
Parece que hoje é o dia das baladas no K-Pop. Além do comeback da IU, CIX (씨아이엑스) também liberou nesta quarta-feira, 24, a titletrack “Lovers or Enemies” do álbum 0 or 1, acompanhada pela b-side “My name is shadow”. 0 or 1 é o primeiro single album do grupo, que fez seu debut em 23 de julho de 2019 pela C9 Entertainment.
O comeback do CIX vem quase um ano depois do EP ‘OK’ Episode 2: I’m OK, lançado em março do ano passado, com Bae Jinyoung, BX, Hyunsuk, Seunghun e Yonghee. Eu ia fazer apenas um breve review para os destaques, mas resolvi trazer um post mais completo para compartilhar o que achei das novas músicas. Vem comigo?
Review do álbum 0 or 1




Postar ou não postar, eis a questão! CIX entrou discretamente no meu radar, sem chamar muita atenção. Quando o álbum 0 or 1 foi liberado no Spotify, coloquei o fone e comecei a ouvir sem grandes pretensões. A tracklist tem apenas duas músicas: “Lovers or Enemies” e “My name is shadow”. Ouvi uma, duas, cinco, até perder as contas de quantas vezes deixei a dupla no repeat enquanto cuidava de algumas atividades da casa.
Depois vi algumas fotos do conceito visual com referências à tecnologia, AI e robôs até mergulhar no MV da titletrack “Lovers or Enemies”. Quanto mais vi e ouvi, mais eu me senti envolvida pelo comeback dos meninos. Não sei como está o dia para você hoje. Para mim, está chuvoso e com neblina, um clima aconchegante que combinou perfeitamente com o mood das duas faixas de 0 or 1.
Lovers or Enemies
Com um groove retrô e nostálgico, “Lovers or Enemies” começa de um jeito discreto e suave, sem mostrar muito a que veio. Quando chega no refrão, as coisas mudam. A construção melódica tímida ganha peso com o foco nos vocais — cuidadosamente arquitetados do pré ao pós-refrão — o que torna a melodia cativante e agradável. Poderia durar um pouco mais, né? Eu realmente não sou fã dessa ‘tendência’ de músicas com menos de três minutos.
Gosto do tom do refrão e da letra: “My baby, you’re killing mе / Or baby, you’re healing me / There are two choices / Depending on your answer, we’ll be lovers or enemies”. E o que falar do rap do BX no segundo verso? Uma das minhas partes preferidas, assim como a voz do Yonghee na ponte com os estalos no fundo bem discretamente e o Seunghun fechando em grande estilo.
O MV completa o pacote, misturando referências retrô com o toque moderno dos robôs. Acho que o visual se encaixa bem com a vibe de “Lovers or Enemies”. Também gosto dos movimentos precisos da coreografia, que me fizeram pensar no “Phantom” do WayV. O giro no chão durante o refrão é uma das partes que mais se destacou para mim.
My name is shadow
Para completar o álbum 0 or 1, o CIX incluiu a b-side “My name is shadow”. Quando vi esse nome, minha mente logo pensou em: “我が名はシャドー”. 미안, não pude evitar. xD Por falar nisso, preciso ver a segunda temporada do anime. Brincadeiras à parte, assim como a faixa-título, é uma balada bem tranquila.
Quando ouvi pela primeira vez, não me marcou tanto. Porém, após deixá-la tocando no repeat para fazer o post, ela me conquistou com “Oh Oh Oh I’m here for you”. É uma música que se encaixa bem no meio de um show para cantar com os fãs e, mais ainda, como trilha sonora de um K-Drama romântico ou um filme.
CIX é um grupo que ainda não tem presença forte nas minhas playlists, mas o comeback com o álbum 0 or 1 coloca os meninos definitivamente no meu radar. Embora seja um retorno tímido, com apenas duas baladas, eles acertam em cheio ao entrar em um modo mais sentimental. Afinal, as vozes de Bae Jinyoung, BX, Hyunsuk, Seunghun e Yonghee combinaram bastante com as melodias.
Já que estamos em um mood de baladas, fica a recomendação para ouvir “Love wins all”, o novo single da IU com a participação do V no MV.