
Esta quarta-feira, 24 de julho, começou com um sentimento de nostalgia no ar e nas playlists de K-Pop. Afinal, marcou o retorno de KARA (카라) com o single “I DO I DO”, que acompanha uma das b-sides mais emotivas do grupo: “Hello”, liberada como pré-release no dia 16 e trazendo de volta a voz de Goo Hara.
KARA fez seu debut em 2007 — mesmo ano de FTISLAND (에프티 아일랜드), Girls’ Generation (소녀시대) e Wonder Girls (원더걸스). Com exceção da banda que comecei a acompanhar mais de perto após o lançamento do álbum Sage, os três grupos tiveram muita influência em moldar meu gosto musical, especialmente o SNSD.
Neste post, vou compartilhar o que achei do retorno de Gyuri, Jiyoung, Nicole, Seungyeon e Youngji (com participação especial de Hara) desde o EP Move Again de 2022. Vem comigo?
Minhas impressões do álbum I DO I DO


Para quem não conhece, uma breve introdução antes de falar sobre os novos singles. KARA começou a carreira em 29 de março de 2007 com o álbum The First Blooming. Formado pela DSP Media, o grupo tinha quatro membros: Gyuri, Nicole, Seungyeon e Sunghee. Pouco antes de completar um ano em atividade, Sunghee saiu. Goo Hara e Jiyoung entraram em seu lugar.
Entre 2014, Nicole e Jiyoung saíram, abrindo espaço para a entrada de Youngji através do reality Kara Project. Dois anos depois, o grupo anunciou que encerraria as atividades. Em 2019, não apenas o KARA (apesar de estar afastado dos palcos), mas o K-Pop perdeu Goo Hara. No 15º aniversário, em 2022, Gyuri, Jiyoung, Nicole, Seungyeon e Youngji se reuniram novamente para lançar o EP Move Again.
Hoje, as cinco (mais Hara) estão de volta mais uma vez com a titletrack “I DO I DO” e a b-side “Hello”, gravada com Goo Hara em 2013 para o álbum Full Bloom, mas liberada para o mundo somente agora, em 2024.
I DO I DO
Depois do inesperado Move Again em 2022 (pelo menos eu não esperava ver mais um comeback do KARA), o grupo se reuniu novamente para o single “I DO I DO”. Disponível nas versões coreana e japonesa, a música adota um som de verão mais suave do que os lançamentos que ouvimos por aí com o mesmo tema. Apesar da vibe tranquila, a melodia consegue transmitir a leveza e o frescor da estação.
No início, tive minhas dúvidas, já que meu estilo é mais próximo de músicas como “When I Move”, mas a sensação foi passageira. A melodia cresce, acompanhada pelo equilíbrio entre as harmonia de vocais e raps, elevando a experiência sonora. A combinação das vozes de Gyuri, Jiyoung, Nicole, Seungyeon e Youngji com o tempo de carreira do KARA tornam “I DO I DO” ainda mais especial.
Não sei se é porque ouvi “Hello” antes, mas a letra de “I DO I DO” também desperta uma sensação de nostalgia: “I got you by my side / We both know it, right? / Let’s go one more time / In front of us, Magical this way, yes / I do, I do”. Esse sentimento fica mais forte com o MV acolhedor e nostálgico, com cenas das meninas na praia, como aquelas viagens escolares que têm o teste de coragem à noite, sabe?
“I DO I DO” é uma música com potencial para crescer na sua playlist de verão mais voltada para os momentos de conforto e descanso, já que ela começa bem suave e vai encorpando aos poucos, alcançando um clímax satisfatório no final. É uma adição digna ao legado do KARA, mostrando que mesmo após tantos anos, elas ainda sabem como entregar um single memorável.
Hello
Em antecipação ao aguardado comeback com o single “I DO I DO”, KARA nos presenteou com a sentimental balada “Hello” no dia 16 de julho. A música é um tesouro escondido, já que foi originalmente gravada para o álbum Full Bloom de 2013, incluindo a participação vocal de Hara e de Youngji (que entrou no grupo no ano seguinte).
“Hello” é uma balada que transmite a felicidade dos encontros e a tristeza das despedidas. Com um estilo nostálgico que remete à era de ouro do K-Pop entre os anos de 2008 e 2012, a b-side apresenta vocais angelicais que refletem perfeitamente a assinatura sonora do KARA. As vozes de Gyuri, Seungyeon, Nicole, Hara, Jiyoung e Youngji se entrelaçam em harmonia, criando uma atmosfera cheia de nostalgia e emoção.
Em uma era marcada pela IA, é interessante ver como o grupo conseguiu honrar a memória de Hara sem recorrer à tecnologia. A música é nostálgica, triste, mas de alguma forma também é esperançosa, evocando sentimentos que poderiam facilmente ser a trilha sonora de um K-Drama. “Hello” não apenas celebra a história do KARA, mas também serve como um tributo a Hara, consolidando a união dos seis membros do grupo. É uma balada que ressoa profundamente, tocando o coração e a alma dos fãs, tanto antigos quanto novos.
Com a dupla “I DO I DO” e “Hello”, KARA provoca o sentimento de nostalgia, enquanto entrega aconchego e conforto em forma de música. Como deixar passar em branco? Não sei como é para os novos fãs, mas para quem conhece o grupo desde os primórdios do K-Pop, esse comeback tem um gostinho especial. Espero ouvir falar mais delas e de outros girl groups e boy groups da 2ª geração, que deixaram sua marca.
Um dos grupos que está marcando a geração atual é o KISS OF LIFE, que recentemente voltou com os singles “Sticky” e “Te Quiero”.