K-Drama · Review

[Review] Business Proposal: quando a química é demais, vicia

Cena do K-Drama Business Proposal com Sung-Hoon, Young-Se, Ha-Ri e Tae-Moo sentados em um banco de madeira no parque

No ano de 2022, recebi boas recomendações de K-Dramas para acompanhar. Dois deles me marcaram profundamente e seguem comigo até os dias de hoje. No último review de 2023, eu trouxe Twenty Five Twenty One e hoje eu venho falar do par que completa essa notável dupla: Business Proposal. 

Você já teve vontade de maratonar todos os episódios de uma vez e, ao mesmo tempo, quis se segurar para não terminar e ficar com aquela sensação de vazio? Pois foi a sensação que essas duas séries coreanas deixaram enquanto eu assistia. Contraditório, não é? Apesar do dilema, cheguei ao último episódio e vim aqui para compartilhar com você uma história cheia de química. Vem comigo?

Ficha técnica

Série: Business Proposal (사내맞선)

Gênero: Drama, Romance, Comédia

Número de Episódios: 12

Estreia: 28 de fevereiro de 2022

Direção: Park Sun-Ho

Roteiro: Han Sul-Hee e Hong Bo-Hee

Elenco principal: Ahn Hyo-Seop (Kang Tae-Moo), Kim Se-Jeong (Shin Ha-Ri), Kim Min-Kyu (Cha Sung-Hoon), Seol In-A (Jin Young-Seo) e a lista completa


Business Proposal é exatamente o que o nome sugere — uma história de amor que começa como uma proposta de negócio. Com a intenção de fugir de mais um encontro às cegas proposto pelo pai, Jin Young-Seo (Seol In-A) pede à amiga Shin Ha-Ri (Kim Se-Jeong) para ir no seu lugar e dar um jeito de rejeitar Kang Tae-Moo (Ahn Hyo-Seop). 

No encontro, Ha-Ri se apresenta como Shin Geum-Hui e descobre que Tae-Moo é o CEO da empresa onde trabalha. Pela insistência do avô em ver o neto workaholic casado, Tae-Moo está disposto a propor e não vai deixar Ha-Ri escapar tão fácil. Enquanto isso, Young-Seo conhece Cha Sung-Hoon (Kim Min-Kyu), o secretário de Tae-Moo. E, aos poucos, o romance começa a tomar conta, formando dois casais inusitados. 

Review de Business Proposal

Cena do webtoon à esquerda e do K-Drama Business Proposal à direita com Ha-Ri e Tae-Moo

“I want us to start dating with marriage in mind”. É assim que termina o primeiro encontro entre Tae-Moo e Ha-Ri, com uma proposta de casamento. Ou melhor, é a partir daí que a história começa. Business Proposal (사내맞선) é baseado no webtoon de Hae Hwa — publicado de 3 de agosto de 2017 a 21 de novembro de 2018. O K-Drama da SBS foi ao ar entre os dias 28 de fevereiro e 5 de abril de 2022, com 12 episódios. 

Assim como Twenty Five Twenty One, a série ganhou minha atenção após a recomendação de uma amiga (a mesma, aliás ˆˆ). Quando li a sinopse, achei o plot interessante e com a premissa de ser bem divertido. Depois de ver alguns episódios e conhecer o elenco, tive ainda mais certeza sobre ter acertado em cheio na escolha.

Business Proposal é uma doce história romântica, recheada de química entre os casais, principalmente o secundário com Sung-Hoon e Young-Seo. Tem uma narrativa leve e sem complicações inclusive quando surgem obstáculos para separar os protagonistas. A forma como o Tae-Moo lida com tudo, sem se deixar levar por qualquer interferência externa é um refresh e é um dos fatores que torna a série tão gostosa de acompanhar.  

Clichês à parte, os personagens cativam

À primeira vista, o roteiro pode parecer clichê, já que traz elementos comuns em outros rom-coms. Namoro que começa por um contrato, o moço rico e a moça mais humilde, interferências indesejadas da família e por aí vai. O que o diferencia Business Proposal dos outros é a interação entre os personagens e a simplicidade da narrativa.

Tae-Moo me conquistou com sua determinação inabalável. Apesar de aparentar ser frio e rígido por fora, ele tem uma personalidade doce e divertida, além de saber o que quer. Mesmo com as rejeições da Ha-Ri, ele não desiste. É fácil se identificar e torcer para que as coisas deem certo para ele.

Já a Ha-Ri é engraçada, principalmente em suas constantes trocas de identidade. Como Shin Geum-Hui, ela se transforma na ousada namorada por contrato que se passa por herdeira de uma família rica (assumindo o papel da Sung-Hoon). Como Ha-Ri, ela é a doce e prestativa funcionária da Bibigo.

Sung-Hoon chamou minha atenção com seu jeito misterioso e que aos poucos vai se deixando levar ao ficar cada vez mais próximo da Young-Seo. Inclusive, ela é uma das melhores personagens da série. Vai atrás do que quer, sem se importar com o que os outros vão pensar e não liga se Sung-Hoon não ocupa um cargo de CEO. Seu desejo é se casar por amor, não pela conveniência dos negócios.

O que não falta é química entre eles

Cada personagem do círculo principal se destaca por si só, mas quando os casais entram em cena, o que não falta é química entre eles. Não apenas na hora do romance, mas também para as amizades entre Ha-Ri e Young-Seo, Tae-Moo e Sung-Hoon. Cada interação entre os casais era motivo para colocar um sorriso no rosto. E entre amigos, as risadas eram garantidas.

“If you come any closer, I am never going to let you go again”. No lado romântico, toda vez que Tae-Moo e Ha-Ri estavam juntos os momentos de fofura tomavam conta de Business Proposal. Quando ele ainda não sabe que ela trabalha na sua empresa, é divertido ver as tentativas da Ha-Ri de manter sua identidade em segredo. Ela tenta tanto que deixa a suspeita mais óbvia. Depois de descobrir a verdade, é bonitinho ver a aproximação do Tae-Moo mesmo quando a Ha-Ri tenta afastá-lo — até não resistir mais ao charme e 💋.

Mas o protagonismo real, para mim, vai para o casal secundário com Sung-Hoon e Young-Seo. Ele tentando resistir. Ela indo com tudo. E eu torcendo para o romance engatar o quanto antes. Às vezes, eu até esquecia que eles não eram os personagens principais, já que roubavam a cena quando apareciam na tela. Os dois mereciam um spin-off. ❤

Impressões finais d0 K-Drama Business Proposal

Cena do K-Drama Business Proposal com Ha-Ri e Tae-Moo na chuva, enquanto Tae-Moo segura um guarda-chuva amarelo e Ha-Ri usa um casaco da mesma cor

“You know I hate wasting my time, right? I can’t be apart from you any longer. So let’s get married”.  Assim como a proposta de Tae-Moo a Ha-Ri, Business Proposal é um K-Drama que vai direto ao ponto (apesar das interferências constantes do avô de Tae-Moo e do pai da Young-Seo). Sua natureza direta e divertida traz uma mudança de ritmo a uma narrativa clichê, a princípio, mas cheia de personalidade pela química do elenco.

Não espere reviravoltas avassaladoras, nem muita tensão dramática. O que você pode esperar é uma comédia romântica divertida e viciante pelas interações dos personagens — em especial as protagonizadas pelo casal Young-Seo e Sung-Hoon. 

Por ter apenas 12 episódios, senti falta de um fechamento envolvendo a aceitação das famílias de uma forma mais clara, mostrada através de imagens que acrescentariam um quentinho no coração. Os dois casais mereciam isso, não acha? Quem sabe uma cena no altar também? Mais um ou dois episódios poderiam trazer a sensação de ciclo completo. Seja como for, a série não perde seu brilho, nem o apelo para ser incluída na sua lista.

Às vezes, faz bem ter um K-Drama como Business Proposal para acompanhar. É o tipo de narrativa que ajuda a trazer leveza aos nossos dias e a afastar os momentos de tédio. É leve, divertido e agradável. O romance é mais maduro — ora faz sorrir, ora faz suspirar. A atuação do elenco é o maior destaque, com uma química tão forte entre os casais, capaz de provocar um vício (no bom sentido) pela série. Quando menos esperar, estará na torcida pelos personagens, enquanto enfrenta o dilema entre maratonar de uma vez ou se segurar. ˆ-ˆv

Se você gostou de ver o Ahn Hyo-Seop em ação, recomendo A Time Called You com mais um personagem cheio de carisma.

Deixe um comentário