K-Pop · Música

Debut do EVNNE com álbum “Target: ME” acerta na mira?

Cena do MV de "TROUBLE", titletrack do álbum Target: ME, que marca o debut do grupo EVNNE

Parece que a edição mais recente do reality Boys Planet, da MNET, está com seu rendimento no nível máximo. Em julho, foi a estreia do ZEROBASEONE e, para 2024, TIOT vem se preparando para entrar na cena do K-Pop oficialmente após apresentar seu álbum pré-debut. Nesta terça-feira, 19, o grupo EVNNE (이븐) faz seu debut com sete membros — todos participantes do programa — com o álbum Target: ME.

Formado pela Jellyfish Entertainment, o septeto conta com Hanbin, Jeonghyeon, Jihoo, Junghyun, Keita, Seungeon e Yunseo. Antes da estreia, os meninos liberaram um trailer, um making-off e um medley com prévia do disco, além de uma série de vídeos curtos. Vem comigo para conhecer o novo boy group?

Estreia do grupo EVNNE

Cena do MV de "TROUBLE", titletrack do álbum Target: ME, que marca o debut do grupo EVNNE com os meninos dançando

EVNNE (이븐) é o novo grupo da Jellyfish Entertainment, que faz seu debut oficial hoje com sete membros. Aliás, é o primeiro desde Veryvery (2019). Todos são participantes da última edição do reality Boys Planet, em fevereiro deste ano, de onde saiu o ZB1 e, no próximo ano, será a vez do TIOT. Assim como ZEROBASEONE e outros grupos temporários de K-Pop, cada integrante é de uma agência diferente: Keita (RAIN Company); Hanbin, Jeonghyeon, Jihoo e Junghyun (WakeOne); Seungeon e Yunseo (Yue Hua Entertainment).

O nome original do grupo (BLIT) foi trocado em agosto, apenas alguns dias após seu anúncio, por EVNNE. Significa “Evening’s Newest Etoiles” (algo como os novos astros da noite). Em uma alusão ao universo de galáxias e estrelas, seu objetivo é chamar a atenção da audiência do ponto mais alto do mundo.

Quem são os meninos do EVNNE?

Os membros do EVNNE foram apresentados a partir de uma série de vídeos curtos no YouTube. Alguns deles têm habilidades que se estendem ao processo criativo para a preparação de um álbum, como Jeonghyeon que gosta de escrever linhas de rap, Jihoo e seu hobby de escrever músicas, Seungeon e Yunseo no time de compositores.

Hanbin

Hanbin (한빈) tem 21 anos e ficou com o 11º lugar no Boys Planet, além de ter participado do reality LOUD (parceria do Psy com JYP para formar o TNX). Já foi trainee da CUBE Entertainment e hoje está na WakeOne. Natural da Coreia do Sul, Hanbin também fala inglês. Entre as coisas que mais gosta de fazer nas horas livres: ler livros, ver filmes e caminhar perto do Han River.

Jeonghyeon

Assim como Hanbin, Jeonghyeon (정현) também é natural da Coreia do Sul, tem 21 anos e está na agência WakeOne. Foi trainee por pouco mais de três anos, além de membro do Daily H Boys antes do debut. Seu ranking no Boys Planet é 15º. Pode falar coreano, inglês e japonês. Entre os hobbies de Jeonghyeon, um deles é bastante inusitado e consiste em resolver o cubo mágico rapidamente. Seu menor tempo é de oito segundos. 

Jihoo

Com apenas 18 anos, Jihoo (지후) é o maknae do EVNNE e ficou em 33º no ranking dos participantes do programa Boys Planet. Natural da Coreia do Sul, Jihoo foi trainee por pouco mais de dois anos. Ele entrou na WakeOne e migrou para a H1GHR Music (ambas subsidiárias da CJ ENM) para participar do reality. No fim da competição, voltou para a WakeOne. Gosta de jogar, fazer exercícios, dormir e escrever músicas.

Junghyun

Último trainee da WakeOne, Junghyun (정현) tem 18 anos e também é da Coreia do Sul. Recebeu treinamento por dois anos e três meses. Além do coreano, fala inglês. Conquistou o 29º lugar no reality Boys Planet. Entre seus hobbies, gosta de ouvir música, cantar, experimentar comida boa e ler novels. Se tivesse que eleger um idol modelo para seguir, seria o solista Kang Daniel.

Keita

Terazono Keita (寺園 佳汰), ou apenas Keita (케이타), é o único membro japonês, natural de Osaka. O mais velho do grupo tem 22 anos e atualmente está na RAIN Company, após ser o primeiro trainee da YG Japan e treinar por mais de quatro anos na YG Entertainment. Além do EVNNE, Keita também é membro do grupo CIIPHER, participou do YG Treasure Box e ficou em 12º no Boys Planet. Fala japonês e coreano.

Seungeon

Com 19 anos, Seungeon (승언) é natural de Busan, na Coreia do Sul. É trainee da Yue Hua Entertainment desde 2022, mas recebeu treinamento por quase quatro anos na SM. No Boys Planet, ficou na 16ª posição. Além do coreano, entende um pouco de chinês. Gosta de ouvir música, praticar esportes, jogar e compor. Sua maior especialidade, porém, vem da sua capacidade de imitar o Doraemon (ドラえもん).

Yunseo

Como Seungeon, Yunseo (윤서) tem 19 anos e também faz parte da Yue Hua Entertainment. Foi trainee por dois anos e quatro meses. Seu ranking no Boys Planet é um pouco diferente dos outros membros do EVNNE, já que ficou em 41º. Natural da Coreia do Sul, pode falar japonês além do coreano. Seus hobbies incluem escrever letras para músicas, compor e cantar. Curiosidade: é primo da Nayeon do TWICE.

Minhas impressões do álbum Target: ME do EVNNE

O álbum Target: ME — que marca a estreia do grupo EVNNE — traz em sua tracklist um conjunto de seis músicas: “TROUBLE” (titletrack), “Role Model”, “Pretty Thing”, “Your Text”, “JUKEBOX” e “Even More”. Após acompanhar debuts como o do LUN8, do ZEROBASEONE e, mais recentemente, do RIIZE, EVNNE não alcança os mesmos patamares. 

No entanto, algumas faixas se destacam. Minha recomendação começa com as B-sides “JUKEBOX” e “Even More”, que, inclusive, passaram pelas mãos de alguns membros do grupo. E, com algumas ressalvas, também destaco a faixa-título “TROUBLE”. 

TROUBLE

A titletrack é a faixa que abre o álbum Target: ME. Na primeira vez que ouvi, a música soou experimental e distorcida para o que estou acostumada e me deixou com mixed feelings. Por isso falei em “ressalvas” no parágrafo anterior. Porém, acho que a sensação se deve ao gênero escolhido, o Baltimore Club, que mistura elementos do hip hop e house e tende a ser uma sonoridade comum nas músicas do grupo NewJeans.

A letra começa com Keita cantando “Yo / It’s unusual, isn’t it? / Nobody wants to embrace a new thing”. Parece uma mensagem clara para pessoas como eu, rebatendo o que acabei de escrever, não é mesmo? Seja como for, após ouvir mais algumas vezes e ver o MV,  a sensação de estranheza começou a diminuir.

A primeira parte do refrão é mais melódica, com foco total no arranjo instrumental, enquanto um dos membros diz “trouble” duas vezes, de forma espaçada, e depois “rock”. E na segunda parte finaliza com “Because my name is Trouble”. O MV é divertido de acompanhar, com uma vibe de revolução que me lembra alguns vídeos do ATEEZ. Keita aparece como âncora de um jornal, enquanto os membros são procurados por “causar problemas” (como sugere a letra e o nome da música).

“Trouble” apresenta uma coreografia bem simples. Para acompanhar a batida do refrão, quando a melodia ganha os holofotes, pensei que a dança teria mais impacto a fim de preencher o espaço deixado. Isso não significa incorporar passos complexos, mas significativos para expressar o som através dos movimentos. Senti falta disso.

Role Model

Logo depois de apresentar a titletrack “TROUBLE”, “Role Model” é a primeira B-side na tracklist. Perto de tudo que tenho ouvido nos últimos meses para preparar os destaques de K-Pop mensais do blog, o som é bem comum. Se “Role Model” aparecesse em uma playlist aleatória do Spotify, provavelmente a música passaria quase que despercebida, sem chamar a atenção, já que faltam elementos para torná-la mais memorável.

Pretty Thing

Assim que ouvi as primeiras linhas de “Pretty Thing”, não pude deixar de pensar em “SHALALA” do Taeyong e em algumas faixas do NCT. O início me lembrou bastante do estilo do grupo. Por um momento, tive que pausar e conferir se eu ainda estava no álbum Target: ME. Mas a vibe é similar apenas no início. Depois segue seu próprio caminho com a voz dos meninos do EVNNE. Fora isso, “Pretty Thing” também passa sem deixar marcas.

Your Text

Embora “Your Text” não entre na minha seleção de recomendações para o álbum Target: ME, a música tem uma melodia bem good vibes. Combina com o fim do dia, naquele momento em que encerramos as atividades, seja do trabalho ou dos estudos. Tem algo em seu instrumental e também nas vozes de Hanbin, Jeonghyeon, Jihoo, Junghyun, Keita, Seungeon e Yunseo que passa uma sensação relaxante.

JUKEBOX

O álbum abre com o som experimental de “TROUBLE”, mas, apesar do ar de revolução presente na titletrack, segue um clima bem pacífico conforme a tracklist avança entre as B-sides, sem deixar tanto impacto. “JUKEBOX” quebra um pouco essa linearidade. 

A letra “Come play my jukebox, a night that won’t come again / I sing for you, play your favorite song” passou pelas mãos de dois membros — Jeonhyeon e Yunseo. Tanto a linha melódica quanto a do rap são cativantes.

Even More

Foi em “Even More”, que fecha o álbum Target: ME, que eu senti a essência do EVNNE. Ao fechar os olhos enquanto ouvia a música me senti transportada para um céu estrelado, como se eu estivesse em um planetário. A letra “Just take your time, just close your eyes, lean on me / I want to sing a song for you, I’ll be your star” também contou com um toque de personalização do grupo — dessa vez com Keita e Yunseo (novamente).

O trecho final em que os meninos sussurram “let me be your star” traz um bom fechamento para o álbum de debut do EVNNE. E a melodia suave que embala a voz dos sete dá o toque final ao conjunto. Acho até que combina com soundtrack de K-Dramas.

Mesmo que eu não tenha acompanhado o reality Boys Planet, EVNNE era uma das estreias na minha lista para ficar de olho. O álbum Target: ME não me acerta em cheio, nem sei se estará na minha mira durante os comebacks — pelo menos não com outros debuts de peso como LUN8, ZB1 e RIIZE para acompanhar. Além disso, a titletrack “TROUBLE” carece do mesmo apelo de outras faixas-título, como “Wild Heart”, “In Bloom” ou “Get a Guitar”, mas, com o tempo e após alguns replays, pode conquistar um espaço um pouco maior na sua playlist e na minha (quem sabe para dar um up na hora do treino).

Quem me surpreendeu e começou a crescer na minha playlist é o NCT Dream com o álbum ISTJ. Já ouviu? Tem review aqui no blog com mais detalhes da tracklist.

Deixe um comentário