
RIIZE (라이즈) é o primeiro boy group da SM Entertainment desde 2016, quando NCT fez sua estreia na cena do K-Pop — com as subunits NCT 127, NCT Dream e NCT U no mesmo ano. Em 2019, veio o WayV e, em 2023, NCT Dojaejung.
O novo grupo fez seu debut nesta segunda-feira, 4, com sete membros: Anton, Eunseok, Seunghan, Shotaro, Sohee, Sungchan e Wonbin. No início agosto, os meninos liberaram a apresentação de “Siren” para marcar o pré-debut. No mesmo mês, “Memories” chegou como pré-release. Hoje foi a vez de “Get a Guitar”, a faixa-título que dá nome ao primeiro single album do RIIZE. Vem comigo para conhecer o novo boy group?
Estreia do grupo RIIZE

RIIZE (라이즈) é o grupo mais recente da SM desde a formação de aespa em 2020 e do projeto Got the Beat em 2022, além de ser o primeiro boy group fora do universo NCT. Entre os membros, Sungchan e Shotaro são conhecidos pelo fandom NCTzen, já que antes a dupla fazia parte do NCT e da unit NCT U. Eunseok e Seunghan são do projeto SMRookies 2022. Anton, Sohee e Wonbin completam o grupo.
O nome RIIZE vem da combinação entre as palavras rise e realize. Do inglês, rise significa crescer, enquanto realize significa conquistar. Portanto, o conceito do grupo é buscar o crescimento constante juntos com a ambição de transformar seus sonhos em realidade.
Antes das estreia, os meninos já marcaram presença no festival K-Con em Los Angeles e devem se apresentar também no SMTOWN Live em Jakarta, no dia 23 de setembro. Além disso, o grupo já tem o seu próprio webtoon, um projeto entre a SM e a Kakao Entertainment. Sem falar da parceria com a RCA Records — casa de alguns artistas conhecidos como Christina Aguilera, Justin Timberlake, Shakira e de outro grupo de K-Pop, ATEEZ — seguindo a mesma trilha de aespa com a Warner Records e do SuperM com a Capitol Records.
Quem são os meninos do RIIZE?
Os membros do RIIZE foram oficialmente apresentados no vídeo com a performance de “Siren” no dia 6 de agosto. No entanto, os spoilers começaram em maio, quando a SM anunciou a mudança de Sungchan e Shotaro do NCT para o grupo. Em julho, foi a vez de revelar Eunseok e Seunghan do projeto SMRookies como membros. Em agosto, Anton, Sohee e Wonbin completaram a formação.
Com a intenção de explorar um gênero único chamado “emotional pop” — que consiste em transformar experiências do dia a dia em música — o grupo conta com membros com nacionalidade coreana, japonesa e norte-americana. Além disso, os meninos têm habilidades que vão além de cantar e dançar, incluindo o conhecimento de instrumentos musicais e do processo de compor músicas.
Anton
Lee Chanyoung ou Anton (앤톤) é o maknae do RIIZE, conhecido por ser filho do compositor e cantor Yoon Sang — que já produziu músicas para idols como BoA e TVXQ. Ele nasceu em Boston, nos Estados Unidos, e tem apenas 19 anos. Seguindo os passos do pai, Anton tem talento para composição e é reconhecido pela SM por seu senso musical único. Além da carreira como idol, Anton cogitou se tornar um nadador profissional.
Eunseok
Eunseok (은석) entrou na SM pelo projeto SMRookies e foi trainee por cinco anos antes do seu debut com o RIIZE. Antes de aceitar o convite, ele recusou quatro vezes por não saber o nome da agência. Com tantos golpes por aí, cautela nunca é demais, né? Natural de Bucheon, na Coreia do Sul, ele tem 22 anos e o sonho de se tornar ator no futuro, além de idol. Seus hobbies incluem ver animes, ler mangás e cozinhar. *내 친구가 되고 싶어요?*
Seunghan
Assim como Eunseok, Seunghan (승한) entrou na SM pelo projeto SMRookies, mas seu tempo como trainee foi de dois anos e meio. Ele é de Ilsan, na Coreia do Sul, e tem 19 anos (fará 20 anos em outubro). Reconhecido pela agência por sua dança e voz, Seunghan também toca piano e violão. Seu principal passatempo nas horas livres é jogos de computador, como FIFA Online.
Shotaro
Osaki Shotaro (大崎将太郎) ou apenas Shotaro (쇼타로) é o único membro japonês do RIIZE. Ele fazia parte do NCT e da subunit NCT U com Sungchan antes de entrar para o grupo. Natural de Kanagawa, o idol de 22 anos participou de uma audição online para a SM em 2019. Após seis meses como trainee, fez seu debut com o NCT como rapper e dançarino dentro do projeto NCT 2020 e com o álbum RESONANCE Pt. 1 para a faixa “Make a Wish (Birthday Song)”.
Sohee
Com 19 anos, Sohee (소희) é o segundo membro mais novo, natural de Siheung, na Coreia do Sul. O idol é reconhecido pela SM por sua versatilidade e por habilidades vocais que se destacam. Entre os sonhos que quer conquistar daqui para frente, ele já colocou em sua lista uma collab com o cantor Bruno Mars. Diferente dos outros membros, não há muitas informações disponíveis sobre ele.
Sungchan
Assim como Shotaro, Sungchan (성찬) também fazia parte do NCT e da subunit NCT U antes do debut com RIIZE. Ao entrar na SM em 2016, seu tempo como trainee foi de quatro anos até a estreia com Shotaro no projeto NCT 2020 como rapper, com o álbum RESONANCE Pt. 1 para a faixa “Misfit”. Natural de Seul, o idol tem 21 anos e uma lista cheia de hobbies, como exercícios, jogos, cuidar de pets, futebol e fazer rap.
Wonbin
Wonbin (원빈) tem 21 anos e nasceu em Ulsan, na Coreia do Sul. O idol é reconhecido pela SM por suas habilidades de performance e também por tocar violão. Aliás, ele e Shotaro até criaram uma coreografia e postaram a dança do grupo no Instagram do RIIZE. Seu principal hobby é fazer compras. E um acessório que não pode faltar para completar seu visual é o uso de brincos.
Minhas impressões do álbum Get a Guitar




Membros apresentados, vamos avaliar o álbum composto por duas faixas: “Get a Guitar” (titletrack) e “Memories” (pré-release). Depois do LUN8 e do ZEROBASEONE, eu estava curiosa sobre como seria o debut do RIIZE. Como, por enquanto, temos apenas duas músicas, acho que ainda não podemos avaliar o potencial do grupo em comparação com as estreias anteriores.
Embora eu ainda considere “Get a Guitar” e “Memories” como uma pequena amostra do que ainda veremos do RIIZE, gosto do que ouvi até agora. A primeira faixa me faz pensar em um mix entre “Broken Melodies” (NT Dream) e “In Bloom” (ZB1). Já a titletrack traz uma sonoridade bem diferente dos últimos debuts, o que a torna interessante de ouvir.
Get a Guitar
“Get a Guitar” é a faixa-título e também a música que abre o single album, com um som pop apoiado por um sintetizador retrô e uma guitarra rítmica. Sua melodia tem uma vibe divertida, descolada e até meio old-school, assim como a coreografia que incorpora elementos no refrão simulando os movimentos de tocar um violão ou uma guitarra.
A letra “Ooh, baby, ooh / I love it when our eyes meet / Ooh, baby, ooh / I love it when I dance with you / Drawing sunshine in the rhythm / Full of dreams in my heart / Tell me while” não poderia ser melhor para apresentar a mensagem por trás do nome do grupo. Afinal, ela fala sobre ir atrás dos sonhos, representando a reunião dos membros através da música.
Com o arranjo melódico e o foco na linha vocal, sem inserts de rap, “Get a Guitar” explora um novo gênero no K-Pop se compararmos a música com outros debuts recentes. A escolha da faixa para ser a titletrack parece acertada se o objetivo é apresentar RIIZE como um grupo distinto — longe do som mais experimental do NCT — e com novas ambições.
Recomendo “Get a Guitar” como companhia durante uma caminhada ao ar livre, uma viagem de carro ou até mesmo para aquecer antes de começar o treino. Para mim, RIIZE incorpora muito bem a vibe da música, com uma energia contagiante e uma vibração positiva. Só gostaria que fosse um pouco mais longa, pois o som é agradável de ouvir e me deixa com a sensação de que termina mais rápido do que deveria.
Memories
“Memories” chegou antes do debut, no dia 21 de agosto, como o primeiro aperitivo da sonoridade que o RIIZE se propõe a trazer daqui para frente. Ao ouvir pela primeira vez, eu me lembrei um pouco de “Broken Melodies” (álbum ISTJ do NCT Dream) e “In Bloom” (ZEROBASEONE).
Não importa quantas vezes eu ouça, o início da música sempre me deixa com a sensação de que a voz do Mark está ali em algum lugar. Minha parte preferida é o refrão, com sua melodia simples e eficaz, alinhada a uma linha vocal em camadas que dão maior fluidez ao som. É diferente de “Get a Guitar”, com uma vibração mais nostálgica e melancólica. A única semelhança que conecta as duas faixas é o clima jovem.
Acho que o MV também abre margem para essa sensação com imagens dos membros se reunindo para o início de uma trilha juntos. A forma como as cenas foram filmadas e os efeitos utilizados criam um ar de nostalgia.
“Memories” e “Get a Guitar” são apenas amostras do que está por vir. Vamos conhecer o potencial real (ou não) na estreia do RIIZE conforme o grupo nos apresenta o tipo de som que quer criar com novas músicas. Até agora, os melhores debuts de boy groups em 2023 foram LUN8 e ZB1, mas, se continuar assim, RIIZE dá sinais de que pode se tornar um grupo tão promissor quanto as estreias anteriores.
Por falar em recomendações, já ouviu o single “Social Path” da collab do Stray Kids com LiSA? A música ganhou espaço na minha playlist. ˆ-ˆv