K-Pop · Música

K-Pop no #NoRadar: lançamentos que se destacaram em julho

Será que tem algum mês do ano mais tranquilo para o K-Pop? Desde que comecei a acompanhar os lançamentos de novos álbuns, debuts e collabs, quase todos os dias foram bem agitados. Em julho, tivemos o retorno do Teen Top, EXO, Sandara Park (agora como solista) e INFINITE. ZEROBASEONE foi um dos debuts mais marcantes do ano até agora, assim como LUN8 em junho. E o Jungkook oficializou sua estreia como solista com um single que deu o que falar.

Seguindo a série de destaques do blog, depois dos animes, é a vez do K-Pop. Neste post, fiz uma seleção dos lançamentos que chamaram a minha atenção. Então, vem comigo ver os destaques no K-pop de julho?

4SHO – TEEN TOP

Seguindo SHINee com HARD e U-KISS com PLAY LIST, agora é a vez de outro boy group da 2ª geração do K-Pop voltar aos palcos após uma longa pausa. Pouco mais de quatro anos depois do lançamento de seu último EP Dear. N9ne, TEEN TOP fez seu comeback com o miniálbum 4SHO. O retorno aconteceu no dia 4 de julho, reunindo quatro dos seis membros: Changjo, Chunji, Niel e Ricky. 

A titletrack “HWEEK” (휙) ganhou um MV que remete à brisa fresca do verão — sol, mar, viagem com os amigos e muitos momentos divertidos. A melodia carrega a mesma energia contagiante de “The Wonderful Escape” do U-KISS, assim como a próxima faixa “NEXT YOU”. Todas têm lugar na minha playlist de verão. 

“Missing You 2023” fecha o álbum — que ainda traz uma versão instrumental e outra mais acelerada de “HWEEK” — totalizando cinco faixas. Aqui entra uma balada mais sentimental, com sons de trovão ao fundo, e uma bela linha vocal. Todas as três músicas se destacam para mim. Por isso, recomendo ouvir o álbum inteiro. 🙂

Ouça o álbum 4SHO completo no Spotify.

KISS OF LIFE [Debut]

KISS OF LIFE (키스오브라이프) fez sua estreia oficial no dia 5 de julho. Digo oficial, pois o grupo teve várias estreias até o lançamento de seu primeiro álbum. Além do MV para a titletrack “Shhh”, Belle, Haneul, Julie e Natty liberaram vídeos para todas as seis músicas que compõem a tracklist. Quatro deles em versão solo, mostrando as habilidades de cada integrante do mais novo girl group do K-pop.

Quem acompanhou o post sobre o debut  do KISS OF LIFE, já sabe que foram os solos que chamaram a minha atenção. Sem contar a forma como o grupo foi apresentado, fugindo do padrão de um videoclipe para a faixa-título e de uma tracklist 100% composta por sons do grupo. Além disso, as quatro participaram da letra e da produção de “Shhh”, o que também não é tão comum no K-pop, principalmente para quem está começando.

Ouça o álbum KISS OF LIFE completo no Spotify.

Do It Like That – Jonas Brothers ft TXT

Embora o foco do post seja nos lançamentos de K-pop, quando um grupo ou solista coreano faz collabs universais com músicas 100% em inglês vira destaque aqui também. Se eu gostar do que ouvir, maiores são os motivos para apresentar para você. Vai que goste também, não é mesmo? 

Depois de “Angel Pt. 1” com a collab do Jimin em maio e “Lilith” (Halsey ft Suga) em junho, o mês de julho traz a colaboração entre TXT e Jonas Brothers com o single “Do It Like That”, que foi liberado no dia 7.

Quando ouvi pela primeira vez, lembrei principalmente de Left and Right (Charlie Puth ft Jungkook) pela vibe parecida, que vai bem em uma playlist de viagem. A melodia de “Do It Like That” tem uma batida altamente viciante e divertida, com uma coreografia fácil de acompanhar e uma linha vocal leve para completar o passeio.

EXIST – EXO

Depois do retorno de SHINee e U-KISS em junho, este mês marca também a volta do EXO (엑소) com o álbum EXIST. O novo disco do grupo contou com a participação dos oito membros, embora Kai não esteja 100% presente em função do alistamento militar não planejado (ao menos da forma como aconteceu). 

EXIST chegou no dia 10 de julho com a titletrack “Cream Soda”, um dance pop provocativo e ao mesmo tempo comportado, com um refrão que pode ficar bem chiclete após ouvir algumas vezes. Toda a tracklist mantém o mood agradável do início ao fim, servindo como uma boa companhia para qualquer playlist de viagem, mas sem clássicos. 

Se há um clássico aqui é o próprio EXO, que não decepciona com sua melodia vocal e linhas de rap. Entre as nove músicas, recomendo o trio “Cinderella”, “No Makeup” e “Love Fool”.

Ouça o álbum EXIST completo no Spotify.

Youth in the Shade – ZEROBASEONE [Debut]

O dia que marca a volta de um veterano do K-Pop é também o início da trilha de um novo grupo. Após ter seu line-up definido no reality Boys Planet, ZEROBASEONE (제로베이스원) fez seu debut em 10 de julho pela WakeOne Entertainment. Com nove membros — Han Yu Jin, Kim Gyu Vin, Kim Ji Woong, Kim Tae Rae, Ricky, Park Gun Wook, Seok Matthew, Sung Han Bin e Zhang Hao — ZB1 é a mais nova estreia entre os grupos de K-Pop temporários.

Por essa característica, o boy group deve seguir ativo até janeiro de 2026. O álbum Youth in the Shade foi uma agradável surpresa, deixando uma primeira impressão muito boa. Toda a tracklist, composta por seis músicas, mergulha na vibe do verão e, assim como LUN8, é um debut cheio de potencial e que deixa o gostinho de “quero acompanhar de perto para ver como os meninos vão evoluir daqui para frente”. 

Recomendo todo o EP, com destaque para a titletrack “In Bloom” (se você aprecia um instrumental DnB) e as B-sides “And I” e “Our Season”.

Ouça o álbum Youth in the Shade completo no Spotify.

ODD EYE CIRCLE <Version Up> – Odd Eye Circle 

O dia 12 de julho trouxe com ele três lançamentos para o K-Pop, que chamaram a minha atenção. O primeiro é o miniálbum ODD EYE CIRCLE <Version Up> de uma das subunits do girl group LOONA, formado por Choerry, JinSoul e Kim Lip. O trio fez seu debut em 2017 com o EP Mix & Match e, desde então, é a primeira vez que o Odd Eye Circle (이달의 소녀 오드아이써클) retorna com música nova.

O álbum tem seis faixas — ou cinco, já que a primeira é apenas uma breve introdução — sendo “Air Force One” a titletrack. LOONA não é um grupo que costuma aparecer com frequência em minhas playlists. Enquanto eu navegava pelo YouTube, o MV despertou minha curiosidade para ouvir toda a tracklist. 

Acho que o som das meninas, realmente, não faz muito meu estilo, mas deixaria como recomendação a faixa-título pela interessante cadência instrumental (e os vocais), além da última música “My Secret Playlist” (que tem uma vibe similar). 

Ouça o álbum ODD EYE CIRCLE <Version Up> completo no Spotify.

One and Only – ENHYPEN [Pokémon collab]

Além do retorno de Odd Eye Circle após quase seis anos, também teve música nova do ENHYPEN em uma collab especial com Pokémon. Depois do álbum Dark Blood, o grupo lançou “One and Only” no dia 12, com direito a MV ao lado de Pikachu, Charizard, Charmander e Snorlax, entre outros rostinhos famosos do jogo. 

“One and Only” faz parte do projeto Pokémon Music Collective, em parceria com o Universal Music, incluindo faixas originais de vários artistas e múltiplos gêneros. A música não soa nada ao estilo Pokémon, mas segue aquela característica leve, harmoniosa e agradável de ouvir de algumas B-sides do ENHYPEN, como “Not For Sale”, “Upper Side Dreamin'”, “Just a Little Bit’, “Polaroid Love”, “TFW (That Feeling When)” e “Bills”. 

Gosto do conceito vampiresco, mas também aprecio esse lado mais fofo e gentil do grupo. Aliás, essa versatilidade de mesclar sons sombrios e brilhantes em boy groups como ENHYPEN, TXT, BTS (acho até que está no DNA dos grupos da HYBE), leva a experiência sonora a outro nível. “One and Only” é uma faixa surpreendentemente cativante e altamente compatível com uma playlist de verão.

Sandara Park – Sandara Park

Fechando o ciclo de novidades do dia 12, ninguém menos do que Sandara Park. Para quem não conhece, ela faz parte do 2NE1. Embora não esteja mais ativo desde 2017, continua sendo um dos meus grupos preferidos daquela geração — a mesma de 4Minute, CNBLUE, MBLAQ, T-Ara, f(x), After School, entre outros nomes. 

Com um EP homônimo, Sandara Park retorna à cena do K-Pop como solista. O álbum traz cinco faixas, todas com uma vibe feel good, mergulhando no clima de verão. A titletrack “Festival” vem acompanhada de um MV bem colorido, além de incluir sample da música “Festival” de Uhm Jung-hwa (hit de 1999). Aliás, a cantora faz uma participação especial no vídeo. Também tem uma letra simbólica para quem conhece a história do 2NE1: “Forget about unhappy days in the past / Brightly shining world is coming, say Hi”.

Embora 2NE1 tenha me marcado no K-Pop, o debut solo da Sandara Park passa quase que em branco para mim, apesar de todo o colorido no visual do vídeo. Todas as músicas soam similares, como se estivessem em um loop do início ao fim do álbum. Deixaria como recomendação apenas a B-side “DARA DARA”, mas com ressalvas.

Ouça o álbum Sandara Park completo no Spotify.

Seven – Jungkook [ft Latto]

*Respira fundo antes de começar* 세상에! O que foi esse debut solo? Omg, Jungkook! Como eu ainda estava acordada na madrugada do dia 14 de julho, vi a notificação do Weverse sobre o lançamento do MV de “Seven” e resolvi ouvir em seguida. 

Minha experiência foi completamente o oposto do que eu esperava. E, desde então, dei play na música apenas duas vezes. A primeira quando o vídeo saiu e a segunda na apresentação no Good Morning America (GMA) para ver a coreografia. Não consigo me ver ouvindo “Seven”, nem incluindo na minha playlist. 미안, Jungkook! Você é super talentoso, assim como todos no BTS, mas “Seven” não é para mim.

Pelo nome, pensei que teria alguma referência aos sete membros do BTS e ao momento atual do grupo. Minhas expectativas foram altas (bem feito para mim), o que me deixou com uma leve pontinha de decepção. Esse tipo de música, assim como a letra, não faz o meu estilo. Nem mesmo a voz agradável do Jungkook pode mudar isso. 다음에요. 아마도요.

ISTJ – NCT Dream

O comeback do NCT Dream (엔시티 드림) no dia 17 de julho veio com um álbum divertido e bem sólido, que mergulha no universo do MBTI e seus tipos de personalidades, com a titletrack homônima ISTJ. Além do hip-hop característico em muitas de suas músicas, o NCT Dream traz um refrão explosivo ao estilo SHINee, com uma vibe descolada e meio retrô. 

Na tracklist do álbum ISTJ, tem um pouco de tudo ao longo de suas nove faixas — experimental, um tom mais maduro, emotivo, efeito quentinho no coração e uma titletrack com um poderoso refrão. “Blue Wave” é minha preferida por ter aquele som gostosinho para relaxar em qualquer momento do dia. Também recomendo “Like We Just Met”, “Starry Night”, “Poison”, “Yogurt Shake” e “ISTJ” (com o refrão no repeat xD).

Ouça o álbum ISTJ completo no Spotify.

Coconut – NiziU

NiziU é um daqueles “novos grupos” (2020 ainda é recente, né?) — assim como ENHYPEN — que comecei a acompanhar desde o início, incluindo o reality para escolha dos membros. Teria review do álbum Coconut, que foi liberado no dia 19 de julho, mas as últimas músicas do girl group não vêm causando uma impressão em mim a ponto de dedicar um post inteiro a elas. Ao menos, NiziU entra aqui nos destaques de julho (mesmo não sendo 100% K-Pop, já que o foco das meninas é no mercado japonês).

A tracklist de Coconut reúne 10 músicas, entre inéditas e singles já lançados como “CLAP CLAP”, “Asobo” e “Paradise”, além da faixa-título que dá nome ao álbum. A versão Deluxe tem mais quatro faixas: um dueto e as demais cantadas em trios. 

Tanto a composição como a produção de “Paradise” passou pelo grupo Stray Kids para o longa de animação Doraemon: Nobita’s Sky Utopia. “LOOK AT ME” é uma canção de amor para a trilha sonora do dorama Kochi Muiteyo Mukai-kun. Minhas favoritas são “Short Trip” e “Raindrops”, além de “JUMP” entre as units.

Ouça o álbum Coconut completo no Spotify.

Get Up – NewJeans

NewJeans (뉴진스) fez seu comeback no dia 21 de julho com o álbum Get Up, três titletracks — “Super Shy”, “Cool With Me” e “ETA”  — e um MV para cada faixa. Teve parceria do grupo com As Meninas Superpoderosas e participações especiais no videoclipe da segunda faixa-título, com os atores  HoYeon Jung e Tony Leung.

Toda a tracklist é bem curtinha, com músicas que não chegam a completar três minutos de duração cada — inclusive a faixa que dá nome ao álbum tem apenas 36 segundos. As B-sides “Super Shy” e “Cool With Me” são as minhas preferidas, pois se assemelham à sonoridade de “Ditto”. Embora NewJeans não faça muito o meu estilo, Danielle, Haerin, Hanni, Hyein e Minji têm potencial para crescer ainda mais e aumentar sua legião de fãs. Afinal, elas estão apenas começando.

Ouça o álbum Get Up completo no Spotify.

Masterpiece – MISAMO [Unit Debut]

MISAMO — ミサモ | 미사모 | MiSaMo — é a primeira unit do TWICE, que fez seu debut oficial no dia 26 de julho com Mina, Sana e Momo. A estreia veio com Masterpiece, o primeiro EP japonês do trio (mesmo que o foco seja o mercado japonês, entra aqui nos destaques xD). Antes da chegada do álbum, dois pré-releases: “Marshmallow” no dia 16 de junho e a titletrack “Don’t Touch Me” no dia 14 de julho. 

Enquanto TWICE adota um conceito mais fofo e açucarado em grande parte de sua discografia, MISAMO segue um estilo elegante, sofisticado e meio retrô — presente em seu álbum de estreia, no visual dos MVs, nas roupas e nas coreografias. 

Ao todo, são 7 músicas. A faixa-título “Don’t Touch Me” (que se tornou uma das minhas preferidas) expressa essa identidade que diferencia o grupo da unit muito bem. A música traz a mensagem da importância do consentimento e dos limites pessoais, enquanto aposta em uma série de  referências a obras de arte clássicas como Boticelli, Monet e Klimt. Momo assumindo a linha de rap: 좋아. Outro destaque é “Funny Valentine”, que segue esse som mais sombrio, elegante e com elementos de R&B. Também recomendo “Rewind You”, mas menos que as indicações anteriores.

Além de cantar e dançar, Mina, Sana e Momo também se aventuraram pelas letras das músicas de Masterpiece. Mina participou de “It’s Not Easy For You”, Sana participou de “Rewind You” e Momo participou de “Funny Valentine”.

Ouça o álbum Masterpiece completo no Spotify.

Kill My Doubt – Itzy

Quem também voltou com uma sonoridade um pouco diferente foi Itzy (있지) com o álbum Kill My Doubt. O lançamento no dia 31 de julho fechou o mês com seis músicas novas para o grupo e uma titletrack meio duvidosa. Embora a letra fale sobre acabar com dúvidas e inseguranças, meu sentimento ao ouvir todo o EP não seguiu pela mesma linha. Apesar de lembrar o estilo de Itzy durante seu debut, a faixa-título “Cake” parece ter saído do forno antes da hora, faltando algum elemento para torná-la mais apelativa.

Meus destaques do EP são “Bet On Me”, que veio como pré-release para mostrar um lado mais maduro do grupo, e “Psychic Lover” com sua melodia pop punk agradável de ouvir. Para o restante do álbum, somente o tempo dirá se uma ou outra música conquistará um espaço na minha playlist.

Ouça o álbum Kill My Doubt completo no Spotify.

13egin – INFINITE

Primeiro, veio SHINee com o álbum HARD. Depois U-KISS com PLAY LIST. No início deste mês, Teen ToP fez seu comeback com o miniálbum 4SHO. Seguindo a onda de retornos dos boy groups da 2ª geração, agora é a vez do INFINITE (인피니트). E levou cinco anos para a volta de Dongwoo, L, Sungjong, Sungkyu, Sungyeol e Woohyun à cena do K-Pop — lembrando que Hoya saiu em 2017. 

Abrindo um novo capítulo na carreira, o grupo lançou o miniálbum 13egin no dia 31 de julho para comemorar seus 13 anos desde o debut em 2010. Reparou no nome? 13egin representa tanto o 13º aniversário quanto a letra ‘B’ para ‘begin’ (início). 

O EP também é o primeiro pela nova agência Infinite Company, criada pelo líder Sungkyu para as atividades do INFINITE. Na tracklist de 13egin, há quatro músicas, além de uma intro e da versão instrumental da titletrack “New Emotions”. Recomendo a faixa-título, mas minhas preferidas são as B-Sides “Time Difference” (com o som característico do INFINITE) e “I Got You” (no mood perfeito para uma viagem).

Ouça o álbum 13egin completo no Spotify.

* * *

Chegamos ao fim dos destaques de julho! Mais um mês cheio de novidades, com os debuts de KISS OF LIFE e ZEROBASEONE, além da primeira unit do TWICE. Também tivemos o retorno de dois boy groups veteranos: Teen Top e INFINITE. Sem falar no comeback do EXO, um dos mais esperados do ano. E algumas collabs — TXT e Jonas Brothers, ENHYPEN e Pokémon, Jungkook e Latto. Entre os destaques que acompanhei, ZEROBASEONE e o álbum ISTJ do NCT Dream foram os que mais me marcaram.

E para você, o que mais chamou sua atenção nos lançamentos de K-pop neste mês? Me conte o que acompanhou e, se quiser, pode deixar recomendações. 😉

Deixe um comentário