K-Drama · Review

[Review] Lovely Runner é a definição mais pura de um rom-com

Cena do K-Drama Lovely Runner com Sun Jae se inclinando em direção a Im Sol com um guarda-chuva enquanto neva

Twinkling Watermelon, Welcome to Samdal-ri,  A Time Called You…se o final de 2023 trouxe algumas das melhores séries coreanas do ano, 2024 parece ainda mais promissor para os K-Dramas. Um dos nomes mais marcantes até agora passou brevemente por aqui como parte do tour de maio. Foi apenas uma degustação, já que agora ganha um post inteiramente dedicado a ele graças ao impacto que deixou em mim e em muita gente que acompanhou o destino entrelaçado de Sun Jae e Im Sol em Lovely Runner (선재 업고 튀어). 

Baseado na novel “Naeilui Euddeum” by Kim Bbang, publicada em 2020, O K-Drama da tvN combina viagem no tempo, muito romance e uma pitada de música. Com roteiro de Lee Shi Eun e direção de Yoon Jong Ho e Kim Tae Yeop, Lovely Runner nos leva por uma montanha-russa de emoções do início ao fim. 

Por ser uma das séries coreanas que mais me marcou até agora, entre as produções deste ano que estou acompanhando, o rom-com está ganhando um review só para ele. Vem comigo?

Ficha técnica

Série: Lovely Runner (선재 업고 튀어)

Gênero: Drama, Romance, Viagem no Tempo

Número de Episódios: 16

Estreia: 8 de abril de 2024

Direção: Kim Tae Yeob e Yoon Jong Ho

Roteiro: Kim Bbang (novel), Lee Si Eun

Elenco principal: Byeon Woo Seok (Ryu Sun Jae), Kim Hye Yoon (Im Sol), Song Geon Hee (Kim Tae Sung), Lee Seung Hyub (Baek In Hyuk) e a lista completa


Em 2023, Ryu Sun Jae (Byeon Woo Seok) é um idol famoso, vocalista da banda ECLIPSE, e com uma vida aparentemente perfeita, sem preocupações ou motivos para se sentir triste. No entanto, esta imagem é apenas a superfície, já que lá no fundo ele está despedaçado a ponto de colocar um fim em sua vida. 

Im Sol (Kim Hye Yoon) é uma grande fã e começou a acompanhar a banda após ouvir as palavras de Sun Jae em um momento em que ela não tinha motivação para viver depois de sofrer um acidente. Ao receber a notícia de que seu idol se foi, ela fica devastada, mas ganha a chance de voltar ao passado e, quem sabe, mudar o destino de seu bias. 

De volta ao ano de 2008, Im Sol tenta de tudo para salvar Sun Jae. O único problema é que toda vez que ela tenta mencionar qualquer acontecimento do futuro, as coisas não saem como ela esperava. Será que o passado pode realmente ser mudado?

Review de Lovely Runner

Cena do K-Drama Lovely Runner com Im Sol estendendo uma sombrinha amarela em direção ao Sun Jae na frente do portão da sua casa em um dia chuvoso

Este é o início de tudo. O trecho em destaque a seguir é parte da letra da música “Sudden Shower (소나기)”, que o Sun Jae escreve para o seu primeiro amor. Ele se apaixona pela Im Sol à primeira vista, quando ela o confunde com um entregador e estende sua sombrinha amarela em direção a ele. Esta é a primeira timeline. No futuro, Im Sol não tem essa lembrança, nem se envolve com o Sun Jae, já que na época ela tinha olhos apenas para o Kim Tae Sung (Song Geon Hee).

"You are like a gift given by the sky / In a world where I stand alone / One day, you suddenly fell like a shower / I’m calling you again today / A precious person to me"

Além disso, devido ao acidente que a faz perder os movimentos das pernas, ela leva uma vida amarga e sem qualquer motivação para viver. Essa motivação vem de forma inesperada, quando Im Sol ouve palavras de incentivo do Sun Jae em um programa de rádio. Desde então, ela encontra conforto na música da banda, vira uma fã ávida do idol e o acompanha com carinho. A música de Sun Jae se torna um suporte vital para Im Sol em momentos difíceis. 

Enquanto ela encontra uma razão para continuar vivendo, o mesmo não vale para Sun Jae. O destino, porém, parece aberto a dar uma nova chance aos dois quando Im Sol consegue voltar ao passado e decide alterar o curso da história. 

Múltiplas linhas do tempo, um destino

Cena do K-Drama Lovely Runner com Im Sol colocando fones no Sun Jae enquanto os dois estão dentro de um ônibus

Desde a série alemã Dark até a coreana A Time Called You, viagem no tempo se tornou um dos meus temas preferidos. Idas e vindas ao passado são sempre um motivo para colocar um roteiro no meu radar. Lovely Runner entrou de vez quando vi o nome do Woo Seok no elenco. Seu personagem no filme 20th Century Girl ganhou meu coração, mas a sementinha foi plantada antes, em outras séries que acompanhei como Record of Youth, Search: WWW e até mesmo uma pontinha em Moon Lovers Heart Scarlet Ryeo

Meu apego se estende também para a Hye Yoon depois de vê-la em Extraordinary You com o 하루, que se tornou um dos meus K-Dramas favoritos. Nos dois papéis, ela consegue transmitir bem a determinação de seus personagens para enfrentar o destino. Já o Sun Jae me lembra o Woon Ho de 20th Century Girl, equilibrando vulnerabilidade com um charme adorável que ressoa com os espectadores.

Ao longo de seus 16 episódios, a história se alterna entre o passado e o futuro em múltiplas linhas do tempo. Determinada a proteger Sun Jae, Im Sol tenta a todo custo mudar seu trágico destino. Além de descobrir que tanto seu acidente como a morte do idol não são meras coincidências, a cada viagem, a protagonista vai deixando de ser apenas uma fã que admira seu idol para cultivar um amor que transcende o tempo. 

Enquanto Im Sol vai descobrindo o que sente, o amor de Sun Jae é inabalável — não importa a era ou quanto tempo passe, como eles se conhecem ou até mesmo se o encontro dos dois é adiado. Do início ao fim, Sun Jae permanece fiel aos seus sentimentos e seu amor por Im Sol jamais muda.

Memórias não esquecem seu caminho

Cena do K-Drama Lovely Runner com Sun Jae e Im Sol fazendo pose para fotos em uma cabine fotográfica

Sua motivação de salvar o Sun Jae como fã cresce e se transforma no desejo de vê-lo viver uma vida longa e saudável, mesmo que para isso precise abrir mão desse sentimento e das memórias juntos. Quando dois destinos estão entrelaçados, não importa quanto tempo passe, as lembranças sempre encontram o caminho de volta.

“Memories don’t disappear, they’re all smeared into one’s soul, the brain may forget, but one soul’s been keeping every piece of it”. 

A frase acima é uma das minhas preferidas e vem de uma conversa entre Im Sol e sua avó em de seus raros momentos de lucidez, já que ela tem demência e as lembranças não são mais as mesmas na maior parte do tempo. Mais à frente, a frase faz muito sentido e acaba se tornando a maior essência de Lovely Runner, diferenciando a série de outras com tema sobre viagem no tempo e tornando-a uma das maiores referências no gênero rom-com.

Se as memórias marcam, a trilha sonora do K-Drama também se tornou memorável — seja pela voz da banda ECLIPSE ou por nomes conhecidos no K-Pop como N.Flying, Minnie do (G)-IDLE e 10CM. Embora a banda exista apenas no universo de Lovely Runner, a música “Sudden Shower (소나기)” alcançou o 5º lugar no MELON, uma das principais paradas musicais. “I Think I Did”, “Spring Snow” e “Run Run” também entraram na lista do Top100.

Impressões finais de Lovely Runner

Imagem do K-Drama Lovely Runner com Sun Jae e Im Sol. Do lado esquerdo, os atores. Do lado direito, seus personagens na novel

As idas e vindas da Im Sol entre o passado e o futuro, ora me lembravam de A Time Called You, ora me faziam pensar em Twinkling Watermelon. As três séries coreanas exploram tanto a viagem no tempo como a ambientação entre os anos 90/2000. Em todas, mudanças no passado acabaram alterando eventos do futuro.

Lovely Runner se aproxima mais de A Time Called You pelo romance e as memórias, criadas ou apagadas pelas interferências externas. Também pelo criminoso de olho na protagonista, mas, felizmente, sua participação é limitada a pouco tempo de tela e passa quase despercebida. 

A grande estrela do K-Drama é o rom-com, acompanhado pelas reações fofas do Sun Jae quando está perto da Im Sol. As cenas românticas também ganham bastante destaque, trazendo muitos momentos fofinhos entre os dois. Em todas as linhas do tempo e as diferentes experiências compartilhadas em cada uma delas, Sun Jae mostra uma devoção inabalável, sempre colocando seu coração como guia das suas escolhas.

O clima de romance divide os holofotes com uma pitadinha de comédia, protagonizada pelos amigos mais próximos ou pela família do casal, e com cenas mais profundas. Uma das minhas preferidas é o abraço entre a avó da Im Sol e o Sun Jae, acompanhada por uma frase simples (mas profunda), o sorriso genuíno da 할머니 e os olhos cheios de lágrimas do protagonista. O envolvimento de Tae Sung também cumpre um papel crucial na história e dá um significado ainda maior ao final de Lovely Runner.

Últimas considerações

Se o Byeon Woo Seok já me conquistou com o Woon Ho em 20th Century Girl, o Sun Jae deixou memórias ainda mais profundas. Sun Jae, 보고 싶어요!  O mesmo vale para Lovely Runner, que se tornou uma das melhores comédias românticas entre os K-Dramas que eu conheço. É uma daquelas séries coreanas que eu veria novamente. 

Lovely Runner é um rom-com destinado a se tornar um clássico. Com sua profundidade emocional, personagens cativantes e uma trilha sonora inesquecível, não impressiona o impacto que a história de Sun Jae e Im Sol deixou na memória de quem acompanhou cada episódio até o fim. O casal não apenas mostra o poder de um amor que transcende o tempo e o espaço, mas também explora a complexidade do luto, da perda e da esperança.

Sem os clichês de triângulos amorosos, chaebols e obstáculos para atrapalhar o casal, Lovely Runner aposta na simplicidade do amor puro e do apoio mútuo, mostrando que os dois podem ir atrás dos seus sonhos enquanto constroem uma vida juntos. Se as comédias românticas pudessem ser definidas por um K-Drama, Lovely Runner seria uma das candidatas mais fortes.

O amor inabalável do Sun Jae me fez lembrar do Kang Tae Moo em Business Proposal, mais uma recomendação para quem não dispensa um bom romance.

Deixe um comentário