
Taemin is back and so am I! Depois de quase dois anos fora dos palcos, Taemin está finalmente voltando para o lugar ao qual pertence — admirado solista, dançarino talentoso, mestre das performances, maknae do SHINee e dono de um cantinho especial nos nossos corações.
E com o seu retorno, eu também estou de volta ao blog após passar algum tempo afastada. Ainda não sei como será a frequência de postagens, mas tentarei seguir os passos do Taemin e fazer o melhor que eu puder. 😉
A breve trajetória de Taemin no serviço militar
Nunca vou me esquecer da data 31 de maio de 2021, quando Lee Taemin deixou o SHINee temporariamente para cumprir o serviço militar obrigatório. Foi um dia que, apesar de conhecer as regras da Coreia do Sul, parecia que não ia chegar. Pelo menos não para o Taemin. Olhe para ele! Consegue visualizar um artista como ele servindo o exército? Para mim, seu lado artístico é tão forte que contrasta com a imagem que tenho de soldados.
Seja como for, em maio ele entrou para a banda militar e no meio do caminho passou para a área de serviço complementar como servidor público. De acordo com um comunicado emitido pela SM Entertainment, agência do SHINee, a troca possibilitaria uma rotina um pouco mais tranquila, com folgas agendadas e o tratamento adequado para a sua saúde mental. Vida de artista não é fácil, não é mesmo? Imagina então colocando o exército no meio de tudo.
Com a transferência, o tempo de serviço militar acabou se estendendo, o que liberou o Taemin agora no dia 4 de abril de 2023. Nem bem voltou para o SHINee e o Taemin já ganhou os holofotes no Twitter. De acordo com informações do portal allkpop, #TAEMINisback_DDAY alcançou o primeiro lugar entre os trendings topics da rede social. E o que dizer da própria contagem regressiva que ele começou? Como não admirar? ❤
Demorou, mas a boa notícia é que o Taemin é o último membro do SHINee a se alistar no exército. Lembra do comeback com Don’t Call Me e Atlantis e da inesquecível live do grupo quando as apresentações presenciais ainda estavam dispensadas? Na época, Onew, Minho e Key já tinham cumprido seus deveres.
Serviço militar é obrigatório na Coreia do Sul?
Todos os homens que nascem na Coreia do Sul precisam cumprir o serviço militar. As mulheres não precisam, mas podem se voluntariar se quiserem. A obrigatoriedade começou em 1953, quando o país entrou em guerra com a vizinha Coreia do Norte. Mesmo sem sinal de ataques desde então, o governo optou por manter a exigência devido aos conflitos políticos constantes entre Coreia do Sul e Coreia do Norte.
Então, a partir dos 18 anos, todos os homens nascidos no país e que estejam fisicamente aptos devem servir. Tem que parar faculdade, trabalho, vida de idol, o que for. A única exceção aparentemente é para atletas que se destacam em grandes eventos esportivos.
Até 2020, o alistamento poderia ser adiado até os 28 anos. Porém, com o sucesso global do BTS, um projeto de lei passou a permitir que celebridades com “destaque em cultura e arte” adiem a ida ao exército até os 30 anos. Em 13 de dezembro de 2022, Jin foi o primeiro membro do grupo a se alistar. J-Hope é o próximo.
Ao pesquisar sobre o tema, encontrei dois vídeos no canal da Midori. O primeiro traz diversas curiosidades sobre o serviço militar sul-coreano, enquanto o segundo compartilha um pouco do dia a dia de quem serve o exército.
O tempo de alistamento varia conforme o serviço e pode se estender até 24 meses, ou seja, dois anos. Entre as possibilidades nas forças armadas, tem o exército, marinha, fuzileiros navais, aeronáutica, reservas e civis. E até três férias são permitidas, além de visitas esporádicas da família e de amigos.
Expectativa para o retorno do Taemin e do SHINee
Em dezembro de 2022, Minho liberou o single Chase e ofuscou os holofotes no k-drama da Netflix The Fabulous. Recomendo para quem gosta do universo da moda e de uma roda de amigos que inspira pelo apoio nos momentos mais difíceis.
Em 13 de fevereiro deste ano, Key lançou uma versão repaginada de seu segundo álbum com a adição da música Killer, mantendo a vibe retrô e a sonoridade que lembra os anos 80 de seus últimos trabalhos, além do KEY CONCERT – G.O.A.T. (Greatest Of All Time) IN THE KEYLAND. No dia 6 de março, foi a vez do Onew apresentar seu primeiro álbum solo Circle e a turnê O-NEW-NOTE.
Em 2022, já tivemos um gostinho de que vem algo por aí com o vídeo comemorativo dos 14 anos de SHINee e o teaser final: 2023 SHINee is back. No início do ano, a SM divulgou uma série de vídeos com o intuito de compartilhar os planos para 2023. Entre as promessas, tem previsão de novo álbum do SHINee e a volta do SuperM com Taemin. De acordo com especulações no Reddit, vem álbum solo do Minho e do Taemin, além de turnês.
Vale lembrar que em maio o SHINee comemora 15 anos de carreira. Você acompanhou o cenário do K-pop no ano passado? Tivemos celebração especial de aniversário de Girl’s Generation e Kara, reunião do 2NE1 no Coachella e comeback do Sistar no Yoo Hee-yeol’s Sketchbook. Assim como 2022, este ano também promete momentos marcantes para grupos lendários.
Mas o que importa agora é Lee Taemin is back, back, back! Welcome back, Taemin! Quem mais aí está na empolgação como eu? ❤