Chegou às plataformas de streaming nesta sexta-feira, 9, o single “Take Two” do BTS. Mesmo com Jin e J-Hope servindo o exército sul-coreano neste momento, a dupla juntamente com Jungkook, Suga, Jimin, V e RM deixou o lançamento da música como grupo preparado em comemoração ao seu 10º aniversário.
Como um presente para o fandom ARMY, “Take Two” faz uma reflexão sobre a última década desde que a jornada do BTS começou, com um olhar para o futuro ao lados dos fãs. A melodia se apoia no pop acústico, trazendo uma sensação de conforto, ao mesmo tempo em que desperta a nostalgia por ouvir as vozes do septeto na mesma canção.
Afinal, com os alistamentos que ainda estão por vir, temos uma longa estrada até que os sete se reúnam novamente como grupo. Vem comigo?
“Take Two”: from BTS, to ARMY

“Take Two” marca não apenas uma década desde que o BTS fez seu debut em 13 de junho de 2013, mas também um presente especial para o fandom. Quem é ARMY já está acostumado com o mês sempre festivo e cheio de novidades para acompanhar — em forma de fotos, vídeos, performances especiais, mensagens, músicas inéditas e, principalmente, memórias.
Mas “Take Two” deixa a data ainda mais significativa…
Primeiro motivo: Jin e J-Hope estão cumprindo o serviço militar obrigatório e, nos próximos meses, um a um, os outros membros devem seguir a mesma trilha.
Segundo motivo: com o hiato do grupo devido ao alistamento, cada um passou a focar em seus projetos solo, mas mesmo assim prepararam uma surpresa em grupo para que o aniversário não passasse em branco.
Terceiro motivo: a letra — que passou pelas mãos de RM e J-Hope — faz uma reflexão sobre os dez anos de BTS, olhando para o passado e projetando o futuro (depois que todos se alistarem e voltarem em segurança) com os fãs.
Quarto motivo: além do envolvimento de RM e J-Hope no processo, Suga participou da produção de “Take Two”.
Quinto motivo: a letra é uma forma de expressar a gratidão de Jimin, J-Hope, Jin, Jungkook, RM, Suga e V ao fandom.
Trilhas intercaladas
Desde a pausa do grupo, que teve seu último compromisso oficial no concerto Yet To Come in Busan (eu vi *-*), no dia 15 de outubro de 2022, cada membro tem seguido uma trilha diferente.
J-Hope deu a largada com o álbum Jack in the Box, seu próprio documentário J-Hope in The Box e estreia no Lollapalooza, além da collab “on the street” com J-Cole antes de se alistar. Pouco antes de começar o serviço militar, Jin liberou o single The Astronaut em collab com Coldplay. Depois foi a vez de RM lançar o álbum Indigo, seu primeiro trabalho solo, além de participar da série de concertos ao vivo da NPR Music, Tiny Desk.
Em seguida, Jimin fez história ao conquistar o spot mais desejado do Billboard Hot 100 — número 1 — com o hit “Like Crazy” do álbum Face. Se contar a collab para a soundtrack do filme Fast X. Suga seguiu a mesma trilha com o álbum D-DAY (encerrando a trilogia de Agust D), documentário Road to D-DAY na Disney+, embaixador da NBA e turnê solo nos Estados Unidos, Indonésia, Japão, Tailândia, Singapura e Coreia do Sul.
Enquanto se prepara para seu primeiro álbum solo, previsto para julho deste ano, Jungkook subiu ao palco na cerimônia de abertura da Copa do Mundo no Qatar em 2022. V apareceu na série IN THE SOOP: Friendcation da Disney+ e também não deve demorar a lançar seu álbum solo.
Em meio a tantos projetos solo, “Take Two” é a segunda música que o BTS lança em 2023. Lembrando que a primeira foi “The Planet” para a animação sul-coreana Bastions. Além disso, o último álbum do grupo, Proof, chegou há um ano, em 10 de junho de 2022.
Minhas impressões sobre “Take Two” do BTS
Com a participação dos sete membros, “Take Two” carrega uma mensagem de gratidão pelo apoio dos fãs e o desejo de cultivar esse relacionamento para sempre. A melodia resgata um pop acústico agradável de ouvir em qualquer momento — um dia ensolarado ou chuvoso, durante uma pausa ou na viagem, para começar o dia ou após uma longa jornada.
Ouvi pela primeira vez assim que chegou ao Spotify, por volta de 1h da manhã (nosso horário) e já entrou para os top hits do dia, além de conquistar o topo no iTunes US. Depois, passei o dia, enquanto escrevia este post, com a música no replay o tempo todo. Diferente de algumas das últimas produções mais recentes que acompanhei, como “Bite Me” do ENHYPEN (pré-refrão com mixed feelings) e S-Class do Stray Kids (pré-refrão lindo melódico), não tenho um trecho preferido em “Take Two”.
Oh, I’m runnin’ round in a daze We been walkin’ so many ways Feels like my heart’s about to burst Can’t you see the take two? Stories unfoldin’ just for you Youth with you by my side Take my hands now
Aliás, você conhece a expressão “Take Two”? É bem usada nos bastidores da indústria cinematográfica. Take representa a filmagem de uma cena específica, que pode se repetir até o diretor do filme aprovar. A próxima recebe o nome de take two, depois take three e assim por diante. Na música, BTS usa o take two como forma de representar o relacionamento com seus fãs e a vontade de repetir todos os momentos mais uma vez.
Letra
I am so grateful and happy to be with you Let's continue to be happy in the future
Por falar na letra de “Take Two”, depois de falar sobre o caminho trilhado juntos e o desejo de mergulhar em novas experiências, o refrão retribui o amor e o carinho dos fãs. Ao lado do fandom ARMY, o BTS se sente sempre jovem (mesmo com o tempo de espera até o retorno do grupo completo) e enxerga nos olhos de cada fã a luz para iluminar a escuridão.
Em poucas palavras, a letra reflete uma história de amor correspondido entre ARMY e BTS. Assim, “Take Two” reconhece a presença constante dos fãs e seu impacto na trajetória do grupo nos últimos dez anos e nos muito mais que ainda estão por vir.
Melodia
Se a letra expressa uma declaração recíproca de amor, a melodia segue no mesmo embalo com o som acústico guiando as vozes de Jimin, J-Hope, Jin, Jungkook, RM, Suga e V. A sonoridade vem em forma de abraço para confortar o coração no momento em que os fãs do BTS precisam acompanhar o alistamento dos membros e esperar pelo retorno dos sete, talvez, em meados de 2025.
“Take Two” me conquistou desde a primeira vez que ouvi e quanto mais trocava entre o play o replay, mais a música foi crescendo dentro de mim. Depois de olhar a letra, a melodia ganha um significado maior e consegue tocar ainda mais fundo.
“Take Two” faz parte das comemorações daquele momento do ano que toda ARMY aguarda com ansiedade. A estreia do BTS nos palcos foi no dia 13 de junho, mas o tradicional BTS Festa, um evento especial para os fãs celebrado anualmente, começou no dia 1º de junho e vai até 17 de junho — quando os documentários de J-Hope e Suga serão exibidos em cinemas ao redor do mundo. Mesmo sem estar 100% ativo devido aos preparativos para o serviço militar na Coreia do Sul, os meninos seguem movimentando o cenário musical.
E aí, o que achou de “Take Two”? A música já está na sua playlist ou você ficou como eu só no replay?