016, o grupo encerrou as atividades. Porém, seis anos depois, Gyuri, Jiyoung, Nicole, Seungyeon e Youngji se reuniram novamente para celebrar 15 anos desde o debut. Agora, em 2024, o quinteto voltou com dois novos singles: “I DO I DO” e “Hello” — incluindo a voz de Goo Hara neste último.
Disponível em coreano e japonês, o primeiro adota um som de verão mais leve e suave, que vai crescendo conforme a música avança. A harmonia entre vocais e raps é executada em equilíbrio, elevando a experiência sonora e a sensação de conforto. Já “Hello” veio como pré-release alguns dias antes, incluindo a participação vocal de Hara (que foi originalmente gravada em 2013) e de Youngji (que entrou no grupo depois).
“I DO I DO” e “Hello” carregam uma sensação de melancolia, ao mesmo tempo em que oferecem aconchego e conforto em forma de música. Talvez eu seja suspeita a falar, já que KARA é um dos grupos que eu costumava acompanhar quando comecei a ouvir K-Pop. Mesmo assim, fica a recomendação para quem quiser conhecer ou relembrar.
Ouça o single album I DO I DO completo no Spotify.
Rise Up – NiziU [JP]
Dia de KARA também teve Niziu (니쥬) com um EP especial, que contém dois singles: “Rise Up” e “Believe”, escolhidas como opening e ending, respectivamente, para a segunda temporada do anime Tower of God. Além das versões originais em japonês, as duas músicas também foram lançadas em coreano, inglês e instrumental.
“Rise Up” e “Believe” chegam quatro meses depois do single “SWEET NONFICTION” e trazem uma mudança mais ousada para o tipo de som que o grupo costuma explorar. Diferente dos lançamentos anteriores, “Rise Up” tem um ar maduro, visual dark (com todas vestindo preto em contraste ao colorido usual) e um alcance vocal mais baixo (também na direção oposta do que costumamos ouvir quando se trata de NiziU).
Embora a melodia seja um pouco monótona, o gancho inicial é cativante, lembrando LE SSERAFIM e Itzy em alguns momentos, com uma combinação de frescor e estilo. O instrumental é um dos pontos altos de “Rise Up”, assim como o foco no rap na segunda metade, com Rima e Mayuka roubando a cena. Maya, com seu cabelo vermelho vibrante, é um destaque à parte.
Vale a pena ouvir com o MV. Gosto do figurino preto elegante, que passa uma imagem mais madura e poderosa. As cenas com a coreografia no meio de uma cidade, que parece futurista, abandonada, meio apocalíptica também contribui para criar a imagem de poder e maturidade que a música transmite.
“Believe”, por sua vez, é uma balada que contrasta com a energia de “Rise Up”, mas mantém um tom próximo. Ambas as músicas carregam a vibe de uma abertura ou encerramento de anime, o que não é uma surpresa, já que servem como trilha sonora para a adaptação do manhwa de Lee Jong Hiu (mais conhecido como SIU).
Ouça o single album Rise Up completo no Spotify.
Something Ain’t Right – XG
O grupo XG (엑스지), sigla para o Xtraordinary Girls de Chisa, Cocona, Harvey, Hinata, Juria, Jurin e Maya, lançou seu novo single “Something Ain’t Right” em 26 de julho. A música, que vem dois meses depois de “Woke Up”, mostra mais uma vez a versatilidade e o talento das meninas para explorar novos territórios.
Diferente das suas produções anteriores, que mesclavam hip-hop intenso e elementos de R&B, “Something Ain’t Right” leva o grupo para a pista de dança. O som busca inspiração no dance dos anos 90 e início dos anos 2000, com uma batida house e um refrão cativante que se repete de forma envolvente ao longo dos seus três minutos. É uma abordagem simples, com versos concisos e um refrão pegajoso, mas efetiva.
O MV é uma atração à parte, mostrando uma coreografia cheia de passos engraçados, um conceito visual ousado, criativo e colorido — nas roupas, cabelos e maquiagem — além da edição divertida entre uma cena e outra. Tudo reflete a vibe da música e a letra “got me out here looking crazy”.
“Something Ain’t Right” é uma prova da versatilidade do XG. No último comeback, as vocalistas focaram no rap. Agora, as rappers tiveram a chance de mostrar suas habilidades vocais. O que realmente destaca o XG de outros girl groups é a sua habilidade de se desviar das tendências da indústria, oferecendo músicas que, embora soem genéricas algumas vezes, são agradáveis e sustentadas pelo carisma e pela performance das meninas.
Como o single se encaixa em um dos gêneros que mais gosto de ouvir, já entrou para a minha playlist dance de K-Pop. E fica de recomendação para quem gosta de um toque eletrônico para animar a pista.
Lucky – RIIZE [JP]
O RIIZE (라이즈) de Anton, Eunseok, Sungchan, Shotaro, Sohee e Wonbin não para de nos surpreender com lançamentos contínuos. Os meninos não esperaram passar dois meses desde o álbum RIIZING com sua contagiante titletrack “Boom Boom Bass”, para fazer o próximo comeback. No dia 28 de julho, eles lançaram Lucky, o primeiro miniálbum japonês do grupo, mantendo o som enérgico e nostálgico característico de sua discografia, trazendo uma melodia pop sofisticada para a faixa-título que compartilha o mesmo nome.
“Lucky” mostra que o RIIZE está no caminho certo para seguir os passos de grandes nomes da SM Entertainment como SHINee e TVXQ. Apesar de não ser extremamente ambiciosa, a música destaca os pontos fortes do grupo. Comparada a “Get A Guitar”, “Lucky” é mais direta e, se entrasse no setlist de uma festa, estaria no início ou no final da seleção (quando a pista ainda está esquentando ou se despedindo da noite).
O refrão pode ser um pouco repetitivo, mas a energia festiva, os vocais leves e as transições suaves compensam. Eu ainda estou no loop com “Get a Guitar”, “Impossible” e “Boom Boom Bass”, por isso “Lucky” passa por aqui de forma mais tímida. Além dela, o miniálbum tem mais duas b-sides: “Be My Next” (adorei o nome e o final “まじで” xD) e “Same Key”. Já a música que encerra a tracklist é a mais tranquila, quase uma balada, mas um pouco mais animada.
Ouça o álbum Lucky completo no Spotify.
* * *
Como foi seu voo até aqui? Espero que tenha encontrado novas músicas preferidas para suas playlists com o tour pelos lançamentos de K-Pop, K-Rock e J-Pop em mais uma programação estendida. Antes do desembarque, deixo ATE e WITNESS como minhas maiores recomendações de álbuns entre as novidades de julho. Já entre os singles, “Sticky”, “FOREVER”, “Hush Hush” e “LOVE and FEAR” são meus destaques.
Perdeu os lançamentos de maio ou quer relembrar o que foi destaque? Confira a seleção de novidades no K-Pop do último mês! 😉