Atenção passageiros! Preparar para decolar. Dentro de instantes, vamos começar nosso tour pelos animes. A bordo do voo A2401, você encontrará uma seleção que inclui uma obra antiga inspirada pela música e o remake de um clássico ambientado na era Meiji. Além disso, a viagem também vem acompanhada por alguns dos principais lançamentos da temporada de inverno no Japão — cuidadosamente selecionados para o trajeto.
- Rurouni Kenshin: Meiji Kenkaku Romantan [Remake]
- Nodame Cantabile
- Bônus: novidades da temporada e primeiras impressões
Na primeira conexão, vamos passar pelo remake de Rurouni Kenshin e depois seguir viagem ao lado de Nodame Cantabile. No caminho, faremos uma rápida escala pelas novidades da temporada — de Solo Leveling a Gekai Elise. Então, aperte os cintos, pois a viagem está prestes a começar. Vem comigo?
Rurouni Kenshin: Meiji Kenkaku Romantan [Remake]
Eu não poderia começar o ano de 2024 de outra forma senão com um dos animes que esperava desde o anúncio do remake mais fiel ao mangá. Tive que me segurar nos últimos meses até a liberação do último episódio para começar a maratonar. E hoje estou aqui para trazer um resumo da minha experiência. Afinal, já teve review completo do Rurouni Kenshin: Meiji Kenkaku Romantan de 2023 aqui no blog.
Baseado no mangá de Nobuhiro Watsuki, Rurouni Kenshin : Meiji Kenkaku Romantan 「るろうに剣心 -明治剣客浪漫譚-」 ganhou sua primeira adaptação na forma de anime em 1996. Na época, foram lançados 95 episódios, além de OVAs e filmes. Na temporada de julho de 2023, o samurai lendário voltou com um visual atualizado, novos dubladores, um tom mais sério e menos engraçado e trilha sonora repaginada.
Com animação do estúdio LIDENFILMS (Kimi wa Houkago Insomnia e Goblin Slayer), o remake de Rurouni Kenshin foi ao ar entre 7 de julho e 15 de dezembro de 2023. Vinte e oito anos depois, continua sendo uma das minhas obras preferidas, apesar da nova versão não ter deixado sua marca com a mesma força do anime dos anos 90.
Para quem acompanhou a obra original, o remake é um complemento. Vale a pena ver para ter a chance de rever seus personagens favoritos, sentir aquela nostalgia boa e ainda descobrir um ou outro detalhe novo que entrou apenas agora. Para quem só viu a versão de 2023, recomendo buscar suas origens e mergulhar no anime clássico de 1996.
Nodame Cantabile

Entre os animes mais antigos da minha lista, Nodame Cantabile já estava com a primeira temporada quase completa quando parei de acompanhar. Finalmente, consegui retomar, recomeçando do zero e incluindo todos os especiais, exceto o do Purigorota e as adaptações com atores reais.
Baseado no mangá de Ninomiya Tomoko, Nodame Cantabile 「のだめカンタービレ」 ganhou três temporadas entre os anos de 2007 e 2010, além de alguns especiais, com animação do estúdio J.C.Staff. Como a história é ambientada no universo da música, não precisei de mais motivos para acompanhar.
Nodame Cantabile acompanha estudantes de música em busca dos seus sonhos no Japão e, posteriormente, mundo afora. Piano, violino, oboé e até mesmo o desejo de conduzir uma orquestra — essa combinação cria laços entre pessoas de diferentes culturas e talentos, mas com paixão pela música. De um lado, temos Chiaki Shinichi, prodígio no piano e no violino que sonha se tornar maestro. Do outro, Megumi Noda e seu talento nato quando toca piano, porém com um comportamento um tanto excêntrico. ‘Gyabo!’ pra cá, ‘Mukya!’ pra lá.
A 1ª temporada de Nodame Cantabile é uma apresentação ao universo que cerca Chiaki-senpai e Nodame-chan, seguida pelo especial Nodame Cantabile: Nodame to Chiaki no Umi Monogatari. Em 2008, veio a 2ª temporada Nodame Cantabile: Paris-hen 「のだめカンタービレ 巴里編」 com 11 episódios, acompanhando a mudança de Chiaki e Nodame para Paris. E mais dois especiais: Nodame Cantabile OVA e Nodame Cantabile: Finale – Mine to Kiyora no Saikai.
Em 2010, saiu a 3ª temporada Nodame Cantabile: Finale 「のだめカンタービレ フィナーレ」 com mais 11 episódios, encerrando a história, e o especial Nodame Cantabile: Finale OVA. Tem muita coisa para falar, por isso, deve ganhar um review à parte. O que posso adiantar é que se você gosta de música clássica, pode ser um bom anime para maratonar.
Bônus: novidades da temporada e primeiras impressões
Quem acompanha os destaques de animes aqui no blog e as novidades a cada temporada, já sabe o que vem a seguir. Além de resgatar Nodame Cantabile e, enfim, maratonar o remake de Rurouni Kenshin, fiz uma seleção dos lançamentos de janeiro. Entre as produções que comecei a assistir, quatro já estão chamando minha atenção: Solo Leveling (eu estava contando os dias para ver), Yubisaki to Renren, Loop 7 e Gekai Elise.
Neste tópico bônus, vou apresentar os animes da temporada de inverno no Japão que comecei a acompanhar, além de compartilhar rapidamente minhas primeiras impressões até agora. Então, vamos começar o tour?
Momochi-san Chi no Ayakashi Ooji
Momochi-san Chi no Ayakashi Ooji 「百千さん家のあやかし王子」 é um dos novos animes da temporada que eu comecei a ver. O primeiro episódio foi ao ar no dia 5 de janeiro de 2024, com animação do estúdio Drive (Fate/Grand Order). Baseado no mangá de Aya Shouoto, a adaptação ganhará 12 episódios, enquanto acompanha a chegada de Momochi Himari na Momochi House — um lugar na fronteira entre o mundo humano e o dos ayakashis.
Escolhi Momochi-san Chi no Ayakashi Ooji pelas semelhanças com o anime Kamisama Hajimemashita. Sem contar que a história traz um personagem com orelhinhas de raposa. Não dá para resistir, né? Ainda estamos no início, com alguns mistérios a serem descobertos envolvendo Nanamori Aoi e a Momochi House. A animação é um atrativo à parte, apesar do roteiro parecer um pouco fraquinho. Vamos ver o que acontece até o final.
Solo Leveling
Assim como Sousou no Frieren foi um dos nomes mais fortes da último temporada, Solo Leveling 「俺だけレベルアップな件」 promete assumir o papel dessa vez como uma das obras mais esperadas de 2024. Com estreia no dia 6 de janeiro, a adaptação é baseada no manhwa de Chugong, enquanto a animação é do estúdio A1-Pictures (Sword Art Online, Shigatsu wa Kimi no Uso, Kaguya-sama wa Kokurasetai, Kuroshitsuji, Magi, Fate/Apocrypha e muitos outros). A princípio, Solo Leveling chega com 12 episódios.
Desde que ouvi falar sobre a adaptação do anime, Solo Leveling já entrou na minha lista. Resumidamente, a história acompanha o despertar de Sung Jinwoo e sua jornada solo para passar de level. Motivos para ver? O roteiro intriga, a temática tem uma vibe de game RPG e sobrevivência e a opening conta com a participação do TXT. Por enquanto (e como eu já imaginava), é um dos meus preferidos da temporada.
Yubisaki to Renren
No mesmo dia de Solo Leveling, a nova temporada de animes também trouxe Yubisaki to Renren 「ゆびさきと恋々」 junto a uma proposta romântica bem levinha em contraste aos perigosos desafios de vida ou morte enfrentados por Jinwoo. Com previsão de 12 episódios, a obra é baseada no mangá de Suu Morishita (formado pelas mangakás Makiro e Nachiyan). Já a animação é do estúdio Ajia-do.
Na história, acompanhamos o encontro entre Itose Yuki e Nagi Itsuomi. Ela é deficiente auditiva desde o seu nascimento. Ele é um viajante em constante movimento para descobrir lugares, culturas e idiomas. E com a frase “Deixa eu entrar no seu mundo”, um novo mundo começa a se abrir para os dois. Yubisaki to Renren é aquele anime fofinho, que traz um quentinho para o coração e ainda tem uma linda animação. Lembra um pouco o filme Koe no Katachi 「聲の形 」, então já recomendo para você que assistiu e gostou. 🙂
Loop 7
Loop 7 – Kaime no Akuyaku Reijou wa, Moto Tekikoku de Juukimama na Hanayome Seikatsu wo Mankitsu Suru 「ループ7回目の悪役令嬢は、元敵国で自由気ままな花嫁生活を満喫する」 é outro anime da temporada que chamou minha atenção. Com 12 episódios, a estreia foi no dia 7 de janeiro e acompanha a 7ª vida de Rishe após passar por uma série de reencarnações. A animação é baseada em uma light novel e ganhou a adaptação pelos estúdios HORNETS e Studio Kai (2ª temporada de 7 Seeds e Captain Tsubasa).
Como o nome é enorme, vamos apenas chamar Loop 7. Até agora, é um dos meus animes preferidos da nova temporada, pois me lembra um pouco o estilo de Kanojo ga Koushaku-Tei ni Itta Riyuu. Tem uma protagonista forte, determinada e que sabe o que quer. Seu par romântico é misterioso e carrega aquele ar de vilão. O relacionamento começa por interesses em comum, mas promete se tornar algo mais.
Akuyaku Reijou Level 99
Antes de continuar, senta que lá vem mais um nome gigante (xD). Akuyaku Reijou Level 99: Watashi wa Ura-Boss desu ga Maou dewa Arimasen 「悪役令嬢レベル99 ~私は裏ボスですが魔王ではありません~」 O anime, também com 12 episódios, fez sua estreia no dia 9 de janeiro. A adaptação é do estúdio Jumondo e é baseada em uma light novel. Assim como Loop 7, traz à tona o tema da reencarnação, mas Akuyaku Reijou Level 99 segue os mesmos moldes de WataOshi e outras obras inspiradas pelo universo dos otome games.
Em Akuyaku Reijou Level 99, após reencarnar em um jogo, a protagonista Yumiella Dolkness entra em um treinamento hardcore para chegar ao nível máximo. Ela não apenas se torna a personagem mais forte do anime, como também domina a magia negra. Estou curiosa para saber o que os próximos episódios reservam. Além disso, espero que foquem mais nela e cada vez menos no grupo da Alicia (eles me cansam um pouco, mesmo sem aparecer tanto).
Gekai Elise
Para fechar a lista de novidades da temporada, incluí Gekai Elise 「外科医エリーゼ」com mais uma protagonista reencarnada em outro mundo. Só que aqui Elise é a vida passada da Dr. Takamoto Aoi. Após um acidente de avião, Aoi retorna para sua antiga vida. O primeiro episódio do anime foi ao ar no dia 10 de janeiro, com animação do estúdio Maho Film (Akuyaku Reijou nanode Last Boss wo Kattemimashita <3). A adaptação dos 12 episódios é baseada no manhwa de Yuin e Mini.
Até o momento, Gekai Elise também já entrou na minha lista de favoritos. Sinto cada episódio passar tão rápido. E a angústia de ter que esperar uma semana inteira até o próximo? *-* A história parece interessante, com a premissa de mostrar um novo rumo na vida de Elise agora que ela tem consciência sobre sua vida anterior, além dos conhecimentos médicos avançados para tratar doenças e salvar vidas.
* * *
Atenção passageiros do voo A2401! Dentro de instantes, estaremos pousando. Durante nosso tour pelos animes, passamos por duas obras mais antigas, incluindo um dos maiores clássicos dos anos 90 que ganhou um remake no ano passado. Além disso, também sobrevoamos as novidades da mais nova temporada no Japão, com conexões por Solo Leveling, Yubisaki to Renren, Loop 7, Gekai Elise e outras paradas. Para finalizar a viagem, desejo a todos uma boa maratona pelos novos animes.
Se quiser estender sua experiência em uma das nossas conexões, embarque no review com o remake de Rurouni Kenshin.