K-Pop · Música

Tour pelo K-Pop: melhores lançamentos de fevereiro

Atenção passageiros! Pouso autorizado em mais um tour pelos lançamentos de K-Pop, com as novidades de fevereiro. A chegada do voo KP2402 atrasou um pouco em relação ao horário de chegada previsto, mas agora está tudo pronto para seguirmos com o roteiro de viagem. Na programação, P1Harmony, Ten, Cha Eun Woo, IU, Moon Byul, TWICE, PLAVE, CRAVITY e mais nomes marcam presença.

Chegou a vez das meninas brilharem! Entre os álbuns de maior destaque a bordo, recomendo ouvir com atenção The Winning da IU, Starlit of Muse da Moon Byul, With YOU-th do TWICE e EVERSHINE do CRAVITY (exceção por aqui). Não deixe de acompanhar também os debuts solo e outros lançamentos consistentes do mês.

Neste voo post, você encontrará uma seleção dos lançamentos de K-pop que mais chamaram a minha atenção em fevereiro. Vem comigo?

Stuck in the Middle – BABYMONSTER

Sem novidades de Blackpink como grupo, a YG Entertainment tem investido em promover as meninas do BABYMONSTER (베이비몬스터). Asa, Chiquita, Haram, Pharita, Rora e Ruka fizeram seu debut no dia 27 de novembro com o single “Batter Up”. Ahyeon, que estava na formação original, precisou se afastar, mas parece que ela vai voltar com o lançamento do primeiro álbum do grupo (previsto para abril deste ano). 

Para abrir os lançamentos de K-Pop de fevereiro, a primeira escala do nosso tour é o single “Stuck in the Middle”, liberado no primeiro dia do mês. Se “Batter Up” me deixou sem reação, o novo single soa um pouco melhor, além de ser um contraste à música de debut das meninas — da posição badass para uma balada pop suave no piano. 

Ainda não é uma faixa para colocar na playlist (ao menos na minha). Seja como for, a música tem um tom mágico e um conceito visual que me lembrou do debut de aespa em alguns momentos, além de conseguir destacar a linha vocal do BABYMONSTER (e faz isso bem). O que falta é um som para ficar na memória. Quem sabe a volta da Ahyeon e a chegada do álbum possam preencher essa lacuna.

Killin’ It – P1Harmony

Após o lançamento do seu sexto miniálbum Harmony: ALL IN em junho do ano passado, com a viciante titletrack “JUMP”, P1Harmony (피원하모니) fez um novo comeback no dia 5 de fevereiro de 2024. Dessa vez, o grupo voltou com o álbum Killing’ It, trazendo dez faixas em sua tracklist, incluindo uma faixa-título com o mesmo nome. 

“Killing’ It” tem um foco bem forte no rap e no hip-hop com um instrumental pesado, mas sem deixar o tom melódico de lado, nem o groove que já desperta a vontade de dançar. O MV é bem divertido e cheio de personalidade, com uma coreografia que faz juz ao mood. Quanto mais ouço, mais gosto. A batida tem um poder altamente viciante. 

Além da titletrack, PH1 também entrega algumas b-sides que merecem destaque na sua playlist: “2Nite” e “Late Night Calls” como minhas maiores favoritas, seguindo para “Love Story” e “Emergency”. 

Ouça o álbum Killing’ It completo no Spotify.

TEN – Ten [Debut solo]

Depois de Taeyong (태용), Ten (텐) é o próximo membro do NCT a lançar seu primeiro álbum solo. O debut no dia 13 de fevereiro veio com um EP que traz seu nome em destaque e seis faixas, incluindo a titletrack “Nightwalker” — toda em inglês. Antes da estreia oficial como solista, Ten liberou um single aqui e outro ali, com uma menção especial a “Birthday” (2022), que até hoje roda na minha playlist.

A faixa-título carrega a vibe que poderíamos esperar de um lançamento do Ten, com um toque sensual e expressivo, um ar de mistério, um visual quase teatral (e dramático) e uma coreografia artística. Embora seja uma música interessante de ouvir (e que me faz pensar um pouco no conceito dark de vampiros do ENHYPEN), o som começa a ganhar peso mesmo na ponte, quase chegando na reta final. É aqui que ela me conquista e me entrega uma experiência sonora memorável. Vale a pena ouvir com o MV acompanhando.

Minhas favoritas do álbum TEN são as b-sides “Water” com seu ritmo latino, “Shadow” com sua melodia R&B realçando a linha vocal e “Lie With You” (um pop cativante que merece três estrelinhas, além de ser a maior recomendação do disco). 

Ouça o miniálbum TEN completo no Spotify. 

ENTITY – Cha Eun Woo [Debut solo]

Quem também, enfim, fez seu tão aguardado debut solo foi Cha Eun Woo (차은우) — do ASTRO (아스트로) — com o álbum ENTITY, que chegou às plataformas de streaming no dia 15 de fevereiro. Na tracklist, cinco faixas, incluindo a titletrack “Stay”. Como um dos membros mais populares por suas aparições em K-Dramas (como Island, True Beauty, Gangnam Beauty e, mais recentemente, A Good Day to Be a Dog), até que demorou, né?

Para sua estreia como solista, Eun Woo recebeu créditos por participar das letras de todas as faixas do álbum ENTITY. Musicalmente falando, a tracklist inteira adota uma vibe mais calma e emotiva, em ritmo de balada e com foco na voz dele. A faixa-título aposta no country pop, trazendo um som acústico marcante e um MV inspirado nos lançamentos dos EUA (inclusive com a participação da atriz americana India Eisley). Combinaria bem com a trilha sonora de uma série coreana.

Quando ouvi o álbum, eu ainda estava em viagem, em um ritmo acelerado e com um roteiro intenso, exceto pelo tempo que passei em Poços de Caldas (quando consegui relaxar um pouquinho no meio do turbilhão de trocas de hotéis). Por isso, eu não estava muito na vibe tranquila que o Eun Woo quis passar. A música que mais me marcou foi a b-side “WHERE AM I?” — que ganhou seu próprio MV.  

ENTITY não é um lançamento tão memorável, mas faz jus ao Eun Woo (bem como suas habilidades vocais) e tem um certo charme em sua seleção musical. 

Ouça o álbum ENTITY completo no Spotify.

EASY – LE SSERAFIM

No dia 19 de fevereiro, foi a vez do LE SSERAFIM (르세라핌) fazer seu comeback com o álbum EASY. O novo disco segue o lançamento do single “Perfect Night” em outubro de 2023 para uma collab com o game Overwatch. A tracklist traz cinco faixas, incluindo a titletrack com o mesmo nome. Entre as últimas novidades das meninas, EASY foi a que menos me marcou. LE SSERAFIM é um dos girl groups que eu mais gosto, mas as músicas quase passaram em branco na primeira audição.

Acostumada com o peso sonoro de “Fearless”, “Antifragile” e “Unforgiven”, Easy” soa como uma música minimalista demais, sem destaques, quase monótona ou até mesmo vazia. Além disso, o uso de filtros, com uma alteração aqui e outra ali das vozes torna o som meio mecânico (não sei se essa é a melhor palavra para descrever o que senti ao ouvir). A vibe descontraída é o único ponto positivo (além do carisma das meninas), mas fácil de esquecer. E o que dá um pouco de personalidade à música é o MV.

Não foi apenas a faixa-título que deixou essa impressão. Entre as b-sides, nenhuma delas chama minha atenção o suficiente para eu indicar como recomendação para você. Talvez após ouvir mais algumas vezes, a faixa “We Got So Much” pode crescer em mim.

Ouça o álbum EASY completo no Spotify.

The Winning – IU

Depois do impacto de “Love wins all”, que contou com participação especial do V (BTS) em um MV cinematográfico, IU (아이유) voltou com o álbum The Winning e mais quatro músicas para acompanhar a balada épica. O primeiro pré-release veio no dia 24 de janeiro, aumentando nossas expectativas pelo seu comeback, já que o último EP Pieces é de 2021. 

No dia 16 de fevereiro, foi a vez de “Holssi (홀씨)”, mais um pré-release acompanhado por um MV. Por ser um lançamento da IU, a faixa não me marcou tanto (pelo menos não tanto quanto as outras músicas do álbum). Mas as coisas esquentam com a chegada da titletrack “Shopper” no dia 20, além de “Shh..” e “I stan U”, completando a tracklist. 

A faixa-título aposta em uma combinação entre o gênero eletro-pop e a expressiva (além de sempre doce e suave) linha vocal para criar uma experiência sonora memorável. O pré-refrão é minha parte preferida, tanto pela letra (um incentivo para sermos egoístas de vez em quando, no melhor sentido da palavra) quanto pela forma como a voz delicada da IU conduz a melodia. O MV traz uma participação especial, do cantor e rapper DPR Ian.

“Shh..” conta com algumas collabs, como da Hyein do NewJeans. A faixa tem uma melodia agradável e apresenta uma nova experiência em um álbum da IU. Além disso, também ganhou um MV no dia 23, logo depois do lançamento. Para fechar, “I stan U” é uma música melodicamente bonita de ouvir e inspiradora. Recomendo!

Ouça o álbum The Winning completo no Spotify.

Starlit of Muse – Moon Byul

Quem também escolheu o dia 20 de fevereiro para fazer seu comeback foi a Moon Byul (문별) do MAMAMOO (마마무) com o álbum Starlit of Muse — seguindo o EP 6equence de 2022, além do lançamento de um single aqui e outro ali. A primeira degustação veio no início do mês com o pré-release “Think About”, uma batida cativante (fácil de fazer o pezinho começar a bater quando começa a tocar) e um som que combina com o timbre dela (e prova que seu potencial vai além de rapper do MAMAMOO). 

O disco chegou com uma tracklist robusta, composta por 12 faixas, incluindo a titletrack “TOUCHIN&MOVIN” — que segue a mesma energia do pré-release e ainda traz um groove divertido ao som de instrumentos de metais (lembrando o estilo do Bruno Mars?). Minhas maiores recomendações são “Memories” (ft ONEWE, com toda a vibe das trilhas sonoras de animes <3) e “Attention Seeker” pela pegada inspirada no rock, além de “TIMELINE” e “DARK ROMANCE”.

Confesso que sou mais fã do grupo e menos das empreitadas solo de cada integrante, mas acompanho atentamente os novos lançamentos que chegam até nós. Com o álbum Starlit of Muse, Moon Byul faz um comeback sólido, enquanto coloca em destaque seu potencial vocal e me deixa na expectativa por suas novas músicas como solista.

Ouça o álbum Starlit of Muse completo no Spotify.

With YOU-th – TWICE

Nem parece que faz quase um ano desde o lançamento do álbum Ready to Be com “Moonlight Sunrise” e “Set Me Free” (ambas diretamente das plataformas de streaming para a minha playlist). Em meio a uma turnê mundial — que passou pelo Brasil — o TWICE (트와이스) lançou não apenas “I Got You” no início do mês como também preparou o álbum With YOU-th. A tracklist com seis músicas, incluindo o pré-release, chegou às plataformas de streaming no dia 23 de fevereiro.

Após ouvir todas as faixas, “I Got You” segue como a minha favorita absoluta ao lado de três novas companhias que entraram na minha playlist: a titletrack “One Spark”, “Rush” e “You Get Me”. Abrindo o 13º miniálbum do grupo, “I Got You” dispensa comentários, até porque já ganhou um review completo aqui no blog. 

A próxima é a faixa-título “One Spark” combinando pop e R&B com uma vibe mais acelerada, em sintonia com o pré-release. Inclusive, a música já ganhou uma adaptação em inglês, além de algumas versões remixadas. O MV, em conjunto com a coreografia, trazem ainda mais brilho para a experiência sonora.

Na sequência, vem “Rush”, escrita por Chaeyoung. É quase impossível não se deixar levar pelo som e pela forma quase hipnótica da linha vocal. A produção fez um bom trabalho! Para completar minha seleção de favoritas, “You Get Me” encerra o álbum com uma melodia de tom mágico, nostálgico e sonhador. Mais uma com participação de uma das integrantes do TWICE. Dessa vez, Dahyun. Gosto do “I Got Me” para abrir e “You Get Me” para fechar o ciclo. ˆˆ

Ouça o álbum With YOU-th completo no Spotify.

ASTERUM : 134-1 – PLAVE 

Entre os grupos virtuais ativos no K-Pop, PLAVE (플레이브) é um dos que mais vem chamando a atenção pela entrega das músicas. Acho que o álbum ASTERUM : 134-1 já é o terceiro do grupo que eu trago para os destaques. O lançamento no dia 26 de fevereiro veio com 6 músicas, incluindo o pré-release natalino “Merry PLLIstmas” — que marcou presença por aqui em dezembro.

O álbum segue o lançamento de ASTERUM : The Shape of Things to Come, em agosto do ano passado. A faixa que mais se destaca para mim na tracklist é a b-side “Watch Me Woo!”, que abre o EP ao ritmo cativante do afro pop e um rap forte. Em seguida, vem a titletrack “Way 4 Love” na clássica vibe de boybands, com um toque de rock. Até me lembrou um pouco o estilo das músicas do The Chaos Chapter: Freeze do TXT. 

Logo após a faixa-título, “Virtual Idol” já começa causando uma quebra de ritmo com um hip-hop divertido, mas que não me agrada muito (preferências pessoais, só isso). “From” apresenta uma balada suave no piano, com uma melodia que se sobressai do pré-refrão ao refrão. Recomendo prestar atenção neste trecho. 

“Our Movie” antecede “Merry PLLIstmas” com um som agradável de ouvir até a linha vocal entrar ‘gritando’ e cortar o mood. *-* Eu não sou muito fã desse tipo de recurso, mas, mais uma vez, é apenas uma questão de gosto. No geral, é um álbum divertido para incluir no seu radar de K-Pop (e não se esqueça do MV). 😉

Ouça o álbum ASTERUM : 134-1 completo no Spotify.

EVERSHINE – CRAVITY

Em setembro de 2023, o comeback do CRAVITY (크래비티) já me deixou animada com o álbum SUN SEEKER. Lembro que a titletrack “Ready or Not” entrou instantaneamente na minha playlist pela melodia pop-rock dançante e a mensagem na letra. Após ouvir o mais novo álbum EVERSHINE, que chegou às plataformas de streaming no dia 26 de fevereiro, tenho novas adesões para a seleta lista de preferidas do grupo.

A seleção começa com “C’est La Vie” e sua melodia marcante, com um bom impacto para abrir o álbum e já deixar aquela vontade de ouvir o que vem a seguir. O pré-refrão é minha parte favorita se estendendo para o refrão. 

Em seguida, a faixa-título “Love or Die” — com uma alta vibe de opening de anime. Gosto do ritmo intenso com uma pegada pop rock. O rap também se destaca trazendo o nome da música para a letra (não é o único momento, mas é o meu preferido). O ponto negativo é a duração, menos de três minutos, encurtando a experiência. *-*

Para completar minhas recomendações, indico “Over&Over”. O início me lembrou bastante da abertura de “Angel Eyes” do álbum Fact Check do NCT 127. Por ter a mesma vibe, não poderia ficar de fora da minha lista de destaques do álbum EVERSHINE.

“Cherry Blossom” tem um rap marcante e uma boa ponte, mas os trechos repetitivos tornam a música levemente cansativa. “Mr.” tem sua base em um EDM retrô dos anos 2000 e está pronta para entrar na playlist dos DJs. Repare na transição do pré-refrão preparando o caminho para a entrada do refrão. E “Worst Thriller” tem uma construção interessante, com um ar de mistério e elegância. Arrisco a dizer que EVERSHINE é um dos melhores lançamentos de K-Pop no ano.

Ouça o álbum Evershine completo no Spotify.

TAP – Taeyong

O dia 26 de fevereiro marcou a chegada de alguns lançamentos, com Taeyong (태용) fechando a seleção que eu decidi acompanhar. Após dar início à carreira solo com o álbum SHALALA em junho de 2023, o líder do NCT está de volta com seu 2º álbum TAP e seis novas músicas para compartilhar.

O mesmo sentimento de mixed feelings do seu debut se mantém com a chegada do novo EP. Talvez eu não seja o público do Taeyong como solista, mas eu definitivamente me encaixo quando o assunto é NCT 127, NCT U e NCT Dream (na maioria das vezes). A titletrack TAP, com o mesmo nome do álbum, passa longe do meu estilo musical e carrega um ar monótono. Próxima? “Moon Tour” traz um R&B alternativo, que precisa de mais tempo de play para eu chegar a um veredito.

“Run Away” tem uma base meio experimental, com trocas de ritmo aqui e ali, o que não costuma chamar minha atenção. Mas tem uma b-side que se destaca para mim, duas aliás. A primeira é “APE”. Apesar da vibe similar à “TAP”, soa melhor e até me lembra um pouco o conceito do primeiro álbum solo do J-Hope “Jack in the Box”. Já a segunda é “Ups & Downs” pelo ritmo diferente e pela sintonia entre a voz do Taeyong e a melodia, resultando em uma combinação interessante de ouvir. 

“404 Loading” fecha bem o álbum, embora tenha quase passado em branco quando me distraí por um momento. Repare na duração da música 4:04. xD

Ouça o álbum TAP completo no Spotify.

WISH – NCT Wish [Debut]

Em fevereiro, teve o debut solo do Ten (colega do Taeyong no NCT xD) e também do Cha Eun Woo (ASTRO). NCT Wish (엔시티 위시) é a mais nova subunit do NCT com foco no mercado japonês, completando as estreias que acompanhei durante o mês. Com seis membros — Jaehee, Riku, Ryo, Sakuya, Sion e Yushi — o grupo se apresenta com dois novos singles, em coreano e japonês: a titletrack “WISH” e a b-side “Sail Away”.

As novidades foram liberadas no dia 28 de fevereiro, seguindo “Hands Up” e “We Go”, lançadas pré-debut em outubro de 2023. Entre as quatro faixas, a que mais sobressai para mim é “Sail Away”. “WISH” é melódica e cheia de ruído ao mesmo tempo, uma combinação que não foi feita para mim, mas certamente terá o seu público fiel. A vibe jovem e brilhante me lembra um pouco BOYNEXTDOOR, um grupo que eu tentei acompanhar até perceber que os meninos não cantam para mim. Gosto é gosto, né? 

Não estou tão familiarizada com o NCT Wish em comparação às outras units e até mesmo o RIIZE. No entanto, tive curiosidade de ver o debut e o tipo de som que eles trariam. Vou ficar de olho nos comebacks. Quem sabe, posso me surpreender ainda.

Ouça o álbum WISH completo no Spotify.

* * *

Em fevereiro, a impressão é que o mês não teve tantos lançamentos. Porém, como eu estava em uma viagem paralela, trouxe uma seleção mais objetiva com as novidades que mais se destacaram. CRAVITY tem tudo para ser um dos melhores comebacks do ano com o álbum EVERSHINE, enquanto o TWICE acerta em cheio na tracklist do EP With YOU-th. Além disso, mais uma vez a IU apresenta uma obra de arte com The Winning e a Moon Byul parece ter encontrado a sonoridade que mais combina com ela.

Que tal revisitar a primeira seleção de lançamentos no K-Pop de 2024? Confira as novidades que marcaram o início do ano na música! ˆ-ˆv

Deixe um comentário