Atenção passageiros! Estamos prestes a iniciar mais um voo com destino aos lançamentos de K-Pop que se destacaram em abril. O embarque para o voo KP2404 já foi liberado. Tenha em mãos um documento com foto e a passagem para agilizar o atendimento. Durante o trajeto da viagem, vamos passar por comebacks, debuts (solo e de grupos, K-Pop e K-Rock), collabs e alguns pré-release de álbuns que estão por vir.
- BABYMONS7ER – BABYMONSTER
- minisode 3: TOMORROW – TXT
- MANITO – QWER
- Renegade – Lucas
- Officially Cool – Bang Yedam ft Winter [aespa]
- Midas Touch – KISS OF LIFE
- Beautiful MAZE – DRIPPIN
- Beautiful Shadow – ONF
- Blush – woo!ah!
- Youth Chapter 1: YOUTH DAYS – EPEX
- Stand Up – Rolling Quartz
- One Of A Kind – Loossemble
- Planet Nine : ISOTROPY – ONEWE
- Impossible + – RIIZE
- Wait Me There – Apink
- Fly – JinJin ft Moonbin [ASTRO]
- Kick-START – TIOT
- YOUTH – Doyoung
- Straight Line – Kep1er
- Sweat – ZEROBASEONE
- Bubble Gum – NewJeans
- Spot! Zico ft. Jennie [Blackpink]
- IVE SWITCH – IVE
- 17 is Right Here – Seventeen
- Troubleshooting – Xdinary Heroes
Entre os destaques do tour pelo K-Pop deste mês, você encontrará álbum novo do TXT, KISS OF LIFE, ONF, ONEWE, IVE, Seventeen e Xdinary Heroes. Também tem vários pré-releases, incluindo RIIZE e ZB1. Vamos decolar em instantes. Vem comigo?
BABYMONS7ER – BABYMONSTER
Após alguns singles e a saída (felizmente temporária) da Ahyeon, BABYMONSTER (베이비몬스터) está de volta com o grupo completo e seu primeiro álbum BABYMONS7ER — liberado nas plataformas de streaming no dia 1º de abril. Assim como a quantidade de membros, o EP traz sete faixas — uma intro, uma coletânea das primeiras músicas (agora com a voz da Ahyeon, exceto por “Dream” que foi o pré-debut com todas), um remix, a nova titletrack “Sheesh” e a faixa “Like That”.
Álbum apenas no nome, já que a maior parte é reaproveitamento do que Asa, Chiquita, Haram, Pharita, Rora e Ruka lançaram até agora. O que muda basicamente é a adição da Ahyeon. De novidade mesmo, temos “Sheesh” e “Like That”, além da versão remix de “Stuck in the Middle”. Não vamos contar a introdução de 44 segundos, já que ela serve para apresentar o mood.
“Sheesh” teve a mão de Choi Hyun Suk (TREASURE) na produção e na letra. Ainda assim, a titletrack conseguiu a mesma façanha de “Batter Up”, passando bem longe da minha playlist e ainda deixando um sentimento de estranheza. Eu acompanhei todo o reality da YG e vi o potencial das meninas. Por que isso não aparece nas músicas do BABYMONSTER? Por que não inovar e tentar algo novo para elas? Mais uma vez, o grupo perdeu a chance de estabelecer sua própria identidade musical.
Já “Like That” foi uma boa surpresa, revelando um pouco mais da capacidade vocal das meninas embalada pelo R&B. É a primeira música do BABYMONSTER até agora que posso dizer que realmente gostei.
Ouça o álbum BABYMONS7ER completo no Spotify.
minisode 3: TOMORROW – TXT
Awww…! Ao lado do SHINee (샤이니), o TXT (투모로우바이투게더) tem sido meu boy group preferido e uma das melhores companhias para as minhas playlists. Fico animada cada vez que um comeback novo é anunciado. A novidade mais recente de Beomgyu, HueningKai, Soobin, Taehyun e Yeonjun veio no dia 1º de abril com o álbum minisode 3: TOMORROW — que segue o lançamento do EP The Name Chapter: FREEFALL em outubro de 2023.
O disco é o terceiro da série minisode e traz sete faixas, incluindo a titletrack “Deja Vu” e uma versão anemoia remix para ela com uma pegada mais rock e na vibe de “0X1=LOVESONG”. E se ‘anemoia’ representa o desejo nostálgico de voltar ao passado, o TXT faz isso muito bem ao incluir código morse no nome da segunda faixa em uma referência direta ao debut com “Crown”. O significado remete ao nome do álbum: tomorrow (de acordo com quem acompanhou o fanmeeting do grupo).
minisode 3: TOMORROW abre com o EDM em peso com “I’ll See You There Tomorrow”, seguido pelo código morse ‘- — — — .-. .-. — .–‘ da nostalgia. Aí vem a titletrack “Deja Vu”, “Miracle”, “The Killa (I Belong To You)”, “Quarter Life” e o remix da faixa-título inspirado pelo rock para fechar.
Tenho a impressão que todo o álbum foi feito para um festival. Enquanto ouvia a tracklist, senti como se eu estivesse ouvindo uma banda num Coachella, Rock in Rio ou Lollapalooza. É um som genérico, mas marcante e fácil de gostar. Fica até difícil escolher o que recomendar, já que o álbum todo poderia entrar na lista. O remix de “Deja Vu” e o som afrobeat de “The Killa (I Belong To You)” que parece dar sequência a “Tinnitus”, definitivamente não podem faltar.
Ouça o álbum minisode 3: TOMORROW completo no Spotify.
MANITO – QWER
O primeiro dia de abril também trouxe uma novidade para mim — a descoberta da banda QWER (최애의 아이들) com seu 1º miniálbum MANITO. Quando ouvi toda a tracklist, sete músicas, fiquei impressionada com a sonoridade das meninas, que lembra muito um mix entre o J-Pop e o J-Rock. E já me bateu aquela saudade de bandas como Scandal (スキャンダル) e Stereopony (ステレオポニー), que já marcaram presença forte nas minhas playlists de rock japonês.
Memória à parte, vamos voltar ao breve review. Primeiro, quem é o QWER? A banda faz parte de um projeto da Tamago Production em parceria com a 3Y Corporation. Formada por quatro integrantes — Chodan, Hina, Magenta e Siyeon — fez seu debut em 18 de outubro de 2023 com o single album Harmony from Discord. MANITO marca o primeiro comeback das meninas.
A titletrack T.B.H é bem animada com seu ritmo acelerado, clássico em algumas músicas mais antigas do J-Pop. Consigo ver a faixa como abertura de um anime também. Vamos pular “SODA” e seguir com as b-side “Free-Dumb” e “G9JB”, que têm vibes similares à faixa-título.
“Ferris Wheel” desacelera a frequência musical. Essa mudança coloca a música como uma das minhas favoritas do álbum. “Make Our Highlight” mantém o tom (com cara de festival) até chegar em “Manito”, fechando o ciclo.
Ouça o álbum MANITO completo no Spotify.
Renegade – Lucas
O dia 1º de abril foi marcado por muitos lançamentos. E o último a entrar na programação deste voo vem com o debut solo de Lucas (루카스) e seu álbum Renegade. Aliás, é uma escolha interessante de nome, mas vamos deixar isso de lado. Lucas, aquele Lucas do NCT, WayV e SuperM? O próprio! Eu não estava esperando por isso, levando em conta as medidas da SM Entertainment para lidar com polêmicas envolvendo idols. Como o foco do tour é na música, vamos deixá-las de lado também.
Renegade traz em sua tracklist três músicas: a titletrack com o mesmo nome e com direito a dois MVs (Plan A e Plan B), além das b-sides “Dip It Low” e “Crushing on You”. Em 2018, Lucas participou de um projeto solo da SM com “Coffee Break” — uma vibe totalmente diferente do que ouvimos nos lançamentos de 2024.
O álbum abre com a faixa-título “Renegade”, um conjunto de batidas de hip-hop, um rap sem tanta força e repetições de ‘renegade’ no refrão que não deixam marca, nem causam uma boa impressão para mim. Mas veja bem, é uma questão de gosto musical.
“Dip It Low” vem em seguida. É a faixa que mais chama minha atenção. Gosto principalmente da cadência no refrão, começando com foco na voz e o som quase imperceptível na primeira parte até o volume subir e encorpar o conjunto melodia e linha vocal. “Crushing on You” fecha o solo inspirada pelo reggae. Sem muito mais a dizer.
Ouça o álbum Renegade completo no Spotify.
Officially Cool – Bang Yedam ft Winter [aespa]
Abril começou movimentado para o K-Pop e, após uma série de lançamentos, o dia seguinte foi marcado por uma vibe mais cooldown graças a uma collab entre Bang Yedam (방예담) e Winter (윈터) com o single “Officially Cool”.
Após sair do Treasure em 2022, Bang Yedam deu seus primeiros passos na carreira solo recentemente. Já Winter faz parte do grupo aespa desde 2020. Quando vi que sairia uma collab, fiquei me perguntando como seria o resultado. Agora, posso dizer que a combinação das vozes dos dois ressoa de uma forma muito natural e ‘oficialmente cool’ (aproveitando o nome da música). ˆˆ
“Officially Cool” tem uma melodia suave, aconchegante e gentil, amplificada pelas duas vozes, combinando bem com o clima de primavera que já está florescendo pelos lados da Coreia do Sul. A paleta de cores em tom pastel do MV e o conceito fofinho enriquecem ainda mais a experiência sonora.
É uma música aparentemente simples, sem nada de mais. No entanto, a interação do dueto durante toda a performance, mais os motivos que mencionei acima, fazem ela ter um jeitinho todo especial para aquecer o coração e conquistar os ouvidos.
Midas Touch – KISS OF LIFE
KISS OF LIFE (키스 오브 라이프) fez seu comeback no dia 3 de abril com o single álbum Midas Touch, trazendo a faixa-título com o mesmo nome e a b-side “Nothing”. Vale lembrar que o último retorno das meninas ainda é recente, seguindo o lançamento do EP Born to be XX em novembro de 2023. Minha intenção era ter feito um review à parte, mais robusto, mas a novidade veio em uma semana que eu tinha um projeto do curso para entregar. T_T
Não teve post, mas Belle, Haneul, Julie e Natty marcaram presença ao menos nos destaques de K-Pop de março. Entre os girl groups ativos ultimamente, KISS OF LIFE chama a atenção pelo ar maduro e cheio de atitude presente nas músicas e na coreografia. E o grupo faz isso muito bem para se destacar dos outros.
“Midas Touch” me fez lembrar daquele som tão característico dos anos 90, início dos anos 2000, quando nomes como o da Britney Spears ocupavam os topos das paradas musicais. O instrumental marcante, os efeitos, a variedade de tom entre as vozes e a performance — todo o conjunto potencializa a experiência, enquanto traz um toque de nostalgia. Sem falar no visual, embora a referência a ‘midas touch’ me lembre mais ouro e brilho do que a mitologia em volta da Medusa transformando pessoas em pedra. O MV mistura um pouco de cada conceito. Por quê? Vai saber! xD
Com todo o brilho e o som old school de “Midas Touch”, a b-side “Nothing” serve como um acompanhamento tímido para complementar o comeback.
Ouça o álbum Midas Touch completo no Spotify.
Beautiful MAZE – DRIPPIN
O single “Midas Touch” do KISS OF LIFE veio acompanhado pelo comeback do DRIPPIN (드리핀) com o álbum Beautiful MAZE no dia 3 de abril. Desde novembro de 2022, quando o grupo lançou o álbum Villain: The End com 10 músicas, os lançamentos mais recentes seguem o padrão de três faixas. Após Hello Goodbye e Seven Sins em 2023, Beautiful MAZE é o mais novo EP a adotar o modelo.
Até agora, DRIPPIN estava fora do radar, mas a titletrack “Beautiful MAZE” (que dá nome ao álbum) concedeu aos meninos a oportunidade de entrar na programação deste voo. Embora a música não tenha elementos que se sobressaiam se olharmos para outros boy groups, nem traga surpresas, o refrão é cativante o suficiente para valer uma chance de ao menos entrar nos destaques de K-Pop deste mês.
Ouça o álbum Beautiful MAZE completo no Spotify.
Beautiful Shadow – ONF
Entramos na segunda semana de abril com um comeback do ONF (온앤오프) já na segunda-feira, 8, e o álbum Beautiful Shadow. O lançamento vem na sequência do EP Love Effect, que marcou o retorno do grupo no dia 4 de outubro de 2023 — depois de um hiato de quase dois anos enquanto todos os membros cumpriam o serviço militar obrigatório.
O novo álbum traz cinco músicas em sua tracklist, incluindo a titletrack “Bye My Monster”. Por falar nela, a vibe é totalmente diferente de uma faixa-título tradicional, além de dar um giro de 180º no tipo de conceito que os meninos costumam explorar. Ela deixa uma impressão elegante, orquestral e cheia de personalidade, ao usar Symphony No. 2 de Rachmaninoff como base. E mergulha em um visual mais dark, com um toque de drama e um tom teatral para apresentar o conjunto: música, coreografia e MV.
Gosto mais do arranjo e da proposta do que da música propriamente dita. “Bye My Monster” não é minha favorita, mas, definitivamente, é uma faixa para apreciar. Entre as minhas principais recomendações do álbum Beautiful Shadow do ONF, indico as b-sides “Chemical Type” e “Slave to the Rhythm” (maior destaque do EP para mim).
Ouça o álbum Beautiful Shadow completo no Spotify.
Blush – woo!ah!
Além do ONF (온앤오프), também teve comeback do woo!ah! (우아!) com o single “Blush” no dia 8 de abril. O último lançamento das meninas foi o single album Pit-a-Pat em novembro de 2022, com duas faixas: “Rollercoaster” e “LOVE THING”. Não é um grupo que costumo acompanhar, mas “Blush” chamou minha atenção por trazer um som bem similar ao que ouvimos com grupos como o NewJeans.
“Blush” é uma daquelas músicas chiclete no K-Pop com potencial para grudar em você e na sua playlist sem aviso prévio. É quase impossível ignorar a melodia. E ela vem acompanhada por um MV todo fofinho, assim como a coreografia. É um som bonitinho de ouvir de vez em quando (para não cansar) ou deixar de fundo enquanto faz outras coisas. Se tiver uma playlist levinha para dias que você quer afastar as preocupações, “Blush” pode ser um bom complemento.
Youth Chapter 1: YOUTH DAYS – EPEX
Em 9 de abril, um dia após o comeback do ONF (온앤오프), foi a vez do EPEX (이펙스) retornar com o álbum Youth Chapter 1: YOUTH DAYS. O lançamento veio seis meses depois do EP Prelude of Anxiety Chapter 2. ‘Can We Surrender?’ — um dos destaques de abril no K-Pop. A novidade chegou acompanhada por oito músicas na tracklist, incluindo a titletrack “Youth2Youth” (청춘에게), que já entrou para a minha lista de preferidas do grupo.
“Youth2Youth” tem um som inspirador e cheio de energia. A música começa com um ar mais tímido e melódico, como se fosse passar de fininho pela playlist. Chegamos no pré-refrão na companhia do piano e da linha vocal, preparando a entrada de um refrão otimista e agradável de ouvir. Bem diferente do que eu previa pela construção musical. E isso me surpreendeu positivamente. Quanto mais ouço, mais gosto.
A faixa-título não foi a única a chamar minha atenção no álbum Youth Chapter 1: YOUTH DAYS. Cada música tem um estilo único com diferentes gêneros, contribuindo para uma experiência sonora bem interessante. Entre elas, duas b-sides se sobressaem com as minhas recomendações do comeback do EPEX para você: “Painkiller” com seu pop acústico suave e “My Secret” explorando a linha vocal do grupo ao máximo.
Ouça o álbum Youth Chapter 1: YOUTH DAYS completo no Spotify.
Stand Up – Rolling Quartz
Dia 9 de abril também marcou o comeback da banda Rolling Quartz (롤링쿼츠) com o single “Stand Up”, seguindo o lançamento do single “Fearless” em setembro de 2023. Embora eu não fale tanto da Areum, Iree, Hyunjung, Jayoung e Yeongeun por aqui, acompanho todas as músicas e não poderia deixar a novidade de fora dos destaques. Afinal, não é sempre que temos K-Rock no catálogo de viagem, não é mesmo?
O single de debut “Blaze” segue como um dos meus preferidos na playlist de bandas coreanas de rock, ao lado de “Fearless”. “Stand Up” se destaca pela batida rítmica que guia a música do início ao fim, com pausas em alguns momentos para que a voz da Jayoung atraia todos os holofotes do palco. E mais uma vez mostra que as meninas sabem o que estão fazendo. Para quem curte rock (como eu ˆˆ), “Stand Up” é uma boa adição para a sua playlist roqueira.
One Of A Kind – Loossemble
Sete meses depois da estreia com o álbum Sensitive em setembro de 2023, Loossemble (루셈블) fez seu primeiro comeback no dia 15 de abril. O grupo, que reúne Go Won, HyeJu, HyunJin, YeoJin e ViVi (ex-integrantes do LOONA), lançou seu 2º miniálbum One Of A Kind. a tracklist conta com oito faixas mais uma vez, incluindo a titletrack “Girl’s Night” com uma versão instrumental e uma abertura para apresentar o mood do novo EP.
One Of A Kind parece mais interessante que seu antecessor, embora ainda não entre nas minhas preferências musicais. A faixa-título mantém a mesma sinergia dos lançamentos anteriores, com um som enérgico, divertido e otimista. Porém, são as b-sides que se destacam para mim, começando com “Truman Show”, passando por “Starlight” até voltar a “He Said I Said”. Estas são minhas preferidas, nesta ordem.
Ouça o álbum One Of a Kind completo no Spotify.
Planet Nine : ISOTROPY – ONEWE
Além de Rolling Quartz (롤링쿼츠), ONEWE (원위) também trouxe novidades para o cenário do K-Rock com o álbum Planet Nine : ISOTROPY. O comeback marca o reencontro dos cinco membros — Dongmyeong (voz e teclado), Giuk (rap e baixo), Harin (bateria), Kanghyun (guitarra) e Yonghoon (voz, guitarra e teclado).
No início do ano, Kanghyun e Yonghoon foram dispensados do serviço militar. Em fevereiro, a banda participou de uma collab com Moon Byul (MAMAMOO) para o single “Memories” do álbum Starlit of Muse. No dia 17 de abril, o quinteto retornou com seu mais novo EP e seis faixas, incluindo a titletrack “Beautiful Ashes”.
De baladas rock ao som mais intimista do jazz, a tracklist entrega um pouco de tudo e parece ter saído da trilha sonora de um K-Drama. Minhas maiores recomendações são as b-sides “Meteor Shower” e “Shoot It Out”.
Ouça o álbum Planet Nine : ISOTROPY completo no Spotify.
Impossible – RIIZE [Pré-release+]
“Gimme that beat…” pois o RIIZE (라이즈) chegou com mais um comeback animado no dia 18 de abril ao apresentar “Impossible” como o segundo pré-release do álbum RIIZING, previsto para junho. No início do mesmo, o grupo compartilhou a versão completa do seu single pré-debut “Siren”. A nova música de Anton, Eunseok, Sungchan, Shotaro, Sohee e Wonbin entra no ritmo da house music, com batidas rítmicas e sintetizadores ao fundo.
Melodia e coreografia passam uma sensação de liberdade e adrenalina, com movimentos leves e cheios de energia — mostrando que nada é impossível, nem mesmo se perder em meio a tantas trocas com as pernas. Reparou na intensidade? Em alguns momentos, os meninos parecem flutuar enquanto dançam.
“Impossible” reflete uma vibe similar ao single de debut “Get a Guitar” e contribui para manter a sonoridade única que o RIIZE vem construindo desde sua estreia no K-Pop. O som característico e o jeito ‘free spirit’ dos meninos colocam o grupo no radar como um dos mais promissores do momento. A música já está em loop na minha playlist, e na sua?
Mais spoilers…
Porém, “Impossible” não foi a única novidade do RIIZE. No dia 29 de abril, o grupo liberou mais três b-sides do álbum RIIZING: “9 Days”, “One Kiss” e “Honestly”. As duas primeiras até ganharam MV, enquanto a última está disponível no Spotify com todos os lançamentos até agora.
Em um tom otimista, “9 Days” mostra imagens que refletem a árdua jornada na vida dos idols e a resiliência para seguir em frente mesmo diante da intensa rotina (muitas vezes sem tempo para descanso). Entre trechos ora mais dance, ora mais tímido e um verso dedicado ao rap, a música muda de ritmo. Interessante, embora eu ainda prefira “Impossible”.
“One Kiss” já adota um tom mais romântico, com um toque de nostalgia que remete ao som clássico das boy bands dos anos 90. O MV traz bastidores da viagem dos meninos a Lisboa, em Portugal, onde “Impossible” foi gravada. É uma música mais melódica, exaltando as vozes de Anton, Eunseok, Sungchan, Shotaro, Sohee e Wonbin.
Para fechar a série de pré-releases, RIIZE também apresentou “Honestly” com um mix de pop e R&B — que não ganhou MV, mas teve live clip um pouco depois. O fluxo é mais suave que “Impossible”, tanto na melodia quanto na linha vocal, e tem um certo charme, tornando quase impossível não se render ao som. Já vai para as favoritas, naquela playlist mais tranquila.
Ouça a prévia do álbum RIIZING no Spotify.
Wait Me There – Apink
Para o Apink (에이핑크), o dia 19 de abril de 2024 teve um significado especial, já que marca o 13º aniversário do grupo desde o debut em 2011. Para celebrar a data com os fãs, Eunji, Namjoo, Hayoung, Chorong e Bomi lançaram o single inédito “Wait Me There”. E para expressar a gratidão das meninas pelas memórias construídas ao lado do fandom, a letra da música passou pelas mãos da Chorong.
O último retorno das meninas foi em dezembro com o single natalino “Pink Christmas” e, antes dele, o EP Self, que veio no dia 5 de abril de 2023 e foi um dos destaques de K-Pop aqui no blog (o primeiro da série).
“Wait Me There” tem uma melodia calma e confortante. Parece um abraço caloroso em forma de música. É bem agradável de ouvir, seja na sua versão original, no modo instrumental ou acompanhada pelo MV com imagens das meninas no estúdio (gravando e deixando mensagens para os fãs).
Fly – JinJin ft Moonbin [ASTRO]
Por falar em conforto, JinJin do grupo ASTRO (아스트로) presenteou os fãs com o single “Fly” no dia em que fez um ano desde que Moonbin se foi. Como o tempo passa, não é mesmo? Lembro o quanto fiquei triste e sem acreditar nas notícias. No mesmo anterior, ele e o Sanha tinham lançado “Madness”, que logo se tornou um hit e entrou como uma favorita absoluta na minha playlist (e segue até hoje).
“Fly” conta com a voz do Moonbin (para amenizar um pouco a saudade), além da participação do JinJin na composição e na letra da música. E também veio com um vídeo especial, com cenas ao ar livre na companhia do mar. A mensagem fica especialmente bonita na ponte: “When you’re tired and worn out / You can take a break, It was really hard / The days you’ve endured, a lot of days…”.
Kick-START – TIOT [Debut]
E teve debut de um novo boy group! Após preparar alguns singles pré-debut no ano passado — primeiro com o EP Frame the Blueprint: Prelude to Possibilities e depois “Find the Way” — TIOT (티아이오티) oficializou sua estreia no K-Pop no dia 22 de abril com o álbum Kick-START. O grupo fez seu debut pela Redstart ENM e tem cinco membros: Choi Woo Jin (vocalista), Hong Keon Hee (rapper), Kim Min Seoung (líder e rapper), Kum Jun Hyeon (vocalista) e Shin Ye Chan (maknae). Exceto pelo mais novo integrante — tanto na idade como no tempo com o grupo — todos participaram do reality Boys Planet, assim como ZB1 e EVNNE.
O álbum Kick-START traz cinco músicas em sua playlist, incluindo o pré-release “Moonrise” (apresentado pela primeira vez no dia 4 de abril) e a titletrack “ROCK THANG”. Inclusive, as duas faixas são as minhas favoritas no EP de debut do TIOT.
A faixa-título tem uma vibe poderosa e um tom divertido, com um visual bad boy que parece sair de uma história em quadrinhos. Já a b-side “Moonrise” traz uma melodia mais relaxante para recarregar as energias nos momentos de pausa e se inspirar com o storytelling do MV, destacando os laços de amizade entre os meninos ao dar as boas-vindas a Shin Ye Chan no grupo. ˆˆ
Ouça o álbum Kick-START completo no Spotify.
YOUTH – Doyoung [Solo Debut]
Já tivemos Taeyong (태용), Ten (텐) e outros membros do grande grupo NCT (엔시티) em seus primeiros passos na carreira solo. No dia 22 de abril — pouco mais de um ano após o debut com a unit NCT Dojaejung (NCT 도재정), que foi um dos destaques do primeiro compilado de animes, K-Dramas e lançamentos de K-Pop aqui do blog — Doyoung (도영) embarcou em sua trilha solo com o álbum YOUTH.
Apesar de ser seu primeiro álbum, Doyoung carrega uma bagagem cheia de singles solo desde 2016 — a maior parte dela dedicada a trilhas sonoras de K-Dramas. E a tracklist de sua estreia oficial já chegou robusta, incluindo 10 músicas, entre elas, a delicada titletrack “Little Light”.
A faixa-título passa a impressão de que Doyoung é o vocalista de uma banda. E sua voz se encaixa perfeitamente na vibe. Como era de se esperar, combina com a OST de uma série coreana ou a trilha de um filme. O MV segue, acompanhado por cenas em um vasto campo com instrumentos musicais, que se alternam entre uma aventura de bicicleta e um encontro com vagalumes (representando a luz).
Além de “Little Light”, o álbum pode facilmente receber outras recomendações, começando pela b-side “Beginning”, com um lindo som de piano e uma vibe inspiradora, além do envolvimento de Doyoung na letra e na composição da música. É uma boa escolha para aquela playlist que você gosta de ouvir quando busca um ânimo extra ao se sentir desencorajado pelas adversidades da vida.
Também indico a acústica “Time Machine” com a participação de Taeyeon (Girls Generation) e Mark (NCT) e a marcante “Lost in California”. Além das indicações, vale dar uma chance para o álbum todo e apreciar a voz de Doyoung em sua jornada emotiva pela música.
Ouça o álbum YOUTH completo no Spotify.
Straight Line – Kep1er [Pré-release]
Depois de NMIXX (엔믹스) com e Purple Kiss (퍼플키스), foi a vez do Kep1er (케플러) conquistar seu primeiro espaço por aqui com o single “Straight Line”. A música foi liberada no dia 23 de abril como pré-release do álbum Kep1going, que deve chegar no dia 8 de maio. O lançamento será o primeiro álbum japonês de Chaehyun, Dayeon, Hikaru, Huening Bahiyyih, Mashiro, Xiaoting, Yeseo, Yujin e Youngeun.
Se você acompanhou o post sobre os grupos de K-Pop temporários, já sabe que o contrato das meninas está prestes a expirar. Este pode ser um dos últimos comebacks. Desde o debut delas em 2022, “Straight Line” é a primeira música a chamar minha atenção — tanto que está entrando aqui nos destaques de abril.
A faixa, que será a titletrack do álbum Kep1going, aposta em um combo pop latino envolvente, batidas de hip-hop e sintetizadores, com algumas quebras interessantes que mudam o ritmo. Essa combinação dá personalidade à música e pode torná-la memorável em algumas playlists.
Sweat – ZB1 [Pré-release]
Desde o debut em julho de 2023, ZEROBASEONE (제로베이스원) está sempre trazendo alguma novidade. A mais recente veio no dia 24 de abril com o single “Sweat”, pré-release do álbum You Had Me At Hello, previsto para 13 de maio. O último comeback do grupo foi em novembro com o álbum Melting Point.
Han Yu Jin, Kim Gyu Vin, Kim Ji Woong, Kim Tae Rae, Ricky, Park Gun Wook, Seok Matthew, Sung Han Bin e Zhang Hao anteciparam o mood do verão com o single “Sweat”. A música já chegou cheia de energia e uma dinâmica similar a “Impossible” do RIIZE, trocando o house clássico por uma batida que tende mais para o dance pop. O MV é quase tão refrescante como um dia na praia, seja nas cenas em cima do palco com o mar ao fundo, no meio da pista dançando na chuva ou na companhia do sol se pondo no horizonte. E a coreografia merece pontinhos extras! ;P
Sinto que a novidade sai um pouco da identidade musical que os meninos estavam apresentando até então, mas não dá para negar que o som tem potencial para entrar na pista de dança e na playlist das festas. No geral, o beat me agrada, mas não sou muito fã do “Brr-rup, ba, ba, ba-dum / Ba-dup, ba, ba, ba-dum”.
Bubble Gum – NewJeans [Pré-release]
Parece que este foi o mês dos pré-releases, né? Muitos grupos de K-Pop resolveram prolongar o aquecimento até o comeback com um novo álbum. NewJeans (뉴진스) também entrou na onda e trouxe o single “Bubble Gum” no dia 26 de abril. E quando chegar o momento de mostrar a tracklist completa, Danielle, Haerin, Hanni, Hyein e Minji prometem ir além com, não apenas um, mas dois novos single albuns: How Sweet (24 de maio) e Supernatural (21 de junho) para o mercado japonês.
As novidades vêm em sequência ao último comeback do grupo, em julho de 2023, com o álbum Get Up. Sem contar o lançamento de “Gods” em outubro, em uma collab especial com a Riot Games para o Campeonato Mundial de League of Legends. Percebeu que eu estou falando apenas de música, né? Conflitos à parte entre HYBE e ADOR, é nisso que vamos focar, combinado? ˆˆ
Mantendo a estética dos anos 90 com uma sonoridade soft já presente em músicas anteriores na discografia do grupo, as meninas reforçam sua identidade musical com “Bubble Gum”. Além do toque sonhador e da gentil melodia que acompanha a voz das meninas, o instrumental é acompanhado pelo efeito de bolhinhas de sabão ao fundo de forma bem sutil. O tom da música é o mesmo do início ao fim, parece um comercial (afinal, é a proposta). É agradável, mas não é memorável (acho). Poderia facilmente se mesclar a uma playlist de ambiente.
Spot! Zico ft. Jennie [Blackpink]
Zico (지코) e Jennie (제니)? Por essa collab, eu não esperava! Foi uma surpresa abrir o YouTube no dia 26 de abril, depois de ouvir “Bubble Gum” do NewJeans, e me deparar com o single “Spot!”. O último álbum do Zico é de 2022, enquanto Jennie (como Blackpink) também teve o álbum mais recente lançado com o grupo no mesmo ano (sem contabilizar o single “The Girls”). Depois disso, Jennie lançou alguns trabalhos solo com “You & Me” em 2023 e “Slow Motion” em março, além da participação em “One of the Girls” para a série The Idol.
“Spot!” segue a tendência ao mergulhar na vibe do hip-hop característico do final dos anos 90 e início dos anos 2000, mesclando muito bem as vozes de Zico e Jennie. Bastou ouvir uma vez para saber que a música foi pensada com um mindset comercial, ou seja, para ser tocada repetidamente nas plataformas de streaming e em rádios. Para vender mesmo, se formos simplificar as coisas.
É uma música com carisma e com potencial para agradar muitos ouvidos por aí, embora não seja lá tão compatível com as minhas playlists (podendo aparecer vez ou outra).
IVE SWITCH – IVE
Pouco antes de virar o mês, no dia 29 de abril, as meninas do IVE também fizeram seu comeback com o álbum IVE SWITCH. O lançamento segue o álbum I’ve MINE (outubro), além dos singles “All Night” (da collab com a rapper Saweetie) no início do ano e “Will” (três meses depois). O novo EP traz seis músicas em sua tracklist, incluindo as titletracks “해야 (HEYA)” e “Accendio”.
Apesar de ter uma sonoridade completamente diferente, não sei se foi o nome ou alguns movimentos da coreografia, mas me lembrei de “Aya” do MAMAMOO. “I AM” e “Holy Moly” são duas favoritas na minha playlist e, do meu ponto de vista, ambas representam o tipo de identidade sonora que espero ouvir com Gaeul, Leeseo, Liz, Reii, Wonyoung e Yujin.
Seguindo a mudança de rota proposta por “Baddie”, a primeira faixa-título opta, mais uma vez, por mesclar o combo hip-hop ao tom melódico do pop (pendendo um pouco mais para esse lado). A melhor parte da música é a ponte, que se aproxima do estilo do grupo. Não é o meu tipo de som, mas “해야 (HEYA)” tem potencial para ganhar os fanchants. Gosto dos elementos tradicionais coreanos no MV.
Já a segunda titletrack adota um tom dark e misterioso com uma batida rítmica, ganhando corpo após os primeiros 30 segundos. Se tivesse que escolher entre as duas, “Accendio” sai na frente, mas minhas recomendações vão para as b-sides “Blue Heart”, “Ice Queen” (com um instrumental que me lembrou a vibe de games) e “RESET”.
Ouça o álbum IVE SWITCH completo no Spotify.
17 is Right Here – Seventeen
E as novidades do dia 29 de abril não param por aí! Além da collab surpresa e do comeback do IVE, Seventeen (세븐틴) preparou um retorno especial com o álbum 17 is Right Here. O grupo não apenas traz músicas inéditas, como também agrega uma compilação dos seus melhores lançamentos desde o debut em 2015. Ao todo, a tracklist conta com 33 músicas, divididas em dois discos e em uma jornada musical de quase duas horas pelos sucessos dos meninos.
O álbum 17 is Right Here segue Seventeenth Heaven, um dos destaques de K-Pop de outubro aqui no blog. Entre as quatro faixas inéditas, o destaque é da titletrack “MAESTRO” — abrindo com maestria o mais novo lançamento de Dino, DK, Hoshi, Jeonghan, Joshua, Jun, Mingyu, S.Coups, Seungkwan, The8, Wonwoo, Woozi e Vernon. O som vai e volta com o piano e o groove do baixo até chegar ao gênero techno, mesclando com o R&B.
“Let’s get started, tuning it up / Play it to one standard pitch / A SEVENTEEN’s scherzo…” A letra é uma obra de arte à parte na forma como usa elementos da música clássica entre um trecho e outro para orquestrar o som (resgatando o lado dark do grupo). E o MV, sem palavras pelo visual futurista, coreografia de impacto e os robôs acompanhando os movimentos. 와! 대박, 세븐틴!
Além dela, recomendo a b-side “Spell” (assim como nome, parece um encanto aos ouvidos). “LALALI” mescla hip-hop com batidas EDM (divertida, mas não faz meu estilo). “Cheers to youth” é uma celebração à trajetória do Seventeen — do passado ao presente, abrindo o caminho para o futuro. Para completar a primeira parte, alguns de seus singles japoneses ganharam versões coreanas.
Ouça o álbum 17 is Right Here completo no Spotify.
Troubleshooting – Xdinary Heroes
Quem fecha a lista dos lançamentos de K-Pop deste mês é uma banda que já mora no meu coração. Após nos presentear com o álbum Livelock em outubro, Xdinary Heroes (엑스다이나리 히어로즈) trouxe novidades no dia 30 de abril. Gaon (guitarra), Gunil (bateria), Jooyeon (baixo), Jungsu (teclado), Jun Han (guitarra) e O.de (sintetizador) voltaram com 10 músicas e o álbum Troubleshooting.
Os meninos mereciam um review à parte, mas cá estou eu com mais um projeto do curso para entregar e sem tempo para escrever. Pelo menos, consigo compartilhar na seleção do mês. Pois a tracklist vem acompanhada pela titletrack “Little Things” e as b-sides “No Matter”, “UNDEFINED”, “Paint It”, “Money On My Mind”, “Dreaming Girl”, “until the end of time”, “Walking to the Moon”, “MONEYBALL” e “Night of Fireworks”.
Xdinary Heroes mantém uma direção similar ao último comeback, com faixas rock ainda mais diretas e assertivas — e um toque de pop punk? A titletrack “Little Things” me lembrou muito o estilo de algumas openings de animes, como Bleach. E a nostalgia bateu forte por aqui. Não preciso nem dizer que gostei, né? Acertaram em cheio na escolha. É uma música com ritmo acelerado, que transborda energia e personalidade. Já imagino a versão ao vivo no palco de um festival e o público acompanhando.
Além da titletrack, o álbum tem muitas boas b-sides para amantes do rock clássico. Recomendo toda a tracklist, mas não posso deixar de pontuar algumas das minhas favoritas. “No Matter” me ganhou com os versos, crescendo gradualmente com o pré-refrão até atingir o clímax no refrão. “UNDEFINED” também é marcante com o efeito das batidas espaçadas no início e um refrão mais pesado. “Money On My Mind”, “MONEYBALL” e “Night of Fireworks” completam a lista.
Ouça o álbum Troubleshooting completo no Spotify.
* * *
Para a programação de abril, o catálogo de bordo foi estendido e trouxe mais novidades do K-Pop para você. Os pré-releases marcaram o mês, indicando a chegada de novos álbuns entre maio e junho deste ano. Se deseja receber recomendações após o voo, indico os boy groups TXT e Seventeen, os girl groups KISS OF LIFE e IVE, as bandas ONEWE e Xdinary Heroes, além dos pré-releases do RIIZE, a estreia solo de Doyoung e a collab do Bang Yedam com a Winter.
Perdeu os lançamentos de março ou quer relembrar o que foi destaque? Confira a seleção de novidades no K-Pop do último mês! 😉