Atenção passageiros! Depois de passar pelos animes e pelos lançamentos de K-Pop que mais se destacaram em maio, chegou a hora de embarcar no tour pelos K-Dramas. A programação do voo KD2405 resgata uma série coreana que mergulha na história de amor entre uma sereia e um humano, transcendendo o tempo. Também passa pelos tribunais, transformando um advogado pouco conhecido no centro das atenções.
Durante a viagem, vamos fazer uma conexão em Lovely Runner, já que o K-Drama chegou ao seu último episódio após idas e vindas entre o passado e o futuro. E, trouxe com ele, mudanças significativas. Para encerrar o tour, teremos as primeiras impressões de Dare to Love Me, nova série que fez sua estreia em maio.
Então, prepare-se para embarcar em mais um review com recomendações para você com as obras que acompanhei durante o mês. Vem comigo?
Big Mouth
Big Mouth (빅마우스) entrou na grade de programação da MBC em 29 de julho de 2022, onde permaneceu até 17 de setembro do mesmo ano ao completar 16 episódios. Desde então, o K-Drama estava em stand-by para fazer sua estreia em um dos tours por aqui. Quando vi os nomes de Lee Jong Suk e YoonA (Girls’ Generation) no elenco, não pensei duas vezes para colocar a série coreana na minha lista.
Na época da estreia de Big Mouth, eu estava passando por uma mudança bem grande e ainda não tinha conseguido retomar a rotina de encaixar animes e K-Dramas nas minhas horas livres. Como eu entrei na vibe dos tribunais em abril, alternando entre os papéis de protagonista e coadjuvante em Vincenzo, Touch Your Heart, Queen of Hearts e Wonderful World, senti que era o momento de resgatar Big Mouth. E também já estava sentindo falta de ver o Jong Suk, o que me deu mais um motivo para a escolha. ˆˆ
Big Mouth nos apresenta Park Chang Ho (Lee Jong Suk), um advogado pouco conhecido por suas baixas taxas de vitória no tribunal, mas com o sonho de tornar seu nome conhecido. Go Mi Ho (YoonA) é sua fiel e corajosa esposa, que não tem medo de fazer o que é certo, nem recua quando precisa apoiar o marido, mesmo que isso signifique colocar sua vida em risco. O casal vive uma vida simples até uma reviravolta virar tudo de cabeça para baixo. E a fama que Chang Ho tanto ansiava vem de uma forma inesperada.
Vale a pena?
Sabe aquela vontade irresistível de ver um episódio atrás do outro? Big Mouth fez isso muito bem e me deixou ansiosa do início ao fim, colocando minha capacidade de resiliência no limite. Quando Chang Ho é preso como Big Mouse, a curiosidade toma conta. Será que ele realmente é o Big Mouse? Ou é o diretor do presídio Park Yoon Gab (Jung Jae Sung)? É o guarda Gan Soo-Chul (Kim Dong Won)? Ou será o Jerry (Kwak Dong Yeon)? E o prefeito Choi Do Ha (Kim Joo Hun)?
Muitos suspeitos e um sentimento de desconfiança. É assim que o roteiro nos conduz de um episódio ao outro, revelando as peças do quebra-cabeça aos poucos. Toda a trama de Big Mouth é escrita de forma inteligente — nos faz pensar, questionar, duvidar e ansiar pela descoberta da verdade por trás de tudo. São poucas as séries que seguem este caminho e nem todas se saem bem. Big Mouth é uma das exceções.
O elenco também contribui para isso com a atuação do casal Chang Ho e Mi Ho. De um lado, a transformação de Chang Ho. Do outro, a postura firme de Mi Ho. Entre eles, um amor que não precisa apelar a cenas longas de beijos para mostrar sua força. Nos últimos episódios, cada gesto ou troca de palavras entre os dois já me levava a lágrimas.
Se em Vicenzo, a justiça se apoiou em um vilão, em Big Mouth, o mal precisou ser derrotado por um mal ainda maior para superar as brechas da lei. Algumas questões ficam no ar. Quem era o nº 1? Encontraram a Hyejin? E como ficou a busca pelo filho legítimo do presidente Kang? Mesmo sem todas as respostas, a forma como o ciclo se fecha é satisfatória. Triste, mas satisfatória. É impossível não recomendar.
The Legend of the Blue Sea
The Legend of the Blue Sea (푸른 바다의 전설) é um K-Drama da SBS, que foi ao ar entre 16 de novembro de 2016 e 25 de janeiro de 2017. A série coreana ganha 20 episódios, quatro a mais do que o padrão, além de dois extras com a visão do diretor.
Depois de ver Goblin e My Love From the Star, resolvi acompanhar The Legend of the Blue Sea. Além disso, quase todos os trabalhos com o ator Lee Min Ho estão na minha lista, então era apenas uma questão de tempo até o clássico conto sobre o amor entre um humano e uma sereia aparecesse por aqui.
Talvez como todas, ou pelo menos a maioria, das histórias sobre sereias, The Legend of the Blue Sea é inspirado na famosa obra A Pequena Sereia. A história traz um toque moderno misturado ao tema de vidas passadas, algo que me parece bem recorrente entre as séries coreanas ultimamente.
Dam Ryung (Lee Min Ho) e Se Hwa (Gianna Jun) vivem uma trágica história de amor no passado e se reencontram no futuro como Heo Joon Jae e Sim Cheong. Apesar de não terem memórias do tempo que passaram juntos em outra vida, o destino os une novamente quando Joon Jae faz uma viagem à Espanha. Ele chega ao país no momento em que a sereia Sim Cheong deixa o mar para se aventurar no mundo humano.
O K-Drama começa marcado por cenas hilárias de Cheong, que não conhece nada sobre os costumes humanos, e lindas paisagens das cidades de Girona, Corunha e Barcelona. Inclusive, já adicionei a Torre de Hércules como um dos lugares para visitar quando (e seu) eu tiver a chance de conhecer a Espanha. ˆˆ
Vale a pena?
The Legend of the Blue Sea tem um ritmo lento, talvez pela extensão de 20 episódios. O roteiro também não traz grandes inovações, mas tem uma boa história para passar o tempo. E, claro, a atuação do Lee Min Ho. Seu personagem me lembrou muito o Kim Tam de Heirs (um dos primeiros K-Dramas a aparecer nos destaques do blog) e o Lee Gon de The King: Eternal Monarch (no mês seguinte). Mas Lee Min Ho é Lee Min Ho e estará sempre no meu coração como o Koo Jun Pyo de Boys Over Flowers. xD
Já não posso dizer o mesmo da atriz Gianna Jun. Após ver sua atuação em My Love From the Star e agora em The Legend of the Blue Sea, não sinto tanto carisma e empatia pelos seus personagens. Quem mais chamou minha atenção na série foi a dupla formada por Tae O (Shin Won Ho) e Cha Si A (Shin Hae Sun). Muito fofo o papel dele como hacker, que secretamente admira a Cheong, e suas interações fofinhas com a 누나.
Outro destaque é a amizade da pequena Yoo Na (Shin Rin Ah) com Cheong, além das reviravoltas envolvendo Jo Nam Doo (Lee Hee Jun). Com seu perfil de vigarista e o interesse pelo dinheiro, era difícil saber até que ponto dava para confiar no que ele dizia. O roteiro me fez desconfiar o tempo todo, mas foi bem satisfatório ver como o ciclo se encerra.
De modo geral, The Legend of the Blue Sea é um bom passatempo, mas não vai além disso. Não espere surpresas, além de uma pequena reviravolta ou outra. Se você gosta de sereias, não perde uma atuação do Lee Min Ho e busca um rom-com com muitas cenas de romance, pode colocar o K-Drama na sua lista.
Lovely Runner
Sun Jae, 벌써보고싶어! *secando as lágrimas antes de começar* Lovely Runner (선재 업고 튀어) está de volta à programação. A série coreana da tvN teve sua estreia no dia 8 de abril e chegou ao seu 16º episódio no dia 28 de maio.
Eu me apaixonei pelo personagem do Byeon Woo Seok em 20th Century Girl e, quando vi seu nome no elenco como o Ryu Sun Jae, já coloquei o K-Drama na minha lista para acompanhar em tempo real. Também gostei da Kim Hye Yoon em Extraordinary You e fiquei curiosa para ver como seria sua atuação no papel da Im Sol em Lovely Runner. O tema viagem no tempo apenas confirmou a decisão de incluir a série na seleção.
Por que será que alguns K-Dramas passam tão rápido e marcam tanto? Quando cheguei ao final, fiquei com aquela sensação de vazio. Minhas segundas e terças não serão mais as mesmas daqui para frente sem o Sun Jae. Se o Byeon Woo Seok já me conquistou (e me fez rir e chorar) com o Woon Ho em 20th Century Girl, o Sun Jae deixou memórias ainda mais profundas marcadas no meu coração.
Por falar em memórias, uma frase reflete bem a essência de Lovely Runner: “Memories don’t disappear, they’re all smeared into one’s soul, the brain may forget, but one soul’s been keeping every piece of it”. Não importa quanto tempo passe, nem quantos desvios ocorram na trilha da vida, as lembranças sempre encontram o caminho de volta.
Lovely Runner tem um toque leve, suavizado por cenas de comédia — muitas vezes protagonizadas pelas reações fofas do Sun Jae quando está perto da Im Sol. Para quem gosta de rom-com, as cenas românticas também ganham bastante destaque, trazendo muitos momentos fofinhos entre os dois.
Estreia de Maio
Dare To Love Me
Em abril, foi Lovely Runner que ganhou espaço por aqui entre os K-Dramas com transmissão em tempo real na Coreia do Sul. Neste mês, mais uma série coreana está entrando na programação de bordo. A escolhida de maio é Dare to Love Me (함부로 대해줘), uma produção da KBS2, que teve sua estreia no dia 13.
Dare to Love Me acompanha o relacionamento entre Shin Yoon Bok (Kim Myung Soo) e Kim Hong Do (Lee Yoo Young). Em sua época como estudante, Yoon Bok sofria com os colegas por manter os costumes da era Joseon, herdados da Seongsan Village, onde mora, que ainda preserva as tradições antigas.
Com o apoio da Hong Do 선생님, Yoon Bok se torna um adulto confiante e cheio de coragem. Porém, com o passar dos anos, agora é Hong Do quem precisa recuperar a confiança que perdeu pelas circunstâncias dos tempos modernos. O reencontro dos dois, e seus diferentes mundos, pode levar a algo muito maior do que o apoio mútuo.
Com Big Mouth, Vincenzo e Vigilante em sequência, achei que seria bom acrescentar mais uma pitada de romance na seleção para equilibrar as emoções. Após avaliar todas as estreias de maio, Dare to Love Me foi o K-Drama que mais chamou minha atenção. Os primeiros episódios demoraram um pouco a engajar. E a personalidade levemente (para não dizer muito) dramática da Hong Do não ajuda muito. Aos poucos, a série está me envolvendo.
* * *
Chegamos ao final de mais um tour! O que achou da seleção deste mês? Minhas principais recomendações para você incluem Big Mouth, que me deixou com vontade de maratonar todos os episódios de uma vez, e Lovely Runner, que fez eu me apegar ao Sun Jae (e eu comecei a pensar em “내게로 come back…” do NCT 127). 돌아와줘, 선재아! Dare to Love Me ainda é recente para dizer mais, enquanto The Legend of the Blue Sea é um bom passatempo e nada mais.
Quer dicas para seguir no clima da viagem? Search: WWW destaca a liderança feminina e a acirrada concorrência para chegar ao topo.