Tem girl group novo na área! KISS OF LIFE fez seu debut oficial nesta quarta-feira, 5 de julho, com álbum que leva o nome do grupo. Embora a estreia seja hoje, parece que Belle, Haneul, Julie e Natty já estão no centro dos holofotes do K-pop há muito mais tempo. Afinal, cada música teve seu pré-release liberado nas últimas semanas, com direito a MV para acompanhar. Estava faltando apenas a titletrack “Shhh”.
Todos os vídeos se complementam, como cenas de um filme. Cada integrante do KISS OF LIFE tem seu momento como protagonista até que o caminho das quatro se cruzam. Neste post, eu conto mais sobre o álbum, além de aproveitar para apresentar o grupo. Então, vem comigo?
Estreia do grupo KISS OF LIFE

KISS OF LIFE (키스오브라이프 ou KIOF) é o primeiro grupo da S2 Entertainment, uma agência relativamente nova na Coreia do Sul, fundada em 2020. O nome é uma alusão à vida (respiração, vitalidade) e vem do desejo de trazer um novo respiro para o cenário do K-pop. A proposta de mudar a indústria é similar ao que New Jeans vem fazendo, mas de um ângulo totalmente diferente.
E já podemos ver um pouco disso no conceito visual do álbum e na forma como cada uma das quatro integrantes foi apresentada. Não apenas a parte visual, mas a sonoridade do álbum me lembrou muito os artistas norte-americanos. Além disso, todo o álbum ganhou MV, com múltiplos solos.
Quem são as meninas do KISS OF LIFE?
As integrantes do KISS OF LIFE não são totalmente anônimas. Quem acompanha os realities coreanos, como o I-Land e outros muitos por aí, já deve conhecer a Natty. Sem contar que, em 2020, ela lançou seu primeiro single solo. Belle também é ativa na cena musical sul coreana pela contribuição como compositora de algumas músicas para outros grupos.
Haneul é a única integrante do KISS OF LIFE que nasceu na Coreia do Sul. Julie já foi trainee da THEBLACKLABEL, atual casa do Taeyang, que fez seu comeback solo neste ano com o álbum Down to Earth. A seguir, vou falar um pouco mais sobre cada uma.
Belle
Filha de cantor, Belle (벨) é a principal vocalista do grupo, além de compositora. Nasceu em Seattle, Washington, nos Estados Unidos, e tem 19 anos. Seu nome americano é Anabelle Shim, enquanto o nome coreano é Shim Hyewon (심혜원). Antes do debut com o KISS OF LIFE, Belle já é bem na indústria.
Entre suas colaborações para o K-pop, compôs a música “Find You” para o Purple Kiss e “Unforgiven” para o LE SSERAFIM. Também participou da composição e da letra para a titletrack “Shhh” e “Countdown” — seu solo para o álbum de estreia do grupo. Além disso, a voz de Belle aparece em “Child” do Mark (NCT) como backing vocal.
Haneul
Haneul (하늘) nasceu na Coreia do Sul, em Suwon, é a maknae do grupo e tem 18 anos. Seu nome completo é Won Haneul (원하늘). Assim como Belle, também compõe e já recebe créditos como uma das compositoras de “Bye My Neverland”, que está no álbum KISS OF LIFE. Fã dos filmes do estúdio Ghibli, Haneul fala coreano, inglês e japonês, além de tocar violão, praticar esportes e desenhar.
Julie
Com 23 anos, Julie (쥴리) é a mais velha e assume duas posições no grupo, como rapper e líder, além de também compor ao lado de Belle e Haneul. Nasceu no Hawaii, EUA, mas mora na Coreia do Sul desde os seus quatro anos. Seu nome completo é Julie Han (쥴리한). Seus primeiros passos na indústria começaram em 2017, quando se tornou trainee da THEBLACKLABEL. Participa da letra e composição de “Shhh” e “Bye My Neverland”.
Natty
Natty (나띠) é a principal dançarina do KISS OF LIFE e, talvez, a integrante mais conhecida do grupo. Eu acompanhei sua participação no reality SIXTEEN, que formou o TWICE, em 2015. Na época, ela tinha apenas 12 anos e foi a participante mais nova do programa. Natty também entrou no Idol School, onde ficou em 1º lugar no quesito habilidades vocais. Em 2020, ela lançou seu primeiro single solo “NINETEEN”.
Com 21 anos, Natty é tailandesa (mesmo país da Lisa do Blackpink) e fala quatro línguas — além de seu idioma nativo, coreano, inglês e japonês. Ela se mudou para a Coreia do Sul quando tinha 11 anos e foi trainee por 7. Seu nome é Anatchaya Suputtipong. Assim como suas parceiras e palco, também participou da composição de “Shhh”.
Minhas impressões do álbum “KISS OF LIFE”


A estreia de KISS OF LIFE não chamou tanto a minha atenção quanto o debut do LUN8. O que mais se destacou para mim foi a forma como Belle, Haneul, Julie e Natty se apresentaram, deixando uma sensação de múltiplos debuts.
Além disso, também fiquei curiosa para acompanhar o storytelling de cada MV. À primeira vista, cada um parece independente. Agora que todos os vídeos estão liberados, uma sequência se formou, conectando as histórias e os caminhos das quatro rumo à estreia nos palcos, que é mostrada quase que de forma literal em “Shhh”.
Shhh
O hip hop “Shhh” (쉿) é a titletrack do álbum KISS OF LIFE, que traz 6 músicas — duas com a participação do grupo completo e quatro solos. Após ouvir pela primeira vez, não colocaria a música na minha playlist ainda (talvez nem mais para frente). Os picos de harmonia vocal mostram potencial, principalmente nas vozes de Belle e Natty.
O início parece promissor, seguindo pelo pré-refrão até chegar no refrão, mas depois disso parece que a música perde um pouco de força e a melodia começa a se tornar repetitiva. Pelo conceito girl crush — bem representado por grupos como Blackpink e LE SSERAFIM — minha expectativa ansiava por um som diferente. Talvez algo com impacto semelhante a “Fearless” ou “Antifragile” ou na mesma linha de “Lovesick Girls”, seguindo o conceito visual dos teasers.
"Don’t forget, You’re so special One thing I know about you You’re the only one who needs to know Whatever someone says, you’re you"
A letra de “Shhh” me lembra as mensagens nas músicas do IVE (“I AM”), com um pouco de Itzy (“Bet on Me”), sobre valorizar a liberdade de ser quem você é. Com tom cinematográfico, o MV completa a história que começou com o solo “Sugarcoat” da Natty.
A primeira parte mostra a sequência após o acidente de carro, quando o caminho das quatro se cruzam e segue até o momento em que a Natty volta para o palco, dessa vez não mais sozinha. Assim, na segunda parte, a música recomeça com o quarteto mostrando a coreografia. Alguns elementos me lembraram de outras danças, como o movimento da boca em “Spicy” de aespa. No geral, causa impacto visual, mas sinto que falta algo.
Bye My Neverland
Além da titletrack, “Bye My Neverland” (안녕,네버랜드) é a segunda música do álbum KISS OF LIFE com a voz das quatro. O som é similar a muitos outros que ouvimos por aí, nada de novo, mas é agradável de ouvir principalmente na parte do refrão.
A letra é interessante e bem simbólica quando você presta atenção nela, pois representa o fim de um ciclo, o crescimento e a hora de enfrentar a realidade. O MV termina onde “Shhh” começa. E também é uma continuação direta dos quatro solos.
Solos
Diferente dos álbuns tradicionais, KISS OF LIFE traz quatro solos de uma vez, dando protagonismo a cada uma das meninas logo na estreia do grupo. Quem abre o caminho para o palco é a Natty com “Sugarcoat”, depois vem Belle com “Countdown”, Julie com “Kitty Cat” e Haneul com “Play Love Games”.
Cada música conta uma história e, quando as quatro se encontram, a história continua em “Bye My Neverland” até a estreia de “Shhh” — marcando o debut oficial do KISS OF LIFE. Entre as seis músicas do álbum, “Sugarcoat” e “Countdown” são os maiores destaques para mim, com os vocais de Natty e Belle e melodias agradáveis de ouvir. “Kitty Cat” também poderia entrar aqui, mas não é muito meu estilo.
Então, o que você achou da estreia das meninas? Ainda não sei em relação ao som, com exceção aos solos que mais gostei. Em termos de talentos — conhecimento de idiomas, vivência em outros países e habilidade para compor — pode ter algum potencial por aí a partir dessa união. Sem contar que cada uma tem uma posição bem delineada, com Belle como vocalista principal, Haneul como a maknae habilidosa, Julie como rapper e Natty como dançarina. É acompanhar para descobrir! 😉
E aí, KISS OF LIFE entrou na sua playlist? Se ainda não ouviu, o álbum completo está disponível no Spotify.