
Se ontem teve o comeback de veteranos no K-Pop com o NCT 127, hoje foi a vez de um novo grupo em seu primeiro retorno desde a estreia em janeiro. Nem sete meses se passaram, e o WAKER (웨이커) já está de volta nesta terça-feira, 16 de julho, com o álbum Sweet Tape. Na tracklist, Hyeop, Ijun, Kohyeon, Kwon, Leo, Saebyeol e Sebum compartilham nove faixas com uma sonoridade cheia de doçura.
WAKER fez seu debut com o álbum Mission of School no dia 8 de janeiro deste ano pela HOWLING Entertainment. Pelo menos três das dez músicas da estreia ainda tocam forte na minha playlist, com a titletrack “ATLANTIS” liderando. Já posso adiantar que a nova faixa-título também tem tudo para manter os meninos em loop por aqui. Neste post, vou compartilhar com você o que eu achei da volta deles. Vem comigo?
Minhas impressões do álbum Sweet Tape






Seguindo o álbum de estreia, WAKER traz mais uma tracklist extensa para o seu 2º miniálbum Sweet Tape. ‘Mini’ é apenas no nome, já que o disco é composto por nove faixas, incluindo a doce e divertida titletrack “Vanilla Choco Shake”. Em janeiro, os meninos adotaram um som mais descontraído para apresentar o grupo ao mundo e eles mantêm a mesma vibe em seu primeiro comeback desde a estreia.
Antes de ouvir todo o álbum, fiquei curiosa demais para esperar e espiei o que estava por vir no preview. Ali já criei expectativas pela faixa-título, além das b-sides “Dolce”, “Don’t Worry” e “Lollipop”. Essas são as músicas mais brilhantes e mais docinhas do EP. Elas também resgatam o clima caloroso, refrescante e cheio de energia do verão.

Na estreia, não consegui preparar um post inteiro para eles, mesmo tendo gostado tanto do que ouvi na época. Pelo menos, os meninos garantiram seu lugar entre os principais lançamentos de K-Pop de janeiro. E, agora, finalmente, parei para dedicar um espaço maior para o WAKER, passando por cada faixa.
Se a gente comparar os álbuns Mission of School e Sweet Tape, aquela sonoridade jovem, enérgica se mantém nas duas tracklists. A diferença é que o comeback traz um toque mais doce para cada uma das músicas, especialmente a titltetrack e as b-sides que destaquei anteriormente. Inclusive, são minhas maiores recomendações, além de “Rest”.
Intro: Where Do We Go
“Intro: Where Do We Go” é a faixa de abertura e, assim como o nome já sugere, serve como introdução para apresentar o mood do álbum Sweet Tape. Ela é bem curtinha, com menos de dois minutos de duração, e instrumental na maior parte do tempo. O arranjo animado combinado às vozes dos meninos, mesmo que de forma breve, dão o tom para o que está por vir com as próximas faixas.
Vanilla Choco Shake
A próxima da lista é a titletrack “Vanilla Choco Shake”, que vem para adoçar as playlists de verão. É uma música funky dance pop com uma base animada, ideal para aliviar o calor dos dias mais quentes. Sua batida é viciante assim como o refrão “I don’t wanna be your best friend / I’m done being just friends / I’ll sweetly melt away / Yes, I’m gonna be your boyfriend”.
Também gosto muito da introdução levinha com um arranjo que passa uma sensação de frescor, como se fosse a brisa do mar quando estamos sentados na areia contemplando aquela imensidão azul que nos faz relaxar. Outro ponto alto é a duração. Fugindo das tendências de músicas curtas, “Vanilla Choco Shake” tem um bom tempo para se desenvolver, mais próxima de chegar aos quatro minutos do que dois dois minutos e pouco que estamos vendo com bastante frequência por aí.
Seus versos também são cativantes, soam como se fossem um convite do WAKER para cantar junto, enquanto eles expressam o sentimento de se apaixonar. “Vanilla Choco Shake” não se destaca tanto quanto “ATLANTIS”, mas vem como um complemento bem-vindo para a discografia do grupo.
O MV é tão divertido quanto as batidas da música e a abordagem clássica do pop, cheio de cenas coloridas e momentos de descontração na beira do mar. A coreografia replica movimentos que lembram um liquidificador preparando uma batida fresquinha para o verão, como um milkshake de baunilha com chocolate. 😉
Call My Name
Depois de descontrair com o dance pop de “Vanilla Choco Shake”, o álbum Sweet Tape entra em um modo mais relaxante com “Call My Name”. Imagine aquele dia que você gasta muita energia na praia. Imaginou? Então, essa música se encaixa bem na playlist para acompanhar o que vem depois, o merecido descanso em casa — que começa com um banho, passa por uma mesa cheia de comidas gostosas para fechar o dia e termina com uma roda de música ou o modo relax no sofá vendo um filme ou uma série.
Dolce
Em seguida, o WAKER traz mais um toque de doçura para a playlist com a faixa “Dolce”. O clima ainda está em uma vibe mais relaxante com um pop embalado por elementos R&B. Apesar de normalmente me animar mais com as músicas mais enérgicas, ter uma ou outra opção mais calma faz bem para as minhas playlists que ajudam a desacelerar o ritmo após um dia cheio (na praia, com os estudos ou no trabalho). É exatamente isso que “Dolce” faz.
Don’t Worry
Hora de mudar o tom do álbum Sweet Tape com “Don’t Worry”. Preparados? Saímos do modo relaxante para entrar em uma vibe estilo KARD, com um toque latino. Como fã do repertório do KARD (saudade deles aliás *-*), dizer que gostei é pouco. Esse é o tipo de abordagem que gosto de ouvir, pois ela traz uma vibe diferente para a tracklist, além de aguçar a vontade de dançar. O arranjo transportou minha mente para o Egito e me deixou curiosa para ver sua versão performance. Imagino uma coreografia mais sensual, bem diferente de faixas brilhantes como “Vanilla Choco Shake”.
To.X
O WAKER esquentou o clima com “Don’t Worry”, mas já preparou uma forma de amenizar com a próxima faixa. “To.X” é aquela balada que não pode faltar, ainda mais em um miniálbum extenso como Sweet Tape. Músicas com esse tom costumam entrar na minha playlist quando estou no mood para elas.
Apesar de não se destacar para mim agora, é interessante ter a chance de ouvir as vozes de Hyeop, Ijun, Kohyeon, Kwon, Leo, Saebyeol e ver do que os meninos são capazes. Versatilidade é uma boa característica, principalmente para eles que estão no início de sua trilha pelo K-Pop, não é mesmo?
Rest
Com a temperatura mais amena, “Rest” vem para começar a acelerar as coisas novamente. Ela tem um som clássico que você pode facilmente reconhecer em outros lançamentos do K-Pop por aí. É agradável de ouvir, principalmente quando entra no pré-refrão e se estende por todo o refrão. A melodia combina com o fim de um dia de praia e um acampamento com os amigos depois de pegar a estrada. Entre as faixas calmas do álbum, é a minha recomendação.
Lollipop
Vamos voltar à vibe alto-astral deixadas por “Vanilla Choco Shake” e “Don’t Worry”? Para completar a seleção, “Lollipop” adota um tom mais roqueiro, combinando elementos da música pop com o punk rock. A melodia é agradável, principalmente no instrumental de fundo que acompanha o refrão. Como meu estilo musical tende a se inclinar para abordagens que trazem o rock, em proporções maiores ou menores, a faixa também é uma recomendação.
Dreaming Talk: DAY 2
O álbum encerra com “Dreaming Talk: DAY 2”. Seguindo o mesmo formato do disco de estreia, a faixa não é uma música, mas o trecho de uma conversa entre os membros do WAKER. O próprio nome já indica que é uma continuação.
Com uma diversidade de gêneros que vai do dance pop e baladas ao pop punk e R&B, o álbum Sweet Tape desperta curiosidade, principalmente para quem acompanhou o debut, e mostra a versatilidade do grupo em seu primeiro comeback. A tracklist tem um ar de doçura que, não apenas combina com o calor do verão, como também se torna um convite quase irresistível para dar uma chance ao WAKER na sua playlist. Apesar de seu debut no início do ano ter passado despercebido, devido à falta de promoção nos programas coreanos, espero que o grupo consiga deixar sua marca. Por aqui, continuo de olho em seus próximos passos.
Quem estreou na mesma época foi o grupo ALL(H)OURS, que também teve um comeback recente com o álbum WITNESS.