Com o fim de ano chegando, resolvi olhar para trás e rever minha lista com todos os animes que tive a chance de acompanhar em 2023. Ao longo desses 12 meses, foram 54, entre produções recentes das últimas temporadas (janeiro, abril, julho e outubro) e alguns resgates do meu repertório em constante expansão.
Para este post, fiz uma seleção com os 14 melhores animes — incluindo tanto títulos recentes que tiveram seu lançamento neste ano, como obras mais antigas:
- Runway de Waratte
- Tsunlise
- Otonari no Tenshi-sama
- Kakuriyo no Yadomeshi
- Kanojo ga Koushaku-Tei ni Itta Riyuu
- Yamada-kun to LV999 no Koi wo Suru
- Oshi no Ko
- Kaguya-sama wa Kokurasetai
- Watashi no Shiawase na Kekkon
- Higeki no Genkyou
- Doukyonin wa Hiza, Tokidoki, Atama no Ue
- Kono Oto Tomare!
- Sousou no Frieren
- Koi to Yobu ni wa Kimochi Warui
A escolha é baseada no que mais chamou minha atenção, o que pode envolver animação, trilha sonora, mensagem, roteiro ou desenvolvimento dos personagens. Vem comigo?
1. Runway de Waratte
O mangá Runway de Waratte 「ランウェイで笑って」 ganhou uma adaptação para anime entre 11 de janeiro e 28 de março de 2020, com 12 episódios. A animação passou pelo estúdio Ezòla. A história acompanha Fujito Chiyuki e Tsumura Ikuto em busca de seus sonhos no mundo fashion. Chiyuki é aspirante à modelo de passarela e tem talento, porém o que lhe falta é altura. Já Ikuto gosta de desenhar roupas e quer se tornar um designer de moda, mas não tem recursos para investir em uma formação profissional.
Runway de Waratte abre as cortinas por trás das passarelas, mostrando que ser bom naquilo que faz é apenas um pedacinho do árduo caminho até os holofotes. Apenas trabalhar muito não basta. Um pouco de sorte é indispensável para ver o seu sonho se realizar. É fácil se identificar com Chiyuki e Ikuto e torcer para que os dois quebrem as convenções, enquanto criam sua própria trilha no universo fashion.
2. Tsunlise
Tsundere Akuyaku Reijou Liselotte to Jikkyou no Endou-kun to Kaisetsu no Kobayashi-san 「ツンデレ悪役令嬢リーゼロッテと実況の遠藤くんと解説の小林さん」, ou Tsunlise, é baseado em uma light novel e se inspira no popular universo dos otome games. O anime foi ao ar entre 7 de janeiro e 25 de março de 2023, com 12 episódios. A animação é da Tezuka Productions.
Na história, Kobayashi Shihono e Endou Aoto são amigos, membros do clube de transmissão e parceiros no jogo MagiKoi. Os dois começam a jogar juntos para treinar suas habilidades de comunicação. Endou também aproveita para se aproximar de Shihono, enquanto ela quer salvar a vilã Lieselotte de seu fim trágico no game. De alguma forma, suas vozes passam a ser ouvidas pelos personagens do jogo e os dois universos se conectam.
Depois de Katarina [Hametsu Flag] e Aileen [Akuyaku Last Boss], Lieselotte entrou na minha seleção de melhores animes para assistir inspirados em otome games. Em Tsunlise, porém, não tem reencarnação para o isekai. Os jogadores estão em seu mundo, enquanto guiam os personagens no jogo — tentando evitar o trágico destino de Lieselotte e agindo como cupido entre ela e o príncipe Sieg, além de dar uma mãozinha para Fiene e Baldur.
3. Otonari no Tenshi-sama
Otonari no Tenshi-sama ni Itsu no Ma ni ka Dame Ningen ni Sareteita Ken 「お隣の天使様にいつの間にか駄目人間にされていた件」 também teve inspiração em uma light novel. O anime foi ao ar entre 7 de janeiro e 25 de março de 2023 — mesma temporada de Tsunlise. A animação é do estúdio Project No.9 e ganhou 12 episódios, além de ter a 2ª temporada confirmada.
A história acompanha o relacionamento de Shiina Mahiru e Fujimiya Amane. Na escola, Mahiru é extremamente popular e tem o apelido de ‘anjo’, enquanto Amane é o oposto, quieto e sempre na sua. Mesmo sendo colegas de classe e vizinhos, os dois não se falaram até o dia em que Amane empresta um guarda-chuva para Mahiru quando ela está sozinha em um balanço no meio da chuva. Tudo começa com ela retribuindo o favor.
Otonari no Tenshi-sama é o tipo de anime que deixa o coração leve e quentinho. Sua narrativa é simples, acompanhando o dia a dia de Mahiru e Amane, conforme seus laços se tornam mais fortes, cheios de calor e doçura. É um desenvolvimento lento e gradual, mas tão satisfatório. Quando um está com o outro, seu lado vulnerável pode fluir, abrindo espaço para mimos e um amor carinhoso entre os dois.
4. Kakuriyo no Yadomeshi
Mais uma adaptação de light novel, Kakuriyo no Yadomeshi 「かくりよの宿飯」 foi ao ar entre 2 de abril e 24 de setembro de 2018, com 26 episódios. A animação é do estúdio Gonzo, nome por trás de alguns animes bons (inclusive vários estão entre os meus preferidos) como Rosario to Vampire, Special A, Chrno Crusade, Romeo x Juliet, Kaleido Star, Gantz, Trinity Blood e 7 Seeds.
Tsubaki Aoi tem a habilidade de ver ‘ayakashi’ (espíritos do Reino Oculto), o que acaba afastando sua mãe. Ainda criança, ela vai viver com seu avô e aprende a conviver essa aptidão. Por circunstâncias do destino (ou melhor, do seu avô), Aoi passa a viver no Reino Oculto como noiva do Oodanna, ayakashi dono de uma pousada.
Kakuriyo no Yadomeshi segue a jornada de Aoi em seu novo mundo cercado por ayakashis. À primeira vista, você pode pensar em Kamisama Hajimemashita. Há algumas semelhanças, mas, se tivesse que escolher, Kakuriyo no Yadomeshi ganharia meu voto. O foco do anime é nas habilidades culinárias de Aoi que garantem sua sobrevivência ao mesmo tempo em que impactam de forma positiva na vida dos ayakashis à sua volta, com uma pitada de romance (sem harém reverso) e uma atmosfera mais madura.
5. Kanojo ga Koushaku-Tei ni Itta Riyuu
Kanojo ga Koushaku-Tei ni Itta Riyuu 「彼女が公爵邸に行った理由」 é um caso diferente, já que sua inspiração vem de um manhwa (만화), o famoso quadrinho coreano. A animação da Typhoon Graphics foi ao ar entre 10 de abril e 26 de junho de 2023, com os lançamentos da temporada de primavera no Japão, e ganhou 12 episódios.
A história lembra os animes inspirados em otome games, mas o roteiro é um pouco diferente, já que Raeliana McMillan renasce como a personagem de um livro. Assim como Katarina, Aileen e Lieselotte, ela precisa evitar seu destino trágico se quiser aproveitar sua nova vida. Raeliana usa seu conhecimento sobre o livro para se aproximar do duque Noah Wynknight e mudar sua rota. Porém, novos sentimentos começam a despertar dos dois lados.
Kanojo ga Koushaku-Tei ni Itta Riyuu foi amor à primeira vista. É inteligente, envolvente (sem fanservice) e traz um novo ar para o gênero isekai. As conversas entre Raeliana e Noah são divertidas e cheias de química, transformando uma necessidade baseada em interesses em um romance refrescante, realista e natural. Sem falar na postura de Raeliana, que passa longe da típica donzela em perigo. O anime terminou com muitas perguntas no ar e poucas respostas, mas continua sendo um dos melhores animes de 2023.
6. Yamada-kun to LV999 no Koi wo Suru
Na mesma temporada, Yamada-kun to LV999 no Koi wo Suru 「山田くんとLv999の恋をする」 também se tornou um dos meus queridinhos. A animação do mangá pela Madhouse foi ao ar entre 2 de abril e 25 de junho de 2023, com 13 episódios. O estúdio traz na bagagem alguns dos meus nomes preferidos, como Chobits, Kobato, Cardcaptor Sakura, Mushikaburi-hime, Chihayafuru, Paradise Kiss, Death Note, X-1999, Takt Op. Destiny e Sousou no Frieren.
Kinoshita Akane tem seu coração partido pelo namorado enquanto jogavam o MMORPG Forest of Saviour. Ao participar de um evento presencial do jogo, ela acidentalmente esbarra em Yamada Akito, conhecido no universo gamer por suas habilidades lendárias. Coincidência ou não, os dois também são membros da mesma guild. Conforme ganham experiência juntos, dentro e fora do game, seu relacionamento começa a subir de level.
De clichê, Yamada-kun to LV999 no Koi wo Suru não tem nada, principalmente pelas interações entre Yamada e Akane e pelo inevitável triângulo amoroso — que deixa a rivalidade de lado para dar lugar a uma amizade fofa e inusitada. E tem a temática dos games, que sempre ganha pontos comigo, como aconteceu com o Net-juu no Susume. Vem segunda temporada por aí, que chegue logo! お願いします
7. Oshi no Ko
Um dos melhores animes do ano foi ao ar entre 12 de abril e 28 de junho de 2023, com 11 episódios — o primeiro com a duração de um filme para apresentar a trama — e iniciar uma tendência? A adaptação baseada no mangá de Oshi no Ko 「推しの子」 passou pelo estúdio Doga Kobo, que também foi responsável pela animação de Kawaii Dake ja Nai Shikimori-san e Tada-kun wa Koi wo Shinai. A 2ª temporada também já ganhou confirmação.
Imerso no mundo das celebridades, o primeiro episódio adota um tom intenso e realista, enquanto provoca um mix de sentimentos e acontecimentos. Hoshino Ai é a protagonista, uma idol em ascensão e um dos membros mais populares do grupo B Komachi. Grávida de gêmeos, ela entra em hiato e se prepara, em segredo, para o nascimento de Aqua e Ruby. Mais tarde, quando volta aos palcos, Ai encontra um destino trágico. E o anime parte daí.
Para acompanhar Oshi no Ko, ter uma mente aberta e deixar as expectativas de lado pode tornar a experiência mais interessante. A obra entra na lista dos melhores animes para assistir pela forma nada convencional e imersiva que sua história é conduzida — instigando a curiosidade enquanto aborda temas como os altos e baixos de uma carreira no entretenimento e seus efeitos para a saúde mental.
8. Kaguya-sama wa Kokurasetai
Kaguya-sama wa Kokurasetai 「かぐや様は告らせたい」 ou Kaguya-sama: Love is War foi um dos animes mais memoráveis e divertidos que acompanhei neste ano. A expressão お可愛いこと! da protagonista para Shirogane Miyuki (mais conhecido como 会長) vai ficar comigo por muito tempo. A animação baseada no mangá de Aka Akasaka (mesmo autor de Oshi no Ko) foi ao ar pela primeira vez entre 12 de janeiro e 30 de março de 2019, com 12 episódios.
O anime ganhou mais duas temporadas com 12 episódios cada (2020 e 2022), um OVA, um extenso teaser e um filme. Todos com animação do estúdio A-1 Pictures, que adaptou Sword Art Online, Shigatsu wa Kimi no Uso, Fate/Apocrypha, Fairy Tail, Magi: The Labyrinth of Magic, Grancrest Senki e Kuroshitsuji.
Kaguya-sama é uma comédia romântica que transforma o amor em uma guerra de estratégias e jogos mentais entre Kaguya e Shirogane por uma confissão. Quem se confessar primeiro, perde. A vitória vai para quem induzir o outro a agir antes. Cada episódio é dividido em segmentos de acordo com a história, com direito à narração que explica as motivações dos personagens e, no final, apresenta o vencedor da batalha.
9. Watashi no Shiawase na Kekkon
Watashi no Shiawase na Kekkon 「わたしの幸せな結婚」 é uma novel, que ganhou adaptação em anime entre os dias 5 de julho e 20 de setembro de 2023, com 12 episódios, um OVA para 2024 e 2ª temporada confirmada. A animação é do estúdio Kinema Citrus (Tate no Yuusha no Nariagari). A história acompanha Saimori Miyo que, assim como Cinderela, passa por maus-tratos da família. Através de um casamento arranjado, ela conhece Kudou Kiyoka e, contrariando sua fama, ele oferece amor, carinho e uma vida digna à protagonista.
Apesar das similaridades com Cinderela, Watashi no Shiawase na Kekkon mergulha em camadas mais profundas para mostrar o desenvolvimento dos personagens — principalmente a jornada de autodescoberta da Miyo. Além do roteiro, a animação enche os olhos e a trilha sonora é um destaque à parte, ao contar com o toque de Evan Call — que também trabalhou na trilha de Violet Evergarden. Ver a evolução de Miyo e seu relacionamento 旦那様 é um conforto para o coração.
10. Higeki no Genkyou
Voltando ao universo dos otome games, Higeki no Genkyou to naru Saikyou Gedou Last Boss Joou wa Min no Tame ni Tsukushimasu 「悲劇の元凶となる最強外道ラスボス女王は民の為に尽くします」 é mais uma adaptação de light novel. O anime foi ao ar entre 7 de julho e 22 de setembro de 2023, com 12 episódios. A animação é do estúdio OLM Team Yoshika e acompanha Pride Royal Ivy, mais uma reencarnação dentro de um jogo com uma rota trágica fadada a transformá-la na vilã.
Diferente das outras protagonistas de animes sobre otome games, Pride Royal Ivy assume a postura de badass, que entra no campo de batalha para proteger as pessoas ao seu redor. Os episódios de Higeki no Genkyou até aqui constroem a base para o plot principal e se concentram no desenvolvimento dos personagens. Agora resta a confirmação de uma próxima temporada, trazendo respostas às perguntas que ficaram. Com ou sem sequência, é um dos melhores animes para assistir (principalmente para quem gosta de isekai).
11. Doukyonin wa Hiza, Tokidoki, Atama no Ue
O mangá de Doukyonin wa Hiza, Tokidoki, Atama no Ue 「同居人はひざ、時々、頭のうえ」 virou anime e foi transmitido entre 9 de janeiro e 27 de março de 2019. A animação com 12 episódios é do estúdio Zero-G, mesmo de Koori Zokusei Danshi to Cool na Douryou Joshi. A história mostra a inusitada amizade entre o introvertido autor de romances Mikazuki Subaru e a selvagem gatinha Haru. O encontro oferece a Haru um lar, enquanto ajuda Subaru a se tornar mais sociável com as pessoas ao seu redor.
Doukyonin wa Hiza, Tokidoki, Atama no Ue é um dos animes mais fofos da lista. Ver o relacionamento do Subaru com a Haru — na forma como cada um começa a se preocupar com o outro — é de aquecer o coração. Tem uma animação bonita, uma narrativa criativa sob novas perspectivas e personagens delicados. A frase “desde que me liguei a você naquele dia meu mundo cresceu cada vez mais” reflete bem o que o anime quer passar.
12. Kono Oto Tomare!
Kono Oto Tomare 「この音とまれ」 foi ao ar pela primeira vez entre 7 de abril a 30 de junho de 2019, com 13 episódios, ganhando mais uma temporada no mesmo ano (também com 13 episódios). A adaptação do mangá é do estúdio Platinum Vision (Watashi no Oshi wa Akuyaku Reijou). A história do anime começa com a entrada de Kudou Chika no clube de koto da escola. Contrariando sua fama de delinquente, ele mostra que leva jeito com o instrumento e ainda conquista amizades que o ajudam a evoluir.
O anime se une a Mashiro no Oto e Shigatsu wa Kimi no Uso — todas obras sobre música com um espaço especial nas minhas memórias. Além da animação fluida, Kono Oto Tomare traz o crescimento de cada membro do clube, tanto na vida pessoal quanto nas apresentações com o koto (instrumento de cordas tradicional no Japão). A trilha sonora assume um protagonismo à parte na opening e ending das duas temporadas, assim como 天泣 apresentada no final durante um concurso. Entrou na minha playlist de clássicos. ❤
13. Sousou no Frieren
O mangá de Sousou no Frieren 「葬送のフリーレン」 ganhou adaptação na última temporada do ano, com a estreia de quatro episódios no dia 29 de setembro de 2023 de uma só vez. Mesmo em andamento, Sousou no Frieren já se tornou um dos melhores animes para assistir. A animação é da Madhouse e deve ganhar 28 episódios, com previsão de terminar em março de 2024. A história acompanha a jornada da milenar elfa Frieren e suas reflexões sobre o passado após ganhar fama como parte de um lendário grupo de heróis.
Antes de acompanhar, tenha em mente que Sousou no Frieren é um anime diferente. Tem um roteiro altamente reflexivo e melancólico — principalmente quando trata das diferentes perspectivas sobre a passagem do tempo — uma narrativa imersiva e uma atmosfera relaxante. Em contraste com a simplicidade da história, a trilha sonora (lembram o estilo irlandês) marca e proporciona o clima perfeito para autorreflexão, memórias e sentimentos.
14. Koi to Yobu ni wa Kimochi Warui
Para fechar a lista dos melhores animes, escolhi Koi to Yobu ni wa Kimochi Warui 「恋と呼ぶには気持ち悪い」 com animação do estúdio Nomad (Rozen Maiden). A adaptação do mangá foi ao ar entre 5 de abril e 14 de junho de 2021, com 12 episódios. A história acompanha o encontro entre Ichika Arima e Ryou na escadaria de uma estação de metrô, quando a protagonista o salva de rolar escada abaixo. Por coincidência ou obra do destino, os dois voltam a se encontrar na casa da melhor amiga, que também é a irmã mais nova de Ryou.
Irmã mais nova? Pois é! Você já deve imaginar o que vem agora. Isso mesmo, o anime aborda a diferença de idade no relacionamento. Ichika tem 17 anos e Ryou, 27 anos (se não me engano). Durante o reencontro e a forma ríspida como a protagonista age fazem Ryou se apaixonar e usar abordagens um pouco agressivas, pegajosas e inconvenientes em alguns momentos. Confesso que sou #teamtamaru, mas, deixando isso de lado, a indicação vem pela animação e pela belíssima trilha sonora.
Bônus: Filmes
Tenki no Ko
Tenki no Ko 「天気の子」 ou Weathering with You é um filme, com duração de 1h52min, que teve sua estreia em 19 de julho de 2019. A animação é do estúdio CoMix Wave Films (Kimi no Na wa), além de roteiro e direção do aclamado Makoto Shinkai. A trama acompanha o estudante Morishima Hodaka. Com dificuldades financeiras, ele encontra trabalho em uma pequena editora. Em busca de histórias para publicar, ele conhece Amano Hina, chamada de garota do sol por suas habilidades de controlar o tempo.
Assim como Kimi no Na wa, o filme conecta história e romance lindamente, adicionando um toque realista apesar dos elementos sobrenaturais. A arte, o roteiro, o ritmo, o desenvolvimento dos personagens, o detalhe dos ambientes e o som são de primeira qualidade, como era de se esperar de uma obra de Makoto Shinkai. Kimi no Na wa causou mais impacto em mim, mas Tenki no Ko merece estar aqui
Bubble
Bubble 「バブル」 também é um filme, com duração de 1h40 e animação do Wit Studio (Owari no Seraph, Mahoutsukai no Yome, Koutetsujou no Kabaneri e Koi wa Ameagari no You ni). Sua estreia foi em 28 de abril de 2022. A trama explora um cenário após uma grande explosão, levando à formação de bolhas na Terra que desafiam a gravidade e a forma como as pessoas vivem. Em Tokyo, considerada o marco zero do fenômeno, órfãos praticam parkour nos edifícios abandonados. Hibiki é um deles.
Inspirado no clássico A Pequena Sereia, Bubble se destaca pelo visual, acompanhado por uma trilha sonora que consegue ambientar bem as cenas. Assim como Hibiki, ficamos intrigados com outra personagem, uma misteriosa menina chamada Uta. O roteiro não é tão complexo, nem prende tanto. O ponto forte de Bubble é, sem dúvida, sua animação bem detalhada e, claro, a música.
***
O que achou da seleção com os melhores animes de 2023? Tem drama, vida escolar, romance, comédia e temáticas — que envolvem moda, música, jogos online, entre outras. Chegar nesta lista não foi uma tarefa fácil. Com tantas obras em um ano, trouxe para cá as que mais chamaram minha atenção. Algumas se sobressaem pela mensagem e o convite à reflexão, como Doukyonin wa Hiza, Tokidoki, Atama no Ue, Kono Oto Tomare e Sousou no Frieren. Outras pela personalidade marcante de suas protagonistas como Tsunlise, Kanojo ga Koushaku-Tei ni Itta Riyuu e Higeki no Genkyou.
Em quais animes dessa lista você já deu seu check? Conte para mim nos comentários o que viu e o que mais se destacou no ano.