K-Pop · Música · Review

Dark no more! ENHYPEN é só amor com álbum ROMANCE : UNTOLD

Cena do MV de "XO (Only If You Say Yes)" do álbum ROMANCE : UNTOLD do ENHYPEN com Sunghoon, Ni-ki, Heeseung, Jay, Sunno e Jake olhando para a câmera

Nesta sexta-feira, 12 de julho, ENHYPEN (엔하이픈) deu um novo passo em sua carreira no K-Pop ao deixar de lado, pela primeira, o conceito dark e mergulhar em uma abordagem mais bright com o álbum ROMANCE : UNTOLD. O lançamento marca uma mudança de chave nas narrativas Border, Dimension, Manifesto e Blood que acompanharam o grupo, e o início de uma nova era sonora para os meninos. 

O 2º álbum de estúdio de Heeseung, Jake, Jay, Jungwon, Ni-ki, Sunghoon e Sunoo traz nove faixas na tracklist disponível nas plataformas de streaming. A titletrack “XO (Only If You Say Yes)” também ganhou uma versão inglês, com collab do cantor e compositor JVKE. Além disso, “Highway 1009” teve a participação inédita de todos os membros na criação da letra, com Heeseung liderando a produção da música.

ROMANCE : UNTOLD chega dois meses depois de MEMORABILIA, lançamento especial para o webtoon Dark Moon inspirado nos membros do ENHYPEN e no &Team. Neste post, vou compartilhar com você o que eu achei do comeback. Vem comigo?

Membros dão toque pessoal ao álbum ROMANCE : UNTOLD

Cena do MV de "XO (Only If You Say Yes)" do álbum ROMANCE : UNTOLD do ENHYPEN com foco nas mãos dos membros jogando 'pedra, papel e tesoura'

O álbum ROMANCE : UNTOLD marca um novo patamar para o desenvolvimento artístico do grupo, já que todos os membros participam em uma ou outra etapa do processo criativo. “Highway 1009”, faixa dedicada ao fandom ENGENE, é particularmente significativa por incluir letras de todos os sete membros e produção de Heeseung. 

Durante o showcase, Jake destacou: “É especialmente significativo, pois é nossa primeira faixa autoral envolvendo todos os sete membros.” Sunghoon relembrou o processo de criação da música, dizendo: “Escrevi a letra pensando apenas nos ENGENEs. Eu me imaginei dirigindo por uma estrada sem fim com os ENGENEs quando escrevi. Fui capaz de escrever letras que normalmente ficaria envergonhado de escrever.” Além dela, o líder Jungwon participou do pré-refrão de “Hundred Broken Hearts”. 

Em entrevista para a Rolling Stone, o grupo compartilhou suas experiências e a preparação para o álbum, ressaltando a colaboração com grandes nomes e a participação ativa de todos os membros na criação das músicas. 

Entre as collabs, JVKE é um dos produtores da titletrack “XO (Only If You Say Yes)”, além de cantar com os meninos na versão em inglês. Ele também colaborou com o NCT Dream (엔시티 드림) em “Broken Melodies” do álbum ISTJ. O produtor e compositor Cirkut — creditado em algumas faixas do álbum Golden do Jungkook (정국) como “Seven” e “Standing Next You” — está de volta após a colaboração para “Bite Me”. Dessa vez, para “Brought the Heat Back”.

A direção criativa ficou por conta de Nicola Formichetti, conhecido por seu trabalho com Lady Gaga. Ao invés de lançar um teaser do álbum no formato padrão, o ENHYPEN preparou um curta-metragem especial, dirigido por Lee Choong Hyun (Ballerina), mostrando o comprometimento e investimento deste comeback.

Na playlist do ENHYPEN…

Durante a entrevista, os membros compartilharam suas faixas favoritas do álbum. Heeseung e Jungwon destacaram “Paranormal” pela sua energia intensa e pensando nas apresentações, enquanto Jay mencionou “Royalty” pela vibe californiana que ela passa com seus riffs de guitarra. Para Sunghoon, “Moonstruck” é a música que mais se sobressai na tracklist, já que abre o álbum sem aquela tradicional narrativa pela primeira vez. 

Jake e Ni-ki escolheram “Brought The Heat Back” pela sensação nostálgica que remete ao estilo característico do grupo. Já Sunoo indicou “Hundred Broken Hearts” pela impressão que a música deixou desde a primeira vez que ouviu. 

ROMANCE: UNTOLD é um álbum que reflete o crescimento e a maturidade do ENHYPEN, mostrando um lado mais romântico e inspirador do grupo. Com contribuições significativas de todos os membros, este álbum é um marco importante na carreira do grupo, simbolizando não apenas o seu desenvolvimento musical, mas também a relação profunda e especial com seus fãs. Como Ni-ki mencionou: “Espero que possamos mostrar tudo aos nossos ENGENES da maneira que estamos querendo.”

Este é apenas o início de uma nova trilha para o ENHYPEN. Dependendo das narrativas dos próximos lançamentos, a direção sonora pode mudar mais uma vez. Que experiências será que o grupo reserva para nós no futuro? 

Minhas impressões do álbum ROMANCE : UNTOLD

ROMANCE: UNTOLD é o segundo álbum de estúdio do ENHYPEN depois de DIMENSION: DILEMMA em 2021. Entre os lançamentos de K-Pop de maio, o grupo liberou o especial MEMORABILIA para a série Dark Moon. Lançado em novembro do ano passado, o álbum Orange Blood era, até então, o último comeback dos meninos seguindo as narrativas de seu debut após a formação do line-up final na 1ª edição do I-Land.

Este lançamento marca um novo capítulo na carreira do grupo, que é conhecido por suas músicas poderosas e com conceito dark. ROMANCE: UNTOLD muda o tom para músicas mais brilhantes e românticas. 

O álbum narra a história de um garoto devotado a uma garota que o transforma em uma pessoa melhor. Essa narrativa é uma metáfora para a relação entre o grupo e o fandom, crescendo e evoluindo juntos através do reconhecimento e amor mútuo. A tracklist disponibilizada nas plataformas de streaming traz 9 faixas: “Moonstruck”, “XO (Only If You Say Yes)”, “Your Eyes Only”, “Hundred Broken Hearts”, “Brought The Heat Back”, “Paranormal”, “Royalty” e “Highway 1009”, além da versão em inglês da titletrack com JVKE. “Highway 1009” também tem uma versão extra especial, apenas para o álbum físico.

Entre os maiores destaques, recomendo “Paranormal” (me unido a Heeseung e Jungwon aqui com minha b-side favorita), “Brought The Heat Back”, e “Royalty”. A faixa principal, “XO (Only If You Say Yes)”, é cativante, mas pode se tornar repetitiva com o tempo. Já “Highway 1009” é uma agradável surpresa.

Moonstruck

Não é à toa que “Moonstruck” foi escolhida como a favorita de Sunghoon, afinal ela marca uma mudança significativa para o ENHYPEN, sendo a primeira vez que uma faixa de abertura não é uma narração. Essa escolha já define o tom inovador do álbum ROMANCE : UNTOLD. A música se destaca por sua abertura suave e batida contínua com um toque retrô, interrompida no pré-refrão. Essa pausa cria uma tensão interessante que prepara o caminho para a entrada do refrão. A colaboração com Slow Rabbit traz o som R&B característico do ENHYPEN, com batidas pulsantes. 

XO (Only If You Say Yes)

“XO (Only If You Say Yes)” é a faixa-título do álbum ROMANCE: UNTOLD do ENHYPEN e marca uma nova direção musical para o grupo. É a maior mudança desde a estreia dos meninos em 2020. Embalada pelo pop, a música expressa a história de amor de onde um jovem está disposto a fazer qualquer coisa pela pessoa que ama.

Essa mudança para um som mais brilhante, doce e romântico é uma novidade para o grupo, que sempre adotou um tom mais sombrio em seu repertório. JVKE é um dos nomes creditados na produção, além de cantar na versão em inglês. Uma prévia da música foi revelada em um curta-metragem duas semanas antes do lançamento do álbum. 

Musicalmente, “XO (Only If You Say Yes)” apresenta uma evolução no som do grupo, abraçando tendências globais mais recentes do pop. A faixa suaviza o groove com uma pegada mais leve em contraste às titletracks anteriores da discografia. 

O refrão “X-O-O-O-O-O-O / X-O-O-O-O-O-O / Kiss me-e-e-e-e-e / Don’t say no-o-o-o-o-o” em loop e com efeitos nas vozes pode até ser uma estratégia para se tornar mais memorável. A estrutura repetitiva cria uma atmosfera envolvente no início. Esse padrão, porém, pode perder o lugar na playlist com o tempo. Por enquanto, a melodia pegajosa de “XO (Only If You Say Yes)” a transforma em uma das músicas mais românticas e cativantes do grupo até o momento.

O MV é bem produzido, mantendo o tom de cinema, enquanto oferece a cada membro seu momento de brilhar em cenas individuais. A transição do Sunoo vendo os fogos de artifício para a coreografia com todos os membros é uma das minhas partes preferidas. O cenário me lembra um pouco “Sweet Venom”, mas em uma versão brilhante. A dança flui de forma delicada, ganhando um charme extra pela performance dos meninos.

Your Eyes Only

Assim que ouvi “Your Eyes Only”, a abertura da música com “Sugar talking…” já deixou sua marca. E ela se repete no refrão, além de uma breve aparição no pós-refrão. Esse é o único marco que a música provoca em mim, já que outras b-sides do álbum acabam se sobressaindo. Mesmo assim, a melodia suave até remete à sonoridade do ENHYPEN, adicionando um toque romântico.  

Hundred Broken Hearts

Entre as faixas da tracklist, “Hundred Broken Hearts” é a que tem o tom mais nostálgico. Sua melodia com R&B soa como a trilha sonora de um filme Sci-Fi dos anos 80. Foi um dos primeiros pensamentos que tive após ouvir algumas vezes. O pré-refrão “We’re different, go on, go on, I swear / I won’t, I won’t leave the pain / Happy end, serеnade of destiny, yeah / Now thеse stars are shining, oh / Just be happy without any separation” passou pelas mãos do Jungwon. Ver o envolvimento cada vez maior dos grupos de K-Pop no processo criativo de suas músicas é uma mudança sempre bem-vinda. 😉

Brought the Heat Back

“Brought the Heat Back” é uma das faixas de destaque do álbum ROMANCE: UNTOLD do ENHYPEN. Assim como “Hundred Broken Hearts”, parece perfeita para a trilha sonora de um filme ou o setlist de um DJ na hora de começar a esquentar a pista de dança. A confiança transmitida pela faixa é contagiante, elevando a experiência sonora a outro nível, além de proporcionar uma vibe divertida.

Com o mesmo produtor de “Bite Me”, “Seven” do Jungkook e outros hits que chegaram ao topo da Billboard, a música tem tudo para se tornar não apenas uma das minhas preferidas, mas também conquistar um lugar na playlist de muita gente. Quem sabe a sua já não tenha ela no replay?

Uma das características que mais gostei está na forma como a faixa abre, já entrando direto no refrão assim que começa a tocar: “Yeah, I brought the heat back / It feels like burning, hotter, hotter / Rough madness / It’s getting stronger, stronger”.

Paranormal

Rufem os tambores! Chegamos ao maior destaque da tracklist do álbum ROMANCE: UNTOLD. Quando ouvi a prévia, “Paranormal” já mostrou uma forte tendência para conquistar seu lugar como uma das favoritas. Com a música inteira liberada, ela foi além e se tornou minha maior recomendação (seguindo Heeseung e Jungwon xD). A faixa mistura influências do rock com a energia contagiante do Drum & Bass (DnB), lembrando os jogos de videogame antigos. 

Entre os nomes creditados na letra, Ryan Lawrie participou de músicas como “Crush” do álbum Melting Point do ZEROBASEONE (제로베이스원) e “Mikrokosmos” do BTS (방탄소년단). Na discografia do ENHYPEN, deixou sua marca em “Sacrifice (Eat Me Up)” e “Flicker”. Acho que isso explica um pouco o poder de “Paranormal”. Como os meninos incluíram a faixa nos ensaios, será que ela será promovida com a titletrack? Yay!

Royalty

A próxima faixa “Royalty” também é uma das recomendações do álbum. Depois de ler que a melodia lembra a vibe californiana para Jay, comecei a assimilar o som e agora só consigo pensar nas palmeiras da Califórnia. Com isso em mente, a faixa seria uma boa adesão a uma playlist de viagem durante o verão.

O que vou dizer a seguir pode parecer aleatório, mas os trechos “The answer is always yes, sir, sir, sir, sir” e “Baby, you’re so preciou-ciou-ciou-cious” me lembraram de “Cheer Up” do TWICE por soar parecido com o clássico “shy shy shy” . 미안, não pude deixar de comparar. Deixando isso de lado, “Royalty” é uma música divertida.

Highway 1009

Assim como a abertura, o encerramento do álbum ROMANCE: UNTOLD veio de uma forma inesperada e como uma verdadeira homenagem ao fandom do ENHYPEN. “Highway 1009” é o resultado da participação de todos os membros em seus primeiros passos no processo criativo. Enquanto Heeseung ficou responsável por produzir a música, os sete se uniram para escrever a letra, mostrando o carinho e a gratidão do grupo por seus fãs.

O título “1009” faz referência ao aniversário dos ENGENEs, celebrado no dia 9 de outubro. Um dos trechos mais significativos está no segundo verso: “‘Cause I’ll be there be your engine now”. Aliada à letra, a melodia traz um toque mais emotivo para a tracklist e para fechar o álbum. Por falar nisso, acho que ela também encerraria bem um show dos meninos.

O álbum ROMANCE : UNTOLD do ENHYPEN apresenta uma evolução notável na discografia do grupo, explorando novos sons e temas enquanto mantém sua essência em pequenos detalhes da tracklist. Com a produção de renomados colaboradores e a participação ativa dos membros, o comeback marca o crescimento artístico dos meninos e abre o caminho para novas experiências. O disco não apenas amplia os horizontes musicais do grupo, mas também reforça sua conexão com o fandom.

Para fechar, já conferiu o line-up final do IZNA, grupo formado pela segunda edição do I-Land? Em breve, as meninas devem seguir os mesmos passos…

Deixe um comentário