Após acompanhar alguns lançamentos de K-Pop de setembro, fiquei com a impressão de que tivemos um mês bem eclético e boas surpresas. Entre os debuts, RIIZE foi quem mais chamou minha atenção. Teve também a collab inédita entre Stray Kids e LiSA para o primeiro EP japonês do grupo, além do retorno das bandas FTISLAND, Rolling Quartz e The Rose no K-Rock. Destaque para os álbuns do V e do grupo ONEUS.
- Get a Guitar – RIIZE
- Social Path / Super Bowl – Stray Kids
- Sage – FTISLAND
- Layover – V
- House on a Hill – Eric Nam
- Good & Great – Key
- SUN SEEKER – Cravity
- YOUR CITY – Jung Yong Hwa
- Sensitive – Loossemble
- Target: ME – EVNNE
- Fearless – Rolling Quartz
- Into the TEMPEST – TEMPEST
- Dual – The Rose
- La Dolce Vita – ONEUS
- 3D – Jungkook
Neste post, fiz uma seleção dos lançamentos de K-pop que mais chamaram a minha atenção em setembro. Vem comigo conferir os destaques?
Get a Guitar – RIIZE
O mês de setembro começou com o debut do RIIZE (라이즈) no dia 4 como o primeiro boy group da SM Entertainment desde 2016. O último grupo a estrear até então era o NCT, com suas subunits NCT 127, NCT Dream, NCT U e, mais tarde, WayV e NCT Dojaejung. Entre os sete membros, Sungchan e Shotaro faziam parte do NCT, enquanto Eunseok e Seunghan estavam no projeto SMRookies 2022. Anton, Sohee e Wonbin completam o grupo.
O álbum “Get a Guitar” marca a estreia dos meninos com duas faixas: a faixa-título que dá nome ao disco e “Memories”. A melodia da titletrack tem uma vibe divertida e descolada, assim como a coreografia que incorpora movimentos de tocar um violão ou uma guitarra durante o refrão. Já “Memories” tem um arranjo simples, com uma vibração nostálgica e melancólica, além de maior apoio da linha vocal.
Ouça o álbum Get a Guitar completo no Spotify.
Social Path / Super Bowl – Stray Kids
O álbum Social Path / Super Bowl representa um novo marco para o Stray Kids (스트레이 키즈) como o primeiro lançamento japonês do grupo desde The Sound no início do ano. O EP foi liberado no dia 6 de setembro e conta com três faixas, além de duas versões instrumentais — uma para “Social Path” e outra para “Butterflies”. A versão japonesa de “Super Bowl” completa a tracklist.
O grande destaque é a faixa “Social Path”, marcando uma collab poderosa entre Bang Chan, Changbin, Felix, Han, Hyunjin, I.N, Lee Know e Seungmin do Stray Kids e a cantora japonesa LiSA. Ela é conhecida por suas contribuições para openings e endings de animes de franquias famosas como Sword Art Online, Fate/Zero, Fate/Apocrypha e Fate/Stay Night: Unlimited Blade Works.
Ouça o álbum Social Path / Super Bowl completo no Spotify.
Sage – FTISLAND
Depois de praticamente dois anos desde o último comeback, FTISLAND (에프티 아일랜드) está de volta com o álbum Sage. A banda fez seu debut na cena do K-Rock no dia 7 de junho de 2007, pela FNC Entertainment, com o álbum Cheerful Sensibility. Hoje, três membros seguem em sua formação: Lee Hong Gi (vocalista principal), Lee Jae Jin (vocalista e baixista) e Choi Min Hwan (baterista e maknae).
Com seis faixas em sua tracklist, o 9º EP da banda de K-Rock chegou no dia 7 de setembro. Co-escrita por Hong Ji e Jae Jin, a faixa-título que dá nome ao álbum é uma balada rock emotiva. Embora seu som não traga nada de novo, é o tipo de música que gosto de ouvir e já imagino ao vivo em um show (alguns trechos soariam muito bem em um festival de grande porte, sem os instrumentos e apenas com as vozes da multidão).
Além de “Sage”, recomendo “All of My Life”, “Broken” (som mais grunge do disco) e “Rising Star” (perfeita para encerrar um show), mas vale ouvir todo o álbum se você gosta da banda ou curte K-Rock. O EP é bem consistente e, no final, entrega uma boa experiência.
Ouça o álbum Sage completo no Spotify.
Layover – V [BTS]
Depois de compartilhar spoilers com dois pré-releases, Kim Taehyung (aka V) liberou o aguardado álbum Layover, completando, assim, a oficialização das estreias solo de todos os membros do BTS. O EP que marca seu debut como solista chegou no dia 8 de setembro com seis faixas, incluindo uma versão em piano para a titletrack “Slow Dancing”.
Em poucas palavras, Layover é o V em forma de música. Enquanto a melodia das músicas se inspiram em elementos do jazz e nas diferentes vertentes do R&B, sua voz ganha os holofotes. E essa combinação única deixa um convite para revisitar memórias e relembrar os bons velhos tempos.
O álbum Layover é simples em sua essência, em seus arranjos e no encaixe vocal, mas suas músicas são um prato cheio para quem aprecia esse estilo musical e da voz de Taehyung.
Ouça o álbum Layover completo no Spotify.
House on a Hill – Eric Nam
Quem também trouxe novidade no dia 8 de setembro foi Eric Nam (에릭남) com o álbum House on a Hill. Entre os solistas que eu gosto de acompanhar no K-Pop, Eric Nam e Kang Daniel tendem a ter lugar garantido sempre que lançam algo novo.
Diferente da maior parte do idols, ele foi descoberto pelos covers que postava em seu canal no YouTube. Seu debut oficial foi há dez anos, em 23 de janeiro de 2013, enquanto seu álbum mais recente até então era There and Back Again — originalmente lançado em 2022 com direito a uma versão comemorativa (Reimagined) em celebração a uma década de carreira no início deste ano.
O álbum House on a Hill conta com oito músicas em sua tracklist, incluindo uma versão da titletrack “House on a Hill” em collab com a cantora e compositora norte-americana Em Beihold. A melodia me lembra um pouco algumas músicas de AKMU, como “Happening”. Talvez por isso se transformou instantaneamente em uma das minhas favoritas, além das B-sides “Don’t Leave Yet” e “undefined”.
Todo o álbum tem um som reconfortante, suave e relaxante, que passa uma energia boa, uma vibe feel good. Parece dizer que seja qual for o momento que eu e você estamos vivendo, tudo vai ficar bem. A cada vez que ouço, surge uma nova preferida. É o efeito Eric Nam. Se eu estivesse mais perto, iria em seu show aqui no Brasil no dia 20 de novembro.
Ouça o álbum House on a Hill completo no Spotify.
Good & Great – Key [SHINee]
Setembro também marcou o retorno de Kim Ki-bum (aka Key) com o álbum Good & Great no dia 11 — concretizando a promessa de múltiplos comebacks do SHINee (em grupo ou solo) feita por Taemin antes do lançamento do álbum HARD. A faixa-título, liberada em plena segunda com o restante do EP, não foi por acaso. Tanto a letra quanto a ambientação do MV setam o mood para o trabalho na tentativa de amenizar a síndrome da segunda-feira.
A letra “I’m good, I’m great / Вecause I’m grateful” expressa o sentimento de gratidão pelas conquistas apesar de todo o esforço por trás para chegar até elas. Da melodia pop cativante de “Good & Great” até a suave e relaxante “Mirror, Mirror”, o álbum foca na sensação de good vibes enquanto explora toda a versatilidade do Key.
Ouça o álbum Good & Great completo no Spotify.
SUN SEEKER – Cravity
Outro comeback que me deixou bem animada foi o do grupo Gravity, no mesmo dia do Key, com o álbum SUN SEEKER. Na tracklist de seis músicas, a titletrack “Ready or Not” é viciante e já entrou na minha seleção de preferidas com “Vibration” (participação do Woobin, Serim e Allen na letra) e “LOVE FIRE” (Serim e Allen assinam novamente). O EP tem mais uma faixa-título, “Cheese”, com uma vibe bem enérgica embalada pelo R&B.
“Ready or Not” se destaca pela melodia pop-rock dançante e também pela mensagem: um incentivo a fazer o que você quiser independentemente de estar pronto ou não para dar o próximo passo. O que importa é seguir seu sonho, sem medo.
Cravity é um dos grupos que fez seu debut durante a pandemia, em 14 de abril de 2020, pela Starship Entertainment (agência do MONSTA X), com o álbum HIDEOUT: REMEMBER WHO WE ARE – SEASON1.
O último comeback dos nove membros — Allen, Hyeongjun, Jungmo, Minhee, Seongmin, Serim, Taeyoung, Wonjin e Woobin — foi em março deste ano com seu 5º miniálbum MASTER: PIECE. Em 2022, dois anos após a estreia, marcou a primeira turnê dos meninos.
Ouça o álbum SUN SEEKER completo no Spotify.
YOUR CITY – Jung Yong Hwa [CNBLUE]
Você conhece o CNBLUE? Falar sobre a banda sempre lembra dois momentos que me marcaram. O single “I’m a Loner” [외톨이야] para o debut na Coreia do Sul em 2010 (após a estreia oficial no Japão em 2009) e o K-Drama Heartstrings (2011) com Jung Yong Hwa e Park Shin-hye. Jung Yong Hwa é o principal vocalista do CNBLUE, além de guitarrista, rapper e líder. E ele lançou seu 2º EP como solista, YOUR CITY, no dia 14 de setembro.
O lançamento vem seis anos após seu 1º EP Do Disturb (2017). A tracklist tem seis músicas, incluindo a faixa-título “YOUR CITY”, que combina rock com um indie alternativo e um toque retrô dos anos 90. Vale a pena ver o MV, que parece ter sido gravado em apenas um take.
Além da titletrack, as B-sides “Small Talk” e “note to self” são minhas preferidas. A última, inclusive, tem uma vibe similar a “Hate That” (Key ft Taeyeon) que está sempre no repeat. Para fechar, vale lembrar que o Jung Yong Hwa escreveu e compôs todas as músicas — não apenas para o álbum YOUR CITY, mas também em seus lançamentos anteriores.
Ouça o álbum YOUR CITY completo no Spotify.
Sensitive – Loossemble
Em julho, ODD EYE CIRCLE (com Choerry, Jinsoul e Kim Lip do LOONA) esteve entre os destaques aqui no blog. Dois meses depois, chegou a vez das outras integrantes — Go Won, HyeJu, HyunJin, YeoJin e ViVi — se unirem para uma nova estreia. Loossemble (루셈블) fez seu debut oficial no dia 15 de setembro com o álbum Sensitive. A tracklist conta com oito músicas, incluindo a titletrack que dá nome ao disco e uma versão dela em inglês.
“Sensitive” soa como uma das músicas do LOONA, sem deixar um elemento marcante, um trecho memorável ou uma impressão duradoura. O início até me lembra um pouco a vibe do TWICE. O refrão explora o estilo de cantar falando, sem se apoiar em uma explosão melódica. Não é o tipo de som para mim, mas pode ser divertido com o tempo e parece um bom recomeço para as meninas.
Outra música que me soou familiar foi “Real World”, que lembra a vibe do Red Velvet. “Newtopia” tem tudo para se tornar um som bem comercial, embora não esteja entre as minhas preferidas. Aliás, se eu tivesse que indicar uma faixa, a que mais se destaca em todo o álbum é “Strawberry Soda” — com participação da Yves (이브) na letra e composição.
Ouça o álbum Sensitive completo no Spotify.
Expectation – D.O. [EXO]
Após o lançamento de “I Do” como pré-release no dia 8 — com uma linda melodia acústica e uma animação que dá sequência ao single “That’s Okay” de 2019 — D.O. do EXO liberou o álbum Expectation. O 2º miniálbum solo do idol chegou às plataformas de streaming, no dia 18 de setembro, com sete músicas em sua tracklist, incluindo a titletrack “Somebody”, e uma vibe pra lá de romântica em todas as faixas.
“I Do” já chamou minha atenção pela melodia doce, gentil, suave e relaxante, além da animação do MV. Após ouvir o repertório completo, tenho mais duas favoritas: “Lost” (tanto a versão original quanto a acústica) e “Wonder”.
Gostei tanto de “Lost”, que perdi as contas de quantas vezes coloquei no repeat. Esse nome parece ter um efeito interessante em mim, já que também aprecio “Lost” do Maroon 5 e “Lost” do Linkin Park.
Ouça o álbum EXPECTATION completo no Spotify.
Target: ME – EVNNE
Depois do RIIZE, o próximo debut que acompanhei no mês de setembro foi o do grupo EVNNE (이븐). Hanbin, Jeonghyeon, Jihoo, Junghyun, Keita, Seungeon e Yunseo — todos participantes do reality Boys Planet e de agências diferentes — fizeram sua estreia no dia 19 com o álbum Target: ME. EVNNE é o primeiro boy group formado pela Jellyfish Entertainment desde Veryvery em 2019.
A tracklist do álbum de debut conta com seis músicas, incluindo a titletrack “TROUBLE”. A faixa não chamou tanto a minha atenção na primeira vez, mas a experiência melhorou um pouco após ouvir mais algumas vezes.
Minhas músicas preferidas no disco são duas B-sides: “JUKEBOX” e “Even More”. Ambas tiveram participação dos membros Jeonhyeon, Yunseo e Keita na hora de escrever a letra.
Ouça o álbum Target: ME completo no Spotify.
Fearless – Rolling Quartz
Rolling Quartz marcou presença aqui no blog pouco depois do seu debut oficial com o single “Blaze” em 2020, mas não voltou. Durante esse tempo, continuei acompanhando Areum, Iree, Hyunjung, Jayoung e Yeongeun. Porém, sem escrever sobre as novidades. Agora estou de volta para compartilhar o 3º single da banda “Fearless”, que foi liberado no dia 20 de setembro e já entrou na minha playlist de J-Rock.
“Fearless” se aproxima bastante do som de “Blaze”, o que para mim é um ponto positivo, já que o single de estreia segue como um dos meus favoritos. E também é autoral — tanto letra quanto composição, arranjo e produção musical. A mensagem traz um ar destemido para lidar com provocações e também um tom mais dark. Um dos destaques é o solo marcante da Iree na guitarra.
Into the TEMPEST – TEMPEST
No mesmo dia, TEMPEST (템페스트) também fez seu comeback com o álbum Into the TEMPEST — seguindo THE CALM BEFORE THE STORM lançado em abril deste ano. A estreia do grupo — com Eunchan, Hanbin, Hyeongseop, Hyuk, Hwarang, LEW e Taerae — foi em 2022, pela Yehua Entertainment, com o EP It’s Me, It’s WE. Os meninos não costumam aparecer muito nas minhas playlists, mas o novo disco chamou minha atenção.
A tracklist de Into the TEMPEST traz três faixas: “Vroom Vroom” (titletrack), “Dive” e “Bluetooth”. A faixa-título parece ter sido criada com foco na performance. Se você reparar na coreografia e no MV, a intensidade dos movimentos e a “presença de palco” conseguem causar um bom impacto visual. Inclusive, esse deve ter sido o chamariz que me levou a ouvir todo o álbum e, posteriormente, incluir TEMPEST aqui nos destaques de setembro.
“Dive” e “Bluetooth” suavizam a intensidade de “Vroom Vroom” e entregam uma sonoridade mais agradável. Enquanto a primeira música tem uma vibe bem refreshing e gostosa de ouvir, a segunda é aquela balada clássica para encerrar um álbum. Minha preferida entre as três é “Dive”.
Ouça o álbum Into the TEMPEST completo no Spotify.
Dual – The Rose
No dia 22 de setembro, após antecipar três músicas, a banda The Rose (더로즈) liberou o álbum Dual completo. Suas 11 faixas nos transportam por uma jornada do amanhecer ao anoitecer, enquanto explora o conceito da dualidade entre Dawn e Dusk nas letras, nas melodias e na forma de cantar. Recomendo ouvir toda a tracklist, com um destaque especial para as músicas “You’re Beautiful”, “Back to Me”, “Lifeline”, “Alive” e “Wonder”.
The Rose fez sua estreia na cena musical coreana como uma banda indie rock em 2017, pela a J&Star Company. Hoje, Dojoon, Hajoon, Jaehyung e Woosung têm sua própria agência (Windfall) e ainda contam com a parceria da gravadora Transparent Arts.
Ouça o álbum Dual completo no Spotify.
La Dolce Vita – ONEUS
ONEUS (원어스) vem ganhando espaço nas minhas playlists de K-Pop desde o lançamento do seu álbum de estreia em 2019. “Valkyrie”, “LIT”, “A Song Written Easily”, “BLACK MIRROR”, “Same Scent” e, mais recentemente, “Unforgettable” já são músicas recorrentes no meu dia a dia. Agora, o grupo com cinco membros — Hwanwoong, Keonhee, Leedo, Seoho e Xion — fez seu comeback no dia 26 de setembro com o álbum La Dolce Vita.
O retorno vem quatro meses após a chegada de Pygmalion, que esteve nos destaques de maio aqui no blog. Aliás, os meninos costumam fazer comebacks frequentes. Se você olhar a discografia do grupo, perceberá que eles lançam novas músicas constantemente. A tracklist do novo álbum traz cinco faixas, incluindo a titletrack “Baila Conmigo” e uma versão em espanhol, além da abertura “Intro: Beggin’ you” com menos de dois minutos.
O conceito do álbum La Dolce Vita se inspira na história da pequena sereia, transformando os meninos em príncipes do mar, e traz uma arte linda na capa. Outro destaque é a versão 100% em espanhol da faixa-título, o que combina com o gênero moombahton, mesclando o ritmo latino percussivo com o reggaeton.
Destaques
“Baila Conmigo” é uma faixa elegante, sensual e melódica, fácil de conquistar após ouvi-la pela primeira vez, além de funcionar como um ímã para fazer o corpo balançar com a pegada latina. Consegue ouvir sem se mexer? É um desafio. Dá vontade de aceitar o convite e bailar com o ONEUS. O MV complementa bem essa vibe com o toque dourado, a coreografia e toda a paleta de cores entre uma cena e outra.
“Intro: Beggin’ you” abre o álbum, já despertando a curiosidade para o que está por vir. “Epilogue” parece parte da trilha sonora de um K-Drama. No entanto, o maior destaque para mim é a B-side “Simulation”, com o apoio do piano para guiar a música, enfatizar a linha vocal e elevar a densidade da experiência na medida certa.
Se tem um grupo que merece mais atenção e hype levando em conta a constante qualidade musical em seus lançamentos, é o ONEUS. Desde o debut, os meninos têm construído seu próprio estilo, enquanto experimentam novos sons e mudam de gênero de vez em quando. Eles são incrivelmente versáteis. La Dolce Vita é mais uma prova disso.
Ouça o álbum La Dolce Vita completo no Spotify.
3D – Jungkook [BTS]
Quando eu estava para fechar os lançamentos de K-Pop deste mês, Jungkook (o maknae do BTS) apareceu na minha lista de sugestões de vídeos no YouTube com seu mais novo single solo “3D”. A música chegou com MV bem produzido no dia 29 de setembro através de uma collab com o rapper Jack Harlow.
Quem acompanhou as novidades de julho, já sabe que “Seven” não deu match com minhas playlists. “3D” até fica um pouco mais perto de entrar no grupo, mas ainda não segue a vibe que costumo ouvir.
Mesmo assim, reconheço que os dois singles têm um forte apelo comercial e também sinto que ambos carregam em seu DNA a “fórmula” amplamente utilizada na indústria musical dos Estados Unidos. Arrisco dizer que foram criadas para esse mercado inclusive, aproveitando a popularidade do K-Pop e seus idols.
Destaques
Tanto “Seven” como “3D” mostram um lado mais maduro do Jungkook, tanto na forma de cantar como na letra: “I wanna see it in motion, in 3D…”. “3D” tem um arranjo pop com elementos R&B e a sonoridade característica dos anos 2000. Quando Jack Harlow entra em cena, sinto que o rap quebra um pouco a melodia da música. Não sei se realmente deu fit entre os dois, seja pela voz do rapper ou pelas palavras soltas e meio que sem contexto.
O ponto forte para mim é a performance, que cativa pela coreografia e pelo modo como ela é apresentada no MV — principalmente nas cenas com aquele “palco” refletindo cada movimento como um espelho. Ficou visualmente bonito!
Após dois singles solo, Jungkook volta com o miniálbum Golden no dia 3 de novembro. O que será que vem por aí? Ou ele segue a mesma linha ou apresenta algo completamente novo. Se for a primeira opção, tem tudo para ganhar popularidade como já vem acontecendo com “Seven” (e muito provavelmente com “3D” também). Já se for a segunda, pode ser que tenha mais chances de se tornar popular na minha playlist.
* * *
O volume de álbuns que ouvi em setembro ficou em um nível similar aos meses anteriores, exceto por junho e agosto. Entre os grupos e solistas do K-Pop, as bandas de K-Rock também ganharam espaço na lista. Entre as novidades que selecionei para este post, o debut de RIIZE, a collab “Social Path” e os álbuns Layover, House on a Hill, Dual e La Dolce Vita foram os que mais me marcaram.
O que mais chamou sua atenção no K-pop ou no K-Rock neste mês? Conte para mim quais grupos acompanhou e, se quiser, deixe recomendações. 😉