Liz do IVE, Soyeon do (G)I-DLE e Winter do aespa se uniram para uma collab inédita com o single “Nobody”, que chega nesta quinta-feira, 16 de novembro. Não é todo dia que temos a oportunidade de acompanhar uma parceria assim entre algumas das principais agências de K-Pop — Starship Entertainment, Cube Entertainment e SM Entertainment. O mais comum é ver collabs entre idols da mesma label.
Como estamos em um momento em que ‘colaboração’ se tornou palavra-chave para todas as áreas, inclusive na música, acredito que esse formato representa uma tendência. Se isso se concretizar, teremos um universo de possibilidades a explorar. Neste post, trago um breve olhar sobre o resultado da união do trio. Vem comigo?
Collab entre aespa, IVE e (G)I-DLE



A colaboração inédita entre os grupos IVE, (G)I-DLE e aespa para o single “Nobody” faz parte de uma iniciativa de apoio à escolha da cidade de Busan como sede do World Expo em 2030. Com influência disco e um toque retrô, a música conta com as vozes de Liz (vocalista do IVE), Soyeon (rapper do (G)I-DLE e também uma das produtoras do girl group) e Winter (uma das principais vocalistas do aespa ao lado de Ningning).
Além disso, o single tem produção de El CAPITXN da BigHit (casa do BTS, TXT, Seventeen, LE SSERAFIM, NewJeans) e do letrista Seo Ji Eum (conhecida pelas letras de músicas para grupos como Girls’ Generation, f(x), EXO, NU’EST, Red Velvet, SHINee). Também estão nos créditos, o time de produtores da Vendors, a compositora sueca Maria Marcus e a produtora audiovisual Zanybros.
Review do single “Nobody”
“Nobody” é um single seguro (para o propósito que tem) e otimista, mas sem mostrar grandes ambições (musicalmente falando). Seu arranjo instrumental tem um tom descolado e uma guitarra rítmica para acentuar a melodia. Com timbres diferentes, o trio se complementa bem, distribuindo os holofotes entre Liz, Soyeon e Winter.
Confesso que quando ouvi “Nobody-body, nobody but you (Nobody but you)” no refrão com todo o visual retrô do MV, lembrei de “Nobody” do grupo Wonder Girls e fiquei com vontade de ouvir de novo. É um clássico, né? É quase inevitável não pensar na música, não importa quantos anos se passem.
Seja como homenagem ou com a intenção de replicar o que já fez sucesso no passado, o “Nobody” de Liz, Soyeon e Winter é diferente e até mesmo modesto. Assim como a música, a coreografia é moderada e às vezes me lembra alguns movimentos de “Killin’ Me Good” do álbum ZONE da Jihyo. Além disso, em nenhum momento vemos o trio cantando ou dançando junto. No final do MV, a dança é acompanhada pelas dançarinas, revezando entre Liz e Winter no centro.
Claramente, o foco é nas habilidades vocais das meninas e em um formato mais profissional (sem as extravagâncias do K-Pop) com o propósito de divulgar o projeto Busan World Expo 2030. “Nobody” é agradável de ouvir, mas deve perder a força com o passar do tempo. E isso não deve demorar muito a acontecer.
O ar retrô me fez lembrar de “Standing Next to You” do álbum Golden do Jungkook, que fica como minha recomendação de leitura para você.