Dicas · Veggie life

Por que os cosméticos orgânicos são os melhores para você, os animais e o meio ambiente?

Ilustração verde com flores para representar os cosméticos orgânicos

De uns anos para cá, o mercado de cosméticos orgânicos, naturais e veganos tem ganhado destaque entre as pessoas que buscam um estilo de vida mais saudável e sustentável. Isto é, a partir do consumo consciente de ingredientes que unem beleza, saúde, bem-estar e a preocupação com os impactos ao meio ambiente. 

Esse movimento verde tende a crescer ainda mais, de acordo com um estudo da Grand View Research, que projeta a movimentação de $25,11 bilhões até 2025 no setor de produtos ecologicamente corretos. Embora eu seja vegetariana, aos poucos estou fazendo a transição para produtos mais benéficos para mim, para os animais e para a natureza. Por isso, reuni neste post as principais informações sobre os cosméticos eco-friendly. Vem comigo!

O que são cosméticos orgânicos?

Antes de começar a pesquisar sobre produtos de beleza ecologicamente corretos, conhecia apenas os veganos. O que eu não esperava era que um novo mundo se abrisse, com muito mais opções do que eu imaginava. E foi assim que eu cheguei aos cosméticos orgânicos e descobri como ele é diferente dos naturais e veganos. 

Por definição, os produtos orgânicos são feitos a partir de ingredientes naturais certificados, seguindo os princípios da sustentabilidade. Ou seja, sem resíduos prejudiciais à natureza e compostos químicos que podem causar alergias ou acarretar doenças (derivados de petróleo, parabenos, corantes e por aí vai). 

Cosméticos orgânicos, naturais, veganos ou cruelty-free?

O que muita gente não sabia, inclusive eu quando comecei a transição, é que nem todo produto natural é orgânico. E o mesmo pensamento vale para cosméticos veganos. Porém, um cosmético orgânico sempre será natural e vegano. 

Mesmo com diferenças, todos têm como principal objetivo reduzir o uso de componentes químicos e oferecer uma alternativa mais sustentável. Para ficar mais claro, vou compartilhar em detalhes cada um deles.

Cosméticos orgânicos

Mesa com escova e sabonetes artesanais, cosméticos orgânicos

Além de contar apenas com ingredientes naturais, a base dos cosméticos orgânicos é guiada pelo cultivo sustentável e pelo uso de matéria-prima livre de agrotóxicos e sem adubos sintéticos. Esse método segue os processos biológicos naturais, que se ajustam à realidade local, e ainda promove a restauração da biodiversidade.

A composição, geralmente, inclui óleos essenciais puros — com propriedades regenerativas, hidratantes e antioxidantes — e extratos de plantas. 

Além disso, pelo menos 95% dos elementos devem ser certificados como orgânicos, conforme prevê o IBD, enquanto os 5% restantes podem incluir água e ingredientes naturais. Já para a Ecocert, o percentual varia entre 70% (mínimo) e 95% (máximo). Muitos cosméticos orgânicos, inclusive, trazem selos da Ecocert e IBD, entre outros, em seus rótulos.

Benefícios dos cosméticos orgânicos

A principal vantagem é a própria composição, livre de ingredientes nocivos à saúde e ao meio ambiente. Sem testes em animais ou componentes de origem animal. E com o uso de óleos essenciais puros, suas propriedades são conservadas ao máximo, trazendo benefícios para a produção de células na pele de forma natural e mais rápida.

Cosméticos naturais

Frasco com essências naturais, presente em cosméticos orgânicos e naturais

Os cosméticos naturais passam por uma produção menos industrial, sem o uso de fragrâncias ou corantes sintéticos. A base deve conter ao menos 95% de ingredientes naturais (sendo 20% de origem orgânica para ganhar o selo). Entre eles, extratos vegetais, óleos essenciais e pigmentos naturais.

Já os outros 5% podem incluir substâncias sintéticas permitidas tanto pela Ecocert quanto pelo IBD. Alguns elementos são estritamente proibidos, como parabenos, petrolatos, triclosan, PEGs, BHA, BHT, lauril sulfato de sódio, silicones, corantes e fragrâncias sintéticas, entre outros.

Embora a fórmula priorize insumos naturais, não está isenta de componentes que podem causar reações como alergias. Ingredientes de origem animal (leite e mel, por exemplo), assim como testes em animais, também são liberados desde que não causem sofrimento.

Cosméticos à base de produtos naturais

Ao ir em uma farmácia, supermercado ou loja especializada em cosméticos, você pode encontrar no rótulo a frase “à base de produtos naturais”. Se isso acontecer, desconfie! Normalmente, a fórmula utiliza apenas uma pequena porcentagem de ingredientes naturais e pode incluir componentes da lista de proibidos.

Benefícios dos cosméticos naturais

Entre as vantagens dos produtos naturais, está o uso de elementos naturais em 95% da sua fórmula, o que ajuda a preservar a nossa saúde. Às vezes até diminuem ou eliminam alergias. O meio ambiente, por sua vez, sofre menos impactos negativos quando comparado aos efeitos dos cosméticos convencionais.

Cosméticos veganos

Plaquinha vegan para os cosméticos veganos, diferentes dos cosméticos orgânicos

Como o próprio nome já indica, os cosméticos veganos não usam qualquer tipo de ingrediente de origem animal, nem permitem testes (procure pelo selinho cruelty-free). Entre os componentes que não fazem parte do rótulo desses produtos estão: mel, cera de abelha, leite, colágeno, lanolina, gordura animal, tutano, colágeno, gelatina e albumina.

A base da fórmula dá preferência para o uso de minerais, argilas, ervas aromáticas e extratos vegetais. No entanto, isso não significa que eles sejam naturais ou orgânicos, já que podem conter ingredientes com agrotóxicos, por exemplo. 

Cosméticos cruelty-free

Imagem de cachorro, que representa os cosméticos cruelty-free, outra categoria além dos cosméticos orgânicos

Por fim, existe ainda a categoria dos cosméticos cruelty-free. Ao contrário do que muitas pessoas pensam (eu era uma delas), esses produtos não são necessariamente veganos. Mesmo que testes em animais não sejam permitidos, a fórmula pode trazer ingredientes de origem animal. Para consultar quais marcas se encaixam, eu sempre uso a lista do Projeto Esperança Animal (PEA).

Por que os cosméticos orgânicos são melhores?

Se você chegou até aqui, já deve ter a resposta na ponta da língua. Claro que a escolha entre cosméticos orgânicos, naturais e veganos depende do grau de consciência de cada pessoa e também das condições financeiras. Afinal, quanto mais benéfico para a saúde, mais pode custar ao seu bolso.

Mesmo sendo mais caros, o custo-benefício compensa. O que vale mais, a saúde ou o dinheiro que você pode recuperar depois cuidando melhor do seu corpo?

Qualquer categoria dessa lista já significa um passo à frente, em direção a um mundo mais verde e sustentável. No entanto, os orgânicos trazem uma vantagem significativa única. Além de benéficos para a nossa saúde, sua fórmula faz bem para o meio ambiente, prioriza o bem-estar animal e ainda oferece um estilo de vida mais saudável para você.

Não preciso nem falar dos cosméticos convencionais, né? Em busca de resultados (e lucro), os ingredientes utilizados podem causar impactos negativos ao longo prazo. A lista de componentes prejudiciais é grande. Fique de olho no rótulo quando aparecer: amianto, BHA, BHT,  chumbo, lauril sulfato de sódio, parabenos, petrolatos, parafina, entre outros. 

Qualquer hora, posso fazer um post bem completo sobre isso. Mas antes preciso pesquisar mais para poder compartilhar com você. Como estou na fase transição, esse universo ainda é relativamente novo para mim. 

Quais as principais marcas de cosméticos orgânicos, naturais e veganos?

Para completar, quero deixar dicas de algumas marcas de produtos naturais, veganos e orgânicos que conheci (e estou conhecendo). Nada melhor do que ter uma ajuda extra nessas horas, não é mesmo? De nada adianta falar dos benefícios desses cosméticos sem deixar uma pista de onde encontrá-los.

A cada dia que passa, existem mais marcas especializadas em cosméticos sustentáveis. Isso inclui shampoos, condicionadores, cremes e loções hidratantes, máscaras capilares, maquiagem e até mesmo produtos de higiene bucal. Minha lista tem nomes que eu conheço por experiência pessoal e referências que já ouvi falar bem:

Além das marcas, algumas lojas se especializaram na venda desses produtos. Entre as mais conhecidas aqui no Brasil, tem o Lohas Store, o Use Orgânico e o Beleza Pura. Se você tinha vontade de saber mais sobre cosméticos orgânicos, naturais e veganos, espero ter ajudado com o pouco que aprendi. Conforme eu for evoluindo, compartilho aqui com você para seguirmos juntos rumo a um mundo mais sustentável, combinado?

Quer saber mais sobre esse estilo de vida? Em um post aqui do blog, eu falo sobre a minha decisão de ser vegetariana e as lições que aprendi.

Deixe um comentário