
Bastou ouvir apenas uma vez para colocar “Social Path” no modo repeat. Stray Kids e LiSA era a collab que faltava na minha playlist, e na sua também, se quiser uma nova recomendação. O single é parte do EP Social Path/Super Bowl, álbum japonês do grupo com três faixas e duas versões instrumentais, que será liberado no dia 6 de setembro.
O MV chegou no finalzinho de agosto através do canal oficial do Stray Kids Japan no YouTube, mas só consegui ouvir hoje e fiquei com vontade de compartilhar aqui com você. Vem comigo para saber mais sobre essa colaboração?
Review de “Social Path”
“Social Path” traz um novo marco para o Stray Kids (스트레이 키즈). Afinal, é o primeiro lançamento japonês do grupo desde o álbum The Sound, que marcou a estreia de Bang Chan, Changbin, Felix, Han, Hyunjin, I.N, Lee Know e Seungmin no mercado nipônico no dia 22 de fevereiro deste ano.
E o comeback vem com ninguém menos do que Oribe Risa (織部里沙), aka LiSA, uma cantora japonesa bem conhecida por quem acompanha J-Pop/J-Rock. Sua voz já esteve em openings e endings de animes, como as franquias de Sword Art Online com “Crossing Field”, Fate/Zero com “Oath Sigh” e Fate/Apocrypha com “ASH” e Fate/Stay Night: Unlimited Blade Works com “This Illusion”.
De acordo com o site oficial da LiSA, “Social Path” é uma música que fala sobre abrir o caminho para alcançar seus objetivos. Seu lançamento nas plataformas digitais ocorreu no dia 29 de agosto, mas a música foi apresentada pela primeira vez durante a turnê do Stray Kids 5-STAR Dome Tour 2023 no dia 16 de agosto.
Letra reflete experiências pessoais
"Gave up my youth For my future I just want to Rise up stronger"
Se você reparar na mensagem que a letra de “Social Path” quer passar, vai perceber que o início já começa com palavras de peso. A música fala sobre desistir da juventude pelo futuro na busca de um caminho para se tornar mais forte a cada passo em direção a um sonho.
"You only get to live one life I know I'm ready Take that chance no matter what they tell me I can not explain this feeling Yeah this path was meant to be my dream"
Mesclando trechos em japonês e inglês, a letra de “Social Path” traz um retrato de experiências pessoais. Pelo menos três membros do Stray Kids participaram da produção durante o processo de escrita: Bang Chan, Changbin e Han (3RACHA). Além dos compositores Versachoi e Yohei.
"Look back, the ashes prove my passion always burns eternally No regrets, I love this feeling down on this road Call it the Social Path"
No site oficial do Stray Kids, o líder Bang Chan revelou que a letra é baseada em experiências pessoais, mas também leva em conta o sentimento de pessoas que vivenciaram (e ainda vivenciam) situações similares: “The lyrics are based on my own experiences, but I wrote it while thinking that not only me but many people may have had the same experience. The lyrics are meant to convey to those people, ‘I know how you feel, too.’”.
Melodia mergulha na vibe grunge



Assim como a letra, a melodia causa impacto com um arranjo de rock e o contraste entre as vozes de Bang Chan, Changbin, Felix, Han, Hyunjin, I.N, Lee Know e Seungmin com LiSA. “Social Path” é diferente das outras músicas do K-Pop que são apenas convertidas para o japonês, mantendo a essência original, o que muitas vezes pode soar superficial.
A collab de Stray Kids com LiSA acerta em cheio na sonoridade para o mercado japonês, tanto que logo me fez pensar em como se encaixaria bem como abertura de um anime. Consigo visualizar isso facilmente. A mistura de guitarras com uma percussão vibrante criam um som cheio de energia, direto e revigorante, que dá vontade de colocar no repeat. Pré-refrão, refrão e a ponte são minhas partes preferidas.
Além disso, a melodia grunge remete à época da estreia do grupo, quando as influências do rock estavam mais presentes em suas músicas. Sinto falta apenas da LiSA aparecendo mais. Só ouvimos sua voz a partir da segunda metade do refrão. No entanto, se pararmos para pensar que além dela há oito vozes para acomodar em pouco mais de três minutos, pode ser compreensível.
A voz da LiSA adiciona um contraste à música que torna toda a produção mais interessante, principalmente se você reparar nas nuances entre a cantora e a voz do Felix quando ele entra na ponte, quase chegando ao final. ❤
Coreografia adiciona mais impacto



Se letra e melodia deixam o seu impacto, a coreografia não fica para trás. Cada movimento está em sincronia com o som, dando vida ao refrão e, em seguida, transfere o foco para a voz de LiSA em um palco só para ela. Acho que a dança combinaria bem com jogos como Just Dance. E a melodia seria uma boa pedida para um karaokê com os amigos.
O contraste das roupas, principalmente dos tons de vermelho, com o ambiente quase monocromático de bege, cinza ou preto, ao redor dos meninos e da cantora aumentam ainda mais o impacto visual. É divertido ouvir “Social Path” no Spotify ou em qualquer outra plataforma e também ouvir enquanto vê o MV no YouTube. Hyunjin sorrindo e o cabelo azul do Felix ❤
E aí, o que achou de “Social Path”? A collab do Stray Kids com a LiSA já está conquistando o topo do iTunes em vários países, inclusive no Japão. Enquanto escrevo, a música está quase alcançando a marca de 4 milhões de streams no Spotify. Além de “Social Path”, a versão japonesa de “Super Bowl” também já está disponível. Agora, resta apenas “Butterflies” e as duas primeiras faixas no modo instrumental. “Stray Kids everywhere all around the world”
Stray Kids me lembra boas performances e isso me lembra da apresentação do TXT no Lollapalooza em Chicago. Fica a recomendação! ˆ-ˆv