K-Pop · Música

Jimin quer encurtar a distância com “Closer Than This”

Jimin (BTS) em cena do MV de "Closer Than This" imitando uma grand ilustração em uma parede

Quem disse que não pode ter lançamento enquanto todos os membros do BTS cumprem o alistamento militar obrigatório? Nesta sexta-feira, 22 de dezembro, Park Jimin (박지민) liberou um single inédito. “Closer Than This” chega como uma declaração de esperança e conforto para o fandom no momento em que ele, Jungkook, V, RM, Suga, J-Hope e Jin estão temporariamente longe dos palcos.

Ao ouvir a música, bate uma sensação de nostalgia tanto pela melodia quanto pelas imagens do MV e tudo o que a letra representa. Por isso, resolvi compartilhar com você minhas impressões sobre “Closer Than This”. Vem comigo?

Review de “Closer Than This”

Letras com melodias que transmitem aquela sensação de conforto, carinho e aconchego para o coração são sempre bem-vindas, ainda mais nesta época do ano, não é? Jimin escolheu o melhor momento para transformar seus sentimentos em música com “Closer Than This”. Além de estarmos perto do Natal, dezembro também é o mês que marca o início do serviço militar para ele, Jungkook, V e RM.

No dia 24 de março deste ano, Jimin fez seu debut solo oficial com o álbum FACE, movimentando o topo das paradas da Billboard. “Closer Than This” marca seu primeiro retorno como solista. Mas mais do que um comeback qualquer, ela vem como uma declaração cheia de afeto e memórias para encurtar a distância que separa o BTS dos palcos, onde o fandom ARMY espera.

Para isso, Jimin se envolveu ainda mais com o processo criativo, participando da composição e transformando seus sentimentos compartilhados com o grupo e os fãs na última década na letra que embala a música. Não é por acaso que “Closer Than This” soa tão nostálgica e emotiva. Ela não representa um ponto final, mas uma pequena vírgula no meio de uma história que se prepara para seu ‘take two’

Letra: declaração de amor aos fãs

Montagem com imagens de Jimin (BTS) no MV de "Closer Than This" mostrando o idol escrevendo a letra da música

Em um dos refrões, Jimin se declara: “Cause anytime you want me (I’ll be) / Right here where you call me (I’ll be) / I could never let you go / Never let you go / Whenever you need me (I’ll be) / If you believe me (I’ll be) / I would never let you go / Never let you go”. E os sentimentos seguem fluindo pela música através de conexões que ele faz com situações do dia a dia.

Na chuva, na neve ou durante a primavera, Jimin lembra os fãs que estará sempre por perto. Afinal, como diz a letra “seven equals one, right, our hearts still beat as one”. Para o BTS, sete é igual a um, sete corações batendo como um só. Ele também deixa um convite para cantar “Closer Than This” até o dia em que o grupo estará de volta e o dia em que tudo ficará roxo outra vez.

Todo o conjunto da música se destaca igualmente. Mesmo assim, um trecho chamou minha atenção quando reparei na letra: “Don’t have to worry now / Letting go of your hand for a moment / But it’s only a small comma in our story”. Usar a vírgula para representar a pausa, além de poético, expressa bem o momento.

O arranjo instrumental não fica para trás e tem o mesmo poder de provocar nostalgia com batidas suaves, estalos ao fundo e ritmos de hip-hop. É tão agradável de ouvir. Não precisei de uma segunda vez para colocar na minha playlist de favoritas e no modo repeat enquanto escrevo este post.

MV: uma década de pura nostalgia 

Se fosse para descrever o MV de  “Closer Than This”, a palavra seria nostalgia. Em 2019, eu tive a oportunidade de ir a um show do BTS aqui no Brasil. Ver cenas de bastidores me fez lembrar daquele dia de uma forma ainda mais vívida. Sempre que penso naquela noite, tenho um enorme sentimento de gratidão, porque existia a possibilidade de não poder ir. 

Logo depois veio a pandemia. Turnês foram canceladas. O clima de incertezas tomou conta. E se eu não tivesse ido, não teria outra chance (pelo menos até 2025). Eu acompanhei o último show Yet to Come in Busan no dia 15 de outubro de 2022, mas a diferença entre o presencial e o online, quando você conhece os dois formatos, é enorme.

Montagem com imagens de Jimin (BTS) no MV de "Closer Than This" mostrando o grupo no início da carreira

Quem já foi em um show, vai sentir a nostalgia bater forte ao ver o MV. Quem ainda não teve a chance, provavelmente deve ter o mesmo sentimento. Seja qual for a sua memória com o BTS, ela faz parte desses últimos dez anos. 

Além de uma montagem com imagens que marcaram a trajetória de uma década do grupo — da estreia a shows lotados — principalmente do Jimin (afinal é o seu single), o vídeo também mostra cenas dele com os produtores quando a música começou a ser criada. Inclusive, muitos takes revelam bastidores com momentos em que Jimin estava escrevendo a letra ou gravando a música no estúdio. 

Não vemos a coreografia de “Closer Than This” no MV, mas Jimin compartilhou uma amostra no Instagram antes do lançamento. Os passos descontraídos me lembraram bastante de “Slow Dancing” do álbum Layover do V, que até faz uma aparição especial no final.

***

Se já bateu aquela saudade o BTS agora que todos os membros se afastaram temporariamente dos palcos, “Closer Than This” do Jimin pode encurtar a distância e a ausência (ao menos um pouquinho). Bastou ouvir uma vez para que a música se tornasse uma das minhas preferidas de forma instantânea. Por isso, quis vir aqui no blog o quanto antes para compartilhar com você.

Para diminuir ainda mais a distância e a saudade, recomendo ver ou rever a participação de todos os membros do BTS no 슈취타 com o Suga.

Deixe um comentário