Atenção passageiros do voo KP2403 com destino aos principais lançamentos de K-Pop de março, o embarque já vai começar. Tenha em mãos seu documento de identificação e a passagem. Durante o trajeto, vamos passar por comebacks, debuts e até trilha sonora de webtoon, além de novidades preparadas por dois membros do BTS enquanto cumprem o serviço militar obrigatório.
- “Wego Wego” – Xdinary Heroes
- EENIE MEENIE – Chung Ha
- TEMPEST Voyage – TEMPEST
- BUFF – LUN8
- XOULDAY – XODIAC
- FRI(END)S – V [BTS]
- Wonder, I – NND [Debut]
- [PHANTASY] Pt.3 Love Letter – THE BOYZ
- BXX – PURPLE KISS
- SUPER REAL ME – ILLIT [Debut]
- [DREAM()SCAPE] – NCT Dream
- 606 – Super Junior-D&E
- Emptiness – BoA
- W SERIES ‘3TAN’ – TAN
- HOPE ON THE STREET VOL. 1 – J-Hope [BTS]
Entre os destaques do tour pelo K-Pop, você encontrará Xdinary Heroes, TEMPEST, NDD e TAN pelo lado dos meninos. E as meninas vêm representadas por dois novos singles da Chung Ha, o último álbum do Purple Kiss e o retorno de BoA. Vem comigo?
“Wego Wego” – Xdinary Heroes
O grupo que abre o tour pelo K-Pop de março é o Xdinary Heroes (엑스디너리 히어로즈). Porém, os meninos não estão de volta com um comeback tradicional — como o lançamento do álbum Livelock em outubro de 2023. A novidade vem na forma de uma música para a trilha sonora do webtoon Killer Peter — escrito por Kim Junghyun e com arte de Lim Lina.
“Wego Wego” chegou às plataformas de streaming no dia 8, inclusive com uma versão instrumental. Embalada por um som de rock alternativo bem dinâmico, a música ganha os holofotes principalmente com as notas altas do Jooyeon. Tanto o timbre dos membros como a interação dos instrumentos traz a vibe certa, o que combinaria muito bem com a opening de um anime. Vale ouvir as duas versões.
EENIE MEENIE – Chung Ha
Entre os destaques femininos, a solista Chung Ha (청하) apresentou mais um comeback bem-sucedido no dia 11 de março com dois novos singles escritos por ela: “I’m Ready” e “EENIE MEENIE”. Assim como Kang Daniel é um dos solistas que está sempre no meu radar quando tem novidade, o mesmo vale para a Chung Ha. Ambos tendem a ganhar espaço nas minhas playlists. E esse já é o caso de “I’m Ready”.
Somente agora reparei no intervalo desde o último comeback dela. Para mim, “Sparkling” do álbum Bare&Rare ainda era recente, mas seu lançamento foi em julho de 2022. Então, quase dois anos se passaram. Que coisa, né?
O destaque do seu retorno é a música “EENIE MEENIE” com participação do Hongjoong (ATEEZ), mas para mim é a b-side que se sobressai. A titletrack tem um tom experimental minimalista e não define uma identidade própria, parece uma colagem de diferentes estilos. Já “I’m Ready” tem aquela batida EDM que eu gosto (na maioria das vezes) e combina mais com a Chung Ha.
Ouça o álbum EENIE MEENIE completo no Spotify.
TEMPEST Voyage – TEMPEST
No mesmo dia, o grupo TEMPEST (템페스트) voltou com o álbum TEMPEST Voyage e a titletrack LIGHTHOUSE. O lançamento vem seis meses depois da chegada do EP Into the TEMPEST que, inclusive, foi um dos destaques de setembro aqui no blog. A tracklist do novo disco inclui quatro músicas. Além da faixa-título, tem as b-sides “There”, “B.O.K” e “Slow Motion”.
Por falar nela, a titletrack LIGHTHOUSE é exatamente o que eu esperaria de um grupo como o TEMPEST. Assim que ela começa a tocar, é quase impossível não se encantar com a melodia, a harmonia vocal e o ritmo upbeat com um tom tropical agradável de ouvir. É minha favorita, além da maior recomendação do álbum ao lado de “B.O.K” (e seu pezinho no rock).
Ouça o álbum TEMPEST Voyage completo no Spotify.
BUFF – LUN8
Lembra do LUN8 (루네이트)? Quando o grupo estreou nos palcos do K-Pop em junho de 2023, criei grandes expectativas pelo potencial que vi no primeiro álbum CONTINUE? E até comentei que foi um dos debuts que mais gostei no ano. Pouco mais de oito meses depois, os meninos estão de volta para seu primeiro comeback com o álbum BUFF.
Em fevereiro, LUN8 apresentou “Pastel” como pré-release. No dia 13 de março, chegou a tracklist completa composta por seis músicas, incluindo a titletrack “Super Power” (e uma versão em inglês). A primeira a chamar minha atenção, no entanto, foi “MON2SUN (MON♡SUN)”. Tem algo nela que acalma e anima ao mesmo tempo.
Depois vem a faixa-título, crescendo aos poucos em mim, mas sem o mesmo impacto de “Wild Heart” (ainda marcando forte presença na minha playlist) — embora ela represente bem o K-Pop do momento. Para completar a lista de recomendações, indico a b-side “Now” com seu jeitinho groovy e disco. É bem divertida de ouvir.
Ouça o álbum BUFF completo no Spotify.
XOULDAY – XODIAC
O debut do XODIAC (소디엑) com o álbum Throw a Dice foi na mesma época em que comecei o primeiro post de destaques de animes, K-Pop e K-Dramas (quando os três temas ainda ficavam juntos). Pouco mais de um ano se passou desde então. E, entre um single e outro, o grupo está de volta com o EP XOULDAY. Ao todo, a tracklist conta com três novas músicas: a titletrack “Heyday”, “Creme Brulee” e “Wonderful Tonight”.
O trio chegou às plataformas de streaming no dia 14 de março. “Heyday” é agradável, melódica e suave aos ouvidos como uma poesia em forma de música. É perfeita para começar o dia. “Creme Brulee” tem uma batida mais marcante, que combina com um fim de tarde na praia. “Wonderful Tonight” completa o ciclo como uma boa companhia para antes de dormir.
Ouça o álbum XOULDAY completo no Spotify.
FRI(END)S – V [BTS]
Os membros do BTS (방탄소년단) podem até estar cumprindo o serviço militar obrigatório, mas isso não significa que não teremos uma novidade aqui e outra ali até o retorno do grupo. Quem chegou com música nova no dia 15 de março foi Kim Taehyung (aka V). Em setembro do ano passado, pouco antes do alistamento, ele fez sua estreia oficial como solista com o álbum Layover.
“FRI(END)S” veio em quatro versões diferentes. Além da original, tem a instrumental, com o tom levemente mais acelerado (sped up) e também mais lento (slowed down). Cantada toda em inglês, a música mantém o mesmo mood do seu álbum.
Apesar de ter gostado da experiência do álbum, “FRI(END)S” soa bem genérica para mim, mas ao mesmo tempo tem o potencial de conectar com muitos ouvintes — ainda mais pelo contexto, né? Não sei se você esperava por isso. Eu fui surpreendida.
Wonder, I – NND [Debut]
Depois da surpresa do V, foi a vez de um debut. A primeira estreia de março a chamar minha atenção foi a da banda NDD (엔엔디) com o álbum Wonder, I. No dia 9, a dupla DAYN e Youngjun liberou “Overdrive” como pré-release, antes do lançamento oficial de toda a tracklist no dia 16. Os dois já estavam prontos para estrear alguns anos antes, mas isso somente se oficializou com a TAKIEL.Inc. agora em 2024.
A tracklist do álbum Wonder, I conta com seis músicas, incluindo a titletrack “First (처음)”, mas foram as b-sides que chamaram a minha atenção. A primeira a se destacar foi “Overdrive” e, na sequência, “Night Off”. Também recomendo “Kind of Love”.
Falando em bandas, gostei mais do debut do NND e menos do comeback do DAY6 (데이식스) no dia 18. Estava esperando pelo retorno deles. No entanto, depois de ouvir todo o álbum, nada me marcou como as músicas anteriores
Ouça o álbum Wonder, I completo no Spotify.
[PHANTASY] Pt.3 Love Letter – THE BOYZ
Dessa vez, não vou trazer DAY6, mas a volta da banda não foi o único lançamento no dia 18 de março. Afinal, o THE BOYZ (더보이즈 ou TBZ) apresentou a sequência de [PHANTASY] Pt. 2 Sixth Sense e [PHANTASY] Pt. 1 Christmas In August com [PHANTASY] Pt. 3 Love Letter. Os álbuns anteriores também entraram nos destaques de K-Pop por aqui nos meses em que foram lançados.
A tracklist é curtinha — com a titletrack “Nectar”, “Hurt Me Less” e “Dear.” — mas proporciona uma experiência musical cativante. A trilha sonora começa com um tom doce, melódico, nostálgico e que transmite conforto, ditando o ritmo da faixa-título como um convite para aproveitar o EP sem preocupações.
A b-side “Hurt Me Less” adota uma vibe mais nostálgica e alguns trechos inspirados pelo rock no refrão. Combinaria bem com a trilha de um filme ou um K-Drama. “Dear.” marca a linha de chegada, isto é, o fim do álbum. Começa como uma caixinha de música e logo muda para uma balada embalada pelo som suave do piano. Sua letra teve a participação de alguns membros do THE BOYZ: Eric, New, Q, Sangyeon e Younghoon.
Ouça o álbum [PHANTASY] Pt. 3 Love Letter completo no Spotify.
BXX – PURPLE KISS
NMIXX (엔믹스) conquistou seu primeiro espaço por aqui nos destaques de K-Pop de janeiro ao lançar o álbum Fe304: BREAK. Chegou a vez do Purple Kiss (퍼플키스) seguir o mesmo caminho. Em 2021, quando as meninas estrearam pela RWB Entertainment — mesma agência do MAMAMOO — eu estava bem ansiosa para acompanhar. De lá para cá, as músicas do grupo não entraram na minha playlist, nem se destacaram tanto.
Porém, o álbum BXX, que chegou no dia 19 de março, enfim, correspondeu ao que eu esperava das meninas. A tracklist conta com seis músicas (embora a primeira seja mais uma introdução ao mood com pouco mais de um minuto) e já tem três potenciais candidatas a ganhar mais espaço por aqui. A titletrack “BBB” não é uma delas.
Recomendo as b-sides “BITTER SWEET”, “Toy Boy” e “Voyager”. A primeira indicação é perfeita para esquentar a pista de dança. A segunda tem uma construção interessante, destacando as vozes das meninas, e um refrão atraente. A terceira fecha o álbum com um tom mais emocional, estalos ao fundo em alguns momentos e uma presença de peso.
Ouça o álbum BXX completo no Spotify.
SUPER REAL ME – ILLIT [Debut]
Se o NDD foi o debut destaque do mês pelo lado dos meninos, ILLIT (아일릿) vem como a estreia com mais força pelo lado das meninas. O grupo foi formado pelo reality ‘R U Next?’, uma parceria entre a HYBE e a JTBC, e começou as atividades oficialmente no dia 25 de março com o lançamento do álbum SUPER REAL ME. ILLIT tem cinco membros: Iroha, Minju, Moka, Wonhee e Yunah.
O número de integrantes, o visual e o tipo de som, só eu acho que lembra bastante o estilo do NewJeans. Não é uma crítica, nem nada. Afinal, é um grupo da HYBE (mesmo sendo Belift Lab, a label do ENHYPEN), então talvez faça sentido ter semelhanças. Similaridades à parte, gostei da estreia. A tracklist do EP tem quatro músicas muito bem conectadas, com identidade, na mesma vibe sonhadora, jovem, tímida.
“My World” abre o álbum e, apesar de ter menos de dois minutos, cumpre bem o papel de vitrine para as meninas, elevando as expectativas do que virá a seguir. A próxima na lista é a titletrack “Magnetic”. Assim como o nome já sugere, ela realmente tem o poder de atrair e grudar como chiclete com efeitos de 8 bits ao fundo, que parecem sair de uma trilha de videogame. “Midnight Fiction” segue uma vibe pop similar até chegar em “Lucky Girl Syndrome” (a que menos se sobressai para mim).
Ouça o álbum SUPER REAL ME completo no Spotify.
[DREAM()SCAPE] – NCT Dream
No dia 25 de março, foi a vez de um grupo mais veterano entrar em cena. Os meninos do NCT Dream (엔시티 드림) fizeram seu comeback com o álbum [DREAM()SCAPE]. O retorno vem pouco mais de oito meses depois do lançamento do álbum ISTJ. Na tracklist de seis músicas, os destaques ficam por conta das b-sides, o que parece ser uma tendência entre as novidades do mês, não é mesmo?
A titletrack “Smoothie” traz um ar mais sombrio em contraste ao que costumamos ver e ouvir do NCT Dream. Geralmente, esse conceito fica ou com o NCT 127 ou o NCT U. A intenção era mostrar outro lado do grupo, e eu entendo, mas a música não se encaixa muito bem ao meu estilo musical.
A faixa “icantfeelanything”, que abre o álbum, foi uma favorita instantânea, assim como “Carat Cake” (por me lembrar de “In Bloom” do ZB1 bem no começo) e “UNKNOWN” (principalmente nos trechos de transição entre a linha de rap e vocal). Gosto do refrão de “BOX”, mas não o suficiente para recomendar, ao menos por enquanto.
Ouça o álbum [DREAM()SCAPE] completo no Spotify.
606 – Super Junior-D&E
Em janeiro, a unit Super Junior-L.S.S. (슈퍼주니어-L.S.S.) fez seu comeback com o miniálbum japonês Let’s Standing Show e alguns singles em coreano, como “Suit Up”. Eu até gostei de uma música ou outra, mas o conceito fun mais descarado não é muito meu estilo. Por isso, nem acompanhei tanto o que veio depois. No dia 25 de março, foi a vez de outra unit Super Junior-D&E (슈퍼주니어DnE) trazer músicas novas. E o retorno veio com o álbum 606.
A dupla formada por Donghae & Eunhyuk parece seguir um caminho musical que se encaixa um pouco melhor com as minhas preferências (embora eu ainda prefira ver o grupo completo). Os dois começaram a trilha como D&E em 2011 e desde então já lançaram muita coisa juntos — com o último retorno em 2021.
A tracklist do álbum 606 é composta por seis músicas, sendo “GBB” a titletrack, que já chegou causando controvérsias dentro do contexto coreano. “Rose” veio como pré-release alguns dias antes. Polêmicas à parte, a faixa-título tem um som divertido, assim como toda a vibe do EP. Meus destaques incluem as b-sides “Hang Over” e “Twisted” (com seu groove reinando em absoluto na minha playlist de 2024).
Ouça o álbum 606 completo no Spotify.
Emptiness – BoA
O dia 25 de março foi agitado entre os lançamentos de K-Pop, já que também tivemos comeback da BoA (보아) com o single “Emptiness” (정말, 없니?). O último retorno dela que eu acompanhei foi “Better” em 2022 na versão chinesa em parceria com a Xin Liu. Teve também o álbum Forgive Me.
Quando ouço suas músicas, dificilmente ficam de fora de alguma playlist minha. “Emptiness” já garantiu seu lugar por aqui pelo ritmo afrobeat extremamente cativante. As notas começam tímidas, como se não quisessem nada, com BoA praticamente sussurrando palavras ao vento. Quando a melodia entra, as coisas mudam, ganhando ainda mais corpo a partir do momento em que o pré-refrão prepara o terreno para o refrão.
Esse tipo de música é tão estilo BoA. Se você gosta dela, provavelmente já estará com a música na sua playlist.
W SERIES ‘3TAN’ – TAN
Conheci o TAN (티에이엔) em agosto de 2023 quando o grupo lançou o álbum TAN MADE, levando quatro músicas direto para a minha playlist. De lá para cá, a estilização do nome do grupo mudou um pouquinho. Se você acompanhou os destaques na época, vai perceber as diferenças. Changsun, Jaejun, Jiseong, Jooan, Hyunyeop, Sunghyuk e Taehoon voltaram com o álbum W SERIES ‘3TAN’ (World Version) no dia 28 de março.
A vibe que me fez gostar do grupo está na tracklist do novo disco também. Ao todo, são nove músicas, incluindo a titletrack “HYPERTONIC”. A primeira faixa a me prender assim que dei o play foi “ADRENALINE”, abrindo o álbum cheia de atitude.
Preciso de mais tempo com a faixa-título para saber como me sinto em relação a ela, já que “ADRENALINE” roubou todos os holofotes. “Love is an open Door” vem em seguida também deixando sua marca como uma das melhores b-sides do álbum, além de “Surfin'”: “Back to you, ooh, ooh-ooh / You, ooh, ooh-ooh / Feelin’ likе a surfin'”. 귀엽다
Ouça o álbum W SERIES ‘3TAN’ completo no Spotify.
HOPE ON THE STREET VOL. 1 – J-Hope [BTS]
Para fechar a programação do voo, ninguém mais, ninguém menos do que mais um integrante do BTS. Dessa vez, é Jung Hoseok (aka J-Hope) que deixou o álbum Hope on the Street Vol. 1 (repare no número que acompanha o nome, quer dizer que vem mais por aí) prontinho para chegar às plataformas de streaming no dia 29 de março. Ele foi o primeiro do grupo a estrear oficialmente como solista em 15 de julho de 2022 com o álbum Jack in the Box.
Na tracklist, você encontrará uma faixa já conhecida para abrir os trabalhos, só que ela vem com uma versão cantada apenas pelo J-Hope: “on the street”, sem a participação de J.Cole. E ainda uma versão remix para “what if”.
Ao todo, são seis músicas. E a maior parte conta com collabs, incluindo Jungkook e Yunjin do LE SSERAFIM. A última faixa “NEURON” resgata o hip-hop old school, além de trazer dois nomes de peso com Gaeko e Yoon Mirae e um MV. Minha preferida é “i don’t know” por mergulhar no house, mas vale ouvir toda a tracklist pela variação de gêneros que ela traz.
Ouça o álbum Hope on the Street completo no Spotify.
* * *
Tudo pronto para o pouso! Espero que tenha gostado da viagem até aqui. A programação de bordo de março foi marcada por muitos comebacks, debuts da banda NDD e do girl group ILLIT, surpresas do BTS e a marcante trilha do Xdinary Heroes para o webtoon Killer Peter. Entre os principais destaques, TEMPEST, THE BOYZ e TAN deixam uma impressão mais forte como representantes dos boy groups. Também recomendo “I’m Ready” da Chung Ha e “Emptiness” da BoA.
Para complementar sua experiência, não deixe de conferir a retrospectiva com os lançamentos de K-Pop que mais marcaram 2023.