K-Pop · Música

K-Pop no #NoRadar: lançamentos que acompanhei em junho

Antes mesmo do mês começar, sabia que junho tinha tudo para ser promissor para os K-dramas e os lançamentos no K-pop. Na cena musical sul coreana, saiu álbum novo do SHINee (meu grande xodó), teve collab de Suga e Halsey para o game Diablo IV, debut do grupo LUN8 (júniors do ASTRO) e aniversário do BTS (com direito à música inédita na voz dos sete para amenizar a saudade de Jin e J-Hope).

Neste post, estou reunindo todos os lançamentos no K-pop que chamaram a minha atenção. Nem todos alcançaram as expectativas que eu tinha, mas se estão aqui têm um motivo. Vem comigo ver os destaques no K-pop de junho?

5-Star – Stray Kids

Abrindo o mês de junho, no dia 2, Stray Kids (스트레이 키즈) liberou seu terceiro álbum de estúdio 5-Star, com 12 músicas. A novidade vem alguns meses depois dos principais lançamentos de 2022 com SKZ-Replay (FAM é muito divertida), MAXIDENT (Case 143 está na minha playlist), Mixtape: Time Out e Oddinary (Maniac no play e replay). *Bang Chan, Changbin, Felix, Han, Hyunjin, I.N, Lee Know e Seungmin trabalham muito*

S-Class é a titletrack de “5-Star”. Após ouvir pela primeira vez, achei muito experimental para o meu gosto. Uma parte chamou minha atenção de um jeito positivo: o pré-refrão (efeito contrário do ENHYPEN com Bite Me xD). Fora isso, preciso ouvir mais algumas vezes para descobrir se S-Class vai entrar na minha playlist de replays.

Gostei do efeito de jogos no início de “ITEM” e também recomendo “Hall of Fame”, “Collision”, “FNF” (minha preferida), “Youtiful” e “The Sound” (versão coreana da música que entrou no álbum japonês com mesmo nome, lançado em fevereiro deste ano).

Mestres das performances

Comecei a prestar mais atenção no Stray Kids em 2019 (debut foi em março de 2018). “Hellevator”, “My Pace”, “Get Cool”, “Miroh”, “Back Door”, “Maniac” e “Case 143” estão entre as minhas preferidas na discografia. 

Depois de todos esses anos, Stray Kids é hoje, para mim, um dos maiores boy groups do K-pop. Não apenas pelas músicas disruptivas e com um toque lúdico, mas também pelas performances no palco — sempre de encher os olhos, coreografia um espetáculo à parte (o MV de “S-Class” também foi bem produzido, aliás) e o cabelo azul do Felix para este comeback com o detalhe das estrelas no rosto ❤ — e suas últimas grandes conquistas. Sem contar a versão SKZOO. 귀엽다 ❤

Enfim, acabei criando expectativas altas para 5-Star, mas a experiência não saiu bem como eu imaginava. Eu ia fazer um review completo do álbum no dia do lançamento, mas não me animei. Fica para a próxima! De qualquer forma, Stray Kids é Stray Kids. E gosto é gosto. Pode ser que sua experiência seja diferente da minha. 😉

Ouça o álbum 5-Star completo no Spotify.

SHALALA – Taeyong [Solo Debut]

Na primeira vez que ouvi a titletrack “SHALALA”, que dá nome ao primeiro álbum solo de Taeyong (NCT) lançado no dia 5 de junho, fiquei com um mix de sentimentos. Embora o conceito virtual dos teasers seja interessante a ponto de despertar minha curiosidade, minha primeira impressão a música não foi muito boa. Depois de ouvir algumas vezes eu acabei me acostumando com a sonoridade, mas ainda não é minha preferida.

Além de “SHALALA”, o álbum traz mais seis músicas. Se eu tivesse que escolher uma, seria “GWANDO”, pela melodia suave que vai muito bem com aqueles momentos de pausa, sem pensar em nada, sabe? Ela transmite um sentimento amigável e de paz, assim como a coreografia. Também  recomendo “Move Mood Mode” (ft Wendy do Red Velvet) e “Back to the Past”, ambas com uma vibe bem similar.

Ouça o álbum SHALALA completo no Spotify.

Unlock My World – fromis_9

Assim como todo o mês de junho, o dia 5 foi um dos mais movimentados entre os lançamentos de K-pop. Além o debut solo de Taeyong, o girl group fromis_9 (프로미스나인) também liberou seu primeiro full album — Unlock My World — com 10 músicas, incluindo a titletrack #menow. Com um ritmo contemporâneo e um toque de glamour na melodia, a faixa-título fala sobre s mostrar como você é, sem se esconder.

Recomendo “Attitude”, que abre o álbum com um pop dance, uma batida que transmite uma atmosfera quase sombria e uma linha vocal contagiante. Também destaco “Wishlist”, um R&B que passa uma sensação de aconchego, e “In the Mirror”, com seu refrão cativante: “…no matter who I am…” Todas carregam a mesma mensagem: valorizar quem você é, sem se preocupar com o que os outros pensam. Por fim, “My Night Routine”, outro R&B que parece abraçar os ouvidos, entregando um sentimento de conforto  bem-estar. 

Ouça o álbum Unlock My World completo no Spotify.

Lilith [Diablo IV] – Suga ft Halsey

Tayeong e fromis_9 não foram os únicos destaques do dia 5 de junho, já que na mesma data chegou às plataformas de streaming a aguardada collab entre Halsey e Suga (BTS). Se você é gamer, já sabe do que estou falando, né? “Lilith” para o hino de Diablo IV! Este é um lançamento que eu sinto não ter trazido como review aqui para o blog. Eu passei o dia fora. E o restante da semana foi uma correria, o que me fez perder o timing de postar.

Por isso, eu não poderia deixar de fora dos destaques de junho. Embora “Lilith” não seja K-pop, a participação do Suga é motivo suficiente para incluir a música na lista, da mesma forma que fiz com Angel Pt. 1 com a collab do Jimin (BTS). Também sou grande fã das trilhas de games. A franquia de Final Fantasy é uma das minhas preferidas.

A música, uma colaboração para o jogo Diablo IV da Blizzard, ganhou MV com direção de Henry Hobson e foi filmado na Chapelle des Jesuites em Cambrai, na França. Para as filmagens, o teto foi coberto por pinturas inspiradas no game, além de um grande painel. No vídeo, Halsey assume o papel da protagonista de Diablo IV, Lilith. Suga, que gravou sua parte de Seul, aparece na metade, assumindo os vocais em inglês ao lado da cantora.

Halsey + Suga

“Lilith” tem um tom sombrio, que ganha mais intensidade se você ouvir enquanto assiste ao MV. Sou fã da voz da Halsey (em alguns trechos me lembra muito o timbre da Ellie Goulding, alguém mais?) e não preciso nem dizer o quanto admiro o talento do Suga — como membro do BTS e como Agust D e seu último álbum D-DAY

E a collab entre os dois? Além de Boy With Luv (작은 것들을 위한 시) com todos do BTS, o rapper participou do álbum Manic com a música Suga’s Interlude em 2020. Inclusive, teve dueto durante um dos shows da turnê D-DAY em Los Angeles. Três anos depois, os dois se uniram novamente para “Lilith”. Curiosidade: no vídeo dos bastidores, Suga se mostrou fã de Diablo e contou que começaria a jogar o novo game mesmo estando em turnê.

Harmony: ALL IN – P1Harmony

Depois de tantos lançamentos, não demorou muito até o próximo. No dia 8 de junho, foi a vez do P1Harmony (피원하모니) fazer seu comeback com seu sexto miniálbum Harmony: ALL IN. O disco traz seis músicas, incluindo a titletrack “JUMP”, que já entrou na minha lista de preferidas. “JUMP” tem uma batida animada em clima de festa, assim como a coreografia.

Também recomendo “Love Me For Me”, com uma mensagem semelhante às músicas de Unlock My World do fromis_9, e “Heartbeat Drum”, um pop dance que compara as batidas de um coração apaixonado ao som de uma bateria. Para fechar, destaque para “I Am You”, um R&B encerrando o álbum com um som que conforta. 

E se você gosta do grupo, tem turnê chegando no Brasil em julho. P1H se apresenta em São Paulo no dia 21 e em Porto Alegre no dia 23 em sua primeira visita ao país.

Ouça o álbum Harmony: ALL IN completo no Spotify.

Take Two – BTS

Desde o lançamento no dia 9 de junho até o momento em que escrevo este post, já perdi as contas de quantas vezes ouvi “Take Two” do BTS. Que presente, né? Música inédita e até MV com os sete cantando lado a lado. Afinal, com o hiato por conta do alistamento militar gradual dos membros, a música vem como uma forma de suprir a saudade das vozes de Jimin, J-Hope, Jin, Jungkook, RM, Suga e V. 

A melodia de “Take Two” é guiada pelo pop acústico, um dos meus gêneros preferidos, e pela mensagem de gratidão do grupo aos fãs nesses dez anos de carreira. Além da letra, o nome também é significativo, já que expressa o desejo do BTS (방탄소년단) de reviver todos os bons momentos com o fandom mais uma vez quando a pausa, enfim, terminar. 

Sem contar que junho é sempre um mês de celebração entre BTS e ARMY, uma vez que marca o debut do grupo e o início desse relacionamento — que ainda tem muitos anos pela frente, não é mesmo? 

Juliet – Alexa

No mesmo dia, 9 de junho, Alexa (알렉사) liberou o single “Juliet”, mostrando um lado diferente de seus trabalhos anteriores — sempre dinâmicos, cheios de energia e bem versáteis  — desde a sua estreia nos palcos. A primeira música que me lembro de ouvir é Bomb (2019), depois Do Or Die (2020) e Back in Vogue (2022) — as duas primeiras com uma vibe similar ao som do grupo K/DA, ar futurista e aquela atitude badass

Seguindo os passos da famosa obra de Shakespeare Romeu e Julieta, “Juliet” retrata uma comovente história de amor, mas em um relacionamento unilateral. A música foi lançada com oito versões simultaneamente: original em inglês, uma versão em espanhol, instrumental e uma série de remixes. O nome de Alexa está nos créditos da letra, composição e arranjo. 

O single tem uma vibe sonhadora e emocional, uma melodia nostálgica (lembrando as baladas pop entre os anos 2000 e 2010) e uma linha vocal que soa tão gentil — uma combinação que deixa um impacto marcante na primeira vez que você ouvir. 

O MV parece mágico. E o visual da Alexa com o cabelo cinza, o brilho da maquiagem que lembra uma fada e o olhar melancólico dão um toque extra de doçura, ao mesmo tempo em que enfatizam o a triste história que se esconde por trás da letra. 

Let Me In – EXO

Na mesma linha sonora mais emocional, EXO (엑소) fez seu aguardado comeback com o lançamento do single “Let Me In” no dia 12 de junho. A música é um pré-release, que vem antes do sétimo álbum do grupo, EXIST, previsto para 10 de julho. Este será o primeiro trabalho com a participação de todos os membros depois de quase quatro anos. 

“Let Me In” chegou alcançando o topo do iTunes em 33 países, incluindo o Brasil, de acordo com o Soompi. Também liderou as vendas de álbuns digitais. A linha vocal do EXO, como era de se esperar, não decepciona — em especial quando Baekhyun entra em cena. Sua voz sempre se destaca para mim. A música soa bem e exala emoção, com um arranjo agradável de ouvir, mas estou na espera do álbum para melhor avaliar o comeback.

Pena que o Kai precisou se alistar meio que às pressas por algum erro de planejamento da SM (acredito) , por isso, ficará fora do período promocional. Sinto também pelo clima dos bastidores envolvendo o contrato de alguns membros do EXO.

『Subcönscióus』 – VAV

Além de EXO, o dia 12 de junho também marcou o comeback do VAV (브이에이브이) com seu sétimo miniálbum, 『Subcönscióus』, contendo cinco músicas. A tracklist traz as músicas “Designer” (titletrack), “Call U Mine”, “By My Side”, “Reason” e “Cause I Miss You” (versão 2023 do single lançado em 2021). 

O disco é o primeiro de Ace, Ayno, Jacob, Lou, St. Van e Ziu depois de quase três anos. Quatro dos seis membros — Ace, Ayni, Lou e St. Van — participaram da produção (letra, composição e arranjo). Aliás, o grupo já é conhecido pelo seu envolvimento com a música durante o processo de criação.

Designer explora a influência latina em sua sonoridade, combinada ao som do piano. Entre as B-sides, “Call U Mine” e “Reason” são os meus destaques. Enquanto a primeira aposta no estilo mais retrô com um mix de funk e groove, a segunda agrega o aspecto emocional ao EP pincelando a versatilidade do grupo. 

Ouça o álbum 『Subcönscióus』 completo no Spotify.

Ren’dezvous – Ren [Solo Debut]

https://youtu.be/T7sdugZoHp0

Ren não estava no meu radar de K-pop até “Ready to Move”, a titletrack do seu primeiro EP solo Ren’dezvous, que chegou aos streamings no dia 13 de junho, aparecer entre meus vídeos relacionados no YouTube. Além da batida pop animada característica das pistas de dança (ou seja, contagiante de ouvir), a letra fala sobre seguir em frente e a ansiedade por um nova página prestes a ser escrita. 

Sabe aquele momento em que você está pronta para dar o próximo passo? Afinal, é o que Ren está fazendo depois que o NU’EST encerrou suas atividades como grupo em 2022, seguindo o fim do contrato com a Pledis Entertainment. Não por acaso, a letra passou por suas mãos e acho que por isso ela converte tão bem a mensagem, o que me levou a incluir o debut solo de Ren na lista.

Quando era membro do NU’EST, Ren lançou algumas músicas solo, mas Ren’dezvous é seu primeiro álbum como solista, agora com a BPM Entertainment. O EP traz cinco músicas, com destaque para “Imagine More” e “My Story”, além de “Ready to Move” (minhas recomendações).

Ouça o álbum Ren’dezvous completo no Spotify.

First Howling: WE – &Team

No dia 14 de junho, o &Team liberou seu segundo álbum, First Howling: WE, com seis músicas — a titletrack “Firework” em japonês (formato original) com uma versão em coreano, “Scent of You” (do primeiro EP First Howling: ME, mas dessa vez em coreano), além de mais três inéditas.

Por ter acompanhado o reality I-Land, que marcou a estreia do ENHYPEN (엔하이픈), eu estava ansiosa para ver o debut de alguns participantes no projeto da HYBE Labels Japan. EJ, K, Nicholas e TAKI, que estavam no I-Land, foram os primeiros membros confirmados. Por meio de um novo programa, &AUDITION – The Howling, mais cinco integrantes — Fuma, Harua, Jo, Maki e Yuma — chegaram ao Top 5, completando o &Team.

Com nove membros, o &Team fez sua estreia no dia 7 de dezembro e 2022. EJ é o único coreano, Nicholas é taiwanês e o restante do grupo é japonês. Em um álbum que, sonoramente, não se destacou muito para mim, “Firework” é minha preferida pela vibe pop disco e uma coreografia cheia de energia e super dinâmica. No MV não dá para ver muito, mas tem a versão performance que eu, particularmente, prefiro mais.

Ouça o álbum First Howling: WE completo no Spotify.

CONTINUE? – LUN8 [Debut]

LUN8 (루네이트) foi uma das melhores surpresas de junho. O grupo, que vem da mesma base do ASTRO (아스트로), fez seu debut no dia 15, com o EP “CONTINUE?”. A estreia de Chael, Do Hyun, Eun Seop, Ian, Ji Eun Ho, Jin Su, Jun Woo e Takuma mostra que os meninos têm potencial para movimentar o K-pop.

Uma das titletracks do álbum, “Wild Heart”, é divertida e tem uma batida pop viciante, um refrão com uma pegada mais rock e o toque dos assobios. A combinação deixa o som leve e com uma energia que tem tudo a ver com o verão (lembrando que enquanto estamos no inverno por aqui, na Coreia do Sul é a estação do calor). Já ouviu a versão no It’s Live? Casou muito bem! Além de “Wild Heart”, “XX” e “Live In The Moment” são meus destaques.

Ouça o álbum CONTINUE? completo no Spotify.

THE WORLD EP.2: OUTLAW – ATEEZ

Sempre que penso em ATEEZ, lembro de performances com alto impacto visual. Aliás, para mim, ATEEZ, Stray Kids e TXT representam a tríade do K-pop quando se trata de apresentações para encher os olhos. Coreografias bem elaboradas, presença de palco e domínio dos movimentos. Enquanto TXT prepara uma collab com Jonas Brothers para o próximo mês, Stray Kids e ATEEZ lançaram álbum novo em junho. O mais novo trabalho do ATEEZ é THE WORLD EP.2: OUTLAW, que chegou às plataformas de streaming no dia 16. 

O 9º EP do grupo conta com seis músicas bem distintas e uma titletrack de peso: “BOUNCY (K-HOT CHILLI PEPPERS)”. E já veio com algumas conquistas, como ocupar a primeira posição no iTuns em pelo menos 34 países, conforme o Soompi. “DJANGO” e “Outlaw” são minhas preferidas na tracklist, mas também recomendo “Dune” e “Wake Up”. 

O MV de BOUNCY, assim como muitos outros videoclipes do grupo, capricha na produção e reúne cenas que parecem ter saído de um filme, além de conectar as músicas anteriores por meio do storytelling visual. A coreografia é um espetáculo à parte, com movimentos marcantes, principalmente no refrão, e cheios de energia. A parte do trenzinho, ao som de “slow it down, make it bouncy…” é bem divertida.

Em entrevista ao USA Today, o grupo contou que a inspiração para o nome da faixa-título veio de uma pimenta coreana (청양고추) — famosa no país e bem picante. As referências também aparecem na letra e em movimentos da coreografia. 

Mestres das performances 2

Não é de hoje que Hongjoong, Jongho, Mingi, San, Seonghwa, Wooyoung, Yeosang e Yunho têm presença marcada nas minhas playlists de K-pop. “Halazia”, “Guerrilla”, “WONDERLAND”, “Deja Vu”, “Answer”, “INCEPTION”, “Wave” e “Say My Name” são algumas das músicas que estou sempre ouvindo. 

Assim como Stray Kids, ATEEZ é um dos maiores boy groups para mim. Recomendo ouvir todo o álbum e explorar trabalhos anteriores, se você ainda não conhece o grupo. ❤

Ouça o álbum THE WORLD EP.2: OUTLAW completo no Spotify.

Realiez – Kang Daniel

Que mês movimentado, hein? E ainda tem lançamento que ficou de fora, já que aqui estou reunindo as novidades que mais chamaram a minha atenção. Falando nisso, o próxima da lista é o 4º miniálbum do solista Kang Daniel, que chegou no dia 19 de junho. Realiez tem 5 músicas, incluindo “Wasteland” (pré-release liberado no dia 7 e também sua primeira música 100% em inglês) e a titletrack “SOS”.

Comecei a acompanhar o idol mais de perto em 2020, quando ele lançou o álbum MAGENTA. A primeira música do Kang Daniel que entrou na minha playlist foi “Who You Are”, depois veio  “PARANOIA” (2021) e “Parade” (2022). Desde então, estou sempre de olho em seus novos trabalhos. E só melhora! 

SOS

A faixa-título “SOS” já virou uma das minhas preferidas, assim como Wasteland, Supernova e Liar (praticamente todo o álbum xD). Basta ouvir uma vez para “SOS” começar a se repetir dentro sua cabeça em loop. O MV é uma obra de arte à parte, com o visual de produção cinematográfica inspirada no universo de Mad Max.

“SOS” mantém a sonoridade característica de Kang Daniel, o que, para mim, é um ponto positivo, pois eu gosto do seu estilo artístico. O som da guitarra no refrão dá um toque de drama à melodia, com destaque também para a percussão que acompanha o segundo verso antes da sua voz ganhar potência. 

A letra retrata as influências tóxicas que nos cercam e agem de forma invisível como obstáculos para os nossos sonhos, com “SOS” simbolizando um pedido de ajuda para lidar com isso. A imagem do deserto desolado no MV constrata bem com a mesagem da música. 

Em entrevista para a Billboard, Kang Daniel conta que a ideia por trás do álbum Realiez é trazer uma luz às verdades e mentiras que nos rodeiam, com o intuito de impulsionar o crescimento de cada um.

Ouça o álbum Realiez completo no Spotify.

Broken Melodies – NCT Dream

Além do novo álbum de Kang Daniel, o dia 19 de junho também marcou o lançamento de “Broken Melodies”. Seguindo os passos de SHINee (com “The Feeling”) e EXO (com “Let Me In”) o single do NCT Dream também chega como pré-release. A música estará no 3º álbum do grupo, ISTJ, previsto para 17 de julho, e já conquistou o topo do iTunes por aí. 

“Broken Melodies” explora muitos trechos em inglês, mais do que normalmente ouvimos no K-pop, embora o idioma sempre esteja presente como complemento das letras coreana. A música tem um tom dramático, um ar angelical e uma linha vocal que passa um senso de teatralidade. Também apresenta uma mudança na sonoridade do NCT Dream. Será que o álbum vai explorar novos territórios? Agora é esperar para ouvir. 

Enquanto aguardamos, vou compartilhar o vídeo com a coreografia de “Broken Melodies”, um visual de encantar os olhos (eu fiquei encantada com o que vi). Ah! Vale lembrar também que o grupo tem show marcado aqui no Brasil nesta terça-feira, 4 de julho.

HARD – SHINee

SHINee is back com o álbum HARD — o primeiro do grupo desde que Taemin voltou do alistamento militar, encerrando o ciclo com a participação de todos os membros. Além da titletrack que leva o mesmo nome do disco, a tracklist inclui JUICE, 10X, Satellite, Identity, The Feeling, Like It, Sweet Misery, Insomnia e Gravity.

Parece que o álbum dividiu muitas opiniões por aí, entre os que gostaram da nova sonoridade (principalmente com “HARD”) e os que acham que SHINee perdeu um pouco da sua identidade musical. Eu, particularmente, gostei e recomendo três músicas: “The Feeling”, “Satellite” e “Gravity”. 

Outras faixas também chamaram a minha atenção, inclusive a titletrack, mas o trio conquistou um lugar especial na minha playlist. E agora se une a outras preferidas ao longo desses 15 anos de SHINee — Replay, Ring Ding Dong, Lucifer, Hello, Love Like Oxygen, Sherlock, Selene 6.23, View, An Encore, Good Evening, Chemistry, Countless, Kind, Body Rhythm, I Really Want You, CØDE, Atlantis e muitas mais. 😉

Ouça o álbum HARD completo no Spotify.

PLAY LIST – U-KISS

Se 2022 foi o ano dos girl groups da 2ª geração — 2NE1 no Coachella, 15 anos de Girl’s Generation e KARA, Sistar no Yoo Hee Yeol’s Sketchbook, After School no programa MMTG — 2023 promete marcar a volta dos boy groups da mesma época. Seguindo os passos do SHINee, U-KISS fez comeback inédito com seis membros para comemorar seu 15º aniversário. Teen Top e Infinite também deve trilhar o mesmo caminho no segundo semestre.

O retorno do U-KISS no dia 28 de junho veio com o lançamento do álbum PLAY LIST, contendo seis músicas, e o MV para a titletrack “The Wonderful Scape”. Ao invés de seguir a tendência sonora da maioria dos grupos, U-KISS mantém sua identidade raiz. A primeira metade do EP parece nos transportar para os tempos de outros clássicos como “NEVERLAND” (uma das minhas favoritas), trazendo uma dose de nostalgia. 

“Party Tonight”, “The Wonderful Scape” e “My Favorite” são os meus destaques, principalmente “Party Tonight”, que abre muito bem o disco e nos apresenta novamente todo o potencial do U-KISS e sua identidade musical. Depois disso, o álbum perde um pouquinho de força, mas retoma com “Memories”, fechando a tracklist.

U-KISS é do mesmo ano do SHINee, 2008. De lá para cá, o line-up do grupo passou por algumas mudanças. Apenas Soohyun, Hoon and Kiseop seguem de forma oficial, mas AJ, Alexander e Eli participam do comeback comemorativo. PLAY LIST é o primeiro álbum do U-KISS após quase seis anos de hiato.

Ouça o álbum PLAY LIST completo no Spotify.

Hear me Out – EXO

Para fechar o mês, no dia 30 de junho, EXO (엑소) liberou mais um pré-release do álbum EXIST. Assim como “Let Me In”, o single “Hear me Out” também chegou aos streamings com força, conquistando o topo do iTunes em pelo menos 37 países (incluindo o Brasil).

Se “Let Me In” é uma balada com apelo emocional, “Hear me Out” é aquele tipo de música R&B para relaxar. Ela tem uma vibe meio retrô, old school, que remete à nostalgia sonora dos anos 90. Os dois singles são bons de ouvir, afinal estão na voz do EXO, mas nenhum se destaca, nem ganha pontos para entrar na minha playlist. Agora é aguardar o comeback no dia 10 de julho. Será que teremos surpresas?

* * *

Ufa! Certamente, junho de 2023 foi o mês em que mais ouvi álbuns de K-pop desde que comecei a acompanhar. Abril foi movimentado, maio nem tanto e junho bateu o recorde. Teve muita música boa, som experimental, lançamentos solo e em grupo, enfim, várias novidades para ficar de olho. Entre os destaques que selecionei para este post, “Take Two”, o debut de Ren e do LUN8, além dos álbuns do ATEEZ, Kang Daniel e SHINee foram os que mais me marcaram.

No próximo post, é a vez dos destaques de K-dramas para fechar a série. Até lá, conte para mim quais grupos acompanhou e, se quiser, pode deixar recomendações também. 😉

Deixe um comentário