Animes · Review

[Review] Kaguya-sama wa Kokurasetai declara guerra ao amor

Close no rosto da protagonista Shinomiya Kaguya de Kaguya-sama wa Kokurasetai

Alguns meses se passaram desde que alcancei a linha de chegada após maratonar Kaguya-sama wa Kokurasetai 「かぐや様は告らせたい」 e a efervescente guerra de amor entre Shinomiya Kaguya e Shirogane Miyuki. Prometi voltar aqui no blog para um review mais detalhado dessa comédia romântica nada convencional. Afinal, o anime ganhou uma sequência de novas temporadas, além de OVA, vídeo promocional e filme.

A primeira adaptação de Kaguya-sama: Love is War para a TV teve seu lançamento em 2019. Veio a segunda em 2020, um OVA em 2021, seguido por um teaser bem produzido para anunciar a terceira temporada em 2022. Neste ano, Kaguya e Shirogane colocaram um fim na guerra de sentimentos em um longa-metragem.

Após maratonar toda a saga, eu trouxe um breve resumo do impacto que o anime teve em mim. Hoje volto para compartilhar minhas impressões sobre toda a experiência de acompanhar os 36 episódios e os extras. Vem comigo?

Ficha técnica de Kaguya-sama: Love is War

Gênero: Comédia, Romance

Estúdio: A-1 Pictures

Número de Episódios: 36, além de OVA, Vídeo Promocional e Filme

Estreia: 1ª Temporada (2019), 2ª Temporada (2020), OVA e Teaser (2021), 3ª Temporada (2022), Filme (2023)


Kaguya e Shirogane fazem parte do Conselho Estudantil de uma escola prestigiada e estão entre os melhores estudantes com as notas mais altas do ranking. Porém, quando o assunto é romance, tudo muda. Aos olhos dos dois, o amor é uma guerra e uma confissão é sinal de derrota. O que acontece então quando eles se apaixonam? Só tem um caminho a seguir para garantir a vitória no campo de batalha: induzir o outro a se declarar primeiro. 

Review de Kaguya-sama wa Kokurasetai

Shirogane Miyuki deitado no ombro da Shinomiya Kaguya no anime Kaguya-sama wa Kokurasetai

お可愛いこと! Já consigo ver a expressão de trauma no rosto do 会長 (aka Shirogane Miyuki) toda vez que a Shinomiya Kaguya se aproximava com um olhar intenso e dizia お可愛いこと! Não dá para falar de Kaguya-sama: Love is War sem lembrar da expressão mais clássica da protagonista, que virou sua marca registrada no anime.

Uma comédia romântica diferente de tudo que você já viu, Kaguya-sama transforma o amor em uma guerra entre dois corações apaixonados. Quem se apaixonar primeiro ou se declarar antes perde. Shirogane não se acha digno de estar ao lado de Kaguya. Ele entrou na escola por suas notas e determinação nos estudos, enquanto Kaguya vem de uma família nobre. Pela educação estrita em casa, ela não confia em sua personalidade fria e se sente insegura para estar com seu 会長, mas nenhum dos dois quer abrir mão dos seus sentimentos. 

Para evitar a derrota e manter o orgulho intacto, Kaguya e Shirogane escondem o que sentem um pelo outro. Durante todas as temporadas, os dois bolam estratégias mentais e planos de todos os tipos. Prêmio: ouvir a confissão do outro para que o romance possa dar os próximos passos.

Kaguya-sama e Oshi no Ko 

Sabia que os dois animes estão conectados? Assim como Oshi no Ko, Kaguya-sama wa Kokurasetai é baseado no mangá de Aka Asakasa. Inclusive, as duas séries compartilham do mesmo universo — o que pode ser comprovado por algumas referências. 

Oshi no Ko se passa alguns anos depois do final de Kaguya-sama: Love is War. na 2ª temporada, Shirogane e Ishigami Yuu (o melhor personagem do anime <3) mencionam um mangá chamado Sweet Today. É o mesmo que ganhou uma adaptação com Aqua e Kana Arima no elenco em Oshi no Ko. Fujiwara Chika (personagem mais engraçada de Kaguya-sama xD), dá até spoilers sobre a série e, no final do episódio, o anime mergulha no estilo shoujo. É bem divertido de acompanhar.

Kaguya também fala do B Komachi, grupo de idols com a Ai no primeiro episódio e que depois renasce com Ruby, Kana Arima e Mem-Cho. No mangá de Kaguya-sama wa Kokurasetai, Ishigami e Tsubame Koyasu (interesse amoroso do Ishigami) até cantam uma música do grupo no karaokê. E no mangá de Oshi no Ko, uma das fotos em uma revista é creditada com o nome Kaguya Shirogane.

Sequência para acompanhar

Kaguya-sama wa Kokurasetai começou com o mangá de Aka Akasaka e ganhou três temporadas, um OVA, um teaser que é quase um episódio e um filme. Não vou falar sobre as adaptações para live action, pois não acompanhei. Sob responsabilidade do estúdio A-1 Pictures, as animações se distribuem da seguinte forma:

  • 1ª temporada: Kaguya-sama wa Kokurasetai: Tensai-tachi no Renai Zunousen foi ao ar entre 12 de janeiro e 30 de março de 2019, com 12 episódios
  • 2ª temporada: Kaguya-sama wa Kokurasetai? Tensai-tachi no Renai Zunousen, também com 12 episódios e transmissão de 11 de abril a 27 de junho de 2020
  • OVA: Kaguya-sama wa Kokurasetai? Tensai-tachi no Renai Zunousen, lançado em 29 de maio de 2021
  • Teaser: Kaguya-sama wa Kokurasetai: Ultra Romantic – Ishigami Yuu wa Kataritai, liberado em 21 de outubro de 2021
  • 3ª temporada: Kaguya-sama wa Kokurasetai: Ultra Romantic, com transmissão entre os dias 9 de abril e 25 de junho de 2022, com 12 episódios
  • Filme: Kaguya-sama wa Kokurasetai: First Kiss wa Owaranai, chegou aos cinemas no dia 17 de dezembro de 2022 e com um formato diferente para a TV (adaptação em quatro episódios) 

Kaguya-sama aborda o amor de uma forma inusitada, além de usar e abusar dos momentos de comédia, ao mesmo tempo em que explora temas mais densos. Também tem personagens carismáticos (cada um a seu modo). 

Chika é uma figura e parece viver em seu mundo paralelo, embora seja bem perspicaz. Ishigami (torço para que dê certo com a Tsubame, mas tem a Iino que parece gostar dele) e Ai Hayasaka são os melhores personagens. Esse trio provoca risadas o tempo todo. 

Kaguya-sama wa Kokurasetai: Tensai-tachi no Renai Zunousen

Na primeira temporada, Kaguya-sama wa Kokurasetai: Tensai-tachi no Renai Zunousen 「かぐや様は告らせたい~天才たちの恋愛頭脳戦~」 apresenta Kaguya e Shirogane como o casal perfeito. Pelo menos, é assim que todos os outros alunos enxergam o presidente e a vice-presidente do Conselho Estudantil da Academia Shuchiin. 

Cada episódio é dividido em intermináveis batalhas amorosas (estratégias mentais e diálogos cheios de segundas intenções), não apenas entre os protagonistas, mas envolvendo também os outros membros do conselho — Chika e Ishigami. Uma narrativa acompanha os acontecimentos e, no final de cada segmento, anuncia o vencedor da batalha. 

Isso leva a situações bem engraçadas, como quando a Kaguya diz que esqueceu a sombrinha em um dia de chuva para fazer o Shirogane tomar a iniciativa de oferecer o seu guarda-chuva. Sendo Kaguya e Shirogane, é claro que a cena pula o romance e vai direto para a comédia, frustrando as expectativas da protagonista. E como essa há muitas outras circunstâncias similares para os dois lados, além de mal-entendidos bobos por causa do orgulho de duas pessoas apaixonadas que não querem deixar o sentimento transparecer.

Destaques

Deixando a guerra do amor de lado, a personagem que mais se sobressai é a Chika com seu jeito imprevisível de lidar com as coisas. Ela é muito engraçada (repare na ending do 3º episódio xD) e, às vezes (quase sempre), sem noção — de forma consciente ou não (isso ainda é um mistério para mim). Suas interações com Shirogane despertam facilmente o ciúme em Kaguya, mesmo sem qualquer indicativo de envolvimento amoroso. 

Gif com dança da Fujiwara Chika em um dos encerramentos do anime Kaguya-sama wa Kokurasetai

Aliás, Chika foi mentora do Shirogane (可哀想). Apesar das notas altas, o 会長 tinha algumas falhas. Ele passa por vários treinos intensos com a Chika para aprender a cantar rap, participar do coral ou a jogar vôlei (rindo sozinha enquanto escrevo xD). 

Ai Hasegawa fazendo pose para a câmera no anime Kaguya-sama wa Kokurasetai

Apesar de coadjuvante, Hayasaka também se destaca no meio da guerra amorosa entre Kaguya e Shirogane. No anime, ela assume várias personalidades — da fiel criada da família Shinomya à aluna descolada que se apaixona pelo Shirogane ao tentar ajudar Kaguya. 

Fechando os personagens secundários que ganham protagonismo, temos o Ishigami. Ele é o oposto do Shirogane. Tem complexo de inferioridade, é introvertido e tira notas baixas, mas se esforça pelas coisas que lhe interessam, é observador e ajuda (do seu jeito) as pessoas ao seu redor. Na primeira temporada, suas aparições ainda são tímidas. Conforme o anime avança, vê-lo fica mais interessante e divertido. 

Kaguya-sama wa Kokurasetai? Tensai-tachi no Renai Zunousen

Na segunda temporada, Kaguya-sama wa Kokurasetai? Tensai-tachi no Renai Zunousen 「かぐや様は告らせたい?~天才たちの恋愛頭脳戦~」 entra em ano de eleição para o Conselho Estudantil. A situação preocupa Kaguya, já que é a oportunidade de passar mais tempo ao lado do seu amado 会長. Além disso, o aniversário dele está chegando. Como celebrar sem mostrar que ela queria celebrar? 

Uma nova personagem, Iino Miko aparece como candidata a assumir o lugar de Shirogane. A família o atual 会長 também ganha algum destaque para mostrar o desenvolvimento do protagonista, principalmente com as interações da irmã Shirogane Key. 

Agora que já conhecemos, a história começa a avançar, focando no ano acadêmico que está prestes a terminar e na tensão pela possível mudança no Conselho Estudantil. Apesar do amadurecimento do elenco e da trama, os mal-entendidos seguem provocando o lado cômico de Kaguya-sama wa Kokurasetai. 

As tentativas de confissão voltam com mais força do que antes, trazendo até um toque de ousadia. Enquanto Kaguya muda suas abordagens, Hayasaka mostra um novo lado da sua personalidade e adiciona mais momentos de comédia para o anime. 

Destaques

Uma das cenas que mais gosto da temporada é ver a forma como Shirogane, apesar de rival pelo posto de presidente do Conselho Estudantil, ajuda Iino a superar alguns obstáculos durante as eleições. No final, os dois unem forças e começam a trabalhar juntos por mais um ano acadêmico.

É nesta temporada também que Ishigami sai do seu casulo. E se ele ainda não conquistou você, daqui não passa. Além de acompanhar o período eleitoral, a história também mergulha no passado do personagem para explicar seu comportamento mais introvertido. Suas interações com Kaguya e Shirogane o ajudam a lidar melhor com as pessoas ao seu redor. Suas notas melhoram, assim como sua participação em atividades sociais na escola.

OVA

O OVA Kaguya-sama wa Kokurasetai? Tensai-tachi no Renai Zunousen 「かぐや様は告らせたい?~天才たちの恋愛頭脳戦~ OVA」 traz uma história paralela cheia de fanservice. Fora do Conselho Estudantil, Chika e Kaguya passam por uma piscina, enquanto Shirogane e Ishigami encontram uma revista com conteúdo questionável. No final, temos uma divertida competição culinária com todos os membros do Conselho Estudantil. 

Se gostou das duas primeiras temporadas, do tipo de comédia e do estilo de narração (e não se importa com o fanservice, mesmo exagerado), vale incluir o OVA na maratona. Shirogane e Ishigami mantêm o nível de comédia nas alturas.

Kaguya-sama wa Kokurasetai: Ultra Romantic

Para promover a terceira temporada, Kaguya-sama wa Kokurasetai: Ultra Romantic – Ishigami Yuu wa Kataritai 「第3期『かぐや様は告らせたい-ウルトラロマンティック-』 / ティザーPV 「石上優は語りたい」」 ganhou um teaser muito bem produzido. O personagem principal é o mais popular do anime, ninguém mais, ninguém menos que Ishigami Yuu. 

Toda semana, ele e Shirogane se encontram na sala do Conselho Estudantil para acompanhar o mangá “Momo Doesn’t Think”. O problema é que Shirogane não quer que os outros saibam sobre isso para evitar o rótulo de otaku. O vídeo promocional é capítulo à parte, sem spoilers da próxima temporada, apenas algumas provocações, situações hilárias, uma abordagem criativa e um gancho envolvente. 

Na terceira temporada, Kaguya-sama wa Kokurasetai: Ultra Romantic 「かぐや様は告らせたい-ウルトラロマンティック-」 mostra os dois protagonistas mantendo sua convicção de não confessar o amor que sentem um pelo outro com firmeza. Porém, essa resolução começa a estremecer conforme os sentimentos ficam mais fortes. 

​​Confiança, dúvida, felicidade, medo, sensações presentes nos relacionamentos são retratadas com um tom cômico enquanto mostram a evolução do casal. Com as emoções à flor da pele, Kaguya e Shirogane começam a ficar impacientes. Será que algum deles irá finalmente ceder? É ver para saber a resposta. 😉

Kaguya-sama wa Kokurasetai: First Kiss wa Owaranai

Após três temporadas em quatro anos, a guerra amorosa entre duas mentes geniais finalmente encontra seu desfecho no filme Kaguya-sama wa Kokurasetai: First Kiss wa Owaranai 「かぐや様は告らせたい -ファーストキッスは終わらない-」 com Kaguya e Shirogane tentando definir o relacionamento. 

Mesmo depois de tudo que passaram juntos nos episódios anteriores, os dois ainda não sabem como lidar com seus sentimentos. お可愛いこと! A responsável por essas incertezas é uma cena específica no fim da terceira temporada. Se você já chegou nela, sabe do que se trata (秘密). É tanto para Kaguya processar que ela entra em conflito interno com suas diferentes personalidades (uma crise de identidade) e se transforma em uma versão 禿び como efeito colateral.

Se até aqui, o foco valorizou a comédia, o filme ganha um tom mais romântico. Os momentos engraçados ainda estão lá, caso contrário Kaguya-sama perderia sua identidade. O que muda é o peso na balança que agora carrega o romance prestes a florescer sem se esconder. Isso vale inclusive para a personalidade dos dois — a Kaguya distante e o Shirogane perfeito. 

Em busca de aceitação, nem sempre mostramos como somos de verdade, não é mesmo? E temos a tendência de construir barreiras ao nosso redor. Seja por medo da rejeição ou por receio de machucar outra pessoa. Essa abordagem em First Kiss wa Owaranai, que atinge seu ápice naquela cena do banco no parque, é especialmente realista. 

Impressões finais de Kaguya-sama wa Kokurasetai

Membros do Conselho Estudantil brindam no anime Kaguya-sama wa Kokurasetai

Kaguya-sama wa Kokurasetai foi um dos animes que mais me surpreendeu em 2023, de uma forma positiva e me levando a risadas em cada episódio. Durante o mês de junho, eu maratonei as três temporadas, os especiais e o filme. 

No longa, boa parte da diversão presente nas obras anteriores dá espaço para uma ambientação mais densa e sombria. O foco é nas personas que criamos em cada situação e nas vulnerabilidades que escondemos a fim de mostrar apenas o lado bom para quem amamos. É interessante acompanhar como tudo vem à tona, com uma trilha sonora de fundo que aumenta a profundidade da situação. E também o significado de um amor verdadeiro, ilustrado a partir das expectativas de Kaguya e Shirogane e da narração.

E o amor verdadeiro não precisa ser perfeito. A base para um relacionamento saudável e duradouro é o nível mútuo de confiança e honestidade. É se mostrar para o outro, com falhas mesmo, porque elas fazem parte da nossa natureza e da personalidade de cada um.

*Alerta de spoiler* 

Apenas senti falta do fechamento entre Ishigami e Tsubame. Se começou tem que terminar, não é? Para que mostrar a confissão e ainda dar um prazo para a resposta quando não vemos o que ocorre depois? Eles ficam juntos ou não? Já sei a resposta pelo mangá, mas o anime precisava encerrar o ciclo que começou. 

Ao menos, o relacionamento de Kaguya e Shirogane chega ao seu ápice, com algumas cenas que devem compensar o beijo escondido no festival escolar. Aliás, quem ganha a guerra do amor? Alguns dizem que Shirogane foi o vencedor, já que a Kaguya acaba se declarando mais de uma vez. Será?

Outros (e eu me incluo aqui) dão a vitória para a protagonista. Por quê? Em um dos episódios da terceira temporada, o narrador diz que Shirogane perdeu a disputa há muito tempo, já que foi o primeiro a se apaixonar quando a Kaguya pula no lago para salvar uma colega (inclusive os membros do Conselho Estudantil eram outros, ou seja, paixão antiga).

*Fim do spoiler* 

Maratonar tudo de uma só vez foi divertido. Os diálogos entre os protagonistas, o carisma dos personagens secundários, a narrativa acompanhando a guerra entre dois corações apaixonados e os jogos mentais para conseguir uma confissão elevaram a comédia romântica de Kaguya-sama wa Kokurasetai a outro nível. Se você ainda não começou, recomendo experimentar com a mente aberta. Kaguya-sama wa Kokurasetai: First Kiss wa Owaranai termina com “New Game? Start” na tela. Será que significa algo? Estou bem tentada a ler todo o mangá para descobrir. 

Se você prefere romance drama e um toque sobrenatural, recomendo ler o review de Fruits Basket e a maldição do zodíaco.

Deixe um comentário