![Cena do MV de "JUSTICE" do álbum [VirtuouS] do Dreamcatcher com todas as integrantes em um cenário de cores pastéis, de costas para a câmera e olhando para o alto](https://hastalatour.com/wp-content/uploads/2024/07/6_k-pop-dreamcatcher-virtuous-reproducao.png?w=1024)
Dreamcatcher (드림캐쳐) já está de volta com seu 10º mini álbum [VirtuouS], que chegou nas plataformas de streaming nesta quarta-feira, 10 de julho. A tracklist traz cinco faixas, incluindo a titletrack “JUSTICE” e uma extensa intro toda instrumental, fugindo um pouco dos padrões que costumamos ver entre os lançamentos de K-Pop.
Dami, Gahyeon, Handong, JiU, Siyeon, SuA e Yoohyeon fizeram seu último comeback em novembro de 2023 com o álbum VilainS. Inclusive, foi um dos destaques do mês aqui no blog. O novo disco mantém a combinação única de rock e pop punk, sonoridade característica do grupo, com algumas mudanças no meio do caminho.
Além da abertura instrumental de quase quatro minutos, a tracklist traz uma pegada diferente com “2 Rings” e encerra com uma balada. Neste post, vou compartilhar com você o que eu achei da volta das meninas. Vem comigo?
Minhas impressões do álbum [VirtuouS]
![Cena do MV de "JUSTICE" do álbum [VirtuouS] do Dreamcatcher com todas as integrantes olhando para a câmera, uma ao lado da outra](https://hastalatour.com/wp-content/uploads/2024/07/5_k-pop-dreamcatcher-virtuous-reproducao.png?w=1024)
![Cena do MV de "JUSTICE" do álbum [VirtuouS] do Dreamcatcher com efeitos de brilhos e asas de anjo](https://hastalatour.com/wp-content/uploads/2024/07/3_k-pop-dreamcatcher-virtuous-reproducao.png?w=1024)
![Cena do MV de "JUSTICE" do álbum [VirtuouS] do Dreamcatcher em uma sala iluminada, com os raios de som entrando pela janela e uma das integrantes olhando para fora, ajoelhada e apoiada por uma espada](https://hastalatour.com/wp-content/uploads/2024/07/2_k-pop-dreamcatcher-virtuous-reproducao.png?w=1024)
O álbum [VirtuouS] traz um total de cinco faixas: “Intro: 7′ Dreamcatcher”, “JUSTICE”, “STΦMP”, “2 Rings” e “Fireflies”. Dreamcatcher mantém sua identidade sonora, explorando o rock e o pop punk com maestria, principalmente com a titletrack e a b-side “STΦMP”.
“STΦMP” se destaca por sua intensidade e potencial energético, ideal para performances ao vivo. A faixa captura a figura do herói que avança sem olhar para trás, expressa através de um som de rock forte e cativante. Ao ouvir, me lembrei um pouco da vibe de “Demian” do EP [Apocalypse: From Us], que segue como uma das minhas favoritas do grupo desde o seu lançamento em março do ano passado.
A faixa-título “JUSTICE” é apresentada como um poderoso hino rock que reforça a ideia de que todos são heróis lutando por suas crenças. Sinto a presença do som mais old school do Dreamcatcher. É o tipo de música que eu acho que representa bem o grupo, apesar de “STΦMP” ter deixado um impacto maior para mim. A esta altura, acho que ficou bem óbvio minha maior recomendação do álbum, não é? Incluo também “2 Rings”. O instrumental de fundo realmente me conquistou. A seguir, vamos passar por cada faixa.
Intro: 7′ Dreamcatcher
A abertura do álbum [VirtuouS] vem de uma forma um tanto inusitada, pelo menos para mim. E quando penso em Dreamcatcher, parece ainda mais inesperado. Embora seja uma surpresa boa. A introdução instrumental com “Intro: 7′ Dreamcatcher” é uma das mais longas que eu ouvi em um EP. Tem quase quatro minutos de duração.
Desde o início, a faixa nos coloca em um estado mágico, reminiscentes de uma trilha sonora épica dos jogos da franquia Final Fantasy. Como fã de RPG, mais ainda de FF, gosto da experiência que a abertura me proporciona. A combinação de guitarras e elementos orquestrais produz um som envolvente. Só não é uma recomendação, pois o escopo da música é muito específico. Se você tem uma playlist para trilhas de games com a mesma pegada, aí sim. Eu diria que é o match perfeito.
JUSTICE
“Oh! My dear God!” É assim que a titletrack “JUSTICE” começa e conduz a música até seu ápice no refrão para se tornar um verdadeiro hino do rock. O instrumental traz uma combinação de guitarras poderosas e uma progressão envolvente, complementada pela harmonia entre o rap e os vocais em doses equilibradas.
“Guiding me up, guiding me up / So that all the light doesn’t fall asleep / Take a big breath / Final fight, like final fight, with us”. A letra de “JUSTICE” destaca a luta por justiça e a força das crenças pessoais, com um refrão poderoso que nos convida a cantar junto. O MV complementa a atmosfera criada pela faixa com uma estética visual dramática, reforçando o tema heroico e a intensidade do instrumental que acompanha a música.
Para mim, “JUSTICE” soa muito como o tipo de som que vem à mente quando penso em Dreamcatcher com uma ambientação dramática e elementos do rock. Quando ouvi pela primeira vez, senti como se voltasse aos lançamentos mais antigos do grupo, principalmente pelo instrumental intenso no refrão.
STΦMP
Depois de uma introdução mágica e uma titletrack cheia de intensidade, alcançamos o meu lugar favorito no álbum [VirtuouS]. “STΦMP” é uma faixa energética com um forte som de rock. Quanto mais rock ouço com Dreamcatcher, mais gosto do grupo. É o tipo de som que as distingue dos outros girl groups no K-Pop, que as torna tão únicas e que me faz sempre querer acompanhar seus comebacks.
“STΦMP” mantém a imagem do herói que avança sem hesitar para mudar seu destino é bem representada na música. Seu ritmo intenso e poderoso também me deixa com vontade de ouvir a faixa em performances ao vivo. O rap de Dami e o refrão “Stomp Stomp Stomp” são os trechos que mais se destacam. Tem uma força ali que não nos deixa distrair, é quase uma imersão. A melodia do pré-refrão é especialmente marcante, lembrando um pouco o estilo de Evanescence com uma pegada mais pop rock.
2 Rings
Agora vamos à próxima favorita no álbum com “2 Rings”. A faixa apresenta um pop punk vibrante com um instrumental dinâmico e um refrão memorável: “Harder Deeper Faster Drive / Enjoy it more and more unstable / I’m starting with my 2 rings / Got my 2 rings”. Aliás, que arranjo de fundo é esse? Sinto como se eu tivesse sido hipnotizada. Os efeitos utilizados na música adicionam uma camada extra ao som, mostrando um novo lado do Dreamcatcher.
“2 Rings” ganhou uma versão showcase, então imagino que ela deve ser promovida com a titletrack “JUSTICE”. Mal posso esperar! A energia da música e a execução impecável das meninas fazem desta uma das principais recomendações do EP, ao lado de “STΦMP”.
Fireflies
Encerrando o álbum, “Fireflies” vem na forma de uma balada suave que destaca as vozes das meninas com um tom mais emotivo. A frase “I wanna fly to you, like firefly” é simplesmente tocante e se destaca, especialmente no final, quando a música suaviza e deixa apenas as vozes de Dami, Gahyeon, Handong, JiU, Siyeon, SuA e Yoohyeon.
Tenho uma relação bem dinâmica com baladas. Gostar ou não depende muito do momento, de como estou me sentindo. Minha tendência é ir mais para o pop animado (principalmente quando envolve EDM) ou o rock, mas o gênero também tem sua vez por aqui. “Fireflies” deve crescer com o tempo. Por enquanto, acho que ela proporciona o contraste perfeito com as faixas mais intensas do álbum.
O álbum [VirtuouS] tem tudo para ser um dos meus favoritos do Dreamcatcher entre os últimos lançamentos. Sua tracklist é uma combinação de faixas intensas, mantendo a essência rock que eu tanto admiro na discografia do grupo. Todas as faixas merecem sua atenção ao menos uma vez, embora os maiores destaques fiquem por conta de “STΦMP” e “2 Rings”, que se sobressaem especialmente pelo instrumentais que as acompanha.
Mudando para uma sonoridade completamente diferente, recomendo “Sticky” e “Te Quiero” do KISS OF LIFE em comeback mais recente.