K-Pop · Música

Lisa entra no clima da Tailândia e anuncia “LALISA” ao mundo em carreira solo

Cena no MV de LALISA para debut solo de Lisa (Blackpink) no K-Pop

[Atualizado em 12 de setembro] Seis meses após o debut solo de Rosé, chegou a vez de outra integrante do Blackpink brilhar nos holofotes da carreira solo. Quem segue os mesmos passos agora é a Lisa. Sua estreia como solista era uma das mais aguardadas do ano, pelo menos para mim. Em seu álbum de estreia, a rapper apresenta dois singles — a faixa-título que leva o seu nome “LALISA” e traz referências à Tailândia (sua terra natal) e “MONEY”. 

Vi o MV assim que foi liberado no YouTube, durante a madrugada, e depois ouvi as duas músicas no Spotify para compartilhar as minhas impressões com você. Passei o dia pensando se deveria fazer um review ou não e cá estou. Então, se você quer saber o que eu achei, continue aqui comigo. E boa leitura!

Dos teasers ao topo do iTunes pelo mundo afora

Depois de Jennie e Rosé, Lisa chegou chegando com o lançamento de sua carreira solo. Se você não sabia o nome dela até agora, não se esquecerá mais. 

"Remember my name that's standing right in front of you
Love you some L-A-L-I-S-A..."

Afinal, não apenas o álbum de estreia leva o seu nome, como também a title track e vários trechos da música. O primeiro teaser da sua carreira solo foi liberado no dia 23 de agosto, com um pôster anunciando a vinda de Lisa — coming soon… E quem é fã de Blackpink (Blinks), já estava na espera depois que a Rosé deu os seus primeiros passos como solista.

Alguns dias depois, a YG Entertainment finalmente revelou que o aguardado debut solo de Lisa seria no dia 10 de setembro. A partir daí, a contagem regressiva veio com uma série de  imagens e quatro teasers no formato de vídeos — primeiro, segundo, terceiro e quarto.

Teaser para debut solo de Lisa (Blackpink) no K-Po com tracklist

No dia 5 de setembro, veio a tracklist, revelando duas músicas — “LALISA” e “MONEY” e suas versões instrumentais — para o primeiro álbum solo da rapper. Além disso, a YG anunciou uma live que será transmitida pela NAVER NOW no dia 14 de setembro para promover o single “LALISA”.

Aliás, seguindo os passos de Rosé, a estreia de Lisa começou quebrando recordes no iTunes pelo mundo afora. De acordo com o portal Soompi, a música alcançou o topo das paradas da plataforma em mais de 60 países, sem contar a marca de mais de 64 milhões de views em 20 horas desde o lançamento do MV no YouTube. E por falar na rede social, o debut solo de Lisa traz mais um marco para o Blackpink, que se viu o seu canal se transformar no mais seguido — com mais de 60 milhões de inscritos.

Um dos dias mais aguardados do ano: debut solo de Lisa

Cena no MV de LALISA para debut solo de Lisa (Blackpink) no K-Pop

No dia 10 de setembro, Lisa lançou o seu primeiro álbum solo e também o MV do single “LALISA” logo após uma live com contagem regressiva na plataforma Naver. Com referências às suas raízes tailandesas e também usando o seu nome no álbum e na faixa-título, Lisa vê na carreira solo a oportunidade de mostrar ao mundo quem ela é. Além de mostrar aos blinks outro lado seu — um lado ainda mais cool e com ênfase em suas habilidades como rapper. 

“LALISA”

"You cannot see me, even though I show you all my ways (No)
From Thailand to Korea, and now here, went for the throat (The throat)
Being the greatest of all time ain't fantasy (Woo!)
Jet black and pink crown belongs to we (BLACKPINK!)
Lalisa, Lalisa, Lalisa, I am standing above the sky
Lalisa, Lalisa, Lalisa, they want me
Lalisa, Lalisa, Lalisa, catch me if you can
Lalisa, Lalisa, Lalisa, Lalisa, Lalisa"

Este é um dos versos da música pela tradução em inglês. E o “Lalisa, Lalisa, Lalisa…” se repete como um mantra ao longo da letra. A mensagem é clara, Lisa está se apresentando para o mundo como solista e rapper. Ela quer ser lembrada não apenas como parte do grupo Blackpink, mas também como Lalisa. Tente ouvir mais de uma vez e não ficar com o nome dela em loop na sua mente. É um desafio!

Letra

Por trás da letra, nomes de produtores e compositores já conhecidos como Teddy Park (sempre ao lado de Blackpink), Bekuh Boom (responsável por alguns dos versos de rap de Lisa), além de R. Tee, 24 e Vince (nomes que você deve ter visto no The Album).

Senti falta de ver o nome da própria Lisa e também de uma mensagem na letra. Afinal, como rapper e com a bagagem de um dos maiores grupos do momento, a sua participação ao menos nos versos de rap é um caminho natural. Sem contar que o single leva o seu nome real, então seria legal ver mais da sua história sendo cantada e menos repetições do seu nome.

Melodia

Já a melodia destaca o hip hop e mergulha em referências sonoras da Tailândia — terra natal de Lisa — que também inspirou o visual em algumas cenas do MV. Este é o ponto alto, aliás, mas para por aí. Parece que falta algo para deixar a música completa. É difícil se deixar envolver e curtir o som. E eu falo isso como alguém que admira o trabalho da Lisa e, claro, Blackpink. Acredito que se ela não estivesse no auge da carreira com o grupo e não tivesse uma base tão grande ed fãs internacionais, o single tinha grandes chances de passar despercebido.

MV de “LALISA”

Se faltou o fator “wow” na música, o MV cumpriu bem esse papel. Os teasers já sinalizaram para algo grandioso. E o clipe confirmou uma mega produção visual de efeitos, figurino e coreografia — com direito a pole dance, looks pra lá de poderosos e trocas de cenários. Com a presença de palco que a Lisa tem, em seus momentos solo nas turnês ou quando está com o Blackpink, não faltaram motivos para dizer “wow” durante todo o MV.

Isso aliado à fama de Lisa e do grupo Blackpink levou a estreia para outro patamar. De acordo com o portal Soompi, o MV alcançou mais de 70 milhões de views (70.368.743) nas primeiras 24 horas no YouTube. Os números representam um recorde — como o MV de um solista mais visto em 24 horas. Sem contar o alcance de 100 milhões de views mais rápido para um solista na história do YouTube.

“MONEY”

Assim como “LALISA”, a B-side “MONEY” mantém o hip hop como destaque, lembrando (e muito) músicas de rappers como Cardi B, Doja Cat e Nick Minaj. A melodia tem uma vibe mais próxima do estilo americano, enquanto a letra traz o dinheiro como tema, sempre recorrente nesse tipo de som. Isso não é um problema, mas não tem nada de novo e que já não tenha sido cantado por aí. Seja como for, em entrevista ao site da Billboard, Lisa disse que gostou da música assim que ouviu pela primeira vez e pediu para incluir em seu álbum de estreia.

Os primeiros passos solo na visão de Lisa

Cena no MV de LALISA para debut solo de Lisa (Blackpink) no K-Pop

“Because this is my first solo album, and also because the title of the album is my name ‘Lalisa’, it holds a lot of meaning for me… I wanted to show the coolest side of myself through. I wanted to show myself, Lalisa, exactly as I am, which is why I ended up using this title… I think it’s a song that can really show the strength of my name and my confident side. I hope that people will hear the song and think, ‘Wow, this is it. This is something only Lisa can do.”

Durante uma coletiva de imprensa online, Lisa falou sobre os preparativos para a carreira solo e o álbum “LALISA”. Foi somente na gravação do MV que ela se deu conta do novo caminho que estava prestes a começar a trilhar. Para Lisa, pisar no palco como solista para apresentar um álbum que leva o seu nome tem um significado enorme. É a oportunidade de mostrar um outro lado artístico e cheio de confiança.

A ideia de usar referências tailandesas partiu de Lisa. Afinal, como diz a música “da Tailândia para a Coreia do Sul”, suas raízes fazem parte de quem ela é. Por isso, tanto a melodia quanto o visual no MV trazem essa vibe. Embora Lisa tenha fama por memorizar coreografias facilmente (na Billboard ela fala mais sobre isso), das simples às mais complexas, além de se destacar no K-pop pela dança, ela diz que “LALISA” tem passos fáceis de acompanhar.

Bastidores

Para acompanhar os seus primeiros passos na carreira solo, Rosé, Jennie e Jisoo marcaram presença no set do MV. Apesar do nervosismo pela estreia solo, Lisa se divertiu durante as gravações enquanto interpretava o papel de personagens como uma policial e uma dançarina de pole dance. Sem contar suas duas cenas favoritas: com roupas inspiradas na cultura tailandesa e no meio do deserto em um dia ensolarado. 

E por falar em novos desafios, Lisa disse que não está de olho em recordes, mas em realmente mostrar um outro lado seu como artista e agradar aos fãs. 

Performances

Logo após o lançamento do seu álbum solo, Lisa guardou a primeira performance de “LALISA” para o The Tonight Show com Jimmy Fallon — o mesmo programa que sempre traz apresentações inesquecíveis do BTS. Com muito brilho, confiança e um palco cheio de dançarinos, a rapper mostrou a coreografia completa pela primeira vez.

E no dia seguinte, Lisa compartilhou um novo vídeo Special Stage para mostrar a performance de “LALISA” mais uma vez. Com sua presença de palco sempre marcante, ver a coreografia nunca é demais, mesmo que a música não esteja no mesmo patamar do seu carisma e das suas habilidades.

Enfim, demorou mas o debut solo da Lisa finalmente aconteceu. Fiquei feliz por isso, ao mesmo tempo em que o sentimento de decepção foi inevitável. Rosé e Lisa são as integrantes do Blackpink que eu mais admiro. Enquanto a Rosé trouxe músicas que me conquistaram desde o início, Lisa entregou um álbum que deixou a desejar pelo potencial que poderia ter (ao menos para mim, acho que a YG poderia ter feito melhor). Nem “LALISA”, nem “MONEY” emplacam na minha playlist, mesmo depois de ouvir mais de uma vez. 

O álbum solo da Lisa pode não entrar na minha playlist (pelo menos agora), mas eu tenho uma lista cheia de músicas chiclete no K-pop para você ouvir. Aproveite!

Deixe um comentário