
O álbum On My Youth do WayV (威神V) chegou no primeiro dia do mês, mas com a seleção de animes de outubro, deixei para compartilhar o review hoje aqui no blog. Poderia deixar passar e apenas incluir no próximo post de destaques dos lançamentos de K-Pop? Poderia, mas gostei do que ouvi e, por isso, quis trazer minhas impressões e recomendações
On My Youth é o 2º álbum do grupo, seguindo o EP Phantom, que foi liberado em dezembro de 2022. Aliás, já recomendo a titletrack acompanhada pelo MV para ouvir com a coreografia. Mas vamos ao tema deste post! Após passar por toda a tracklist do novo álbum do WayV, vim compartilhar o que achei com você. Vem comigo?
Minhas impressões do álbum On My Youth





Antes de falar sobre o álbum, vamos a uma breve apresentação do grupo? WayV é mais uma subunit do NCT, criada pela SM Entertainment em 2019, com foco no mercado chinês. Se você reparar na letra das músicas, vai perceber que a maioria é cantada no idioma do país. É C-Pop! Na época do debut, em 17 de janeiro de 2019, a formação do WayV contava com sete membros: Hendery, Kun, Lucas, Ten, WinWin, XiaoJun e YangYang.
Desde 2021, Lucas entrou em um hiato por tempo indeterminado até que, em maio deste ano, a agência anunciou sua saída oficial do grupo. Seu último álbum com o WayV foi Kick Back, poucos meses antes de suas atividades serem suspensas, além do single “Everytime” para a trilha sonora do C-Drama Falling Into Your Smile.
Do neo soul ao pop brilhante, o álbum On My Youth mistura hip-hop, pop e música eletrônica em sua tracklist — propondo uma ode à juventude, com seus erros e esperanças para o futuro. Ao todo, são 10 faixas: “On My Youth” (titletrack, que também tem uma versão toda em inglês), “Poppin’ Love”, “Aint’ No Thang”, “No One But You”, “INVINCIBLE”, “RODEO”, “Moonlight”, “Lighthouse” e “Be Alright”.
A faixa-título é uma das minhas recomendações, assim como as B-sides “Poppin’ Love”, “Aint’ No Thang”, “No One But You”, “RODEO” e “Be Alright”. Com tantas preferidas, dá para perceber que eu gostei do álbum, né? Vamos juntos passar por cada música!
On My Youth
A titletrack “On My Youth” abre o novo álbum do WayV. E bastou uma música para me deixar intrigada. A melodia que acompanha as vozes dos meninos, exceto no refrão, soa estranhamente familiar, com um efeito muito similar a quando ouvi “Bubble” do STAYC. Passei o dia tentando ativar a memória e, finalmente, descobri. “On My Youth” tem uma melodia muito parecida com “Area” do álbum Atlantis do SHINee.
No início, o arranjo é suave e sentimental, embalado por uma melodia mid-tempo, que entrega uma harmonia instrumental. O verso de abertura tem uma construção lenta, que se concentra na harmonia vocal. Gradualmente, o som cresce em uma combinação inesperada com o hip-hop, a linha de rap e o “blame it on my youth” no refrão, fazendo com que a música pareça uma história que se desenvolve até seu clímax de forma natural.
Essa estrutura — embora pareça diferente entre os versos e o refrão — mantém a faixa atraente, com um toque dramático e grandes chances de se perpetuar nas nossas playlists por um bom tempo. “On My Youth” também lembra a vibe clássica das músicas de boy bands dos anos 90, início dos anos 2000, ao mesmo tempo em que soa como algo diferente e uma experiência auditiva única.
E a coreografia? Gosto muito dos movimentos que o grupo incorpora em suas músicas, como fizeram com “Phantom” no último comeback. Em “On My Youth”, a dança é envolvente e elegante, combinando com o que a melodia propõe. Com uma faixa-título mais lenta, WayV reforça sua identidade charmosa e sutil, diferente da presença forte e intensa das outras subunits do NCT. E ainda mostra como o grupo pode ser versátil.
Poppin’ Love
Depois de apresentar o álbum de uma forma elegante, WayV nos convida para dançar com “Poppin’ Love”. Uma amostra da B-side veio no dia 28 de outubro, pouco antes do lançamento do álbum “On My Youth”. Entre todas as faixas, “Poppin’ Love” é a que mais soa como produção de grupos no estilo NSYNC, 5ive ou Backstreet Boys. Talvez, por isso, a melodia também me soa um pouco familiar. É uma das minhas favoritas.
Aint’ No Thang
Mais uma faixa que me parece familiar, “Aint’ No Thang” tem um refrão que logo me faz pensar no estilo do Key do SHINee. A música que me vem à cabeça é “CoolAs” do álbum Good & Great e seu divertido refrão bem marcado. Acho que a semelhança vem da cadência, com um toque industrial e o uso de sintetizadores pulsantes. Mas “Aint’ No Thang” traz a identidade do WayV, assim como “CoolAs” tem o estilo do Key.
No One But You
Com “No One But You”, WayV mergulha em um mix de pop com neo soul com uma melodia refrescante e gentil que me faz pensar no arranjo de Alcohol-Free do TWICE. Enquanto ouvia, meus pensamentos foram para uma praia e me imaginei sentada ali na areia na companhia das ondas do mar com essa música no fundo. Os vocais são tão suaves, até o rap é mais melódico. Difícil resistir à tentação de deixar “No One But You” no repeat.
INVINCIBLE
“INVINCIBLE” veio como uma degustação do álbum On My Youth, com “No One But You”, no canal oficial do WayV no YouTube, no dia 19 de outubro. Se o grupo estava mais melódico e sentimental até aqui, exceto por “Poppin’ Love”, a faixa seta um novo mood, mais astral e pra cima. É uma música com cara de hino, que combina bem para fechar um show, com os lightsticks ao fundo balançando ao som da melodia.
RODEO
Ok! Quer ouvir o WayV ainda mais versátil? Então, prepare-se para “RODEO”, que já chega no clima para aquecer qualquer festa com suas batidas EDM, graves profundos e toda a força da linha de rap. A mudança de ritmo conduz muito bem a experiência pelo álbum agora que estamos passando da metade em nossa jornada com o grupo. No início, eu não estava muito convencida, mas o refrão me fez colocar “RODEO” entre as minhas favoritas.
Moonlight
Hora de voltar! Assim que “Moonlight” começa a tocar, o clima de balada dá lugar a um majestoso arranjo de cordas. A entrada soa de forma épica e dramática, como se o grupo estivesse nos conduzindo por um reino de fantasia. A música se encaixaria bem em uma OST de K-Drama do gênero. Fãs dizem que “Moonlight” é a faixa que melhor representa a sonoridade característica do WayV.
Lighthouse
Estamos quase no fim do álbum “On My Youth”. Então, é hora de explorar uma vibe mais calma com uma balada conduzida pelo toque do piano e aquele toque sentimental que não pode faltar. O momento também é de direcionar todos os holofotes para a harmonia melódica que se forma a partir das vozes de Hendery, Kun, Lucas, Ten, WinWin, XiaoJun e YangYang. Toda a música tem uma vibração agradável.
Be Alright
O pop brilhante de “Be Alright” vem para encerrar o álbum, deixando o último spot na tracklist para a versão em inglês da titletrack “On My Youth”. Para mim, o ponto alto é o refrão: “It’s alright, it’s alright, it’s alright (We gon’ be alright)”. Já consigo imaginar a música fechando um show do WayV com direito a momento à capela dos meninos acompanhada pelo público. “Be Alright” é uma favorita com seus versos tranquilos e refrões poderosos.
Que experiência até aqui! Com todos os lançamentos no K-Pop que acompanhei até aqui, arrisco a apontar o álbum On My Youth como um dos melhores e mais consistentes do ano. Comecei a prestar mais atenção no grupo depois de ouvir “Love Talk” em 2019 e, de lá para cá, uma surpresa boa atrás da outra. On My Youth tem um pouco de cada gênero ao longo de sua tracklist, com hino, balada, pop e toda a versatilidade do WayV.
Como estamos falando de música boa, fica a recomendação do álbum ZONE da Jihyo que também deixou marcas.ˆ-ˆv