K-Pop · Música

ENHYPEN lança “Dimension: Dilemma” com collab do TXT e nova sonoridade

Em menos de um ano desde o debut em novembro de 2020, o ENHYPEN já vem deixando o seu legado no k-pop. O grupo foi formado durante o reality I-Land, que teve o seu último episódio em setembro do mesmo ano. Jungwon, Jay, Jake, Ni-ki, Heeseung, Sunghoon e Sunno saíram do programa direto para o estúdio da Belift Lab, onde gravaram o miniálbum “Border: Day One”, e preparam um showcase para o fandom (ENGENE). 

Quatro meses depois, os meninos lançaram outro miniálbum, “Border: Carnival”, uma continuação do primeiro trabalho. Nesta terça-feira, 12, pouco antes de completar um ano, o septeto traz o seu primeiro álbum de estúdio “Dimension: Dilemma”. E com direito à collab com o Yeonjun do TXT. Neste post, vou compartilhar o que eu achei. Vem comigo!

ENHYPEN faz comeback com pezinho no rock

ENHYPEN faz comeback com álbum "Dimension: Dilemma"

Seguindo os mesmos passos dos seus seniores — ninguém mais, ninguém menos do que o BTS — o ENHYPEN está sempre compartilhando algo novo. Fotos, posts nas redes sociais e músicas. Dessa vez, o grupo está de volta com um álbum inteiro. Depois de “Border: Day One” e “Border Carnival”, agora é a vez de “Dimension: Dilemma” — com oito músicas inéditas, incluindo a faixa-título “Tamed-Dashed”.

Vale lembrar que seis dos sete integrantes testaram positivo para o exame de Covid-19, indicando para um possível atraso no comeback. No entanto, os meninos se recuperaram rápido e voltaram com todo o gás. 

Conceito

O primeiro teaser chegou no dia 17 de setembro, com um clipe da faixa de abertura “Intro: Whiteout”. No vídeo, entramos no clima de praia e já mergulhamos um pouco no mood do novo álbum. Além disso, o ENHYPEN aproveitou para apresentar o conceito por trás da produção, que foi dividido em três temas: Scylla, Charybdis e Odysseus (todos parte da mitologia grega).

De acordo com a mitologia, Scylla era uma ninfa que foi transformada em um monstro marinho. Assim como Scylla, Charybdis também era uma criatura marinha protetora do mar. Alguns dizem que ela representava os turbilhões lançados ao mar por Poseidon. Já Odysseus é um personagem das obras “Ilíada” e “A Odisseia”, de Homero, e cumpriu um importante papel na Guerra de Troia.

Cada conceito ganhou imagens individuais e em grupo, além de teasers em vídeo. Scylla traz um visual mais sombrio e com cenas que carregam um ar de mistério. Charybdis já segue outro rumo, mais leve, colorido, divertido e no maior estilo de férias no campo. Para fechar, Odysseus mergulha no clima de praia e amizade.

No dia 4 de outubro, o ENHYPEN divulgou a tracklist do álbum “Dimension: Dilemma”. Além da title track “Tamed-Dashed”, o disco inclui a abertura “Intro: Whiteout” e o encerramento “Interlude: Question”, as faixas “Upper Side Dreamin'”, “Just a Little Bit”, “Go Big or Go Home”, “Attention, Please!” e a collab “Blockbuster” com Yeonjun do TXT. A lista veio com um clipe, que trazia uma prévia de cada música e inserts dos meninos nas gravações dos conceitos.

Para fechar os teasers, poucos dias antes do lançamento, o grupo também liberou dois teasers em vídeo para a faixa-título “Tamed-Dashed”. O primeiro com imagens dos meninos se divertindo na praia com uma bola de rugby. O segundo mergulha no clima escolar, com direito à competição entre amigos e uma provinha da coreografia.

Bastidores

"The world I experienced after our debut was much more complicated. I wanted to improve my skills as a member of ENHYPEN, but I also needed personal time. Besides, I wanted to receive lots of love and at the same time, I felt the desire to be free from the eye of the public. These are the emotions I conveyed"

Desde o seu debut, o ENHYPEN parece gostar de mimar seus fãs (fofo, né?). Para apresentar o álbum “Dimension: Dilemma”, os meninos prepararam um showcase, além da tradicional coletiva de imprensa. Se os discos anteriores falavam sobre a trilha rumo ao estrelato, o novo trabalho explora o conceito de múltiplas dimensões, desejos mais profundos e o dilema de buscar a sua identidade em meio a isso tudo.

O líder Jungwon explica bem o conceito ao falar do dilema da fama. Ao mesmo tempo em que a vida de trainee tinha seus desafios, o debut trouxe novas experiências, com altos e baixos. Sem contar a busca pelo equilíbrio entre a vida dentro e fora dos palcos. Aliás, a faixa-título trata disso, o dilema entre ser dominado (“tamed”) pelos desejos ou pela frustração (“dashed”).

Vale destacar que o ENHYPEN quebrou seu próprio recorde durante a pré-venda do álbum “Dimension: Dilemma”. Ao todo, foram mais de 600 mil cópias vendidas, enquanto “Border: Carnival” chegou à marca de 400 mil discos.

Impressões sobre “Dimension: Dilemma” do ENHYPEN 

ENHYPEN faz comeback com álbum "Dimension: Dilemma"

O álbum “Dimension: Dilemma” é mais uma prova da versatilidade de poucos grupos no k-pop. E o ENHYPEN, definitivamente, é um deles. Isso fica evidente se a gente analisa as title tracks dos últimos álbums. “Given-Taken” mistura pop com hip hop e uma sonoridade sombria. “Drunk-Dazed” mescla pop com rock dançante. “Tamed-Dashed” também é pop, mas tem um pezinho no rock, só que com uma pegada mais leve e divertida. 

A primeira palavra que me vem à mente, se eu tivesse que escolher uma para descrever o álbum, seria refreshing. Não sei bem como traduzir para algo que faça tanto sentido quanto faz em inglês. Assim como os discos anteriores, “Dimension: Dilemma” não decepciona e, mais uma vez, mostra um outro lado musical do ENHYPEN. E segue a mesma estrutura de faixas, que já conhecemos, com abertura e encerramento contando a história da trajetória do grupo.

“Tamed-Dashed” 

“Tamed-Dashed” é um pop rock animado, que nas primeiras notas já transmite uma sensação de liberdade e alegria pela batida enérgica. É uma música que exalta o clima de verão, a amizade e a juventude. É revigorante de ouvir e repetir, sem parar, com um refrão cativante e cheio de energia. A sonoridade me lembrou um pouco o som mais recente do TXT, como “LO$ER=LO♡ER” e “0X1=LOVESONG”. Não me conquistou de primeira, mas comecei a gostar quando ouvi pela segunda vez em diante.

"You're trapped by the same choices
You’re frozen not knowing what to do
Then take my hand and run"

A letra dá sequência à história que o ENHYPEN vem contando desde a sua formação. Primeiro a trilha para ganhar os holofotes. Depois o mix de sentimentos quando o grupo conhece e experimenta a fama. Por fim, o dilema entre o anonimato e a vida de uma celebridade.

MV de “Tamed-Dashed”

O MV de “Tamed-Dashed” aposta em um conceito mais divertido e leve, em contraste com a vibe de “Give-Taken” e seguindo a mesma linha de “Drunk-Dazed”. O vídeo começa no corredor de uma escola ou universidade, com os meninos vestindo uniformes no estilo americano. Os takes mesclam cenas da vida escolar com cenas na floresta, na praia e no maior clima de diversão em um jogo de rugby (ou futebol americano?) entre amigos.

"The kick-off dance using the football and the fanning dance are the key dance moves"

Eu sempre fico de olho nos passos de dança, porque a coreografia é um dos elementos que mais me atrai no k-pop. Comparando com os movimentos das faixas anteriores, “Tamed-Dashed” parece mais fácil de assimilar. Eu gosto bastante da complexidade de “Drunk-Dazed”, mas achei a coreografia interessante, incluindo a bola e uma dança em leque.

Outras músicas da tracklist 

O álbum “Dimension: Dilemma” é composto por oito faixas, que transitam bem entre diversos gêneros musicais — do rock ao pop, R&B e hip hop. “Intro: Whiteout” abre o disco com uma narração de Jake, como vimos nos discos anteriores. A próxima da lista é “Upper Side Dreamin'”, um eletrofunk com uma sonoridade agradável de se ouvir. 

“Just a Little Bit” tem um som mais suave, desacelerando um pouco o ritmo frenético do álbum. É uma boa música para um dia de chuva ou um dia em que você não quer fazer nada, apenas se perder em pensamentos. “Go Big or Go Home” tem uma pegada house music, uma das minhas preferidas quando ouvi o disco pela primeira vez. Além disso, o nome representa bem o conceito de “Dimension: Dilemma”.

“Blockbuster” também entra na minha de lista de favoritas do álbum. A música marca a primeira colaboração entre ENHYPEN e TXT. Quem divide a linha vocal com os meninos é o Yeonjun. Assim como a title track “Tamed-Dashed”, a sonoridade tem um pezinho mais forte no rock e também no hip hop. “Attention, Please!” se junta ao gênero rock pop, com credenciais do rock alternativo similar a som de Celebrity Skin do Hole ou Drain do Nirvana, por exemplo.

Para fechar e manter a assinatura do ENHYPEN, “Interlude: Question” segue a mesma linha da primeira música do tracklist. Mais uma narração de Jake, que dá o fechamento para a história que o álbum quer contar.

Mais uma vez, ao menos para mim, ENHYPEN não decepciona e mostra o quão versátil pode ser como grupo no k-pop. Eu gostei mais da seleção de músicas ao ouvir pela segunda vez, mas enquanto escrevo este post, já dei play e replay — principalmente em “Tamed-Dashed”, “Go Big or Go Home”, “Blockbuster” e “Attention, Please!”. A história e o conceito por trás de todo comeback do ENHYPEN também é algo que sempre me faz esperar para conferir o que Jungwon, Jay, Jake, Ni-ki, Heeseung, Sunghoon e Sunno têm a oferecer.

O que você achou do primeiro álbum de estúdio do ENHYPEN? Se ainda não teve a chance ou quer ouvir de novo, todas as músicas estão no Spotify!

Deixe um comentário