
NCT Dream (엔시티 드림) liberou nesta segunda-feira, 17, o álbum ISTJ, incluindo dez músicas na tracklist com uma titletrack homônima. O lançamento do novo álbum de Chenle, Haechan, Jaemin, Jeno, Jisung, Mark e Renjun veio com um showcase no Olympic Hall, em Seul, com transmissão simultânea pelo canal oficial do grupo no YouTube, além de outras plataformas.
ISTJ é o terceiro álbum de estúdio do NCT Dream, seguindo Glitch Mode em março de 2022. Neste post, vou compartilhar minhas impressões, passando por cada faixa e destacando as minhas preferidas. Vem comigo?
Minhas impressões do álbum ISTJ






O NCT Dream começou sua trilha na SM Entertainment em 2016. Na época, o objetivo da agência era manter o núcleo como uma unit mais teen do NCT. Para isso, os membros seguiam um sistema de admissão e graduação, deixando o grupo sempre que alcançavam a maioridade. Em 2020, isso mudou. Desde então, Chenle, Haechan, Jaemin, Jeno, Jisung, Mark e Renjun se tornaram integrantes fixos.
Com seu terceiro álbum de estúdio, o grupo mergulha no universo do MBTI (Myers-Briggs Type Indicator) — que consiste em uma avaliação de personalidade bem popular na Coreia do Sul — embora tenha sido desenvolvida em meados da década de 40. Entre as 16 categorias existentes, o ISTJ é um dos tipos mais comuns. Suas características incluem introversão, sensação, pensamento e julgamento.
Além da titletrack com o mesmo nome, o álbum ISTJ tem mais nove músicas: “Broken Melodies”, “Yogurt Shake”, “Skateboard”, “Blue Wave”, “Poison”, “SOS”, “Pretzel (♡)”, “Starry Night” e “Like We Just Met”. Todos os membros recebem crédito de coautoria pela última faixa do disco. Vamos avaliar cada música do álbum!
ISTJ
A titletrack “ISTJ” abre o álbum com versos focados no hip-hop, já característicos na sonoridade do NCT, mas o tom muda no refrão para uma melodia mais dance. Depois de ler alguns comentários sobre o refrão lembrar o estilo do SHINee, comecei a prestar mais atenção para avaliar até que ponto sinto o mesmo. E comecei a ouvir a voz do Key, como se ele estivesse cantando junto nessa parte.
Acho até que, em alguns momentos, vejo mais o Key em seus últimos trabalhos como solista ali do que o SHINee. Seja como for, parece que os dois grupos estão em sintonia, um lembrando o outro em seus mais recentes lançamentos. Afinal, são todos de casa, não é?
Deixando isso de lado, o refrão mantém uma vibe descolada e meio retrô ao mesmo tempo. É a parte que mais se destaca, já que os versos ainda não são tão marcantes para mim, embora carreguem o DNA do NCT.
Outro destaque é a ponte que coloca os holofotes na linha vocal do grupo, enquanto conduz a música para seu último refrão. “Just waiting for…” Apesar da mudança de ritmo um pouco mais impactante do que de costume — desacelerando o instrumental — se encaixa bem na estrutura da música como um todo.
Letra e Melodia
No primeiro verso, a letra já apresenta o universo do MBTI através da personalidade ISTJ: “Introvert / Sensing / Thinking / Judging / Interpreting you / Sixteen words / No need / ‘cause I know some / I’m reading through”. Durante conferência para a imprensa, Mark diz que a música representa um desafio interessante para o grupo: “Acho que somos os primeiros [no K-pop] a cantar sobre tipos de personalidade MBTI e amor. Kenzie sugeriu esse conceito divertido para nós”.
Um dos nomes por trás da letra é Kenzie, compositora e produtora bem conhecida na SM. “Why So Serious” do SHINee, por exemplo, passou pelas mãos dela. No decorrer da música, os meninos falam sobre a quebra de estereótipos definidos pelo MBTI com o intuito de criar conexões mais profundas e genuínas. Afinal, cada pessoa é única, com suas complexidades e olhar próprio para o que acontece ao seu redor.
Rejun completa: “Na música, nosso interesse amoroso é um ISTJ e assumimos o papel da personalidade ENFP. É o oposto do ISTJ. Nós nos perguntamos por que são tão diferentes de nós e, mesmo assim, somos atraídos, tentando entender nossas diferenças”.
A melodia de “ISTJ” mistura dois gêneros, hip-hop com dance, com a explosão em um refrão cheio de energia e de intensidade. É tão cativante que dá vontade de colocar o refrão no repeat. A maior mudança de ritmo ocorre na ponte, desacelerando o instrumental até a última entrada do refrão.
MV e Coreografia
“ISTJ” literalmente mergulha no universo do MBTI, não apenas na letra mas também no conceito visual. No MV da titletrack, os meninos são transportados até o mundo do MBTI — que parece ter se inspirado no filme De Volta Para o Futuro — o que enfatiza a vibe retrô em alguns trechos da melodia.
Além dos variados looks, o vídeo explora dois ambientes principais depois que o grupo deixa o mundo real em direção ao mundo do MBTI. Nas cenas em um hospital, a saída é bloqueada, mas os meninos não se contentam com isso e logo começam uma rebelião. Depois que um dos médicos mostra uma fita cassete chamada “The Great Escape”, o cenário muda para um labirinto. É o momento de encontrar a saída e voltar para a realidade.
Assim como a o refrão é o ponto alto de “ISTJ”, a coreografia também deixa seu impacto. Ela mescla movimentos mais enérgicos com um toque de elegância nos dois primeiros refrões.
Broken Melodies
Antes do lançamento do álbum ISTJ, no dia 19 de junho, o NCT Dream liberou “Broken Melodies” como pré-release. Quem brilha aqui é a harmonia vocal de Chenle, Haechan, Jaemin, Jeno, Jisung, Mark e Renjun. Com diversos trechos em inglês, a música tem um tom dramático e angelical. Para acompanhar, uma coreografia de encher os olhos (bem teatral e com um ar de grandiosidade). Quanto mais ouço, mais tenho gostado de “Broken Melodies”.
Yogurt Shake
“Yogurt Shake” tem uma melodia bem fofinha, que parece acariciar os ouvidos (principalmente nos primeiros 14 segundos). Mantendo a força da faixa anterior, a linha vocal segue sob os holofotes, mas com uma entonação totalmente diferente. Menos teatral e mais inocente, o que vai bem com a proposta da letra, comparando a timidez a um shake. É uma música com a cara do NCT Dream é uma das minhas favoritas.
Skateboard
Quando chegamos em “Skateboard”, o mood muda completamente. É uma das músicas que menos se destaca no álbum “ISTJ”. Nem a parte instrumental, nem as vozes ou qualquer outro elemento se sobressaem para mim. Isso significa que ela passaria em branco em qualquer uma das minhas playlists e, talvez, com skip se eu não estivesse ouvindo o disco para preparar este review.
Blue Wave
Mas o branco volta a ganhar cores com “Blue Wave”, que vem a seguir e já se tornou uma das minhas preferidas. Bastou ouvir uma vez para me conquistar e me transportar para uma praia — sol, mar e uma brisa refrescante. 재미있어요 ˆˆ
É essa sensação que tive enquanto ouvia a flauta e as vozes angelicais do NCT Dream. Só faltou ouvir o som das gaivotas ao fundo. Renjun conta que, como estrangeiro, teve um colapso mental enquanto gravava a música, pois o refrão é rápido. Aliás, a letra complementa “Dive Into You”, de 2021.
Poison
Diferente da inocência ouvida em “Yogurt Shake”, “Poison” explora um lado mais sensual do NCT Dream. No início, a melodia lembra levemente (bem levemente) “Perfume”, talvez “Kiss” se encaixe melhor, não tenho certeza. Ambas do da subunit do NCT 127, NCT DoJaeJung. Acho que o que mais me lembra é o conceito maduro, que mostra o amadurecimento dos meninos. A letra retrata os sentimentos de um amor cheio de contradições. Também é uma das minhas preferidas.
SOS
“SOS” se une a “Skateboard” como as faixas que poderiam facilmente passar despercebidas nas minhas playlists ou ganhar um skip. Os trechos melódicos são bons, assim como quando eles estão quase suspirando, enquanto outros me parecem um pouco experimentais demais. Tem sons de sirene da polícia, rádio, além de outros efeitos. Prefiro mais “SOS” do Kang Daniel (xD). Se tivesse que escolher entre “SOS” e “Skateboard”, acho que prefiro a primeira, mas preciso de um tempo para me acostumar.
Pretzel (♡)
“Pretzel (♡)” vem para fechar o trio que ainda não entra na minha playlist de NCT Dream. Nem o coração ao lado do nome da música vai me fazer mudar de opinião, pelo menos por enquanto. A parte instrumental segue sem destaque, enquanto o refrão carrega a parte mais fraca em toda a música. Além disso, a melodia parece explorar muitas mudanças de ritmo, quebrando a cadência do som, o que não me agrada muito.
Starry Night
De volta às preferidas, “Starry Night” é a próxima da lista. Não está no mesmo patamar que “Blue Wave”, mas vem bem com “Yogurt Shake” e “Poison”. Talvez um pouco mais acima. Isso não importa, né? A melodia é agradável para ouvir na companhia de alguém especial, durante a noite antes de dormir ou em um dia de folga. A letra de “Starry Night” me lembrou de King The Land, quando Gu Won leva Cheon Sa-Rang para casa, mas não quer se separar dela. Então, eles ficam dando várias voltas pelo bairro na companhia da noite. 귀여워요 ❤
Like We Just Met
Como era de se esperar, a última música do álbum ISTJ tem o apelo emocional como elemento principal, tanto na melodia quanto na harmonia vocal. “Like We Just Met” fica lado a lado com “Blue Wave” na minha seleção de favoritas. Geralmente, eu gosto de instrumentais mais acelerados, mas algumas baladas também ganham espaço no meu coração e nas minhas playlists.
“Like We Just Met” é ainda mais especial, já que todos os membros recebem crédito de coautoria. Ou seja, Chenle, Haechan, Jaemin, Jeno, Jisung, Mark e Renjun não apenas cantam como também participam das letras. “Normalmente, os rappers do grupo participam da composição das letras. Desta vez, pensamos que os sete deveriam escrever pelo menos uma faixa para o próximo álbum”, conta Chenle.
Sua letra retrata um amor que transcende a passagem do tempo e mantém a mesma intensidade de quando tudo começou: “We Are Like / I Feel Like We’re In Love Forever / My Eyes / I’m Telling You Everything / Just Like / When We First Met / Still The Same”. A música é dedicada ao fandom NCTzens.
Então, o que você achou do álbum ISTJ? Depois de HARD do SHINee e EXIST do EXO, NCT Dream apresentou um disco bem sólido, que inclui sons mais experimentais, faixas maduras como “Poison”, emocionais como “Starry Night” e “Just Like We Met”, músicas para aquecer o coração como “Blue Wave” e uma titletrack com um poderoso refrão. Enfim, traz um pouco de tudo, enquanto mantém a sonoridade do grupo.
E aí, quais suas músicas preferidas do álbum ISTJ? Conte para mim o que achou do conceito e o que entra na sua playlist.