
Ao invés de lançar álbuns completos ou EPs, RIIZE (라이즈) vem chamando a atenção na cena do K-Pop com singles digitais — um chegando logo depois do outro. Primeiro, com “Memories” e logo depois com “Get a Guitar”, que marcou o debut do grupo em setembro de 2023 Em outubro do mesmo ano, os meninos já voltaram com “Talk Saxy”. Nesta sexta-feira, 5 de janeiro de 2024, foi a vez da estreia de “Love 119”.
Entre as quatro músicas na discografia do RIIZE, “Get a Guitar” ainda é a que deixou a impressão mais marcante em mim por soar diferente do que outros boy groups vêm fazendo (além da vibe descolada e da divertida coreografia). Quando ouvi, “Love 119” o som me lembrou muito uma b-side do NCT. Vem comigo para saber mais?
Review de “Love 119”
A poucos meses desde o debut, RIIZE ainda está no início da sua trilha musical e passou por uma pequena mudança no line-up com o afastamento de Seunghan em novembro após algumas controvérsias sobre seu comportamento antes da estreia. Independentemente dos desvios no meio do caminho, o som do grupo parece fluir bem e, gradualmente, está construindo uma identidade própria para os meninos. Isso fica mais nítido com “Get a Guitar”.
Minha primeira impressão ao ouvir “Love 119” foi como se eu estivesse ouvindo uma b-side do NCT. Se o single aparecesse em uma playlist aleatória, meu pensamento provavelmente seria esse (ao menos nas primeiras vezes). “Memories” também caminha um pouco para a mesma direção pela similaridade com “Broken Melodies”.
Letra e som refletem emergência de amor


“This is an emergency (Vroom) / One-one-nine, one-one-nine / Save my life, save my life / She sets me free / This is an emergency love (Love)”. A letra retrata o amor como se fosse uma emergência, fazendo uma brincadeira com o número 119 para expressar os sentimentos do primeiro amor. O arranjo também transmite uma sensação nostálgica, presente em outro single do RIIZE, “Memories”.
O ritmo de “Love 119” é cativante com o piano suave que acompanha, criando uma paisagem sonora que combina bem com o clima de inverno. Além disso, incorpora o sample de “Emergency Room”, uma música de 2005 da banda Izi para a trilha sonora do K-Drama Sassy Girl Chun-hyang.

No entanto, a forma como o refrão é cantado aqui quebra um pouco esse encanto sutil do piano e leva o som para outra direção. Se a música seguisse uma abordagem mais melódica ao invés do tom gritante, talvez tivesse deixado uma impressão mais forte e também destacaria a talentosa linha vocal formada por Anton, Eunseok, Sungchan, Shotaro, Sohee e Wonbin.
Ao mesmo tempo, entendo que a escolha pode ser uma forma de representar o desejo de gritar e colocar para fora esse sentimento. Afinal, “Love 119” é uma emergência de amor. Combina com o conceito, mas não é minha parte favorita.
MV com cenas de cinema e coreografia suave


O MV parece reunir cenas de um filme de romance na escola, com todos os membros do RIIZE se apaixonando à primeira vista. O conceito visual combina com a sequência de imagens. Tem um ar inocente (representando o primeiro amor) e divertido (nos takes que mostram a coreografia).
Rumo ao final, a atmosfera leve e fofa do vídeo ganha um apelo emocional (com direito a lágrimas). O sentimento de tristeza pode ser tanto pela menina por quem os meninos se apaixonam não estar mais por perto por alguma fatalidade do destino ou pelo amor ser unilateral. Teorias à parte, é agradável acompanhar o MV, ainda mais sendo o primeiro lançamento no K-Pop de 2024 que eu trago para o blog.
Para a coreografia, a melhor forma de acompanhar não é pelo vídeo, já que ela é mostrada em fragmentos. No mesmo dia do lançamento de “Love 119”, Anton, Eunseok, Sungchan, Shotaro, Sohee e Wonbin apresentaram a dança no Music Bank.
Nos primeiros movimentos, já consigo ver passos característicos do RIIZE, incorporando gestos delicados e enérgicos na medida certa. E embora o refrão não seja a minha parte preferida, gosto dos batimentos do coração com as mãos. Destaque também para o Sohee no final alcançando altas notas e para Sungchan com o inesperado ‘ending fairy’. ❤
***
Para mim, RIIZE foi um dos melhores debuts de 2023 no K-Pop. “Memories” e “Get a Guitar” seguem em alta rotação nas minhas playlists. “Talk Saxy” também cresceu um pouco, mais pelo momento em que ela começou a tocar em uma playlist aleatória (e deixou boas memórias). “Love 119” não é o melhor do grupo, mas vem como um bom aperitivo para começar o ano de 2024. Vejo o lançamento como um aquecimento para o que os meninos ainda vão nos mostrar. Vamos ficar de olho!
Enquanto aguardamos mais novidades, aproveite para conferir os principais destaques no K-Pop no último mês do ano que passou.