
Após retomar os reviews de animes com Fruits Basket, eu estava pensando sobre qual K-Drama compartilhar com você aqui no blog. Olhando tudo o que acompanhei até agora, 2023, de longe, é o ano em que eu mais consegui dar checks nas séries coreanas da minha extensa lista. Uma das obras mais recentes a sair do campo “assistir” para “enfim, visto” foi Romance is a Bonus Book.
Foi indicação de uma amiga das aulas de dança de K-Pop. Ela me falou sobre o K-Drama em 2019, ano do lançamento, e, desde então, estava na minha lista esperando sua vez. No início de 2023, consegui dar uma chance e, como foi um dos K-Dramas que mais me marcou, é sobre ele que vou falar hoje. Vem comigo?
Ficha técnica
Série: Romance is a Bonus Book (로맨스는 별책부록)
Gênero: Rom-com
Número de Episódios: 16
Estreia: 26 de janeiro de 2019
Direção: Lee Jung-Hyo
Roteiro: Jung Hyun-Jung
Elenco principal: Cha Eun-Ho (Lee Jong-Suk), Kang Dan-Yi (Lee Na-Young), Song Hae-Rin (Jung Eugene), Ji Seo-Jun (Wi Ha-Joon) e a lista completa
Ambientado em uma editora de livros, Romance is a Bonus Book acompanha o relacionamento entre Cha Eun-Ho (Lee Jong-Suk) e Kang Dan-Yi (Lee Na-Young), prestes a entrar em um novo capítulo. Eun-Ho é o editor-chefe mais novo da empresa, além de ser um escritor conhecido.
Dan-Yi é uma publicitária que já foi bem-sucedida até se casar e acabar se afastando do mercado de trabalho. Quando decide retomar as rédeas da sua vida, ela pode contar com seu amigo de infância — não apenas para recomeçar sua carreira profissional, mas também para explorar um novo gênero literário cheio de romance.
Review de Romance is a Bonus Book

“A book that inspires others may not always inspire you, so find a book that does.” Se tem algo que merece destaque imediato em Romance is a Bonus Book são as citações, comparando a vida a referências de livros. Esta é uma das minhas preferidas ao falar sobre relacionamentos e livros. Nem todos nos inspiram, então cabe a nós encontrarmos a pessoa que irá nos inspirar, nos encorajar e ficar ao nosso lado durante nossa jornada por aqui.
Romance is a Bonus Book (로맨스는 별책부록) foi ao ar entre os dias 26 de janeiro e 17 de março de 2019, com 16 episódios, pela tvN. Entre os motivos para acompanhar a série coreana, o primeiro foi pela indicação de uma amiga. Hoje eu fico pensando que deveria ter ouvido a recomendação antes, mas ao mesmo tempo a espera pode ter me dado um novo olhar para a obra. Naquele ano, tempo livre era algo fora da minha agenda.
Além disso, lendo a sinopse, percebi que seria um K-Drama levinho e com um romance fofinho para acompanhar, o que me motivou ainda mais. Também vi muitas pessoas falando sobre a atuação do Lee Jong-Suk. Pronto! Já tinha motivação mais do que suficiente para, enfim, dar uma chance à série Romance is a Bonus Book. Na época, eu estava terminando The Fabulous e Alice in Borderland 2.
Pessoas & Livros
Recentemente, criei o hábito de anotar frases. Podem vir de séries coreanas, animes, jogos, livros, letras de músicas ou dos meus próprios pensamentos. Quando acompanhei Romance is a Bonus Book, não faltaram referências. Além da sentença que abre o review, tem pelo menos mais três que merecem estar aqui como destaques da série.
"We are like books, we wait for someone to find us and open to see what’s inside."
Para mim, essa comparação define bem quem somos. Assim como os livros, nós esperamos alguém para nos abrir e descobrir o que tem dentro. Por fora, apenas a capa é visível. Abrir um livro para ler é similar ao processo de conhecer uma pessoa, aprender sobre seus gostos, hábitos, personalidade e tudo o que faz parte dela.
"People are like a book. As we flip each page, we know more about them. And it’s really exciting. Whether they are good or not. Never mind. It’s just a story written for them for us to learn."
A próxima citação complementa a primeira. A cada página do livro, aprendemos mais sobre ele. Coisas boas ou ruins, não importa, tudo é uma experiência de descoberta para saber mais sobre o outro.
Percepção das coisas
E, assim como, nossa percepção de um livro, filme ou série muda dependendo da época, o mesmo vale para relacionamentos. Lembra do que eu falei ali no início sobre não ter visto a série na época em que ela foi lançada? Acho que a forma como eu percebo as coisas ao meu redor hoje estava mais preparada para uma imersão maior em Romance is a Bonus Book. Com meu dia a dia corrido de 2019, muitos detalhes teriam passado em branco.
"That’s how good books are. If you reread a book you read when you were ten, it feels completely different because we have changed. The book you have hasn’t changed. I’m pretty sure it’s you who change. The heart of the reader has changed."
Se eu tivesse visto a série naquele ano e visto novamente agora, certamente não enxergaria as coisas com os mesmos olhos. A série é a mesma, não importa quanto tempo passe, porém minha percepção muda. E é sobre isso a última frase em destaque. Tem muito mais, mas vou parar por aqui (mesmo com vontade de continuar) para não ficar o review inteiro falando sobre as citações que me marcaram.
Cha Eun-Ho ❤
Embora o K-Drama Romance is a Bonus Book seja um rom-com, o romance não me cativou tanto, apesar de ter um desenvolvimento fofinho. Talvez porque a Kang Dan-Yi não tenha me marcado tanto quanto o Cha Eun-Ho.
Prefiro o casal secundário, Hae-Rin e Seo-Jun (apesar de não gostar tanto do Seo-Jun por suas interações com a Dan-Yi). Após uma cena romântica ao estilo Cinderela, ver a forma como ele trata a protagonista após saber sua idade e mais sobre sua vida após a separação é, no mínimo, estranha. Ao menos, pela forma como a sequência foi executada.
Hoje, posso dizer que já acompanhei várias séries com o Lee Jong-Suk (W, While You Were Sleeping e Pinocchio), mas Romance is a Bonus Book foi meu ponto de partida para conhecer o ator. Após ver vários trabalhos dele, Eun-Ho ganhou um espaço no meu coração como um dos meus personagens preferidos.
Gosto de como seu personagem se desenvolve e de como ele se declara durante aquela cena com os flocos de neve caindo: “The moon is beautiful”. Quem já viu, vai entender o significado da frase. ˆˆ
Por dentro de uma editora
A ambientação de Romance is a Bonus book em uma editora de livros é um destaque à parte em um mundo cada vez mais digital como o que vivemos hoje. Através dos olhos de Eun-Ho e da sua equipe, podemos acompanhar um pouco do dia a dia — nascimento de um livro, revisão de manuscritos, contato com autores, o que acontece com livros que têm alguma informação errada, ideias de campanha de marketing para promover uma obra.
Aliás, a Dan-Yi não me convence muito como protagonista, mas gosto de acompanhar seu retorno ao mercado. Afinal, somos de áreas similares. Eu estava curiosa para ver como ela daria a volta por cima após se afastar pelo casamento e para cuidar da filha.
Sem contar a equipe da editora, com alguns personagens bem engraçados e, por vezes, caricatos. Park Hoon (Kang Ki-Doong) e Oh Ji-Yul (Park Gyu-Young) são muito divertidos. xD Eles ajudam a trazer leveza para equilibrar a história em meio às dificuldades enfrentadas por escritores, editores e as empresas que colocam os livros no mundo para nós após um minucioso trabalho — que envolve não apenas a criatividade, mas também o lado emocional para lidar com as inspirações e as inseguranças de cada um.
Impressões finais de Romance is a Bonus Book


Não sei se foi pelas frases, pela ambientação na editora ou pelo conjunto da obra, Romance is a Bonus Book proporciona uma experiência similar a como se estivéssemos lendo um livro. No decorrer dos episódios, começamos a nos apegar aos personagens e a mergulhar na história de uma forma quase imersiva.
Eu me programei para ver um capítulo por dia, mesmo querendo ver mais às vezes, para aproveitar cada um como se fosse um livro. Sabe aquela ansiedade de virar a página e descobrir o que a história reserva? Foi assim que me senti ao acompanhar o K-Drama.
Além da ansiedade para ver o que me aguardava, Romance is a Bonus Book trouxe um quentinho para o coração no final dos meus dias. Sempre que chegava a hora de dar o play em um episódio, era o momento de relaxar após terminar todas as atividades do dia. Era a minha recompensa depois de um dia produtivo. Com um roteiro simples, realista e fácil de se relacionar, a série proporciona uma experiência reconfortante. Vale para quem gosta de uma história levinha, com uma pitada de romance, poesia e comédia.
Prefere roteiros com tecnologia? Então, confira o review de My Holo Love que explora o relacionamento entre humanos e Inteligência Artificial.