Animes · Review

[Review] NieR: Automata Ver1.1A

Cena do anime NieR: Automata Ver1.1A com 2B e 9S prontos para entrar em combate

Depois da estreia de Oshi no Ko 「推しの子」 no dia 3, NieR: Automata Ver1.1A é o próximo anime da minha lista a ganhar uma sequência nesta nova temporada de verão que começa no Japão. A jornada dos androids 2B e 9S da unidade YoRHa, com a missão de salvar a humanidade e retomar o planeta da invasão de máquinas, continua no dia 5 de julho. Com Adam e Eve fora de combate, uma nova ameaça aguarda a dupla. E é assim que a história deve seguir em seu retorno.

A adaptação do anime é baseada no jogo NieR: Automata, desenvolvido pela PlatinumGames e distribuído pela Square Enix. O game de 2017 chegou primeiramente ao PS4 e depois teve lançamento também para Xbox One e Nintendo Switch. O estúdio responsável pela animação é o A-1 Pictures, nome por trás de algumas obras conhecidas como Sword Art Online, Shigatsu wa Kimi no Uso, Fate/ Apocrypha, Magi: The Labyrinth of Magic, Record of Grancrest War, Black Butler e Solo Leveling.

Neste post, vamos relembrar a história de NieR: Automata Ver1.1A e começar o aquecimento para a nova temporada que está prestes a começar. Vem comigo?

Ficha técnica de NieR: Automata Ver1.1A

Gênero: Ação, Aventura, Sci-Fi

Estúdio: A-1 Pictures

Número de Episódios: 12, por enquanto

Estreia: 8 de janeiro de 2023 (1ª Temporada) e 5 de julho de 2024 (2ª Temporada) 


No ano 11945, a Terra passa por um momento distópico em sua história, colocando a humanidade em risco após a invasão de máquinas criadas por alienígenas. Os humanos são forçados a fugir para a Lua. A única esperança de retomar o planeta está nas mãos de uma unidade militar chamada YoRHa, formada por um exército de androids. 

O batalhão é dividido em grupos, cada um com missões específicas. Entre eles, 2B e 9S chegam até o acampamento da resistência, acompanhados por suas unidades de suporte (os pods). Enquanto investigam os mistérios por trás da invasão, a dupla conhece todos os tipos de robôs — muitos imitando o comportamento humano — e se depara com formas de vida mecânicas que têm o poder de evoluir. 

A partir daí, os dois começam a questionar a própria existência e os sacrifícios necessários para que as coisas na Terra voltem a ser como eram. Por aqui, fica a curiosidade sobre a verdade por trás de todos os acontecimentos. Será que uma guerra entre máquinas e androids é realmente o caminho? No espaço, uma nova ameaça acompanha cada passo de 2B e 9S. Aliás, quem será o verdadeiro inimigo? Este é o cenário de NieR: Automata Ver1.1A para a segunda temporada, que promete aprofundar ainda mais as complexidades da trama e no desenvolvimento dos personagens…

Review de NieR: Automata Ver1.1A

Pôster do anime NieR: Automata Ver1.1A com 2B do lado esquerdo e 9S do lado direito

Não imaginava trazer NieR: Automata Ver1.1A aqui para o blog. Por quê? Comecei a acompanhar o anime durante a estreia em janeiro de 2023. O visual da animação chamou muito a minha atenção. Se eu ainda fosse cosplayer, a 2B seria forte candidata a ganhar vida em um dos eventos que eu costumava frequentar. Além disso, a A-1 Pictures já produziu vários animes da minha lista de favoritos até hoje.

Diferente de muitas pessoas, não conheço o jogo (e ainda não tive a chance de experimentar). Mesmo assim, o visual e o estúdio foram motivação suficiente. Ao menos, era o que eu achava. Resultado? Na época, vi apenas dois episódios e parei de vez. A história parecia desconexa, as coisas não faziam sentido e, consequentemente, os personagens acabaram não me engajando. Eu sei. Deveria ter visto pelo menos mais um, né? A regra dos três episódios. 

Um ano e meio depois, quando soube que uma segunda temporada já tinha data de estreia marcada, retomei o anime. Encaixei na minha rotina e, praticamente, maratonei os 12 episódios em uma semana. Já aconteceu com você? Se faltou algo na época, hoje eu me senti pronta para aproveitar, não apenas o visual, mas também a história de NieR: Automata Ver1.1A. Acho que, no final das contas, tudo na vida é uma questão de timing, né?

Além da batalha pela sobrevivência

NieR: Automata Ver1.1A é um anime que explora o conflito entre androids e máquinas em uma Terra devastada por formas de vida mecânicas criadas por alienígenas. Com uma narrativa envolvente e visualmente deslumbrante, a batalha pela sobrevivência é apenas a superfície de algo muito mais profundo. 

À primeira vista, pode parecer um desafio para quem não passou pela experiência do jogo original. A história demora a engajar inicialmente, mas, com o passar dos episódios, ela se torna uma experiência envolvente e imersiva, oferecendo uma nova perspectiva sobre o conflito entre robôs e androids na busca desesperada por um deus.

Aos poucos, verdades sombrias sobre a guerra e a própria existência dos personagens começam a ser reveladas, levando a história a camadas mais profundas. A história é envolvente e instigante, abordando questões como encontrar uma causa, um motivo para viver e lutar, além do sentimento profundo de desespero pela sobrevivência.

Um dos pontos altos do anime vem com a abordagem de temas filosóficos, como o significado da existência, analogias bíblicas (Adam e Eve), o ciclo em loop sem fim entre a vida e a morte (2B, 9S e todos os androids), além de um novo olhar sobre a forma como vivemos. Ver os robôs imitando os humanos — seja nas ações, na construção de comunidades, ao replicar peças de teatro, viver em família ou até mesmo quando criam uma religião — abre a mente para uma série de questões.

Apenas humanos sentem emoções?

Cena do anime NieR: Automata Ver1.1A com 2B e 9S de costas e o robô Pascal na frente dos dois

Os protagonistas, 2B e 9S, têm personalidades simples e contrastantes. Enquanto 2B é mais reservada e segue as instruções da YoRHa à risca, 9S é extrovertido, brincalhão e gosta de conversar sobre as coisas mais aleatórias. O foco da 2B é no combate. Já o 9S é como um scanner, sempre pronto a hackear os inimigos. Embora não demonstrem tão abertamente e apesar de não serem humanos, um tem profunda consideração pelo outro.

Embora a guerra seja contra as máquinas, os grandes antagonistas da primeira temporada são Adam e Eve. Além da alusão à Bíblia com as figuras de Adão e Eva, a dupla segue uma dinâmica interessante que se assemelha ao relacionamento entre irmãos. Adam é o mais inteligente e polido, enquanto Eve é impulsivo e infantil, sempre buscando a aprovação de Adam. 

Esses personagens podem não parecer interessantes à primeira vista, mas desempenham papéis cruciais na história. Afinal, são formas de vida mecânica que têm interesse sobre o conhecimento humano, que mostram emoções e entram em um estado constante de evolução.

O anime NieR: Automata Ver1.1A não evita cenas de ação, que são fluidas, embora não atinjam o mesmo nível de liberdade de outras obras do gênero. As batalhas de 2B e 9S contra as máquinas ou quando 2B enfrenta Adam para salvar o 9S são visualmente agradáveis de acompanhar. As sequências são bem executadas, apesar de algumas intervenções da computação gráfica. Não é um recurso que me agrada, mas nem sempre atrapalha dependendo da dosagem e da forma como é aplicada. 

Apesar das limitações na produção, as cenas de ação são bem produzidas mesmo diante do contexto atribulado dos bastidores, levando a atrasos nos episódios do anime na época do lançamento.

A expansão do universo de NieR

O anime sofreu com uma produção problemática, marcada por atrasos que resultaram em um hiato de meses, criando uma sensação de reinício forçado. Eu acabei não sentindo tanto, pois parei de acompanhar pouco depois da estreia. Agora que cheguei ao final, nem parece que NieR: Automata Ver1.1A passou por dificuldades. Eu me surpreendi positivamente com o anime, a ponto de maratonar (o oposto do que fiz há mais de um ano).

As adaptações de videogames para anime frequentemente enfrentam o desafio de capturar a essência e a profundidade da história e dos personagens do material original na tentativa de replicar a experiência do jogo. Ainda não tive a chance de jogar, mas aparentemente a animação para a TV conseguiu criar novas oportunidades e expandir a narrativa do game. 

O anime oferece uma visão rica e envolvente do universo de NieR. Ao chegar ao final da primeira temporada de NieR: Automata Ver1.1A, fiquei com mais vontade de conhecer o jogo e já estou pronta para os próximos episódios. Para quem é fã da franquia, imagino que a continuação já esteja no calendário. Já para quem é como eu, sem a visão completa, é a chance de acompanhar a simpática dupla 2B e 9S, além de mergulhar em uma boa história de ficção científica com temas filosóficos profundos sobre questões existenciais.

Eu já estou na contagem regressiva para a sequência, e você? Deixe seu comentário me contando o que você espera com NieR: Automata Ver1.1A Part 2. 🙂

Deixe um comentário