K-Drama

Tour pelos K-Dramas: seleção de fevereiro (+estreia)

Atenção passageiros! É hora de nos preparar para o nosso tour pelos K-Dramas. O embarque já foi liberado para o voo KD2402 e traz em seu catálogo de viagem uma lista de séries coreanas com duas produções de 2023, um filme e uma novidade. Entre as estreias do ano passado, Twinkling Watermelon e Destined With You vêm como companhia no nosso voo. Entre as conexões previstas, faremos uma parada no filme Tune in For Love.

Para encerrar a viagem, vamos passar por um lançamento que estreou no finalzinho de janeiro. Entre os novos K-Dramas de 2024, o primeiro a entrar no roteiro de viagem deste ano é Doctor Slump.

Então, aperte os cintos, pois lá vem mais um review com recomendações para você. Vem comigo? 

Twinkling Watermelon

A primeira conexão do nosso tour pelos K-Dramas começa com Twinkling Watermelon (반짝이는 워터멜론) — mais uma série que eu gostaria de ter acompanhado em tempo real quando foi lançada e que entrou na minha lista com Castaway Diva (apesar de ter estreado antes). O primeiro dos 16 episódios foi ao ar no dia 25 de setembro de 2023 pela tvN e chegou ao final em 14 de novembro do mesmo ano.

Assim como Castaway Diva e Welcome to Samdal-ri, vi muitos comentários positivos, o que foi um dos motivos para incluir no roteiro. Após ler a sinopse, fiquei com mais vontade de acompanhar, já que a série também envolve música. Outra razão foi ver o nome de Choi Hyun-Wook no elenco. Seu personagem Moon Ji-Woong em Twenty Five Twenty One é muito divertido. 

Twinkling Watermelon apresenta duas linhas do tempo. A história começa em 2023 até voltar ao ano de 1995, onde se passa a maior parte da trama. A família de Eun Gyeol (Ryeo Un) é surda, tanto seus pais como seu irmão, e, por isso, deposita todos os seus sonhos no filho com o desejo de vê-lo construir uma carreira estável e promissora.

Diante disso, Eun Gyeol é um estudante exemplar e mantém suas notas sempre altas, além de ser bom nos esportes. Mas no fundo, o que ele quer é seguir o caminho da música.

Em uma noite com duas luas no céu e após um desentendimento com o pai, Eun Gyeol encontra a misteriosa Viva La Vida, uma loja de instrumentos musicais que, na verdade, funciona como um portal e o leva até o passado. Em 1995, Eun Gyeol encontra o futuro pai com 18 anos, quando ele ainda podia ouvir e falar normalmente. 

Vale a pena?

“If you push the wall, it becomes a bridge. If you fall somewhere, there will be a hidden treasure”. Esta é uma das frases que chamou minha atenção em Twinkling Watermelon. Quem diz isso é Ha Yi-Chan (Choi Hyun-Wook) quando tenta começar uma banda na escola, mesmo com todos achando impossível. 

A sensibilidade do roteiro, as lições de vida, os laços de amizade entre Yi-Chan e seu filho Eun Gyeol (no futuro), a declaração na linguagem de sinais para Yoon Chung-A (Shin Eun-Soo), a personalidade ‘free spirit’ da Choi Se-Kyung (Seol In-A), a formação da banda, os diálogos — são tantos pontos positivos.

Cada um deles transforma Twinkling Watermelon em uma das minhas séries coreanas favoritas. E me fazem pensar: “por que eu demorei tanto para ver?” 

Recomendo? 그럼요! Vale cada hora, cada minuto, cada segundo do seu tempo. Quando Eun Gyeol percebe que tem a chance de, não apenas saber mais sobre sua família, mas também de melhorar a vida de seus futuros pais, ele faz de tudo para cumprir sua missão. Apesar do carinho familiar e dos cuidados excessivos (e engraçados), que levam a constantes mal-entendidos com o Yi-Chan, Eun Gyeol não é um dos meus personagens preferidos. Minha felicidade era ver o Yi-Chan em cena e suas interações com a Chung-A. ❤

Twinkling Watermelon é um K-Drama sobre tirar o melhor das adversidades, não desistir mesmo quando todos ao seu redor torcem contra e a se conectar além das palavras. A ambientação nos anos 90, mais uma vez, é um ponto extra. E ainda tem o tema da viagem no tempo. O roteiro é leve — pelos laços de família e da amizade e pela conexão com a música. É intenso — com cenas de abuso familiar, perda da audição e motivação para viver. É inspirador pelas lições que deixa.

Destined With You

Seguimos o tour no embalo dos K-Dramas de 2023. O próximo da lista é Destined With You (이 연애는 불가항력), que foi ao ar entre 23 de agosto e 12 de outubro do ano passado pela JTBC. A série ganhou 16 episódios e trouxe no elenco um ator que chamou minha atenção em Extraordinary You como Haru, um dos personagens extras a despertar dentro do universo dos quadrinhos.

Destined With You tem uma premissa similar ao K-Drama A Good Day to Be a Dog, com algumas pequenas semelhanças a Strong Girl Bong-Soon. A história traz um romance em vidas passadas, acompanhado por uma maldição. Jang Shin-Yu (Ro Woon) é um renomado advogado, filho de uma família rica e que parece ter tudo na vida. Porém, ele carrega uma maldição que pode ser fatal. Lee Hong-Jo (Jo Bo-Ah) é uma funcionária pública comum, sempre dedicada a fazer o seu melhor mesmo com as adversidades ao seu redor.

O encontro dos dois é um caminho inevitável, tecido pelo destino, mas isso não significa que a felicidade aguarda o casal. Afinal, Shin-Yu carrega consigo uma maldição e está em um relacionamento com Yoon Na-Yeon (Yura). E Hong-Jo só tem olhos para Kwon Jae-Gyeong (Ha-Joon). Seja por magia ou simplesmente obra do destino, o rumo da vida de Shin-Yu e Hon-Jo começa a mudar gradualmente e de formas inesperadas. 

Vale a pena?

Quando comecei a acompanhar, achei que o Ro Woon me lembraria muito do Haru e eu não ia conseguir me conectar com seu personagem. No entanto, Shin-Yu me surpreendeu, principalmente com seu lado cômico e suas expressões (cheias de carinhas fofas). Ainda estou rindo da cena do perfume. 하하하

Por um bom tempo, não vou esquecer da frase “Get a grip, Jang Shin-Yu” toda vez que ela ia atrás da Hon-Jo por conta dos efeitos (teoricamente) da poção do amor. xD

Então, se você procura uma série coreana divertida, vale dar uma chance para Destined With You. Shin-Yu provoca boas risadas durante suas negações sobre o que sente por Hon-Jo. Nos episódios finais, a história fica um pouco mais séria e foca bastante no passado para explicar a origem da maldição. E a Hon-Jo dá um pouco de trabalho para o Shin-Yu. Por que fazer ele sofrer tanto? Eu sei que não foi de propósito, mas ainda assim. *-*

O roteiro tem algumas brechas que poderiam ter sido melhor exploradas, como a obsessão de Na Jung-Beom (Ahn Sang-Woo) e a ligação de Jae-Gyeong com Shin-Yu e Hon-Jo. Nesse ponto, acho que See You in My 19th Life fez um bom trabalho conectando os personagens no passado e no presente.

Destined With You deixou a desejar. Sem contar os deslizes de alguém que sofre ameaças de um perigoso stalker, mas parece andar livremente sem pensar nas consequências. É um bom K-Drama para passar o tempo e rir dos momentos engraçados do Shin-Yu. Ver ou não, depende de você.

Tune in For Love

Tudo pronto para a nossa primeira conexão com um filme coreano em 2024? Tune in For Love (유열의 음악앨범) estreou no dia 28 de agosto de 2019 e entrou no meu roteiro de viagem na minha lista por trazer no elenco o ator Jung Hae-In.

Os K-Dramas Something in the Rain, A Piece of Your Mind e One Spring Night já passaram por aqui — todos pelo mesmo motivo. Seu par no longa é a atriz Kim Go-Eun, que eu vi pela primeira vez em King: The Eternal Monarch com Lee Min-Ho.

Ambientado em 1994, Mi-Soo (Kim Go-Eun) e Hyun-Woo (Jung Hae-In) se conhecem em uma padaria. Após deixar o centro de detenção juvenil por um acidente no passado, Hyun-Woo entra na padaria onde Mi-Soo trabalha à procura de uma bebida à base de soja. O estabelecimento está à procura de um novo funcionário. E ele quer recomeçar sua vida. Então, logo depois ele volta e se oferece para trabalhar com Mi-Soo. Gradualmente, os dois criam um vínculo, mas circunstâncias da vida levam a separações e reencontros.

A narrativa de Tune in For Love é bem interessante, construída a partir de idas e vindas, com separações inesperadas e reencontros ao acaso. É como se o destino quisesse unir o casal e, ao mesmo tempo, mantê-los afastados. A ambientação nos anos 90 também é um destaque, já que há uma preocupação com os detalhes, as roupas e a cenografia. A participação, mesmo que pequena, da Jung Eugene (Romance is a Bonus Book) como Hyun-Joo merece atenção. ˆˆ

No entanto, um dos pontos negativos é o ritmo extremamente lento, além de alguns cortes de uma cena a outra que parecem brechas no roteiro. Um deles é quando Mi-Soo entra no carro de Jong-Woo (Park Hae-Joon) e, na sequência, parece que aquilo nem existiu. 


Bônus: Primeiras Impressões 

Doctor Slump

Após sobrevoar produções de 2023 e passar por um filme, que estava no roteiro de viagem desde o seu lançamento, vamos fazer nossa primeira parada por um K-Drama deste ano. A ideia era acompanhar ao menos mais um, mas com a viagem para ver o TWICE e o início das minhas aulas, meu tempo livre foi reduzido a poucas horas por semana. A série escolhida é Doctor Slump (닥터슬럼프), que estreou no dia 27 de janeiro de 2024 na JTBC. O último dos seus 16 episódios, deve ir ao ar em 17 de março. 

No mês que vem, eu já devo voltar ao blog para compartilhar um review mais completo e minhas impressões finais. Por agora, vamos à história. De um lado, temos a dedicada Nam Ha-Neul (Park Shin-Hye) — que após muito sangue, suor e lágrimas — se tornou anestesiologista. A rotina sobrecarregada entre estudo e trabalho, sem tempo para dormir ou cuidar da sua própria saúde, acabam levando a protagonista a um quadro de depressão.

Do outro, temos o exemplar Yeo Jeong-Woo (Park Hyung-Sik) — com notas altas durante seu período escolar e grande popularidade como cirurgião plástico, pelo menos até um incidente acontecer e colocar tudo por água abaixo.

Gosto de praticamente todos os K-Dramas da Shin-Hye. Hyung-Sik me conquistou como o Min Min em Strong Woman do Bong Soon. Além disso, a série aborda o tema do burnout e, por enquanto, tem tudo para mostrar que acertei na escolha. Na medida do possível, vou tentar acompanhar os episódios em tempo real. 🙂

* * *

Pouso autorizado! É hora de afivelar os cintos e colocar a poltrona na posição vertical, pois nosso tour pelos K-Dramas de fevereiro está chegando ao fim. Nesta viagem, passamos pelo ano de 1995, 2019 e 2023 até chegar em 2024. Se quiser uma recomendação para maratonar, ou melhor, estender seu roteiro, Twinkling Watermelon é a série que mais merece o seu tempo na lista deste mês. Destined With You pode ser divertido, enquanto Tune in For Love é para quem não tem pressa. Doctor Slump ainda está em andamento, então vamos aguardar até que o trajeto chegue ao fim.

Quer mais recomendações? Para inspirar, deixo aqui um convite para o review de Navillera com suas lições sobre superar as adversidades e realizar sonhos.

Deixe um comentário