
Quarta-feira, 17 de abril, definitivamente, começou diferente. Enquanto eu preparava o almoço, coloquei o álbum Planet Nine : ISOTROPY do ONEWE (원위) para ouvir. O que veio depois foi pura inspiração guiada pelas seis músicas da tracklist.
Nos destaques de K-Pop de fevereiro, a banda já entrou como favorita na minha playlist na collab de “Memories”, parte do álbum Starlit of Muse da Moon Byul (문별) do MAMAMOO. E hoje os meninos conquistam um espaço maior com o lançamento do seu mais novo EP.
Neste post, vou falar sobre cada faixa, incluindo a titletrack “Beautiful Ashes” e compartilhar com você minhas maiores recomendações do álbum. Vem comigo?
Minhas impressões do álbum Planet Nine : ISOTROPY
Eu costumava ouvir muito J-Rock em sua era mais old school, com bandas como Malice Mizer, Dir En Grey, L’Arc-en-Ciel, X Japan e Scandal. Gradualmente, migrei para o K-Pop e, sem perceber, reduzi a participação do rock nas minhas playlists. Aos poucos, o gênero vem crescendo novamente e ganhando cada vez mais espaço por aqui graças aos lançamentos mais recentes no K-Rock — The Rose (더로즈), Xdinary Heroes (엑스디너리 히어로즈), Rolling Quartz (롤링쿼츠), FTISLAND (에프티 아일랜드) e CNBLUE (씨엔블루).
ONEWE vem para aumentar a lista com seu novo álbum Planet Nine : ISOTROPY. A banda fez seu debut oficial no dia 13 de agosto de 2015 pela Under Music, com o nome MAS 0094. Em 2017, os cinco membros — Dongmyeong (voz e teclado), Giuk (rap e baixo), Harin (bateria), Kanghyun (guitarra) e Yonghoon (voz, guitarra e teclado) — mudaram para a RBW Entertainment (casa do MAMAMOO). E, com a mudança, adotaram o nome ONEWE e fizeram uma nova estreia, em 13 de 2019.
Planet Nine : ISOTROPY chega há pouco mais de um ano desde o álbum Gravity, sem contar o EP XOXO, liberado em agosto de 2023. Do hard rock ao jazz — com direito a baladas e sons que parecem ter saído da trilha sonora de K-Dramas — a tracklist entrega um pouco de tudo. Já adianto que a b-side “Meteor Shower” é minha favorita instantânea. ˆˆ
Beautiful Ashes
A titletrack “Beautiful Ashes” (추억의 소각장) abre o álbum com um tom quase poético, direcionando todos os holofotes para a linha vocal, enquanto imprime a dose certa de drama ao som. Parece que a música saiu diretamente do OST de uma série coreana.
Minha parte preferida é o solo de guitarra do Kanghyun do meio para o final, acompanhada pela abertura com a voz de Yonghoon em sua potência máxima, seguida por Dongmyeong. É música para os ouvidos, literalmente (xD). Se complementam tão bem! E a voz suave do Giuk após o refrão enriquece a experiência sonora. Aliás, o EP marca o retorno de Yonghoon e do Kanghyun à banda após cumprirem o serviço militar obrigatório.
A letra “Here, memories turn into beautiful ashes” mantém o tom poético e dramático da melodia, embalada por uma balada rock suave. O conjunto combinaria bem com um dia de chuva ou nublado e aquele céu cinza claro refletindo no vidro da janela. O MV segue o mesmo mood cênico e mais uma parte preferida, onde o visual parece dar mais peso para o encontro entre o teclado do Dongmyeong e o baixo do Giuk. Ficou lindo!
Shoot It Out
Logo depois da faixa-título, vem “Shoot It Out” para mudar a vibe do álbum com uma sonoridade um pouco mais intensa e ainda mais dramática. A música tornou-se uma favorita pelos seus riffs de guitarra e, no fundo, em um trecho inicial, que me lembra o som de instrumentos tradicionais. Já entrou em uma das minhas playlists.
O som é hipnótico, sendo quase impossível ignorar e ouvir apenas uma vez. Aposto que um instrumental de “Shoot It Out” soaria muito bem também, embora os vocais preencham a melodia com o tom certo. Não deixe de reparar no arranjo quando a música chega aos seus dois minutos. Maravilhoso!
Meteor Shower
Eis, minha favorita absoluta! Amor à primeira vista ouvida! Quando dei o play no Planet Nine : ISOTROPY, “Meteor Shower” começou a tocar. Não sei se cliquei nela diretamente, ao invés do álbum, mas não tive coragem de mudar para a titletrack e seguir a ordem original das coisas. A música me conquistou logo no início e, mesmo sem ouvir o restante da tracklist, ela já foi para a minha playlist.
Na hora, eu estava preparando o almoço, tentando cortar uma abóbora cabotiá para fazer um risotto. Não foi uma tarefa fácil, mas ouvir “Meteor Shower” me acalmou e me deu ânimo para continuar. Eu me senti inspirada e até esqueci as dificuldades. Tudo começou a fluir melhor. 고맙습니다, 원위 ˆˆ
Count the Stars
A próxima faixa da tracklist é “Count the Stars”, mais uma balada rock, que parece uma declaração de amor em forma de música. Assim como “Beautiful Ashes”, o som se encaixaria bem como a trilha sonora de um K-Drama romântico. Consigo até visualizar a cena se eu fechar os olhos. Também complementa aquela playlist mais suave para dias chuvosos ou quando queremos apenas ficar quietinhos e perdidos em pensamentos.
Kiss in the Rain
“Kiss in the Rain” traz mais um novo mood para o álbum ao mergulhar em um som com o toque do jazz. Sabe aquelas músicas de fundo tranquilas, que geralmente são companhia para um bom café no meio do dia ou no final da tarde? Assim é “Kiss in the Rain”. Além de promover uma mudança de ritmo na tracklist de Planet Nine : ISOTROPY, ela se encaixa bem em uma playlist mais calma para acompanhar as pausas do dia.
Pleasant
ONEWE fecha o álbum Planet Nine : ISOTROPY com uma nova mudança de ritmo, dessa vez mais animada. “Pleasant” explora o rock de um jeito mais enérgico, sem medo de adicionar trechos mais explosivos aqui e refrões cheios de personalidade ali. É uma boa escolha para fechar o ciclo do comeback. Seria uma escolha interessante também para encerrar um show da banda durante uma turnê.
Após ouvir as seis faixas, o que falar do álbum Planet Nine : ISOTROPY do ONEWE? Com “Beautiful Ashes” e “Count the Stars” como as principais candidatas, sinto que a tracklist poderia, muito bem, servir como trilha sonora em um K-Drama. É uma seleção marcante, agradável de ouvir e que traz um pouco de cada gênero. As b-sides “Meteor Shower” e “Shoot It Out” se sobressaem, o que não tira o brilho das outras músicas, além de incluir o ONEWE no meu radar de K-Rock daqui para frente.
Ouvir o álbum da banda me fez pensar em Social Path, que marcou uma collab entre Stray Kids e LiSA. Se ainda não ouviu, fica a recomendação. ˆ-ˆv