K-Pop · Música

Álbum Get Up do NewJeans: faixas curtas, som soft e loops

Cena do grupo NewJeans com vista de Portugal para a música Super Shy do álbum Get Up

[Atualizado em 25 de julho] Após revelar mais da metade de seu novo álbum Get Up em forma de pré-releases, NewJeans (뉴진스) apresenta, nesta sexta-feira, 21, a última das três titletracks “ETA”, acompanhada por a B-side “ASAP”. Desde o debut em 2022, o grupo da ADOR tem o seu próprio jeito de promover um comeback, o que geralmente envolve o compartilhamento de uma série de MVs para já ir criando buzz.

Durante as últimas semanas, Danielle, Haerin, Hanni, Hyein e Minji anteciparam a B-side “New Jeans” (uma colaboração com o desenho As Meninas Superpoderosas), além das titletracks “Super Shy” e “Cool With You” (com “Get Up”). 

O 2º EP do NewJeans tem seis faixas curtinhas, incluindo “ASAP” (a única que faltava para completar), e todas com videoclipe. Neste post, vou compartilhar minhas impressões sobre o álbum. Vem comigo?

Minhas impressões do álbum Get Up

NewJeans é um girl group relativamente novo, mas que parece estar revolucionando o cenário do K-Pop em uma rápida ascensão. Danielle, Haerin, Hanni, Hyein e Minji fizeram sua estreia no dia 22 de julho de 2022 com o single “Attention” pela ADOR (HYBE). Além do pouco tempo de carreira, as meninas também são bem mais novas do que o habitual, com idades que variam dos 15 aos 19 anos.

Antes do lançamento do álbum Get Up, o NewJeans liberou três pré-releases. “New Jeans” chegou no dia 6 de julho para apresentar uma parceria do grupo com As Meninas Superpoderosas. No dia seguinte, foi a vez da primeira titletrack “Super Shy” com um refrão que rapidamente gruda na cabeça. E a segunda faixa-título, “Cool With Me”, veio no dia 19 de julho, com dois vídeos, lado A e lado B seguindo a mesma linha de “Ditto”. O lado B inclui “Get Up” no final.

A tracklist ainda inclui uma terceira titletrack “ETA” e a B-side “ASAP”, totalizando seis músicas — embora “Get Up” tenha apenas 36 segundos. “Super Shy” e “Cool With You” são minhas preferidas, principalmente pelo foco no vocal das meninas.

New Jeans

“New Jeans” foi o primeiro pré-release antes da chegada do álbum Get Up. A música veio no dia 6 de julho com um vídeo especial, que transforma Danielle, Haerin, Hanni, Hyein e Minji em suas próprias versões das meninas superpoderosas. Afinal, a música marca uma colaboração do grupo com As Meninas Superpoderosas (The Powerpuff Girls) em comemoração aos 25 anos do popular desenho. 

O tradicional New Jersey, sempre presente na sonoridade do NewJeans, pede passagem mais uma vez. A produção ficou por conta da compositora Jinsu Park, nome por trás de outros singles do grupo como “OMG” e “Cookie”. Depois de “Get Up”, “New Jeans” é a faixa mais curta, com menos de dois minutos.

Super Shy

“Açúcar, tempero e tudo que há de bom…” Esses foram os ingredientes escolhidos para criar a batida perfeita. Reparou na semelhança da parte instrumental de “Super Shy” com a música-tema que acompanha As Meninas Superpoderosas? Qualquer similaridade não é mera coincidência. “Super Shy” é uma das três titletracks e também foi liberada como pré-release no dia 7 de julho. 

Com o som característico do NewJeans, “Super Shy” pode ser uma música bem chiclete com uma melodia que logo fixa na mente e custa a sair. “I’m super shy, super shy / But wait a minute while I make you mine, make you mine”. Ao menos foi o que aconteceu comigo desde a primeira  vez que ouvi e, assim, a música foi crescendo em mim aos poucos, com seus ganchos cativantes, sintetizadores e ritmo tímido, porém acelerado — apesar das repetições que dão a sensação de um loop constante. 

A linha vocal ganha um tom leve, soft e inocente, que acompanha o contexto de timidez que se esconde na letra da música. Super shy e super curto. Assim como todas as faixas do EP, o tempo de execução dura pouco (menos de três minutos).

No MV, as meninas participam de flash mobs espalhados pelas ruas de Portugal, com uma coreografia bem fácil de copiar, divertida e vibrante. Logo tudo vira uma festa bem animada por onde o NewJeans passa.

ETA

“ETA”, uma abreviação para Estimated Time of Arrival (Hora Estimada de Chegada), faz parte do trio de titletracks do álbum Get Up. A música foi apresentada pela primeira vez no fanmeeting Bunnies Camp, no início do mês. 

A melodia de “ETA” se apoia no dance pop, acompanhada por um loop de metais distorcido e por um ciclo de repetições — o que, eu diria, acabou se tornando meio que marca registrada do novo EP. Mais uma vez, uma faixa curta, com menos de três minutos. 

Seu MV chegou com o lançamento do EP nesta sexta-feira e precedido pelo anúncio de uma colaboração com a Apple. Todas as imagens foram filmadas com um iPhone 14 Pro. Aliás, NewJeans parece estar se inclinando bastante para uma tendência mais comercial, como já vimos em “Zero” na parceria com a Coca-Cola Zero e agora com a Apple.

Com a mesma vibe de festa do single “Hype Boy”, “ETA” também mostra as meninas em uma pool party. Porém, elas veem o namorado de uma amiga flertando com outra pessoa. Enquanto cantam, Danielle, Haerin, Hanni, Hyein e Minji tentam avisar a amiga. Inclusive, a letra conversa bem com a ideia do videoclipe, soando como uma conversa entre amigos. “My heart hurts when you can’t let him go / Trust me you deserve better than that / I’ll give you a hand, he’s just playin’ / Boys be always lying, yeah”.

Cool With You

Side A

Side B

“Cool With You” completa a escolha das três titletracks para o novo álbum do NewJeans. A música foi liberada pouco antes da chegada do EP, no dia 19 de julho, com duas versões de MV — lado A e lado B — que mais parecem um filme e algumas participações especiais. E, no dia seguinte, um vídeo com a performance das meninas, com um toque bem artístico. 

Em contraste a “Super Shy”, “Cool With You” tem um som um pouco mais maduro. As semelhanças aparecem com o efeito loop. Não digo isso como uma crítica, mas uma percepção (tanto que são minhas duas faixas preferidas). A forma como os arranjos foram criados — não apenas aqui, mas para todas as faixas do álbum — passam a sensação de estarmos experimentando um loop quase hipnótico. Soa repetitivo, porém também é uma abordagem que combina bem com uma era dominada pelas plataformas de streaming. 

Nas duas versões do MV, a atriz Jung Ho Yeon (que alcançou a fama com a série Squid Game) é a estrela. Há muitas teorias na web sobre o storytelling por trás dos vídeos, assim como foi com “Ditto”. Algumas delas citam referências na mitologia grega pela cena da pintura no museu, em que os personagens poderiam estar retratando Eros (Cupido), Psique, Pygmalion, Galatea ou Afrodite.

No lado A, Jung Ho Yeon parece uma sombra, já que ela não consegue interagir com as pessoas ao seu redor. Apenas as meninas do NewJeans conseguem notá-la. No lado B, cenas da coreografia se intercalam com a protagonista, agora interagindo com o mundo e vivendo um amor proibido, pelo menos até a aparição do lendário ator Tony Leung. E, no final, ouvimos “Get Up”.

Get Up

Não sei bem como me referir a “Get Up”, pois a música tem apenas 36 segundos. Mais do que uma faixa independente, parece uma continuação de “Cool With You”. Inclusive a letra também parece complementar: Get up / І dоn’t wаnna fіght уour ѕhadow / Меet me baсk in five if I matter / Тo you / Likе yоu sаy I do / Now get up / I don’t wanna fіght your shadоw / Meet me back in five if I mаttеr / To уou”.

ASAP

“ASAP” é a terceira faixa mais curta do álbum, com pouco mais de dois minutos, e a mesma premissa de loop que ganha reforço com o som do relógio: “Tic Tac Tic Tac Tic Tac Tic … A.S.A.P baby / Hurry up don’t be lazy / A.S.A.P baby… Hurry up don’t say maybe”. Apesar da interferência da passagem do tempo, acompanhando a música, a melodia soa suave, quase angelical, parecendo um sussurro.

Apesar de todo o potencial e da popularidade em alta, NewJeans não é meu tipo de grupo. “Ditto” é uma das raras exceções até agora. As meninas sabem o que estão fazendo e têm um estilo de som bem definido para um determinado público (e eu não faço parte dele). No entanto, uma ou outra música pode acabar chamando a minha atenção, como foi o caso de “Super Shy” (apesar da melodia chiclete) e “Cool With You” neste comeback. Por isso, estou aqui no blog para compartilhar o que achei do álbum Get Up depois de ouvir algumas vezes (aproveitando que eu ainda estava acordada quando o MV de “ETA” estreou). 

Além do NewJeans, o debut do Kiss of Life também promete movimentar o K-Pop, trazendo um conceito mais maduro de girl group.

Deixe um comentário