Especiais · K-Pop · K-Rock · Música

Retrospectiva: 25 músicas de K-Pop que marcaram 2023

Meu ano foi marcado por maratonas de animes e K-Dramas, além de uma série de reviews de álbuns, acompanhando os últimos lançamentos em músicas de K-Pop. Desde janeiro de 2023, foram 142 álbuns (embora eu tenha começado a escrever sobre eles apenas a partir de abril), sem contar os singles independentes. 

Neste post, trago uma retrospectiva a partir da seleção com as 25 músicas de K-Pop que mais me marcaram, conquistando, assim, um espaço cativo na minha playlist. Todas que estão aqui, inclusive, são recomendações. 

  1. Madness – Moonbin & Sanha
  2. Beautiful Liar – Monsta X
  3. Vibe – Taeyang ft. Jimin
  4. Moonlight Sunrise – Twice
  5. Sugar Rush Ride – TXT
  6. People Pt. 2 – Suga ft IU
  7. I Am – IVE
  8. Super – Seventeen
  9. Welcome to MY World – aespa
  10. Bills – ENHYPEN
  11. Demian – Dreamcatcher
  12. Take Two – BTS
  13. The Feeling – SHINee
  14. Wild Heart – LUN8
  15. Get a Guitar – RIIZE
  16. Social Path – Stray Kids ft LiSA
  17. You’re Beautiful – The Rose
  18. Fact Check – NCT 127
  19. PLUTO – Xdinary Heroes
  20. Growing Pain – TXT
  21. On My Youth – WayV
  22. Yes or No – Jungkook
  23. Take My Hand – ZB1
  24. LALALA – Stray Kids
  25. Silver Light – ATEEZ

Como 25 é pouco para resumir um ano inteiro, no final incluí o link para uma playlist com mais músicas de K-Pop que marcaram 2023. Vem comigo?

1. Madness – Moonbin & Sanha

Minha lista começa com “Madness” da subunit com Moonbin & Sanha (ASTRO). É a titletrack do álbum INCENSE, que chegou às plataformas de streaming no dia 4 de janeiro. Uma amiga fora do universo do K-Pop me indicou a música. Ela sabia que eu gostava e começou a procurar algumas referências por curiosidade. Quando ela me apresentou, “Madness” se tornou uma favorita instantânea. E levando em conta o que aconteceu depois, não poderia ter música melhor para a retrospectiva de K-Pop de 2023 e para abrir a lista.

2. Beautiful Liar – Monsta X

Monsta X (몬스타엑스) é um grupo com presença constante nas minhas playlists. Sempre tenho uma preferida para indicar e, neste ano, é “Beautiful Liar” do álbum Reason (lançamento em 9 de janeiro). É difícil gostar de apenas uma música quando se trata de Monsta X, mas a faixa-título foi a que mais me marcou assim que ouvi pela primeira vez. A melodia é o ponto forte da música com uma batida pulsante, embalado pelo som de uma guitarra elétrica e da harmonia vocal envolvente do grupo.

3. Vibe – Taeyang ft Jimin

Quando “Vibe” chegou como pré-release do álbum Down to Earth no dia 13 de janeiro, marcando o comeback do Taeyang (BIGBANG) após cumprir o alistamento militar obrigatório, fiquei sem palavras. O nome não poderia ser mais apropriado, pois o que não falta é vibe para conquistar qualquer playlist e para prender a atenção do início ao fim. Tudo fica melhor com a collab do Jimin (BTS). Sua voz mescla muito bem com a do Taeyang, principalmente na versão live clip. Dá vontade de colocar no repeat por tempo indeterminado.

4. Moonlight Sunrise – Twice

“Moonlight Sunrise / Baby, come be my starlight / Moonlight Sunrise” é viciante. Basta ouvir o refrão uma vez para passar o dia cantando. “Moonlight Sunrise” é a segunda música em inglês do TWICE (트와이스) e chegou às plataformas de streaming no dia 20 de janeiro como pré-release do álbum Ready to Be. A titletrack “Set Me Free” é tão boa quanto, o que me deixou em dúvida na hora de montar a seleção de 2023. “Moonlight Sunrise” é tão TWICE e me lembra outras músicas queridinhas do grupo, por isso conquistou o espaço.

5. Sugar Rush Ride – TXT

Se tem um grupo que sempre provoca um 와 toda vez que ouço um novo lançamento, sem dúvida, é o TOMORROW X TOGETHER (투모로우바이투게더). Não sei como o TXT faz isso, mas consegue me surpreender o tempo todo. Fácil, fácil, “Sugar Rush Ride” é uma das melhores músicas de K-Pop de 2023 com seu ritmo dance, acompanhado pelo sutil som de assobios ao fundo e uma coreografia impecável. É também a titletrack do álbum The Name Chapter: Temptation, lançado no dia 27 de janeiro. 

6. People Pt. 2 – Suga ft IU

O que acontece quando se combina a voz única da IU com o talento musical do Suga (BTS)? Uma música inesquecível é criada. Primeiro, veio o single “eight” em 2020. Três anos depois, a dupla se uniu novamente para ”People Pt. 2″, faixa que faz parte do álbum D-DAY e que encerra a trilogia de Suga como Agust D. Além da IU, RM e V também participam. É uma música simples, com uma melodia marcante e uma letra que convida a refletir sobre as conexões formadas ao longo da vida. 

7. I Am – IVE

Mais uma candidata ao título de melhores músicas do K-Pop em 2023, “I Am” foi apresentada como titletrack do álbum I’ve IVE no dia 10 de abril. Ela chegou em um momento marcante para mim no ano, com novas oportunidades e desafios. Na época, e ainda hoje, “I Am” segue provocando uma onda de inspiração. Toda vez que estou prestes a passar por alguma etapa difícil, dou play na música do IVE (아이브) e, na mesma hora, sinto a motivação emanando no ar: “내일 내게 열리는 건 big, big stage”

8. Super – Seventeen

Músicas que trazem o som de instrumentos tradicionais sempre têm um apelo a mais (pelo menos para mim). “Super” do Seventeen (세븐틴) é uma das titletracks do álbum FML, com lançamento no dia 24 de abril, que segue essa fórmula. Desde lá, entrou na minha playlist e, frequentemente, está no modo repeat. Assim como o instrumental se sobressai, a coreografia é um espetáculo visual à parte, com movimentos intensos e uma divertida referência no final ao anime Dragon Ball. 

9. Welcome to MY World – aespa

Quando aespa (에스파) fez seu debut em novembro de 2020, minhas expectativas estavam nas alturas pela promessa de incrementar elementos virtuais às performances. Em algum momento, isso se perdeu, mas, apesar do meu leve descontentamento, aespa tem algumas boas músicas em sua discografia. Uma delas é “Welcome to MY World”, que se tornou a minha preferida quando chegou em 2 de maio como pré-release do álbum My World. A melodia na abertura, o efeito de grilos ao fundo, o ar de mistério, a linha vocal, tudo se sobressai.

10. Bills – ENHYPEN

Da mesma época do aespa, ENHYPEN (엔하이픈) é um dos meus grupos preferidos. Por isso, dificilmente ficaria fora da retrospectiva. O desafio foi escolher uma música entre tantas com potencial para estar aqui. “Bite Me” era forte candidata, não fosse pelo pré-refrão. Se você acompanhou o lançamento do álbum Dark Blood no dia 22 de maio aqui no blog, já sabe a impressão que o trecho deixou. Quem me conquistou sem manter um pé atrás foi a B-side “Bills” com sua melodia agradável como um dia de sol.

11. Demian – Dreamcatcher

Nem sempre a faixa-título é a que mais chama a atenção em um álbum. A B-side “Demian” do álbum [Apocalypse: From Us] puxou os holofotes para ela quando chegou às plataformas de streaming no dia 24 de maio. A música mantém o tom de rock característico do grupo Dreamcatcher (드림캐쳐), um dos motivos que o tornou tão único e diferente de outros girls groups. Minha parte preferida é a entrada da Dami. Passa uma confiança enorme, dando mais peso para a música. “Demian” também combinaria com a trilha sonora de um anime.

12. Take Two – BTS

“Can’t you see the take two?” Assim começa uma das músicas mais marcantes de 2023 por todo o apelo simbólico que ela carrega. Lançada no dia 9 de junho, “Take Two” marcou uma década de BTS (방탄소년단). Sua letra resgata a jornada do grupo, ao mesmo tempo em que traz um olhar para o futuro em um momento em que os sete membros cumprem o serviço militar. Além da carga emocional, “Take Two” se apoia em um pop acústico, que provoca a sensação de conforto, esperança e nostalgia.

13. The Feeling – SHINee

Aliás, o dia 9 de junho foi um dos mais especiais de 2023, pois também marcou a chegada de “The Feeling”. A música veio como pré-release do álbum HARD com comeback que eu mais esperei para acompanhar: SHINee (샤이니) — que, poucos dias antes comemorou 15 anos. Com sua batida cativante de DnB e uma mensagem que retrata as experiências entre o grupo e o fandom, “The Feeling” poderia facilmente ter conquistado o posto de titletrack. O título de uma das melhores músicas de K-Pop do ano, definitivamente, ela conquistou. 

14. Wild Heart – LUN8 [Debut]

Ao falar sobre as melhores músicas de K-Pop, também podemos olhar para trás e avaliar os debuts que tiveram maior impacto na cena sul-coreana. Um deles foi o do grupo LUN8 (루네이트) no dia 15 de junho com o álbum “CONTINUE?” e a titletrack “Wild Heart”. Ela tem um arranjo tão divertido, com efeito de assobios aliado a um pop viciante e uma bateria rítmica até chegar no refrão com uma pegada mais rock. A música representa bem a energia explosiva que o grupo trouxe para sua estreia.

15. Get a Guitar – RIIZE [Debut]

Ao lado de LUN8 e do ZEROBASEONE, RIIZE (라이즈) entra para a lista como uma das melhores estreias do K-Pop em 2023. O repertório do grupo, porém, ainda não é tão grande. Apesar disso, o grupo mostrou potencial para estar aqui ao lado de veteranos na indústria. No dia 4 de setembro, a música “Get a Guitar” trouxe um refresh em meio aos boy groups, com sua vibe descolada, sintetizador retrô e guitarra rítmica. Ela tem o potencial de entrar no modo repeat até fora da sua playlist. Quando menos esperar, você começa a cantar.

16. Social Path – Stray Kids ft LiSA

Stray Kids (스트레이 키즈) e LiSA era, definitivamente, a collab que faltava na minha playlist. “Social Path” veio no dia 6 de setembro como pré-release do álbum Social Path/Super Bowl — primeiro lançamento japonês do grupo depois de The Sound — e já se tornou uma das músicas mais marcantes do ano. A versão escolhida é a original em japonês, mas ela também ganhou uma versão em coreano no álbum 樂-STAR. Preste atenção na letra, pois reflete experiências pessoais da juventude. 

17. You’re Beautiful – The Rose

Além do SHINee, The Rose (더 로즈) fez um dos comebacks mais marcantes de 2023 com o álbum Dual, cheio de preciosidades para quem gosta de K-Rock. Com 11 faixas na tracklist, escolher uma para estar entre as melhores não foi tarefa fácil. “Back to Me”, “Alive” e tantas outras poderiam estar aqui. Minha escolha foi “You’re Beautiful”, liberada como pré-release no dia 25 de agosto. Embora The Rose seja, essencialmente, uma banda de rock, a melodia suave, o vocal delicado e a letra de “You’re Beautiful” tocaram meu coração.

18. Fact Check – NCT 127

Se impacto fosse o principal quesito para uma nomeação, o NCT 127 (엔씨티 127) sairia na frente com “Fact Check”. Claro que não é apenas a performance da música que chama a atenção, embora a coreografia tenha o seu protagonismo aqui. A titletrack que dá nome ao álbum Fact Check chegou às plataformas de streaming no dia 6 de outubro. E trouxe com ela um instrumental explosivo e cheio de confiança. “Fact Check” também foi uma das músicas mais viciantes do ano, entrando no repeat no modo infinito.

19. PLUTO – Xdinary Heroes

The Rose não foi a única banda de K-Rock a deixar sua marca em 2023. Xdinary Heroes (엑스디너리 히어로즈) fez dois comebacks no ano, primeiro com Deadlock e depois com o álbum Livelock no dia 11 de outubro. “PLUTO” foi a faixa mais marcante com seu pré-refrão de impacto e uma ponte memorável. É uma música digna de festivais. Consegue ouvir o público cantando junto? Assim que “PLUTO” começa a tocar, é fácil teletransportar o pensamento para o meio da multidão.

20. Growing Pain – TXT

É isso mesmo! Os meninos do TXT estão de volta com mais uma música na lista das que mais marcaram o K-Pop em 2023. Eles têm esse poder misterioso de cativar as minhas playlists. Quando chegou às plataformas de streaming no dia 13 de outubro, o álbum The Name Chapter: FREEFALL tocou no repeat sem parar. O TXT já embalou por aqui com uma apresentação inesquecível no Lollapalooza em Chicago e uma collab inusitada no palco no VMA. E o oscar de melhor música vai para “Growing Pain”, com sua vibe rock.

21. On My Youth – WayV

O comeback do WayV (威神V) no dia 1º de novembro com o álbum On My Youth foi uma das maiores surpresas do ano, consolidando a versatilidade do grupo. A melodia da titletrack, que dá nome ao álbum, é linda de ouvir. Lembra bastante “Area” do SHINee. Tem um arranjo suave e sentimental, embalado por estalos quando a música começa. A combinação do hip-hop com a linha de rap levam a uma quebra inesperada, deixando a experiência de ouvir ainda mais interessante. “On My Youth” ganhou uma versão em inglês, mas gosto da original.

22. Yes or No – Jungkook

A lista trouxe Jimin (em collab), Suga e agora Jungkook do BTS. O álbum Gold, marcando sua estreia solo no dia 3 de novembro, veio com uma tracklist cheia de potencial para hits. O que mais se destaca para mim é “Yes or No”. As primeiras notas já entregam a influência de Ed Sheeran, que está nos créditos de produção. Quem gosta do cantor britânico, tem tudo para se encantar com “Yes or No”. É um pop suave e agradável de ouvir durante uma viagem ou uma caminhada tranquila ao ar livre.

23. Take My Hand – ZB1 [Debut]

Completando o trio dos melhores debuts do ano, ZEROBASEONE (제로베이스원) também tem uma música que me marcou. Não, não é o single de estreia “In Bloom”, apesar de estar entre as minhas favoritas. A B-side do álbum Melting Point, lançado no dia 6 de novembro, “Take My Hand” é a que mais se sobressai como se fosse um convite para pegar na mão do grupo e entrar em uma imersão enquanto ouve a música. ZB1 é um grupo de K-Pop temporário, que vem mostrando um potencial enorme para ficar de olho em seus comebacks.

24. LALALA – Stray Kids

Além do TXT, olha quem está aparecendo por aqui de novo. Depois de emplacar uma collab, Stray Kids (스트레이 키즈) também deixou sua marca com “LALALA” do álbum 樂-STAR no dia 10 de novembro. A titletrack também ganhou uma versão rock. E é ela que conquistou seu espaço por aqui, embora a original seja tão boa quanto. “LALALA” é uma música com foco na performance, por isso vale a pena ouvir enquanto acompanha o MV ou vídeo do Studio Choom, captando toda a essência e impacto que o grupo quer passar.

25. Silver Light – ATEEZ

Para fechar a lista das melhores músicas de K-Pop de 2023, entra mais uma B-side, “Silver Light” do grupo ATEEZ (에이티즈). A música faz parte do álbum THE WORLD EP.FIN: WILL, liberado no dia 1º de dezembro. Diferente da explosão sonora característica da faixa-título e presente em toda a discografia do grupo, “Silver Light” tem uma melodia mais calma, porém envolvente, especialmente no refrão. É aí que a linha vocal se destaca, transformando a experiência em um momento agradável.

O que achou da seleção com as melhores músicas de K-Pop de 2023? A lista me fez perceber que os boy groups ganharam mais a minha atenção neste ano. Sinto que as meninas tinham mais força nas minhas playlists na época de grupos como Girls’ Generation, 2NE1, 4minute, f(x), Wonder Girls, Miss A e tantos outros que deixaram sua marca. Quem sabe em 2024 elas não voltam a liderar o espaço por aqui, não é?

Como prometi no início do post, compartilho a playlist completa no Spotify com uma lista maior das minhas favoritas de 2023.

Deixe um comentário