
Assim como 2021 foi um ano importante para o SHINee, 2023 também promete ser um marco para o grupo e para os membros individualmente. Após o retorno de Taemin, Key, Onew e Minho com o álbum HARD em junho, nesta segunda-feira, 11, foi a vez do Kim Ki-bum fazer seu comeback solo com o álbum Good & Great. Incluindo a faixa-título, a tracklist conta com seis músicas.
Este é seu primeiro EP desde Killer, versão repackage lançada em fevereiro deste ano alguns meses depois da chegada do álbum Gasoline (liberado em agosto de 2022). Aqui no blog já teve review de Bad Love e hoje vou compartilhar minhas impressões sobre o mais novo álbum do Key (키). Vem comigo?
Minhas impressões do álbum Good & Great




"I’m good, I’m great / Вecause I’m grateful І’m good, (I’m good) I’m great (I’m great) / Becausе I’m grаteful"
Assim que ouvi o álbum pela primeira vez, começando com a titletrack “Good & Great” que dá nome ao álbum, o trecho acima ficou gravado na minha cabeça. A faixa-título já é uma das minhas preferidas desde os teasers, consolidando sua posição agora que temos acesso ao repertório completo.
Além dela, o EP traz as B-sides “Can’t Say Goodbye”, “Intoxicating”, “Live Without You”, “CoolAs” e “Mirror, Mirror”. Todas as músicas da tracklist seguem uma linha good vibes, com um toque retrô na melodia. Soam similares, mas bem distintas ao mesmo tempo. Só ouvindo para entender o que quero dizer. E a versatilidade do Key faz com que sua voz se encaixe bem em qualquer arranjo.
Good & Great é um álbum para ouvir por inteiro — de “Good & Great” até “Mirror, Mirror”. Seja pelas semelhanças ou pelas diferenças, escolher uma preferida não é tão simples, já que cada faixa tem uma particularidade que se destaca ao ouvir. “Good & Great” tem uma melodia pop e um refrão cativante, cheio de positividade e com uma mensagem de incentivo. Passa uma sensação de bem-estar, sabe?
“Intoxicating” tem um instrumental que faz a cabeça balançar antes que você perceba. “CoolAs” vem com uma vibração diferente, não apenas na melodia, mas também na forma como Key projeta sua voz. “Mirror, Mirror” soa tão relaxante para ouvir de olhos fechados sem pensar em nada.
Good & Great
“Good & Great” é a titletrack que dá nome ao álbum e abre a tracklist. Seu som explora um pop dançante quase hipnótico embalado por um piano rítmico, um toque retrô dos anos 90 e uma letra fácil de acompanhar: “I’m good, I’m great / I work, get paid / Thank god, all day”. Cheia de positividade e inspiração, a mensagem fala da gratidão sobre suas conquistas — mesmo que às vezes o caminho não seja fácil e bata aquela vontade seja de desistir de tudo.
É um incentivo para adotar um mindset positivo, abraçar a imprevisibilidade do mundo e acreditar que você é capaz de superar os desafios, enquanto é grato pelo que recebe graças ao seu esforço.
O MV de “Good & Great” traz uma série de referências para representar o desejo de fugir da realidade, lembrando clássicos como o filme Matrix ou o jogo The Sims. Combinando com a melodia dançante, as cenas são divertidas — mesclando entre o dia a dia no escritório e as aventuras surreais do lado de fora para consertar um bug. A coreografia segue o mesmo tom leve, impulsionada pelo carisma único do Key. Já teve até challenge com Taemin e Minho. ❤
Embora “Good & Great” possa apresentar um som mais genérico para alguns ouvidos, a abordagem de Key na linha vocal ou na hora de dançar acrescentam um toque único e criativo. Kim Ki-bum não é um solista tão versátil por acaso. Como foi sua síndrome da segunda-feira? Ao ver e ouvir o álbum Good & Great, pode ser que ela tenha amenizado (pelo menos nesta semana xD).
Can’t Say Goodbye
Entre todas as faixas do álbum, “Can’t Say Goodbye” soa para mim como a música com maior influência retrô. A melodia retro-pop que embala a voz do Key tem um ar mais nostálgico, emotivo e mesmo melancólico até certo grau, em contraste ao otimismo de “Good & Great”, mas ainda mantém o mood good vibes. O clima de escritório e o sentimento de gratidão dão lugar à dificuldade de dizer adeus a alguém importante.
Intoxicating
Na transição da despedida, Key agora mergulha em um clima mais intenso com “Intoxicating”. A letra traz uma mensagem mais profunda “Gimme More / Awaken my instinctive sense / You’re intoxicating” levando em conta os efeitos da atração física. Seu instrumental pop dance é cativante e faz a cabeça balançar assim que você começa a ouvir as primeiras batidas.
Live Without You
O início de “Live Without You” é tão marcante que desperta a curiosidade para focar toda a atenção na música e descobrir o tipo de som que vem a seguir. Tem uma vibe meio acústica, mas que soa diferente. A letra retrata o sentimento após uma separação, nas memórias que ficam e na vida que segue sem aquela pessoa ao seu lado.
A voz do Key é suave enquanto a melodia se mantém na mesma linha, mas ganha energia ao chegar no refrão, proporcionando uma quebra interessante: “But I can live without you / Ooh-ooh-oоh, ooh-ooh-оoh”.
CoolAs
Quase chegando ao final do álbum “Good & Great”, a faixa “CoolAs” traz uma vibração diferente, que me fez lembrar levemente de músicas como do grupo NewJeans. Não que a sonoridade seja parecida, mas o sentimento e a experiência soam, de alguma forma, soam similares, principalmente nos segundos iniciais. Pode ser a vibe retrô também. O maior destaque desta faixa é a forma como Key projeta sua voz. Parece tão refresh.
A letra “ain’t nо point in askіng whаt’s the priсе ‘cauѕe I’m cool as / Everything you want, уоu’ll get it twice ‘causе І’m сool аs” sai do modo relacionamento e volta a destacar um mindset positivo, com um toque a mais de ousadia. Afinal, em dos trechos da música em inglês Key canta “No matter what the аngle / I’ll bе looking great thоugh”.
Mirror, Mirror
“Mirror, Mirror” fecha o álbum Good & Great e a escolha não poderia ser mais acertada, já que sua melodia produz um som relaxante e tranquilo para encerrar a tracklist. Dá vontade de ouvir com os olhos fechados sem pensar em nada, apenas sentir, sabe? A faixa soa como uma reflexão sobre o que vemos no espelho ao olhar nossa imagem refletida, a busca pela perfeição ou pelas coisas que nos faltam.
Quando ouvi um trecho de “Good & Great” com os teasers, eu já esperava coisas boas. Sem contar que estamos falando do Key. Além de ser um solista versátil, ele está no SHINee, um dos meus boy groups preferidos no K-Pop. A chegada do álbum Good & Great foi uma surpresa agradável ao explorar o mood good vibes e se afastar da sonoridade massiva que ouvimos com a maioria dos últimos lançamentos. Todas as faixas têm potencial para se tornarem a sua favorita. Cada uma tem um ponto forte único.
Outro idol que segue uma trilha diferente é o V do BTS. Se ainda não ouviu, recomendo dar uma chance para o álbum Layover.