
Desde sua liberação do serviço militar obrigatório no dia 4 de abril deste ano, Taemin não demorou a voltar para o palco. No mesmo mês, o talentoso maknae do SHINee já organizou seu primeiro fanmeeting — RE:ACT — para reencontrar os fãs depois de 1 ano, 10 meses e 5 dias e concedeu sua primeira entrevista pós-alistamento à revista Teen Vogue.
Taemin conta que, embora seu tempo longe tenha parecido uma eternidade, ele sente que voltou mais forte, teve a oportunidade de se conhecer mais a fundo e aprendeu a viver sua vida melhor. A entrevista original é em inglês, mas vou trazer os principais tópicos para compartilhar com você que, assim como eu, admira esse que é um dos artistas mais completos no K-pop. Vem comigo?
Taemin reencontra fãs em primeiro fanmeeting após serviço militar


Após quase dois anos — 1 ano, 10 meses e 5 dias — Taemin finalmente foi liberado do serviço militar obrigatório. Sua saída no dia 4 de abril deste ano me lembrou da última live do grupo, SHINee World, em 2021. Key, Onew e Minho voltaram do alistamento em 2020 e, no ano seguinte, se reuniram antes do Taemin se alistar. Exatamente dois anos depois (que pareceram uma eternidade para mim também), ele está de volta.
Nem um mês se passou, mas o palco já chamou o idol. Nos dias 22 e 23 de abril, Taemin reencontrou seus fãs pela primeira vez desde o lançamento de Advice, pouco antes de se alistar. O fanmeeting RE:ACT aconteceu no Grand Peace Palace na Universidade Kyung Hee. O canal Walkerscape mostrou os arredores, enquanto as primeiras pessoas começavam a chegar.
Brilho no palco
No palco, Taemin brilhou como se não tivesse deixado para trás a vida de idol nem por um momento sequer. À sua volta, os lightsticks com a ponta em forma de diamante, simbolizando o SHINee, também brilharam, o que deve ter tornando o momento memorável para todos os fãs que puderam acompanhar pessoalmente ou pela plataforma Beyond Live.
O palco é quase uma extensão do seu corpo, porque Taemin é um artista nato, completo e cheio de talento. Estar lá é como um chamado, uma vocação. Não importa o tempo que passe, ele sabe o que está fazendo e a arte que está criando quando assume os holofotes. Basta ver uma apresentação para entender o que eu quero dizer.
Fanmeeting RE:ACT
RE:ACT trouxe um combo para os fãs — mesclando performances, conversas (com reflexões e leitura de cartas dos fãs) e jogos (incluindo desafios populares como I’m Sorry I’m Cute ou 귀여워서 미안해 챌린지 e um breve cover de “Hype Boy”, do grupo NewJeans) — com o objetivo de reacender uma relação que ficou a distância por quase dois anos. Foram quatro encontros, com aproximadamente 1h30 de duração cada.
No setlist, Taemin apresentou os hits “Criminal” (uma nova versão para o fanmeeting) e “Advice”, “Black Rose”, “Snow Flower” e “Hypnosis”, além de um medley com as músicas “Pansy”, “Sad Kids”, “Think of You” (안아줄래), “Flame of Love”, “Rise” (이카루스) e “I Think It’s Love” 사랑인 것 같아. Alguns canais do YouTube compartilharam imagens:
Criminal
Advice
Black Rose
Snow Flower
Medley
Hypnosis
No canal do SHINee, você pode ver o ensaio para “Black Rose”. Taemin se despediu com “I Think It’s Love”, agradecimentos, o sentimento de felicidade pelo reencontro e de amor pelo apoio mesmo depois de quase dois anos longe. Essa música, aliás, é a que o mestre das performances recomenda para a sua playlist pela sonoridade que transmite aconchego.
Reflexões
Em entrevista à Teen Vogue, Taemin conta que decidiu participar do fanmeeting o quanto antes na tentativa de amenizar o tempo que os fãs esperaram pelo seu retorno. Ele lembra da promessa que fez de voltar no Natal em 2022. Porém, com a mudança de posição da banda militar para servidor público, o período de alistamento aumentou. A previsão inicial para sua saída era novembro, mas acabou se estendendo até abril de 2023.
Taemin diz que sentiu urgência e ansiedade de ver os fãs, mesmo sabendo que esse encontro acontecerá em breve com o SHINee (vem novo álbum por aí). Na visão dele, adiar o fanmeeting deixaria os fãs esperando por mais tempo.
Apesar do desejo de rever os Shawols, Taemin não escondeu seu lado emocional durante o RE:ACT. Mesmo com a timidez pelo longo tempo longe e o nervosismo de começar um novo capítulo em sua história, o artista diz que se sente confortável com os fãs. Tem nervosismo, mas é aquele sentimento que faz bem.
Recomeço
Na entrevista, Taemin também falou sobre o que gostaria de tentar de novo com o SHINee e como solista. Para o grupo, o idol quer um conceito estilo SHINee, mas com um toque de novidade, brilho e um ar mais cool, além de uma base inédita de hip-hop com inspiração dos anos 80 e 90. Como artista solo, Taemin gostaria de fazer collabs com outros idols.
O maknae do SHINee agradece aos fãs que esperaram seu retorno (não precisa agradecer, apenas volte para nós ainda mais brilhante do que antes <3) e diz que está ansioso para descobrir o que o aguarda nos próximos capítulos de seu recomeço. Palavras do Taemin: “I will make you feel proud to be a SHAWOL”. (já estamos orgulhosos, não é? ˆ-ˆv)
Taemin relata experiência durante alistamento militar
Assim como Taeyang do BIGBANG, Taemin também passou por momentos difíceis enquanto cumpria o serviço militar obrigatório. Ele descreve o hiato como doloroso e extenso, como se não tivesse fim. Apesar das dificuldades e do longo tempo fora, o idol também atribui à experiência a chance de se tornar uma pessoa mais forte.
“Mas então aquele tempo longe, que parecia uma eternidade, acabou. Sinto que fui capaz de voltar como uma pessoa mais forte… Sinto que a base interior do ser humano Lee Taemin se tornou mais forte.”
Taemin em entrevista à Teen Vogue
Pouco antes de se alistar, Taemin lembra que teve um flash de memórias do passado, como se estivesse dando adeus a tudo que tinha vivenciado até então. O sentimento de vazio se mesclava com a agenda cheia ao lado do SHINee, a produção do álbum Advice, a Taemin: live N.G.D.A e os últimos preparativos como idol antes de deixar o palco temporariamente.
Seja como for, apesar das dificuldades, Taemin também encontrou uma oportunidade para se tornar uma pessoa mais forte, se firmar e ser capaz de se reerguer. Agora ele se vê mais maduro e mais preparado para lidar com as adversidades, sem desmoronar facilmente.
Autoconhecimento
Fora dos holofotes, o idol também conseguiu manter um olhar mais reflexivo e objetivo sobre si mesmo, o que possibilitou que ele descobrisse que tipo de pessoa é. Hoje Taemin reconhece com mais facilidade o que é difícil para ele, o que causa estresse, o que o motiva, o que o deixa feliz e o que traz aquela sensação de realização.
O tempo que passou no exército fez o Taemin perceber que levava uma vida agitada e com a agenda sempre cheia, sem parar para viver sua vida ou até mesmo refletir sobre seus hobbies. Acho que todos nós já passamos por esse momento de olhar para trás e avaliar como gastamos o nosso tempo, se foi significativo de alguma forma ou se simplesmente seguimos o fluxo sem pensar. Pelo menos, eu já pensei e ainda penso sobre isso. Então, posso me relacionar um pouco. *-*
Por fim, Taemin reconhece que aprendeu a viver melhor sua vida — seja se dedicando a um hobby, fazendo uma atividade, aprendendo algo novo, encontrando os amigos ou comendo algo bom — graças ao hiato. Se antes seus olhos estavam voltados apenas para o palco, agora seu campo de visão ampliou e acompanha com mais atenção o que acontece ao seu redor.
A entrevista completa em inglês está disponível no site da Teen Vogue.