K-Pop · K-Rock · Música · Review

Tour pelo K-Pop: lançamentos de junho em destaque

Atenção passageiros! Uma longa viagem nos aguarda com os lançamentos de K-Pop de junho. O tour deste mês promete ser maior do que de costume, já que a programação do voo KP2406 foi sobrecarregada por uma série de novidades direto da Coreia do Sul. Antes de começar, acomode sua bagagem nos compartimentos acima do seu assento e sente de forma confortável para aproveitar a jornada. 

Entre os destaques deste tour, passaremos por comebacks de bandas como Xdinary Heroes e FTISLAND, além de retornos com veteranos do Super Junior e U-KISS. Também tem singles do Jungkook e Jimin, mesmo diante do inevitável alistamento, e da Lisa, além de álbuns que merecem espaço na sua playlist — incluindo WayV, RIIZE, EVNNE e TWS. Vem comigo?

Boy Comics – Xdinary Heroes 

Quem abre a programação do mês de junho é a banda Xdinary Heroes (엑스다이나리 히어로즈) com seu mais novo single “Boy Comics (소년만화)”, liberado nas plataformas de streaming no dia 3. A faixa faz parte do single album Open ♭eta v6.1, ao lado de “XH_winds_75” — um instrumental curtinho de apenas 28 segundos. A novidade vem há pouco mais de um mês desde o lançamento do álbum Troubleshooting em maio deste ano.

Como em outras músicas da banda, “Boy Comics” lembra muito a opening de um anime. E também poderia servir bem como trilha sonora da batalha final contra o big boss em um game. Em comparação aos lançamentos anteriores, ela não é tão marcante, mas tem um refrão viciante e toda a intensidade de Gaon, Gunil, Jooyeon, Jungsu, Jun Han e O.de para elevar a performance a níveis mais altos.

Give Me That – WayV 

No mesmo dia, que, aliás, foi marcado por uma série de comebacks e até mesmo um debut,  o WayV (威神V) também trouxe novidades com o álbum Give Me That. A nova tracklist veio sete meses após o lançamento do álbum On My Youth, em novembro do ano passado, com uma das melhores titletracks do grupo. 

Give Me That é o 5º miniálbum do WayV e conta com seis faixas, incluindo uma versão coreana para a faixa-título, que leva o mesmo nome. Se o grupo já é conhecido por sua capacidade de experimentar, o novo EP comprova isso ao explorar uma variedade de estilos e influências. 

A titletrack “Give Me That” não é tão poderosa quanto suas antecessoras “On My Youth” e “Phantom”, mas é uma boa pedida para o verão por seu groove funky e batidas old school. Melhor ainda em sua versão chinesa, que ganhou o merecido MV no dia 10 de junho. As b-sides “She a Wolf” e “Might As Well” são os maiores destaques, já que resgataram o tom dramático e misterioso tão característico no som do WayV. 

Eu estava imaginando como seria a performance das minhas b-sides favoritas. E uma delas foi apresentada no Show Champion no dia 5 de junho. A coreografia de “She A Wolf” é bem como eu imaginava: intensa, cheia de charme e com o toque dramático que a música traz em sua melodia. 고맙습니다 , 威神V!

Ouça o álbum Give Me That completo no Spotify.

LOVE EPISODE – AKMU

Em um dia cheio de lançamentos para o K-Pop e no ano em completa 10 anos de carreira, a dupla AKMU (악뮤), formada pelos irmãos Lee Chanhyuk e Lee Suhyun fez mais um comeback com o álbum LOVE EPISODE. A tracklist composta por seis faixas, inclui dois nomes conhecidos: “Love Lee” e “Fry’s Dream”. As duas foram lançadas em agosto do ano passado e agora voltam como parte do novo EP. 

A titletrack “Hero” se aproxima do tipo de som que gosto de ouvir quando penso em AKMU. Com uma sonoridade agradável, gentil e docinha, ela é mais próxima de outras músicas que fazem parte das minhas playlists, como “Happening”, “Stupid Love Song” e “NAKKA”. As b-sides seguem um caminho similar, entregando uma experiência sonora delicada e com a cara da dupla, pelo menos na minha visão.

“Long D” é uma das minhas preferidas, assim como a faixa-título. Além da melodia suave, a forma como Suhyun e Chanhyuk projetam suas vozes, traz um toque de magia ao repertório. O MV mergulha no universo de um conto de fadas, inspirado pela história do Mágico de Oz.

Ouça o álbum LOVE EPISODE completo no Spotify.

Kep1going On – Kep1er 

Ainda nos lançamentos de K-Pop que pipocaram no dia 3 de junho, Kep1er (케플러) embarcou em mais um comeback depois de lançar o álbum Kep1going para o mercado japonês há menos de um mês. Chaehyun, Dayeon, Hikaru, Huening Bahiyyih, Mashiro, Xiaoting, Yeseo, Yujin e Youngeun apareceram por aqui pela primeira vez graças ao single “Straight Line”, que foi direto para a minha playlist.

Agora, as meninas voltam aos destaques com o álbum Kep1going On e 10 novas músicas, contando com versões em coreano para “Grand Prix” e “Straight Line”. A novidade sinaliza o fim de uma era e o início de uma nova fase com a extensão do contrato e o novo line-up de sete membros que virá a seguir, após a saída de Mashiro e Yeseo.

O álbum abre com “Last Carnival”, uma introdução EDM que cria uma atmosfera mágica e nostálgica, preparando o terreno para o que vem a seguir. É uma pena que a faixa tenha menos de dois minutos, com tanto potencial para se destacar como uma música completa. 

Seja como for, a grande estrela do álbum Kep1going On é a titletrack “Shooting Star”. É um synth-pop vibrante com influências de R&B e elementos eletrônicos que realçam o carisma do grupo. Até agora, é a melhor faixa-título das meninas, além de ser a segunda música do Kep1er a chamar minha atenção. A coreografia mais detalhada com as mãos, começando no pré-refrão é um destaque à parte.

Entre as b-sides, duas se sobressaem. “Flowers, Flutter, Your Heart” encanta com seu instrumental suave e tons de R&B delicados. A fusão de vozes e rap é notável, criando uma experiência sonora envolvente. “PROBLEM” traz uma vibe retrô moderna, com um groove contagiante e raps divertidos cheios de personalidade. 

Ouça o álbum Kep1going On completo no Spotify.

OVERSTEP – BADVILLAIN [Debut]

Para fechar a rodada de novidades do dia 3 de junho, também acompanhei o debut de BADVILLAIN com o álbum OVERSTEP. Formado pela BPM Entertainment (nova casa do Taemin), o mais novo girl group a entrar em cena no K-Pop é formado por sete membros: Chloe Young, Emma, HU’E, INA, Kelly, Vin e YunSeo. O nome do grupo simboliza a ambição de alcançar seus objetivos através do lema “Be Aggressive for Desire” (representado pelas três primeiras letras).

Seguindo um conceito dark misturado ao girl crush, o grupo estreia com três singles, incluindo a titletrack que ganha o nome BADVILLAIN, e mais duas b-sides curtinhas: “YAH-HO (BADTITUDE)” e “+82”. A faixa-título mistura um instrumental de orquestra clássica, melodias acústicas e batidas dinâmicas. A cadência do refrão me lembra um pouco “Batter Up” do BABYMONSTER. Em alguns momentos, penso até em “Shutdown” do Blackpink, mas sem um elemento para engajar. Já a atitude ousada das meninas no MV me traz a imagem do XG. 

“YAH-HO (BADTITUDE)” combina trap e hip-hop de um jeito repetitivo, enquanto a faixa final, “+82”, encerra o álbum OVERSTEP com batidas agressivas e raps. Nenhuma das duas, aliás, das três chamou minha atenção. Acompanhei mais por curiosidade para ver a nova agência do Taemin em ação.

Ouça o álbum OVERSTEP completo no Spotify.

째깍째깍 (Awesome Day) – GHOST9 

A primeira passagem do GHOST9 (고스트나인) por aqui foi com os destaques de outubro do ano passado, quando o grupo lançou o álbum Arcade: O e já conquistou minha playlist com a titletrack “Ruckus”. No dia 6 de junho, oito meses depois, os meninos voltaram de forma mais tímida com o single “째깍째깍(Awesome day)”.

A música ganhou um ‘lyric video’ bem simples, assim como sua composição. Não há elementos que se destacam. Além disso, a forma como ela chegou às plataformas de streaming passam a sensação de que “째깍째깍(Awesome day)” é uma b-side que ficou para trás e foi trazida à tona do nada. Apesar da simplicidade, tem uma melodia gostosinha de ouvir e que combina com o verão prestes a chegar na Coreia do Sul. 

Never Let Go – Jungkook [BTS]

Em meio às celebrações de mais um BTS Festa, teve música nova do Jungkook (정국). *e alguns dias depois, a volta do Jin — o primeiro membro a cumprir o serviço militar obrigatório ˆˆ * No dia 7 de junho, o maknae do BTS (방탄소년단) revelou “Never Let Go”, um single especial em forma de agradecimento, dedicado ao fandom ARMY. 

Encerrando o ciclo de solos do grupo antes do alistamento, Jungkook lançou seu primeiro álbum Golden, como solista, em novembro do ano passado. Então, “Never Let Go” representa seu primeiro comeback, embora ele ainda esteja cumprindo o serviço militar, que começou em dezembro de 2023. Afinal, junto com Jimin, os dois foram os últimos a começar.

Pela proposta da música, eu estava esperando algo mais suave, como uma balada sentimental. No entanto, fui surpreendida pelo ritmo vibrante de “Never Let Go”. Apesar de ser um tributo aos fãs, o single combina EDM e pop, trazendo uma batida com a vibe do verão. Jungkook participou da produção da música e da letra (toda em inglês), refletindo o sentimento de gratidão pelo apoio incondicional que recebe do fandom. 

“Never Let Go” pode soar um pouco repetitiva, mas seu astral mais upbeat mesclado à voz doce do maknae do BTS podem fazer com que a música nunca deixe a sua playlist. xD

Flower – INFINITE

No dia 9 de junho, INFINITE (인피니트) retornou com “Flower”, um single digital lançado para comemorar o 14º aniversário do grupo. A música oferece uma melodia sentimental com acordes de cordas suaves e uma melodia nostálgica, destacando as habilidades vocais de Dongwoo, L, Sungjong, Sungkyu, Sungyeol e Woohyun. 

Pelo propósito comemorativo, o single mantém a simplicidade em seu arranjo, mas sem deixar a doçura de lado. Seu ponto alto é o refrão otimista, que transmite uma sensação de esperança enquanto é embalado por uma melodia agradável e um clima de leveza, conforto e nostalgia.

“Flower” é uma peça que celebra a trajetória do grupo e o vínculo com os fãs, destacando o talento de cada membro e proporcionando uma experiência sonora delicada e gentil. Combina bem com uma playlist de viagem ou com um picnic em um dia ensolarado. A música ganhou um live clip em um cenário cercado por plantas, flores, bolhinhas de sabão e os raios de sol iluminando todo o ambiente e o brilho de cada um dos membros. 

ZOMBIE – EVERGLOW

Após emplacar músicas que marcaram inúmeros K-Pop Random Dance Challenges (como “Bon Bon Chocolat” em 2019) ou que se tornaram a identidade sonora do grupo (tendo “DUN DUN”, “LA DI DA” e “SLAY” como as maiores representantes), EVERGLOW (에버글로우) voltou com um pack de singles bem diferentes do seu com característico. O trio “ZOMBIE”, “Colourz” e “BACK 2 LUV” faz parte do single album ZOMBIE, que chegou às plataformas de streaming no dia 10 de junho.

ZOMBIE marca o primeiro retorno das meninas desde o EP ALL MY GIRLS, lançado em 18 de agosto de 2023, com um formato similar: apenas três faixas. O lançamento traz uma nova direção sonora, deixando de lado o som característico de sintetizadores pesados e a energia explosiva em troca de uma abordagem mais acústica nos versos e uma batida simples. O combo cria uma atmosfera sombria nos refrões, fazendo jus à escolha do nome da faixa-título.

A titletrack “ZOMBIE” se destaca por sua atmosfera arrepiante, complementada pelos vocais baixos em forma de sussurros, que se encaixam perfeitamente ao clima da música. Apesar de ser uma mudança interessante para o EVERGLOW, a falta de variação e intensidade no refrão torna as coisas um pouco previsíveis e, em alguns momentos, monótonas. Minha parte favorita começa na ponte e se estende até o final. O MV é bem produzido, assim como a coreografia com seu ar mais artístico.

O álbum traz duas b-sides diferentes também. Cada uma sintonizada a uma vibe. “Colorz” é uma faixa vibrante, que se destaca por sua energia contagiante. Já “BACK 2 LUV” apresenta um contraste suave, com uma melodia pop agradável, mostrando mais uma vez a habilidade vocal Aisha, E:U, Mia, Onda, Sihyeon e Yiren. “BACK 2 LUV” é a minha recomendação.

Ouça o álbum ZOMBIE completo no Spotify.

Show Time – Super Junior

No dia 11 de junho, Super Junior (슈퍼주니어) fez um comeback surpresa, anunciado apenas alguns dias antes do lançamento do seu novo single digital “Show Time”. A novidade marca o primeiro retorno do grupo completo desde o álbum The Road: Celebration em 15 de dezembro de 2022. Sungmin é exceção, por estar em hiato, assim como Heechul, que nem sempre pode participar por questões de saúde.

O retorno trouxe os membros Donghae, Eunhyuk, Kyuhyun, Leeteuk, Ryeowook, Shindong, Siwon e Yesung, além da energia inconfundível do Super Junior. Desde sua estreia em 6 de novembro de 2005 com o single “Twins (Knock Out)” pela SM Entertainment, o grupo é conhecido por suas performances dinâmicas e uma discografia repleta de hits. 

“Show Time” parece uma faixa feita sob medida para apresentações ao vivo, com uma energia festiva e contagiante. A música adota uma abordagem de funk old-school, com guitarras rítmicas ágeis. Apesar de ser divertida e mostrar o Super Junior de uma forma tão alegre e animada, “Show Time” precisa de mais algumas audições para brilhar na minha playlist. 

A apresentação é um show à parte, mas o tom fun da música me lembra um pouco o comeback da unit Super Junior-L.S.S. (슈퍼주니어-L.S.S.) em janeiro com o miniálbum Let’s Standing Show e o single “Suit Up”. Meu estilo musical tende a se inclinar mais para o que a unit Super Junior-D&E (슈퍼주니어DnE) mostrou em março com o álbum 606. Seja como for, é sempre bom ver os meninos reunidos no palco.

DREAMLIKE – TRENDZ

Recentemente, TRENDZ (트렌드지) conquistou novos patamares na minha playlist. No início do ano, o grupo liberou o single “Go Up” e, no dia 12 de junho, veio o single album DREAMLIKE. Era tudo que eu precisava para incluir Eunil, Hankook, Havit, Leon, ra.L, Yechan e Yoonwoo no meu repertório musical. 

O debut dos meninos é relativamente recente, janeiro de 2022, enquanto o último comeback foi em setembro do ano passado com o single album STILL ON MY WAY. A tracklist do novo disco conta com quatro músicas, incluindo “Go Up” (versão live band), a titletrack “GLOW”, “Out of Control” e “Learn to Love” (versão em inglês). 

Embora  “GLOW” siga uma direção mais genérica, explorando o pop disco/funk popularizado por “Dynamite” do BTS, é uma faixa agradável de ouvir — principalmente pelo uso dos instrumentos de cordas. Porém, falta um pouco de originalidade e ousadia na produção, já que ela lembra “Dynamite” não apenas pela sonoridade, mas também em alguns movimentos da coreografia. 

“Out of Control” e “Learn to Love” complementam o álbum com um som muito similar, o que tornou toda a minha (primeira) experiência com o TRENDZ agradável. Não há nada de inovador no disco, mas as músicas inspiram simpatia e empatia. 🙂

Ouça o álbum DREAMLIKE completo no Spotify.

NA – Nayeon [TWICE]

Quase dois anos após seu debut como solista, Nayeon (나연) do TWICE (트와이스) fez seu primeiro comeback solo com o álbum NA no dia 14 de junho. Enquanto seu álbum de estreia trouxe um toque de verão e frescor com a faixa “POP!”, o novo disco aposta em uma abordagem musical mais versátil e madura. 

Com sete faixas, a tracklist traz uma mistura de gêneros entre o Pop e o R&B, a vibe nostálgica dos anos 2000 e influências latinas. Nayeon parece se adaptar bem aos diferentes estilos, ao mesmo tempo em que se mostra mais confiante e confortável em seu papel como solista. A vibe da titletrack lembra artistas como Beyoncé, além de algumas semelhanças com o álbum ZONE da Jihyo. Minhas recomendações incluem as b-sides “Butterflies” e “Magic”.

Ouça o álbum NA completo no Spotify.

RIIZING – RIIZE

Desde o debut, RIIZE (라이즈) vem conquistando cada vez mais espaço por aqui. A chegada do álbum RIIZING no dia 17 de junho apenas confirmou a escalada do grupo rumo ao topo das minhas playlists de K-Pop. O 1º EP de Anton, Eunseok, Sungchan, Shotaro, Sohee e Wonbin traz oito músicas em sua tracklist — reunindo uma série de b-sides lançadas anteriormente e a enérgica titletrack “Boom Boom Bass”.

Além da sequência de bons singles, RIIZE não deixa de surpreender com suas coreografias dinâmicas. O que mais me agrada neste e nos outros comebacks é a forma como os meninos mantêm sua essência em todos os lançamentos — do som à linha vocal e coreografia. Isso faz com que eu espere ansiosamente por cada retorno do grupo.

Ouça o álbum RIIZING completo no Spotify.

RIDE or DIE – EVNNE 

Além de datas de estreia próximas, RIIZE e EVNNE (이븐) compartilharam o comeback no mesmo dia. De tudo o que ouvi dos meninos até agora, o álbum RIDE or DIE é o meu preferido, já que o grupo seguiu uma direção musical completamente diferente de seus lançamentos anteriores. Não apenas diferente, mas que combinou bem com Hanbin, Jeonghyeon, Jihoo, Junghyun, Keita, Seungeon e Yunseo.

Antes, o som dos meninos era mais pesado e tinha uma abordagem do tipo rebelião. Agora, eles mostraram um lado mais melódico, colorido e brilhante. A tracklist do 3º EP do grupo conta com seis faixas, incluindo uma versão em inglês para a titletrack “Badder Love”. Da faixa-título às b-sides, todas merecem o play ao menos uma vez na sua playlist.

Ouça o álbum RIDE or DIE completo no Spotify.

THIS MAN – JEONGHAN X WONWOO [SEVENTEEN]

Em um dia movimentado para o K-Pop, o aguardado debut da unit JxW (정한X원우) formada por Jeonghan e Wonwoo do Seventeen (세븐틴) foi um dos principais destaques. O duo lançou o álbum THIS MAN, com três faixas. Além da titletrack “어젯밤 (Last Night)” combinando a voz suave de Jeonghan ao tom áspero Wonwoo, o EP trouxe duas b-sides solo. “Beautiful Monster” de Jeonghan e “Leftover” de Wonwoo.

O Seventeen já vem ganhando mais destaque nas minhas playlists, por isso estou sempre de olho nas novidades. No entanto, com apenas três músicas, a dupla me surpreendeu mais do que eu esperava — principalmente com a envolvente faixa-título, que foi direto para a minha playlist de favoritas do ano.

Ouça o álbum THIS MAN completo no Spotify.

Victory – Rolling Quartz

Foi só eu que perdi o lançamento do álbum Victory do Rolling Quartz (롤링쿼츠) no dia 19 de junho? Deve ser pelo novo projeto do curso que comecei a fazer. Deixando isso de lado, ouvi as novas músicas da banda alguns dias depois para pelo menos incluir no tour. O novo álbum da Areum, Iree, Hyunjung, Jayoung e Yeongeun tem oito faixas. Além da titletrack “Victory” e das b-sides “ONE”, “Stand Up” e “Red Wine”, há uma versão instrumental para cada uma.

“Stand Up” já é conhecida para quem acompanha a banda. O single chegou às plataformas de streaming no dia 9 de abril e entrou em uma das minhas playlists de K-Rock — embora “Blaze” e “Fearless” ainda sigam como as favoritas por aqui. 

A nova faixa-título, “Victory”, que dá nome ao álbum, traz não apenas um visual mais ousado para as meninas, como também um som mais pesado, uma pegada mais metal e uma introdução de peso. O instrumental robusto e as guitarras marcantes criam o cenário perfeito para performances ao vivo. Seria interessante ouvir a música abrindo o show de uma turnê do Rolling Quartz. 

Ainda sou mais fã da abordagem de músicas como “Blaze”, mas vejo “Victory” como uma boa adesão ao repertório musical das meninas. “ONE” talvez seja uma das minhas preferidas no álbum. A música veio como um relançamento do single de 2022, ganhando um arranjo mais robusto e poderoso. “Red Wine” fecha o álbum antes de entrar nas versões instrumentais. A vibe é bem diferente, com uma atmosfera mais tranquila, perfeita para momentos de introspecção e relaxamento.

Ouça o álbum Victory completo no Spotify.

Supernatural – NewJeans

Assim como RIIZE, NewJeans (뉴진스) parece ter sempre uma novidade na manga para nos mostrar. Entre os lançamentos de K-Pop de maio, o grupo passou por aqui com a dobradinha de “How Sweet” e “Bubble Gum”. No dia 21 de junho, Danielle, Haerin, Hanni, Hyein e Minji voltaram com mais uma dupla — “Supernatural” e “Right Now” — para marcar a estreia oficial das meninas no mercado japonês.

Supernatural, a faixa-título do novo miniálbum japonês do NewJeans, traz uma leve mudança de ritmo com a influência do New Jack Swing. O instrumental carrega um ar nostálgico, lembrando o city pop dos anos 80. Não sei se é impressão minha, mas nem mesmo o novo estilo afastou a sensação que tenho ao ouvir a maioria das músicas do grupo. Para mim, elas parecem tão similares, com um toque diferenciado de produção aqui e ali.

A b-side “Right Now”, lançada como pré-release no dia 17, mantém o som mais característico do grupo: leve e fácil de ouvir. No entanto, a mesma percepção volta a vibrar por aqui. A melodia repetitiva e a energia contida fazem a faixa parecer mais um interlúdio estendido. Sabe aquela música de fundo para relaxar ou se perder nos pensamentos? É exatamente como me sinto ao ouvir NewJeans.

Ouça o álbum Supernatural completo no Spotify.

SUMMER BEAT – TWS

No dia 24 de junho, TWS (투어스) fez seu primeiro comeback desde o debut com o álbum Sparkling Blue em janeiro deste ano. A estreia de Dohoon, Hanjin, Jihoon, Kyungmin, Shinyu e Youngjae manteve minhas expectativas nas alturas e me deixou curiosa para saber como seria a sequência da trilha com o álbum SUMMER BEAT. Resultado? O nível continua subindo.

A tracklist do novo EP dos meninos reflete a vibe perfeita para combinar com os dias mais quentes. Afinal, é verão na Coreia do Sul. Entre minhas maiores recomendações de SUMMER BEAT, “hey! hey!” segue como favorita absoluta desde que chegou como pré-release no início do mês. Quem também ganhou espaço nas playlists por aqui foram as b-sides “Keep On” e “Fire Confetti”, além da divertida titletrack “If I’m S, Can You Be My N?”.

Ouça o álbum SUMMER BEAT completo no Spotify.

Cosmic – Red Velvet

Para comemorar seus 10 anos de carreira, Red Velvet (레드벨벳) fez um comeback no dia 24 de junho com o álbum Cosmic — seguindo o lançamento do álbum Chill Kill em novembro do ano passado. O novo EP traz seis faixas, incluindo a titletrack “Cosmic”, que abre o disco com um pop dançante, embalado por um baixo poderoso e sintetizadores elegantes, dando uma energia sofisticada à música. 

Logo após “Cosmic”, vem minha maior recomendação do álbum com a b-side “Sunflower”. É uma faixa pop dance com um toque de EDM combinado a um baixo marcante, conduzindo a melodia gradualmente até o refrão. Gosto principalmente do toque nostálgico na melodia.

A dualidade que vimos ouvimos no último lançamento está de volta. “Last Drop” é mais emotiva. Já “Love Arcade” é uma faixa alegre e divertida, que adiciona o efeito de jogos arcade ao som de forma bem sutil. “Bubble” mergulha em um pop mais vibrante, enquanto “Night Drive” fecha o álbum adotando um tom mais suave de pop com R&B.

Ouça o álbum Cosmic completo no Spotify.

Into You – N.Flying

Após pedidos de fãs que acompanharam a sequência de shows do 2024 N.Flying LIVE ‘HIDE-OUT’ em Seul, o N.Flying (엔플라잉) liberou o single “Into You” nas plataformas de streaming no dia 25 de junho. A novidade foi anunciada poucos dias antes do lançamento e contou com a participação do líder Seung Hyub na composição. 

Seguindo um caminho um pouco diferente, o N.Flying estreou primeiro no Japão, em 2013, e dois anos depois, fez seu debut oficial na Coreia do Sul. O último comeback da banda foi em outubro de 2022 com o álbum Dearest, além de dois singles, um no ano seguinte e outro mais recente para a trilha sonora do K-Drama Lovely Runner.

Strawberry Rush – CHUU

Quem também voltou no dia 25 foi a CHUU (츄), com seu segundo miniálbum Strawberry Rush. Após sair do LOONA para seu debut solo com o EP Howl em outubro de 2023, sendo uma das melhores surpresas do K-Pop no mês, CHUU parece consolidar seu potencial como uma das solistas mais promissoras da atualidade.

Se com Howl, a solista conquistou dois espaços na minha playlist (“Underwater” e “Hitchhiker”), o álbum Strawberry Rush repete a dobradinha — desta vez com as b-sides “Honeybee” e “Chocolate”. Assim como a titletrack anterior, “Strawberry Rush” tem tudo para ganhar pontos conforme eu for ouvindo mais vezes. A faixa mistura versos rápidos com um refrão cativante, criando uma atmosfera leve e dançante para combinar com as festas de verão na praia.

Entre minhas recomendações, a b-side “Honeybee” se destaca por seu refrão chiclete que facilmente gruda na cabeça e sua melodia pop docinha. Com duas versões, uma em coreano e outra em inglês, “Chocolate” mergulha em uma vibe mais emotiva, trazendo uma balada suave e sofisticada para fechar o álbum. Para quem prefere um som mais nostálgico, “Daydreamer” e “Lucid Dream” podem corresponder bem. 

Ouça o álbum Strawberry Rush completo no Spotify.

You&Me – Super Junior-D&E

Após seu último comeback com o álbum 606 em março, Super Junior-D&E (슈퍼주니어DnE) — unit formada por Donghae e Eunhyuk — já voltou, trazendo seu mais novo single “You&Me” em japonês. A novidade chegou às plataformas de streaming no dia 24 de junho com uma energia vibrante e um som mais funky, alegre e animado para entrar no clima do verão.

A música tem uma energia contagiante do início ao fim. É quase impossível não se sentir mais leve e com disposição para aproveitar o dia. O refrão mantém essa vibração positiva, com uma melodia pop fácil de acompanhar e uma produção envolvente que desperta a vontade de dançar. 

Embora não se destaque tanto quanto “Twisted”, uma das melhores b-sides do último álbum para mim, é uma adição agradável às playlists de verão. Além disso, “You&Me” tem o fit perfeito para se destacar no mercado japonês. É divertida, refrescante e combina com dias ensolarados como se fosse uma fonte extra de energia.

LET’S GET STARTED – U-KISS

E o tour pelos lançamentos de K-Pop segue movimentado por aqui com o retorno do U-KISS (유키스) no dia 25 de junho, trazendo o álbum LET’S GET STARTED. Este é o segundo comeback do grupo — que faz parte da 2ª geração — seguindo o álbum PLAY LIST, lançado em junho de 2023 após um hiato de seis anos e em comemoração aos 15 anos de carreira. 

O EP abre com “Love is You”, uma faixa de pop doce nostálgica com uma harmonia vocal agradável de ouvir e um ritmo animado. A titletrack “Stay with me” (너는 내 모든 곳에 있어) vem em seguida, com um som refrescante de rock e mais uma dose de nostalgia. Seu maior destaque é a densidade emocional e o arranjo instrumental típico da segunda geração do K-pop.

A terceira faixa é uma versão remasterizada de “Man Man Ha Ni” (ou “Am I That Easy”), um hit de 2009, que vem para mostrar que alguns clássicos são atemporais. “Beautiful you are” (liberada em maio) é um pop acústico com um toque dos anos 90, transmitindo uma sensação de conforto. “Morse Code”, que chegou em abril, fecha o álbum com uma vibe de techno-pop característica do K-pop dos anos 2010. 

Com o álbum LET’S GET STARTED, U-KISS mais uma vez mantém sua identidade, adicionando um toque moderno para mostrar a evolução do grupo desde seu debut em 2008. Embora eu ainda prefira mais as faixas de PLAY LIST, é bom vê-los na ativa. 🙂

Ouça o álbum LET’S GET STARTED completo no Spotify.

Tongue Tied – Key [SHINee]

Fiquei muito pensativa no dia 26 de junho sobre incluir ou não o single album Tongue Tied ao tour do blog, como um itinerário extra, ou seja, um post exclusivo. No fim do dia, optei por trazer o novo lançamento do Key (키) do SHINee (샤이니) apenas para os destaques do mês. Fiquei encantada com o instrumental de “Tongue Tied”, mas o refrão deixou mixed feelings por não ser uma abordagem que me atraia muito em uma música.

Após o comeback solo com o álbum Good & Great em setembro do ano passado, quase três meses depois do retorno do SHINee e o álbum HARD, Key nos apresentou seus primeiros singles em japonês: “Tongue Tied” e “Fresh”.

A titletrack “Tongue Tied” tem uma atmosfera misteriosa e um groove especial que combina muito bem com a voz Key. O refrão é o destaque negativo para mim, é onde a música perdeu a chance de ganhar um post somente dela. Em compensação, a melodia tem um som especialmente cativante e fácil de ficar na memória. É o ponto alto da música, aliada à voz do Key. Senti falta apenas da companhia do bom e velho MV para uma experiência sonora mais completa. Ainda bem que ele chegou alguns dias depois. 🙂

A b-side “Fresh” é igualmente melódica e complementa a ambientação criada por “Tongue Tied”. A combinação das duas faixas traz uma experiência satisfatória para quem acompanha o Key como solista. O que está faltando mesmo é ver mais lançamentos do SHINee. Cadê? 너무 보고 싶어요, 샤이니!

Ouça o single album Tongue Tied completo no Spotify.

Burn It – FTISLAND [Pré-release]

Uma das bandas mais duradouras do K-Rock, FTISLAND (에프티 아일랜드) preparou um aquecimento com “Burn It”. O single chegou no dia 28 como um pré-release em antecipação ao seu próximo álbum Serious, que será lançado em julho. O trio formado por Lee Hong Gi (vocalista principal), Lee Jae Jin (vocalista e baixista) e Choi Min Hwan (baterista e maknae) prova que ainda tem muito a oferecer mesmo após 17 anos desde seu debut.

O último comeback dos meninos teve passagem aqui no blog entre os principais lançamentos de K-Pop/K-Rock de setembro, quando eles liberaram o álbum Sage. “Burn It” chega como uma agradável surpresa, já que eu não esperava novas músicas até julho. A faixa abre com um som intenso, oscilando entre versos mais suaves e um refrão poderoso. 

Lee Honggi brilha mais uma vez com uma performance sólida, adicionando profundidade à música e mostrando o porquê de ter uma das vozes mais reconhecíveis do K-Pop/K-Rock. Com menos de três minutos de duração (seguindo a tendência), “Burn It” é curta e direta ao ponto e se destaca principalmente ao alcançar seu refrão pulsante e com cara de hino. Bastou ouvi-lo uma vez e a música conquistou seu lugar em uma das minhas playlists de rock. 

Este pré-lançamento não apenas reafirma a relevância do FTISLAND na indústria, mas também eleva minhas expectativas para o álbum que está por vir. “Burn It” é uma prova de que o grupo ainda tem muita energia, criatividade e poder de criar músicas que são poderosas e emocionalmente ressonantes.

ROCKSTAR – Lisa [Blackpink]

Enquanto eu ainda me recuperava do impacto de “Burn It”, Lisa (리사) do Blackpink (블랙핑크) também chegou, chegando em seu aguardado comeback solo. Afinal, desde o seu debut com as faixas “LALISA” e “Money” em setembro de 2021, não tivemos mais notícias da YG. Então, no dia 28, ela liberou um poderoso MV para apresentar o single “ROCKSTAR” — marcando seu primeiro lançamento com sua própria agência, a LLOUD Management, que cuidará da sua trilha como solista.

“ROCKSTAR” traz em sua essência a confiança e o carisma de Lisa, elementos que ela domina com maestria. Não preciso nem dizer que o MV é grande estrela, né? Afinal, sempre que ela sobe no palco, pode esperar um espetáculo visual, graças às suas poderosas habilidades de dança. É inegável que Lisa coloca sua marca em cada segundo da faixa, até mesmo na escolha da sua terra natal, onde foram as gravações. 

A produção do vídeo mistura elementos sombrios e brilhantes, com uma paleta de cores vibrantes que ajudam a aumentar o impacto da presença de Lisa enquanto ela transita sem esforço entre diferentes estilos.

Musicalmente, “ROCKSTAR” segue a linha de hinos de autoafirmação, com um ritmo intenso, alternando entre rap e vocais suaves. Embora seja uma faixa divertida, energética e poderosa, soa como uma repetição para mim. Por mais que eu goste da Lisa e torça por ela, eu definitivamente não sou o público, pelo menos desta faixa. 

Smeraldo Garden Marching Band – Jimin [ft. Loco]

Como se não bastasse o impacto de “Burn It” de um lado e de “ROCKSTAR” do outro, Jimin (지민) do BTS (방탄소년단) também preparou sua cota ao liberar o single “Smeraldo Garden Marching Band”, deixando o terreno pronto para receber seu novo álbum MUSE, que será lançado em 19 de julho. 

Mesmo cumprindo o serviço militar obrigatório, os meninos não deram pausa para seus projetos solo. O mais recente, inclusive, foi o álbum Right Place, Wrong Person do RM, um dos destaques de maio aqui no blog. Jimin dá seguimento às novidades após o lançamento de seu álbum de estreia Face em março de 2023 e do single “Closer Than This” em dezembro de 2022, pouco antes de se alistar.

“Smeraldo Garden Marching Band” traz uma abordagem fresca, excêntrica e experimental, inspirada pelo conceito de “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” dos Beatles. A parte instrumental mistura percussão de banda marcial e uma atmosfera surrealista, inclusive no MV temático que acompanha o pré-release e com a participação inesperada do rapper Loco. 

Apesar das características únicas da produção, não consegui identificar claramente a voz de Jimin em meio ao filtro do som que ouvimos no vídeo. Parece melhor no Spotify, mas acho que seu timbre não combinou muito bem, embora a voz de Loco soe como um bom complemento. Seja como for, experimentar novas sonoridades é sempre um caminho bem-vindo, já que pode nos mostrar um novo lado.

* * *

Como foi seu voo até aqui? Espero que tenha aproveitado ao máximo o tour pelos lançamentos de K-Pop e K-Rock com a programação estendida de junho. Minhas maiores recomendações da viagem incluem os álbuns Give Me That, RIIZING, RIDE or DIE, THIS MAN e SUMMER BEAT pelo lado dos boy groups, além do single “Burn It” do FTISLAND. Pelo lado dos girl groups, a faixa “Shooting Star” do Kep1er é uma das melhores do grupo, enquanto Nayeon se destaca em seu comeback solo.

Perdeu os lançamentos de maio ou quer relembrar o que foi destaque? Confira a seleção de novidades no K-Pop do último mês! 😉

Deixe um comentário