Meu planejamento para os lançamentos de K-Pop foi em vão. Comecei o mês pensando em pegar leve e não avaliar tantos álbuns, mas quando cheguei ao final percebi que acabei acompanhando mais músicas do que antes. E meu calendário minimalista logo tomou proporções maiores, deixando a lista levemente extensa.
Neste post, fiz uma seleção dos principais lançamentos de K-Pop de agosto. Teve colaboração do VIVIZ para a trilha sonora de My Lovely Liar, além de alguns comebacks interessantes como xikers, U-Know, T.A.N, EVERGLOW e PLAVE. Sem falar dos pré-releases do V (BTS).
- Spoiler – VIVIZ
- HOUSE OF TRICK: HOW TO PLAY – xikers
- One More Time – BB Girls
- Two Rabbits – MAMAMOO+
- GAME PLAN – Jeon Somi
- [PHANTASY] Pt.1 Christmas in August – THE BOYZ
- Reality Show – U-Know
- Horizon – Jaehyun [NCT LAB]
- Love Me Again – V [BTS]
- Rainy Days – V [BTS]
- TAN MADE – T.A.N
- TEENFRESH – STAYC
- One Look – LEO [Debut]
- ZONE – Jihyo [TWICE]
- ALL MY GIRLS – EVERGLOW
- Better Things – aespa
- Love Lee – AKMU
- Memories – Riize
- TIOT [Pre-Debut]
- ASTERUM: The Shape of Things to Come – PLAVE
- You’re Beautiful – The Rose
- Golden Age – NCT
- Criminal Love – ENHYPEN
Vem comigo ouvir os destaques?
Spoiler – VIVIZ
Abro a lista dos destaques de K-Pop de agosto com “Spoiler”, música do grupo VIVIZ (비비지) para a OST do K-Drama My Lovely Liar — com Kim So Hyun e Hwang Minhyun. Comecei a acompanhar a série uma semana após a estreia na Coreia do Sul, em 31 de julho, e gostei da melodia. Tem uma vibe divertida e um instrumental dançante.
Liberada no primeiro dia do mês, a música entra em cena no primeiro episódio de My Lovely Liar, durante a apresentação da idol Syaon (interpretada por Lee Si Woo) em uma cerimônia de premiação. A linha vocal do trio Eunha, SinB, e Umji, que antes fazia parte do girl group GFriend, combina bem com o estilo da personagem Syaon. No vídeo, diferente dos MVs tradicionais, você pode ouvir a música enquanto acompanha algumas cenas da série. Inclusive, trechos da performance da idol em ascensão.
HOUSE OF TRICK: HOW TO PLAY – xikers
O álbum HOUSE OF TRICK: HOW TO PLAY, que chegou no dia 2 de agosto, marca o primeiro comeback do grupo xikers (싸이커스) após seu ainda recente debut. Os dez membros — Hyunwoo, Hunter, Jinsik, Junghoon, Junmin, Minjae, Se-eun, Sumin, Yechan e Yujun — fizeram sua estreia em 30 de março deste ano com o EP HOUSE OF TRICK: DOORBELL RINGING. Os meninos são da agência KQ Entertainment, casa do Ateez.
Embora o xikers tenha apenas cinco meses de bagagem desde seu debut, o grupo já participou de uma série de performances ao vivo em grandes palcos. Entre eles, o KCON (um dos maiores festivais anuais de K-Pop), o Lovesome Festival e o KPOP LUX SBS Super Concert (edição em Madrid).
Com seis músicas na tracklist, o mais novo miniálbum tem duas titletracks: “HOMEBOY” e “DO or DIE”. Os rappers Minjae, Sumin e Yechan contribuíram com as letras de todas as faixas, que também contaram com a participação de Hongjoong (ATEEZ). Eu, particularmente, gosto mais de “HOMEBOY”, mas minha principal recomendação é a B-side “Run”.
Ouça o álbum HOUSE OF TRICK: HOW TO PLAY completo no Spotify.
One More Time – BB Girls
O dia 3 de agosto marcou o retorno do BB Girls (aka Brave Girls) com o single de estreia “One More Time”, que vem acompanhada pela faixa “Lemonade”. O girl group mudou de nome recentemente após sair da Brave Entertainment, devido ao fim dos contratos, e migrar para a Warner Music Korea.
Brave Girls fez seu debut em 2011 e, de lá para cá, passou por algumas reformulações, incluindo mudanças de membros. O grupo alcançou a fama apenas em 2021, dez anos depois, de forma repentina e bem inesperada, quanddo a música “Rollin” (lançada em 2017) viralizou nas redes sociais. Hoje, como BB Girls, o grupo é formado por Eunji, Minyoung, Yujeong e Yuna.
No início, o som de “One More Time” parece promissor, mostrando uma vibe pop levemente retrô. Porém, quando ouvi “give it to me baby” uma, duas, três…perdi a conta de quantas vezes), fiquei com a sensação de que o trecho se repete em excesso na música. Mais do que o necessário, sabe? Ouça e me diga se não faltou um equilíbrio aí. Em seus pouco mais de três minutos de duração, parece que toda a letra se resume a isso, o que torna a experiência cansativa. Tanto que não dá vontade de ouvir “On More Time” mais de uma vez.
Two Rabbits – MAMAMOO+
O miniálbum Two Rabbits marca mais um comeback do MAMAMOO+ (마마무+), uma subunit do girl group MAMAMOO com Solar e Moonbyul. A dupla fez seu debut em 30 de agosto de 2022 com o single “Better”. Em março deste ano, elas voltaram com seu primeiro single álbum, com três faixas: “Chico malo”, “GGBB” e “LLL”.
Em julho, as meninas liberaram o pré-release “Save Me” e, no dia 3 de agosto, veio o EP Two Rabbits completo. Sua tracklist traz uma introdução com apenas 42 segundos e mais quatro faixas, incluindo “Save Me” e a titletrack “dangdang” (댕댕). Solar, Moonbyul e Hwasa participaram da composição e da letra.
O álbum é bem sutil, porém divertido, e tem na faixa-título “dangdang” (댕댕) o maior destaque com potencial para entrar na playlist. O som da guitarra vibrante ao fundo que conduz o instrumental do início ao fim é cativante e entrega uma vibe meio retrô. A melodia de “Starry Sea” é agradável de ouvir no início e pode ficar de recomendação também.
Ouça o álbum Two Rabbits completo no Spotify.
GAME PLAN – Jeon Somi
GAME PLAN é o primeiro EP da Jeon Somi (전소미) desde seu debut solo no dia 13 de junho de 2019 com o single “Birthday”. De lá para cá, a cantora lançou algumas músicas. Seu primeiro álbum de estúdio XOXO veio em 2021, enquanto GAME PLAN chegou às plataformas de streaming em 7 de agosto de 2023.
Antes de se tornar solista, Somi participou de alguns projetos, incluindo o reality Sixteen que formou o TWICE e o I.O.I, um dos grupos de K-Pop temporários que saiu do programa Produce 101.
A maior parte do álbum GAME PLAN tem uma vibe meio disco, que combina bem com uma festa no fim do dia ou para virar a noite. “How many lovers do I go through to find you / How many heartbreaks I take just to get to you / How many lovers do I go through to find you / How many, how many, how many, fast forward” é um trecho da titletrack “Fast Forward”.
A faixa-título é uma das minhas preferidas entre as cinco músicas do EP, com potencial para se sair bem nas paradas internacionais. Embalada pelo house, “Fast Forward” tem o clima perfeito para a playlist dos DJs. “Gold Gold Gold” me lembra um pouco “Cake” do álbum Kill My Doubt do Itzy, talvez pela repetição de “I got a lotta 금금금금금…” como em “Cake, cake, cake…”. Também recomendo “Fxxked Up” e “The Way”.
Desde XOXO, a Somi parece seguir uma sonoridade bem próxima da que ouvimos nas músicas de artistas dos EUA. Não apenas o som, mas também o conceito visual de seus MVs, a escolha dos figurinos, tudo me lembra as produções made in LA. KISS OF LIFE também parece seguir uma trilha similar.
Ouça o álbum GAME PLAN completo no Spotify.
[PHANTASY] Pt.1 Christmas in August – THE BOYZ
Seguindo os lançamentos do dia 7 de agosto, THE BOYZ (더보이즈) lançou o álbum [PHANTASY] Pt.1 Christmas in August. O boy group fez sua estreia na cena do K-Pop em 2017 com 12 membros — Eric, Haknyeon, Hwall, Hyunjae, Jacob, Ju, Juyeon, Kevin, New, Q, Sangyeon, Sunwoo e Younghoon — o single “Boy” (소년) e seu EP de debut The First. Hwall saiu em 2019.
A tracklist de [PHANTASY] Pt.1 Christmas in August conta com seis faixas, sendo “LIP GLOSS” a titletrack. Todas as músicas são agradáveis de ouvir e compartilham de uma vibe refrescante be, similar, que nos transporta para um penhasco na beira do mar, com um farol e o som das gaivotas. E já movimentaram as paradas do iTunes pelo mundo, alcançando o primeiro lugar em pelo menos nove países durante o lançamento do álbum.
“LIP GLOSS” é uma das minhas preferidas pelo pop efervescente de verão, além de “Fantasize” e “Fairy Tale”. Um trio agradável para ouvir, mas que, com o tempo, pode ser que canse um pouco. Por enquanto, vale incluir na playlist.
Ouça o álbum [PHANTASY] Pt.1 Christmas in August completo no Spotify.
Reality Show – U-Know
Para completar a leva de novidades do dia 7 de agosto, U-Know do TVXQ fez seu comeback com o álbum Reality Show. Além de seis músicas inéditas, o idol preparou o curta-metragem “NEXUS”, que passa por toda a tracklist enquanto faz referências a clássicos do cinema, explora efeitos especiais e apresenta diversas coreografias — com cenas de luta e participação especial de Karina do aespa.
U-Know Yunho (유노윤호) fez seu debut 20 anos atrás, em 2003, como membro do TVXQ ao lado de Max Changmin e mais três membros — Hero Jaejoong, Micky Yoochun e Xiah Junsu — que saíram em 2009. “Hug”, “Mirotic”, “Catch Me” e “Something” são algumas das músicas na minha playlist desde então. A carreira solo, em paralelo ao duo, começou em 2019. Reality Show é o 3º miniálbum, com seis faixas, e marca seu retorno após dois anos e meio, quando lançou Noir.
Todo o EP tem uma vibe teatral e dramática, que lembra o palco de um teatro, com cortinas vermelhas e luz baixa no centro — tendo o jazz como elemento marcante do arranjo instrumental. Também remete ao ambiente de um saloon, clássico dos filmes de faroeste, e dos musicais como Moulin Rouge. A titletrack é “Vuja De”, uma inversão à lógica do déjà vu. Minhas faixas favoritas são “Tarantino” e “Relax”.
Ouça o álbum Reality Show completo no Spotify.
Horizon – Jaehyun [NCT LAB]
No dia 8 de agosto, Jaehyun (재현) liberou o single “Horizon” como parte do NCT LAB — projeto da SM Entertainment para destacar habilidades do NCT. Pode ser o lançamento de músicas solo ou em units ou até mesmo canções produzidas por qualquer um dos membros. Jaehyun faz parte do NCT, NCT 127, NCT U e NCT Dojaejung (destaques de abril).
De acordo com Jaehyun, “Horizon” foi criada a partir da inspiração de admirar o som no horizonte enquanto estamos olhando pela janela de um avião. Ele escreveu a letra e também participou da composição. É a sétima música lançada pelo projeto e a segunda do idol, seguindo “Forever Only” em 2022.
“Horizon” é um R&B suave, gentil, positivo, descontraído, brilhante e agradável de ouvir. A inspiração da vista do avião é refletida pela voz serena de Jaehyun e pela melodia levemente sentimental (e, ao mesmo tempo, astral). Combina com uma playlist de viagem. O MV, para mim, é um pouco nostálgico, com imagens do Jaehyun passeando e andando de bicicleta em Firenze, na Itália. *saudade de viajar*
Love Me Again – V [BTS]
Liberada no dia 9 de agosto, “Love Me Again” marca o debut solo de Kim Taehyung, o V do BTS. É o primeiro pré-release do álbum Layover, que chegará com sua tracklist completa em setembro. Produção musical, coreografia e divulgação da estreia de V como solista contam a participação de Min Hee-Jin, responsável pelo grupo NewJeans.
Sua melodia suave, apoiada em elementos do R&B vai bem com o som ambiente de um café ou de um bar mais intimista (daqueles com apresentações de piano, blues e jazz). É perfeita para relaxar no fim do dia. O ponto forte de “Love Me Again” é o arranjo instrumental simples, que deixa os holofotes para a voz do V.
Se você gosta de ouvir o Taehyung cantar com um som mais limpo e poucas interferências instrumentais, pode incluir naquela playlist que você busca nos momentos de pausa.
Rainy Days – V [BTS]
Dois dias depois de “Love Me Again”, em 11 de agosto, V voltou com seu segundo pré-release do álbum Layover. “Rainy Days” chegou ao YouTube para acompanhar nossos dias de chuva, com um toque de nostalgia, um som reconfortante e uma vibe retrô.
A música vem com a letra toda em inglês com um ou outro trecho em coreano, colocando a voz de Taehyung em evidência mais uma voz. Sua melodia é limpa, suave e intimista, transmitindo tranquilidade para quem ouve. O MV acompanha um dia de V e 연탄, seu fiel Lulu da Pomerânia, em casa — ora se dedicando a um hobby, ora vendo TV (ou melhor, dormindo na frente da TV) ou se entregando à preguiça sem querer sair da cama.
Assim como “Love Me Again”, “Rainy Days” também pode entrar naquela playlist que você criou para quando quer relaxar.
TAN MADE – T.A.N
T.A.N (탄) foi uma surpresa boa para mim. Até então, eu não conhecia. O grupo se formou durante o reality Extreme Debut: Wild Idol da MBC em 2021 e fez seu debut oficial em 10 de março de 2022, com o álbum 1TAN. Após pouco mais de um ano, os sete membros Changsun, Jaejun,Jiseong, Jooan, Hyunyeop, Sunghyuk e Taehoon retornaram com o EP TAN MADE no dia 11 de agosto.
Seu 3º miniálbum traz sete músicas na tracklist, incluindo três faixas que são cantadas por subunits do boy group da Think Entertainment. “Freeze” (Changsun e Hyunyeop), “JEKYLL&HYDE” (Jooan, Jaehun e Sunghyuk) e “Tarzan” (Taehoon e Jiseong) apresentam uma boa sonoridade e cada uma tem seu estilo único.
Além da titletrack “HEARTBEAT”, recomendo “Artificial Heart” — que abre a tracklist com efeitos sonoros como os batimentos do coração e o som daquele equipamento que monitora sinais vitais) — “VIOLET” e “Freeze”. Gosto da melodia de “Freeze”, porque me lembra um pouco o arranjo de “Hate That” do Key (SHINee) com a Taeyeon (Girls Generation) — uma das minhas músicas preferidas, sempre no repeat por aqui.
Vale ouvir todas as faixas de TAN MADE pelo menos uma vez. O álbum é divertido, tem uma sonoridade que lembra o estilo do SHINee e proporciona uma experiência bem consistente do início ao fim, enquanto mergulha por diferentes estilos musicais.
Ouça o álbum TAN MADE completo no Spotify.
TEENFRESH – STAYC
STAYC (스테이씨) não é um grupo com muita presença nas minhas playlists e, a cada novo lançamento, as meninas se afastam ainda mais. “Teddy Bear” e agora “Bubble” mostram um foco claro e voltado para um público teen do qual não faço parte. Isso não significa que as músicas não são boas, apenas não são para mim, mas são perfeitas para o mercado que o girl group quer alcançar.
O álbum TEENFRESH, que chegou no dia 16 de agosto, é o 3º EP de STAYC e traz como titletrack “Bubble” — uma daquelas músicas chiclete no K-Pop. A faixa ganhou até um vídeo especial com direito a uma performance no famoso LOTTE WORLD de Seul, além de contar com a produção do duo of Black Eyed Pilseung. Desde a primeira vez que ouvi, a melodia soa tão familiar no refrão. É como se eu já tivesse escutado. Ouvi duas, três, cinco, várias vezes, mas não consigo identificar. Será que é algum sample? E a coreografia é bem divertida, lembra danças como “TT” ou “Heart Shaker” (TWICE).
Na tracklist, tem quatro músicas, além de dois bônus — a faixa-título “Bubble” com uma versão em inglês e sped-up (ritmo acelerado também em inglês). As B-sides incluem “Not Like You”, “I Wanna Do” e “Be Mine”. O EP marca o segundo comeback do grupo em 2023, desde o lançamento de “Teddy Bear” no início do ano, além da versão coreana de “Poppy”.
Ouça o álbum TEENFRESH completo no Spotify.
One Look – LEO [Debut]
LEO (리오) fez seu debut solo oficial com o single “One Look” no dia 17 de agosto. O MV foi liberado mais tarde, no dia 29. Antes da estreia, LEO estava na HYBE e chegou a fazer parte do projeto Trainee-A com outros seis trainees. Ele até apareceu no videoclipe de “Permission to Dance” do BTS com Hanni e Minji do NewJeans. Em 2022, LEO deixou a agência e, em julho deste ano, assinou com a 131Label do B.I (que saiu do iKON em 2019).
“You could be the love of my life / Tell me I’m not losing my mind … One look and it’s over / One look and it’s over, over, over, over”: a letra — toda em inglês — não demora a se repetir na cabeça depois de ouvir a música pela primeira vez. A voz de LEO é suave e se mescla bem com a melodia dance-pop. Combina com um aquecimento antes de começar o treino ou até mesmo como companhia durante uma corrida. Também vai bem no final de festa para esfriar a pista.
ZONE – Jihyo [TWICE]
Quem acompanhou meu review do álbum ZONE da Jihyo já sabe que o disco deixou boas impressões. Cada faixa na tracklist parece ter elevado ao máximo as habilidades vocais da idol, levando ao match completo entre a sua voz e as melodias. ZONE chegou no dia 18 de agosto para marcar o debut solo da Jihyo (지효) do girl group TWICE (트와이스).
Há sete faixas no álbum, com estilos diferentes, que guiam os ouvintes através do processo de descoberta da cantora em sua participação no processo criativo. A titletrack “Killin’ Me Good” tem uma vibe mais astral para dar início à trilha solo com a energia ao máximo. Cada B-side tem potencial para se tornar uma favorita na sua playlist. Eu, particularmente, recomendo “Talkin’ About You”, “Don’t Wanna Go Back” e “Nightmare”.
Ouça o álbum ZONE completo no Spotify.
ALL MY GIRLS – EVERGLOW
Fazia tempo que eu não ouvia falar em EVERGLOW (에버글로우). Lembro de “Bon Bon Chocolat” estar sempre nos desafios de random dance de K-Pop nas minhas aulas de dança. O último comeback do grupo foi em 2021 com o álbum Return of the Girl. No mesmo ano, elas também lançaram o single “Ghost Light” em parceria com o DJ TheFatRat. Essa extensa pausa me fez pensar em Blackpink. ˆ-ˆ”
Aisha, E:U, Mia, Onda, Sihyeon e Yiren estão de volta com seu 4º miniálbum ALL MY GIRLS, que chegou no dia 18 de agosto e inclui três músicas inéditas: a titletrack “SLAY” e as B-sides “Oh Ma Ma God” e “Make Me Feel”. Adorei o visual no MV de Slay. O visual da Mia passa um pouco a vibe da Amber na época do f(x).
No entanto, para mim, “SLAY” soa como se fosse mais longa do que deveria (quase 4 minutos). Recomendo as duas B-sides, ambas são muito boas. E:U participou da letra de “Oh Ma Ma God” (a vibe é bem parecida com “Sour Grapes” do LE SSERAFIM).
Ouça o álbum ALL MY GIRLS completo no Spotify.
Better Things – aespa
Para fechar os lançamentos do dia 18, em uma sexta-feira movimentada no K-Pop, aespa (에스파) liberou seu mais novo single, “Better Things”: “Oh, oh-oh, got better things to do with my time / Better things to do with my time, do with my time than you”.
Seguindo “Life’s Too Short” e “Hold on Tight”, a música é cantada totalmente em inglês e chega pouco mais de três meses após o álbum Welcome to MY World — que está nos destaques de maio aqui do blog.
Sua melodia tem uma vibe bem tropical e refrescante, com um toque retrô. O conceito visual, principalmente das roupas, se inspira no universo das sereias. O MV traz algumas cenas da coreografia na água, que dão um ar especial aos movimentos da dança. Os avatares parecem esquecidos mais uma vez. E eu me pergunto por que aespa enfatizou tanto o uso da tecnologia durante seu debut. x.x’
Seja como for, Ningning, Karina, Winter e Giselle estarão aqui no Brasil no dia 11 de setembro para um show único em São Paulo, no Espaço Unimed. A apresentação faz parte da turnê SYNK : HYPER LINE.
Love Lee – AKMU
A dupla Akdong Musician (악동뮤지션) — mais conhecida como AKMU — ganhou fama ao conquistar o primeiro lugar do reality K-Pop Star, da SBS, em 2012. Os irmãos Lee Chanhyuk e Lee Suhyun fizeram seu debut no dia 7 de abril de 2014 com o álbum Play. Desde então, algumas músicas fazem parte das minhas playlists, sendo “Happening” e “Stupid Love Song” minhas preferidas, além de “NAKKA” (com a IU <3).
Já fazia algum tempo desde a última vez em que AKMU nos mostrou músicas novas como dupla. O álbum mais recente dos irmãos Lee Chanhyuk e Lee Suhyun, Next Episode, é de julho de 2021. Após pouco mais de dois anos, no dia 21 e agosto, o duo fez seu comeback com o single “Love Lee”, acompanhado por “Fry’s Dream”.
Apesar de gostar da sonoridade de AKMU e das vozes dos irmãos, nenhuma das músicas chamou minha atenção, nem chegou perto das expectativas que eu tinha. “Love Lee” tem uma melodia levemente enjoativa, que soa até um pouco infantil para mim (talvez seja por influência do visual do MV). Ao mesmo tempo, também ressoa como as faixas românticas mais antigas da dupla.
Ao menos, os irmãos estão de volta e, no próximo ano, celebram 10 anos de AKMU. O que será que vem por aí?
Memories – RIIZE
No dia 21, também teve música nova de um grupo RIIZE (라이즈) que fez sua estreia oficial no dia 4 de setembro com sete membros: Anton, Eunseok, Seunghan, Shotaro, Sohee, Sungchan e Wonbin. A trilha do RIIZE — o mais novo boy group da SM Entertainment desde o debut do NCT em 2016 — começou em maio com a apresentação dos primeiros membros, passando 1º de agosto com o anúncio do nome RIIZE e, seguido no dia 6 de agosto, pelo vídeo com a performance de “Siren”.
O single “Memories” veio antes do debut e já chegou com MV. Ao ouvir pela primeira vez, o som me fez lembrar levemente de “Broken Melodies” (álbum ISTJ do NCT Dream) e “In Bloom” (ZEROBASEONE). Não por acaso, o refrão é minha parte preferida, com uma melodia simples, mas eficaz e uma linha vocal em camadas que dão fluidez ao som. Gosto do storytelling explorado MV, que aumenta a sensação de empatia com a música.
TIOT [Pre-Debut]
No dia 23 de agosto, o grupo TIOT (티아이오티) lançou o álbum Frame the Blueprint: Prelude to Possibilities para marcar o seu pré-debut. Isso mesmo! Os membros Choi Woojin, Hong Keonhee, Kim Minseoung e Kum Junhyeon farão sua estreia oficial com a Redstart ENM apenas em 2024. Por enquanto, temos uma degustação sonora do que podemos esperar dos meninos que, assim como ZB1, participaram do reality Boys Planet.
O EP traz cinco faixas: “This is Our Time”, “Ubeatable”, “BUNGEE”, “Surfing” e “Starlight”. Entre elas, “Surfing” é a que mais chamou a minha atenção. A vibe rock em músicas como “Unbeatable” — que também mescla hip-hop com uma batida retrô — é um refresh e me fez lembrar de Scandal, um grupo de J-Rock formado por meninas que eu costumava acompanhar e, vez ou outra, resgato na minha playlist de rock japonês. Aliás, a música é um remake de “Undefeatable” do grupo Click-B.
A melodia de “BUNGEE” soa levemente familiar e sua produção contou com a participação dos membros Hong Keonhee e Kim Minseoung. A música que abre o álbum, “This is Our Time”, teve contribuição de Sunwoo do THE BOYZ. E ”Starlight” fecha o álbum com um arranjo mais suave. Avaliando o disco como um todo, a sonoridade é diferente de todos os lançamentos que acompanhei nos últimos meses. Ficarei de olho!
Ouça o álbum Frame the Blueprint: Prelude to Possibilities completo no Spotify.
ASTERUM: The Shape of Things to Come – PLAVE
Por curiosidade, no dia 24 de agosto, resolvi conferir o álbum ASTERUM: The Shape of Things to Come. É o 2º EP do grupo virtual PLAVE (플레이브), que fez seu debut em março deste ano. Até falei mais sobre os integrantes com visual de webtoon e outros projetos que combinam K-Pop e AI em outro post.
Na tracklist do novo disco, há quatro faixas: “Why?” (lançada em maio), “The 6th Summer” (titletrack), “I Just Love Ya” e “Dear. PLLI” (em homenagem ao fandom). Todas têm menos de 3 minutos exceto pela faixa-título. Embora curtas, achei o tempo bom e gostei praticamente de todo o álbum. A única música que não chamou tanto a minha atenção comparada às demais foi “I Just Love Ya”.
Você viu o MV de “The 6th Summer”? Ainda não? Então, pare tudo que estiver fazendo (inclusive a leitura deste post) e confira o vídeo acima. A animação é simplesmente linda, de encher os olhos. Não apenas o visual, mas também o storytelling embalado pelo significado por trás da letra sobre superar desafios: “In the middle of seasons repeating / Found the light that I’ve been longing for out of the darkness / Running towards you beyond this spacetime / The place I reached was / The start of sixth summer / I dreamt”. ❤
Ouça o álbum ASTERUM: The Shape of Things to Come completo no Spotify.
You’re Beautiful – The Rose
Em meio aos preparativos do álbum Dual, a banda The Rose (더로즈) liberou algumas faixas e teasers como aquecimento antes da atração principal. Uma das músicas antecipadas é “You’re Beautiful”, que chegou no dia 25 de agosto com um MV pitoresco. No vídeo, os membros Dojoon, Hajoon, Jaehyung e Woosung andam de bicicleta em um ambiente cinematográfico, que combina com a suavidade da música.
Diferente dos grupos de K-Pop, The Rose fez seu debut na cena musical coreana como uma banda indie rock. A estreia foi no dia 3 de agosto com o single “Sorry” pela J&Star Company. Em 2022, o quarteto fundou sua própria agência, a Windfall. Dual será o 2º álbum de estúdio da banda, seguindo Heal, lançado em 2022.
Em julho, The Rose liberou os singles “Back to Me” e “Alive”. “You’re Beautiful” é o terceiro pré-release, com letra 100% em inglês e uma melodia suave que toca o coração logo na primeira vez. Recomendo ouvir enquanto acompanha o MV, pelo menos uma vez.
Golden Age – NCT
O dia 28 de agosto marcou o retorno do NCT com os 20 membros — o que inclui as subunits NCT 127, NCT Dream, NCT U, NCT Dojaejung e WayV. A reunião, que não acontecia desde o lançamento do álbum Universe em dezembro de 2021, veio com o álbum Golden Age acompanhado por uma tracklist de 10 músicas.
“Baggy Jeans” e “Golden Age” são as titletracks. Enquanto a faixa que dá nome ao 4º álbum de estúdio do grupo é a única que une as vozes de todos, “Baggy Jeans” e as demais foram divididas a partir de diferentes combinações entre os integrantes.
Entre as duas faixas principais, gosto mais de “Golden Age”, já que “Baggy Jeans” pode se tornar um pouco monótona (até mesmo repetitiva) após ouvir algumas vezes — mesmo tendo uma sonoridade caraterística do NCT. Minhas preferidas são as B-Sides com o Yuta, começando com “The Bat”, “Interlude: Oasis” e “Alley Oop”. Também recomendo “Kangaroo” e “PADO” para quem prefere uma vibe mais leve.
Ouça o álbum Golden Age completo no Spotify.
Criminal Love – ENHYPEN
ENHYPEN (엔하이픈) fecha a seleção de lançamentos de K-Pop de agosto com “Criminal Love”. O single foi liberado oficialmente nas plataformas de streaming no dia 31 de agosto como parte do webtoon Dark Moon: The Blood Altar (다크문: 달의 제단). Quem acompanhou o show da turnê FATE em Seul, teve a chance de conhecer a música e a coreografia um pouquinho antes.
Dark Moon: The Blood Altar é um projeto original da HYBE — em parceria com a Naver, protagonizada pelos membros do ENHYPEN e com participação do &Team. A publicação do webtoon começou em 15 de janeiro de 2022 e seu storytelling é representado em alguns MVs do grupo, sendo “Drunk-Dazed” o primeiro a apresentar esse universo em 2021.
“Criminal Love” é a segunda música criada para Dark Moon, depois de “One in a Billion”. A melodia traz a sonoridade característica do ENHYPEN, com um toque de mistério, um instrumental mais sombrio que se mescla com a harmonia da linha vocal e um refrão cativante. A coreografia transborda elegância, com movimentos delicados ou mais fortes conforme a batida da música. 잘했어!
* * *
와우! Será que exagerei? Acho que quebrei um novo recorde pessoal. Lembro de ouvir muitos álbuns novos de K-Pop em junho, mas agosto superou. Teve muita música boa mais uma vez, além de comebacks interessantes, pré-releases e alguns solos para ficar de olho. Entre os lançamentos que selecionei para este post, “Love Me Again” e “Rainy Days” do V e “You’re Beautiful” do The Rose se destacam, além do retorno dos grupos T.A.N e PLAVE e o debut solo da Jihyo.
E aí, o que mais chamou sua atenção no K-pop neste mês? Conte para mim o que acompanhou e deixe recomendações. 고맙습니다!