K-Pop · Música

Qual é o propósito dos grupos de K-Pop temporários?

Ilustração ide carta com corações e elementos do K-Pop que simbolizam os grupos de K-Pop temporários

Grupos de K-Pop temporários? Pois é! Eles existem e dividem opiniões em relação ao seu propósito. Talvez você desconheça essa possibilidade, mas pode ser que conheça um ou outro idol que faz (ou já fez) parte de um deles. É o caso, por exemplo, do mais novo debut que aconteceu no dia 10 de julho, com a chegada do ZEROBASEONE (ZB1 ou 제로베이스원) e seu álbum Youth in the Shade.

Os nove membros vêm de diferentes agências e se uniram durante o reality Boys Planet, da MNET, que foi ao ar entre os dias 2 de fevereiro e 20 de abril de 2023. Este é apenas um dos programas coreanos com a missão de formar grupos temporários de K-Pop.

Neste post, vou falar mais sobre o tema, além de apresentar o novo boy group que segue esse formato, entre outros nomes com início e fim já planejados. Vem comigo?

Grupos de K-Pop temporários vs permanentes

Na música, assim como em outras indústrias e na vida em si, nada é certo e tudo pode começar e chegar ao fim sem aviso prévio. Os grupos de K-Pop que estreiam todos os anos podem ficar juntos por muito tempo ou anunciar um disband em qualquer momento (por expiração de contrato ou decisão do grupo). No caso dos grupos temporários de K-Pop, como o próprio nome indica, eles começam já com uma data para terminar.

Então, a principal diferença entre grupos de K-Pop permanentes e temporários é o tempo de contrato. Enquanto grupos permanentes assinam contratos com duração de sete a dez anos, com a possibilidade de renovar, grupos temporários geralmente ficam em atividade por até dois anos em média. 

Além disso, grupos permanentes contam com membros da mesma agência, que passam por treinamento até o dia do debut. BTS, Blackpink, SHINee, EXO e aespa são alguns exemplos. Em alguns casos, como ENHYPEN e Niziu, os integrantes também podem ser escolhidos por meio de um reality.

Já os grupos de K-Pop temporários sempre têm origem em realities coreanos, que reúnem trainees ou idols de diferentes agências para competirem entre si em troca de um lugar no novo grupo. Habilidades de dança, canto, rap e performance (incluindo coreografia, expressão facial e presença de palco), além da personalidade são avaliados durante o programa. Cada participante recebe uma nota. Um ranking então é formado, organizando os trainees conforme o desempenho de cada um.

A pontuação, porém, é apenas parte da avaliação, já que esses realities costumam abrir para a votação dos fãs que acompanham. Essa interação ajuda a impulsionar a popularidade dos futuros membros do grupo, além de aproximar os fãs de seus idols favoritos. 

Todos os programas formam grupos de K-Pop temporários? 

Nem todos! Embora a forma de avaliação seja bem similar, alguns realities formam grupos permanentes. O ENHYPEN (엔하이픈), por exemplo, nasceu do I-Land em 2020 e segue em atividade, sem planos de parar (e que continue assim por um bom tempo). Na mesma trilha está o grupo Niziu, que começou no Nizi Project, no mesmo ano, TWICE, Monsta X, Stray Kids e a lista só aumenta.

Já ZEROBASEONE veio do Boys Planet. É a versão masculina do Girls Planet 999, que foi transmitido entre os dias 22 de outubro e 6 de agosto de 2022, também pela MNET. Na época, o programa reuniu 98 trainees para formar um girl group global com nove membros de três diferentes países: Coreia do Sul, Japão e China. Daí nasceu o Kep1er (케플러)!

Outro reality da MNET, conhecido por formar o IZ*ONE, é o Produce 48, que foi ao ar entre 15 de junho e 31 de agosto de 2018. O grupo teve 12 membros — incluindo a Miyawaki Sakura e a Kim Chaewon (hoje no LE SSERAFIM), além da Jang Wonyoung e An Yujin (IVE) — e ficou ativo até abril de 2021. 

O programa mais recente da MNET nesse formato é o Queendom Puzzle, que fez sua estreia no dia 13 de junho deste ano, reunindo idols para um novo projeto.   

Quais são os principais grupos temporários de K-Pop?

Muitos grupos de K-Pop já passaram (e ainda passam) pela modalidade temporária. Os nomes mais recentes são ZEROBASEONE e Kep1er. Além dos dois, entre os que eu conheço ou acompanhei a formação: I.O.I, Girls Next Door, Wanna One, 1THE9 e IZ*ONE. Sem contar os projetos especiais que, às vezes, ganham forma dentro das próprias agências, como SuperM e GOT the beat, dispensando competições.

2016 – I.O.I

Grupos de K-Pop temporários: IOI

I.O.I (아이오아이) se tornou um grupo no reality Produce 101, da MNET, transmitido de 21 de janeiro a 1º de abril de 2016. O programa teve a participação de 101 trainees de 46 agências, dentro e fora da Coreia do Sul, selecionando 11 membros para o line-up final: Chaeyeon (DIA), Chungha (hoje solo), Doyeon (Weki Meki), Kyulkyung (Pristin), Mina (gugudan e Oguogu), Nayoung (Pristin), Sejeong (gugudan), Sohye (atriz), Somi (solo), Yeonjung (Cosmic Girls) e Yoojung (Weki Meki). 

Alguns dos grupos de origem, como Pristin e gugudan, não estão mais ativos — assim como o próprio I.O.I, que finalizou as atividades em janeiro de 2017. Em 2021, nove dos 11 membros se reuniram para celebrar o aniversário de cinco anos do grupo.

2017 – Wanna One e Girls Next Door

Wanna One (​​워너원) teve seu line-up definido durante o Produce 101 Season 2, da MNET, transmitido de 7 de abril a 16 de junho de 2017. O formato é o mesmo do I.O.I, com 11 membros: Daehwi (AB6IX), Jaehwan (solo), Jihoon (solo), Jinyoung (CIX), Jisung (solo), Kang Daniel (solo), Kuanlin (saiu da Cube Entertainment em 2021), Minhyun (NU’EST até o disband em 2022), Seongwoo (solo e ator), Sungwoon (HOTSHOT) e Woojin (AB6IX). 

Com o fim do contrato em dezembro de 2018,  a última atividade do Wanna One como grupo foi em janeiro de 2019 com o concerto Therefore.

Entre os grupos temporários de K-Pop, Girls Next Door (옆집소녀) tem uma característica peculiar. Após sua criação durante o Idol Drama Operation Team, da KBS, entre 26 de junho e 3 de julho de 2017, o grupo lançou apenas uma música, “Deep Blue Eyes”, no Music Bank. 

Sua formação contou com sete membros: D.ana (Sonamoo), Moonbyul (MAMAMOO), Seulgi (Red Velvet), Sohee (NATURE, I.B.I e C.I.V.A), Somi (solo, mesma que participou do I.O.I), Sujeong (Lovelyz) e YooA (Oh My Girl). 

2018 – IZ*ONE

Grupos de K-Pop temporários: IZ*ONE

IZ*ONE nasceu no Produce 48, que foi ao ar entre 15 de junho e 31 de agosto de 2018, pela MNET. O grupo teve 12 membros: Chaewon (LE SSERAFIM), Chaeyeon (solo), Eunbi (solo), Hitomi (AKB48), Hyewon, Minju (atriz), Nako (atriz), Sakura (LE SSERAFIM), Wonyoung (IVE), Yena (solo), Yujin (IVE) e Yuri (solo). Apesar da popularidade em alta, o grupo ficou ativo até abril de 2021, seguindo o fim do contrato. 

2019 – 1THE9

Grupos de K-Pop temporários: 1THE9

1THE9 (원더나인) foi um grupo com nove membros, formado durante o reality Under Nineteen, da MBC, que foi ao ar entre 3 de novembro de 2018 a 9 de fevereiro de 2019. Os integrantes incluíam Doyum (JUST B), Jinsung (fora do K-Pop), Junseo (WEi), Seunghwan (participou do Boys Planet), Sungwon (CIIPHER), Taekhyeon (ator), Taewoo (Blank2y), Yechan (OMEGA X) e Yongha (WEi). O contrato foi um pouco mais curto do que a média, apenas 18 meses, até o disband em 8 de agosto de 2020.

2022 – Kep1er

Grupos de K-Pop temporários: Kep1er

Kep1er (케플러) começou no Girls Planet 999, transmitido entre os dias 22 e outubro e 6 de agosto de 2022, pela MNET. O programa contou com a participação de 98 trainees para formar um girl group global com nove membros de três diferentes países: Coreia do Sul, Japão e China. São elas: Chaehyun, Dayeon, Hikaru, Huening Bahiyyih, Mashiro, Xiaoting, Yeseo, Yujin (CLC até o disband no mesmo ano) e Youngeun. O grupo Kep1er fez seu debut oficial em 3 de janeiro de 2022 e tem contrato ativo até junho de 2024.

Bônus: projetos especiais

Permanentes ou temporários, os grupos de K-Pop também se formam através de projetos especiais. Podem ser desenvolvidos pelas próprias agências ou também como parte de um programa na TV coreana. Entre os exemplos mais famosos, temos o SuperM, GOT the beat e Refund Sisters. 

SuperM (슈퍼엠) é um supergrupo formado a partir de uma parceria entre SM Entertainment e Capitol Music Group. De olho no mercado internacional e com foco maior nas performances, o debut ocorreu nos Estados Unidos, no dia 4 de outubro de 2019. Entre os sete membros: Taemin (SHINee), Baekhyun e Kai (EXO), Taeyong (NCT e NCT 127), Mark (NCT, NCT 127 e NCT Dream), Ten (WayV) e Lucas (que recentemente saiu do NCT e do WayV, mas sem notícias ainda sobre sua permanência no SuperM).

GOT the beat (갓 더 비트) é mais um super grupo da SM, mas, dessa vez, reunindo seis membros ativos em girl groups e uma solista. Quem agrega a experiência coletiva à carreira solo é BoA, que conta com Taeyeon e Hyoyeon (Girls’ Generation), Seulgi e Wendy (Red Velvet), Karina e Winter (aespa). O grupo fez sua estreia no dia 3 de janeiro de 2022, como parte do projeto Girls on Top. Cada nova unit dentro do projeto seguirá um tema. O foco do GOT the beat é em danças e performances mais intensas.

Enquanto SuperM e GOT the beat estão ativos, Refund Sisters (환불원정대) foi um projeto curto, que começou em outubro de 2020 e chegou ao fim no mês seguinte do mesmo ano, com o lançamento do single “Don’t Touch Me”. O grupo surgiu a partir de uma fala da solista Lee Hyori em uma entrevista sobre seu girl group dos sonhos. Participaram com ela, Hwa Sa (MAMAMOO), Jessi (solo) e Uhm Jung-hwa (solo).

Estreia do grupo ZEROBASEONE

ZEROBASEONE, um dos grupos de K-Pop temporários, em seu MV de debut com o álbum YOUTH IN THE SHADE

Após a seleção dos nove membros, ZB1 fez seu debut no dia 10 de julho de 2023 pela WakeOne Entertainment. Com o álbum Youth in the Shade, o grupo deve seguir ativo até janeiro de 2026. A escolha do nome representa o início da jornada — começando do 0 em direção ao 1. Enquanto o 0 sinaliza para o começo, o 1 faz referência à transição de trainee a um grupo. Se antes estavam sozinhos, em grupo podem se apoiar em busca do mesmo sonho. 

Quem são os meninos do ZEROBASEONE?

Percebeu que ZEROBASEONE ficou fora dos grupos de K-Pop temporários? Como o debut foi recente, os meninos ganharam um tópico à parte. Então, vamos começar as apresentações! ZEROBASEONE (ZB1 ou 제로베이스원) nasceu dentro do mais novo reality da MNET, Boys Planet. O programa foi ao ar entre os dias 2 de fevereiro e 20 de abril deste ano.

Os membros do ZB1 nasceram entre os anos de 1998 e 2007 e, assim como todos os grupos de K-Pop temporários, vêm de diferentes agências. O integrante mais velho do grupo é Kim Ji Woong, 24 anos, enquanto o maknae é Han Yu Jin, 16 anos. Embora a maior parte seja da Coreia do Sul, a exceção fica por conta de Zhang Hao e Ricky (China), além de Seok Matthew (Canadá). 

Han Yu Jin

Com apenas 16 anos, o maknae do ZEROBASEONE é Han Yu Jin (한유진). Antes de participar do Boys Planet, foi trainee por mais de dois anos na Yuehua Entertainment. No final do programa, Yujin ficou em 9º lugar com 1.196.622 votos.

Kim Gyu Vin

Kim Gyu Vin (김규빈) tem 19 anos e vem da mesma agência que o maknae, onde foi trainee for quase quatro anos. Inclusive, os dois são bem próximos. Além do coreano, fala um pouco de inglês. Ao participar do reality da MNET, Gyuvin ficou em 7º lugar com 1.346.105 votos.

Kim Ji Woong

O integrante mais velho do grupo é Kim Ji Woong (김지웅), que tem 24 anos e fala coreano  japonês. Foi trainee por seis anos na Nest Management, além de conciliar as carreiras como ator e modelo. Seu debut no K-Pop aconteceu em 2016 no grupo INX. Em Boys Planet, ficou em 8º lugar com 1.338.984 votos. 

Kim Tae Rae

Trainee por pouco mais de dois anos na WakeOne Entertainment, Kim Tae Rae (김태래) tem 20 anos (prestes a fazer 21 no dia 14 de julho). No final do programa da MNET, Taerae conquistou o 6º lugar com 1.349.595 votos.

Ricky

O primeiro membro chinês a ser apresentado aqui é Ricky (리키), também trainee da Yuehua Entertainment por pouco mais de dois anos. Seu nome completo é Shen Quanrui (沈泉锐) e tem 19 anos. Por ter nascido em Shanghai, pode falar chinês, além de coreano e inglês (depois de viver em Los Angeles, EUA). Ficou em 4º lugar no Boys Planet, com 1.572.089 votos, e foi o primeiro a chamar minha atenção quando comecei a acompanhar o ZB1.

Park Gun Wook

Park Gun Wook (박건욱) tem 18 anos, fala coreano e inglês e foi trainee por quase dois anos e meio na Jellyfish Entertainment. Além do Boys Planet, participou do reality Extreme Debut: Wild Idol, da MBC, em 2021, que formou o TAN (outro grupo temporário). No programa que lhe rendeu um lugar no ZEROBASEONE, Gunwook alcançou a 5ª posição com 1.386.039 votos.

Seok Matthew

Seok Matthew (석매튜) é o integrante que veio de Vancouver, Canadá. Por isso, fala inglês e francês, além do coreano. Foi trainee durante um ano e meio na MNH Entertainment e é bem próximo de Hanbin (próximo membro que será apresentado a seguir). Matthew ficou em 3º lugar no Boys Planet, com 1.702.174 votos.

Sung Han Bin

Seguindo o top 3 do reality da MNET, é a vez do líder do ZEROBASEONE Sung Han Bin (성한빈). Com 22 anos, pode falar inglês e coreano, além de um pouquinho de chinês. Hanbin foi trainee por quase dois anos, passando pela Cube Entertainment e agora no Studio GL1DE. Também foi backup dancer do Wanna One na apresentação de “Boomerang” no SBS Gayo Daejeon em 2018  do BTS na apresentação de “Dionysus” no MMA em 2019. Ficou em 2º lugar no Boys Planet com 1.888.414 votos.

Zhang Hao

Para completar o ZB1, Zhang Hao (장하오) entrou no grupo como centro — uma das posições mais cobiçadas dentro dos grupos de K-Pop — e com direito à música solo de debut. E não é para menos. Afinal, ele conquistou o 1º lugar no Boys Planet, com 1.998.154 votos. Assim como Ricky, Zhang Hao é da China (Fujian) e pode falar chinês, coreano e inglês. Seu nome completo em chinês é 章昊. Tem 22 anos (prestes a fazer 23 no dia 25 de julho) e foi trainee por pouco mais de um ano na Yuehua Entertainment.

Minhas impressões do álbum Youth in the Shade

A estreia de ZEROBASEONE com o EP Youth in the Shade foi uma agradável surpresa e deixou uma boa primeira impressão em mim. Até ouvir o álbum, não havia qualquer tipo de expectativa. O nome do grupo também não ajudou muito. Embora o conceito seja bom, é muito extenso e não é tão sonoro, nem comercial. Ao menos, temos a abreviação ZB1, o que facilita um pouco as coisas.

De qualquer forma, a procura pelo álbum de debut do ZB1 foi mais curiosidade, mas gostei do que ouvi em toda a tracklist — principalmente nas B-sides “And I” e “Our Season”, além da titletrack “In Bloom”. Todo o álbum mergulha na vibe do verão, transmitindo um clima astral e cheio de energia, o que também representa bem os sentimentos dos meninos no início de uma nova jornada em suas carreiras. 

Youth in the Shade abraça alguns gêneros ao longo de sua tracklist, com uma forte influência do DnB (o Drum and Bass que fez eu me apaixonar pelo “The Feeling” do SHINee). A linha vocal é suave, o mix das vozes soa bem de um jeito quase sonhador e com muito entusiasmo. Assim como LUN8, é um debut cheio de potencial, candidato a ser um dos melhores do ano também e digno de um acompanhamento mais próximo.

Back to ZEROBASE

“Back to ZEROBASE” abre o álbum e soa bem como uma apresentação do grupo, além de ter força como uma faixa independente que poderia estar em qualquer outra posição na tracklist. Sua parte instrumental explora o DnB, presente de forma marcante em Youth in the Shade. A linha vocal cresce gradualmente conforme a música avança, como se estivesse revelando aos poucos o potencial do grupo.

In Bloom

A titletrack “In Bloom” vem em seguida, elevando os níveis de energia enquanto mantém a mesma vibe da abertura com um conceito jovem. Se fosse comparar com “Wild Heart”, LUN8 sai na frente. “In Bloom” tem um pré-refrão um pouco estático, mas o refrão é faísca brilhante e divertida, acompanhado por uma melodia que mixa o DnB com um dance-pop e sintetizador do icônico “Take On Me” do a-Ha, destacando a harmonia vocal e o rap. 

A letra começa com “The sun rises / It’s a new day, the dazzling sunlight hits my eyes / As I open them (As I open my eyes) / The flower that was once withered came back to bloom”. A estreia do ZEROBASEONE como grupo representa a determinação de florescer para novas possibilidades. 

No decorrer da música, a letra também sinaliza para a natureza do ZB1 como um grupo temporário: “Tomorrow is yet to come, but that’s not on my mind … Even the most beautiful, precious things / That can shine even through the darkness / End up withering, fading away / Nothing lasts forever”. É bem simbólica!

O MV de “In Bloom” traz o que eu queria ter visto em “Wild Heart”: o conceito de jogo. Cada membro precisa encontrar as flores (que simbolizam o conceito da música) para passar para a próxima fase. No final, todos conseguem completar os desafios. “Stage cleared” e o visual é bem agradável com sua paleta de cores pastel. A coreografia é divertida e cheia de energia, porém simples, sem um movimento chave que se destaque entre os passos. 

New Kidz on the Block

Toda vez que começo a ouvir “New Kidz on the Block”, aqueles 14 segundos iniciais, eu penso em “View” do SHINee. Porém, as semelhanças param por aí. Quando a linha vocal entra em cena e o “We’re the new kidz on the block…” se repete em alguns trechos na letra, volto para ZEROBASEONE. Seu eletropop combina bem com uma festa com DJ e uma playlist dominada por K-Pop. 

And I

Embora todo o álbum seja agradável de ouvir, “And I” é uma das minhas preferidas. Se as faixas anteriores mostram uma explosão jovial e divertida, o som aqui é um pouco mais maduro. O DnB sai de cena e abre espaço para uma mistura entre as batidas lentas do trap com uma pitada de R&B. Os vocais do ZB1 estão mais afinados do que nunca, preenchendo um instrumental cativante e um refrão harmonioso que dá vontade de colocar no repeat.

Our Season

Com uma linha melódica similar, que começa a desacelerar conforme avançamos para o final de Youth in the Shade, vem “Our Season”. Mais uma B-side agradável de ouvir, com a adição da guitarra, transformando a faixa na companhia perfeita para momentos mais calmos do dia. O som pode parecer básico, mas traz um frescor no contraste entre as linhas vocais suaves e os trechos de rap mais profundos.

Always

Após acalmar os ânimos, “Always” completa a transição do ritmo energético para uma balada mais suave e introspectiva, fechando o álbum Youth in the Shade. Porém, diferente das baladas mais tradicionais, “Always” ainda reserva uma energia extra em sua melodia, impulsionada pelo refrão. O destaque fica por conta do Jersey Club, gênero característico nas músicas do NewJeans (como em “Cookie” e “Super Shy”) e que parece estar ganhando força no K-Pop. 

Propósito dos grupos de K-Pop temporários

Ano vem, ano vai e a indústria do K-Pop segue passando por mudanças de paradigma. Uma das tendências mais recentes que veio para ficar é a combinação entre K-Pop e AI. Embora a formação de grupos temporários não seja novidade, parece ganhar relevância diante da popularidade em ascensão do Kep1er e do recém-chegado ZEROBASEONE com mais de 1 milhão de álbuns vendidos na pré-venda em seu debut. 

Construir uma base de fãs dedicados no K-Pop demanda anos de interações. Graças ao alcance global das mídias sociais, isso tem mudado. Agora, os grupos conseguem se aproximar mais, além de se conectar quase que de forma instantânea, aumentando a popularidade rapidamente. 

Os realities também oferecem uma chance de estreitar os laços entre fãs e idols antes mesmo da estreia, além da possibilidade de abrir novos caminhos na carreira. Tanto o grupo como cada membro tem tempo para mostrar seu talento, se desenvolver na indústria, ganhar experiência e popularidade, além de levar os aprendizados para outros desafios — seja em um novo grupo ou como solista.

Assim, além de atender a uma demanda contínua nas mídias sociais, o propósito dos grupos de K-Pop temporários é oferecer aos idols uma vitrine para mostrar seus talentos e ganhar experiência. Para os fãs, é um meio de acompanhar novos artistas e ter acesso a novas músicas de um jeito muito mais rápido. Para as agências, é uma forma de avaliar o desempenho de sua base e definir atividades futuras. Para os realities, é um meio de incentivar a audiência através da conexão dos fãs com os grupos.

E aí, qual a sua opinião sobre os grupos de K-Pop com contratos curtos? Me conta se você acompanha algum ou como se sentiu quando um deles encerrou as atividades.

Deixe um comentário