Para muitas pessoas (me incluindo na lista), viajar e conhecer novos lugares é muito mais do que aproveitar bem o tempo livre sempre que possível. Diferente de outras épocas, o turismo precisou desacelerar um pouco devido ao cenário global que mudou o nosso jeito de fazer as coisas. Neste ano, as viagens ainda não ganharam o mundo como antes, mas esse momento chegará. Enquanto isso, vou compartilhar uma playlist de viagem com músicas de K-Pop que combinam (e muito) com a hora de colocar o pé na estrada.
Para escolher apenas algumas canções entre tantas opções, tive que definir um critério. Afinal, há vários estilos que caem bem com uma viagem, não é mesmo? Então, para este post, priorizei uma sonoridade mais leve e em clima de good vibes. Vem ouvir comigo?
1. Make It Right (BTS)
Para abrir a lista, uma das melhores canções no K-pop com uma sonoridade que vai bem em uma playlist de viagem levinha é “Make It Right”. Lançada em abril de 2019, como parte do álbum Map of the Soul: Persona, a música contou com colaboração de Ed Sheeran, que pode ser percebida de cara na melodia por quem conhece o estilo musical do cantor britânico.
Mais tarde, ela ainda ganhou um remix com vocal do Lauv e trechos em inglês. Além de “Make It Right”, que tem um som mais intimista, BTS tem uma coleção de músicas animadas para entrar em clima de viagem, como “Dynamite”, “Boy With Luv”, “DNA” e muito mais.
2. Attention (SHINee)
Quando fiz o review do álbum “Don’t Call Me”, que marcou o retorno do SHINee após quase três anos de hiato, meu primeiro pensamento ao ouvir “Attention” foi viagem. Com uma melodia levemente dançante e um arranjo que traz assobios e “ooh oohs”, ela passa uma sensação de liberdade. E vai dizer que isso não tem tudo a ver com uma playlist para viajar? “Attention” combina com todos os tipos de viagem, principalmente na hora de colocar a mala nas costas e o pé na estrada. Além dela, também recomendo “Atlantis”, “Countless” e “Chemistry”.
3. Play It Cool (Monsta X)
“Play It Cool” faz parte do álbum All About Luv — todo em inglês — lançado em 2020 pelo grupo Monsta X. E conta com um collab de peso, ninguém mais, ninguém menos do que o DJ Steve Aoki. A música tem um estilo mais dance do que as duas primeiras da lista, o que pode ser bom para abrir um pouco o repertório musical. Aliás, na época do lançamento eu ouvi esse álbum muitas vezes em loop. As músicas são muito boas e várias delas seriam uma companhia e tanto para uma viagem, como “Who Do You Love?” e “LOVE U”.
4. Thunder (EXO)
Outro grupo que não poderia faltar na minha playlist de viagem de K-Pop é o EXO. Depois de repassar por várias músicas do grupo, escolhi “Thunder”, do miniálbum Overdose — o terceiro do grupo — lançado em 2014. A melodia suave combina com a vibe que eu quis trazer para esta seleção, destacando o vocal de cada integrante, principalmente Baekhyun, Kai e D.O. Também deixo como sugestões extras para incrementar a playlist “The Eve”, “Trauma” e “Ooh La La La”.
5. Get Cool (Stray Kids)
Stray Kids também é um grupo que tem um lugar especial nas minhas playlists. Geralmente, eu ouço músicas com um mood um pouco mais dark — como “Miroh”, “Double Knot” — pois elas também têm performances incríveis e trazem uma sonoridade única. Aliás, quando se trata de visual e apresentação, Stray Kids é um dos grupos de K-pop que mais se destaca.
Não por acaso fiz uma menção honrosa a eles no post onde eu mostro as minhas coreografias preferidas. Em uma playlist de K-pop para viajar, escolho “Get Cool” do álbum I am YOU, de 2018, mas ainda deixo como sugestão “Voices” e “Going Dumb”
6. We Lost the Summer (TXT)
Quem também se destaca nas minhas playlists pela sonoridade, carisma e músicas (uma melhor do que a outra) é o TXT. Os meninos seguem um conceito visual bem diferente dos irmãos BTS (sênior) e do ENHYPEN (júnior), apostando mais no apelo fofinho. Mas eles também sabem ser versáteis quando precisam. E essa é uma das características que eu mais admiro no grupo.
Para viajar (musicalmente) no Dia do Turista, escolhi “We Lost the Summer” do EP Minisode1: Blue Hour, de 2020. Embora a letra fale sobre o verão perdido em decorrência da pandemia, a melodia combina com a estrada. Fica como recomendação o contagiante dance “Can’t You See Me?”, “Blue Hour” e “9 and Three Quarters”.
7. Puzzle Piece (NCT Dream)
Seguindo na linha de melodias mais suaves para embalar a viagem, a próxima música da lista é “Puzzle Piece” do NCT Dream. Faz parte do quarto miniálbum do grupo, Reload, lançado em 2020. Também costumo ouvir outro tipo de som quando se trata do NCT e suas subunits, como “Ridin’ (NCT Dream)”, “Boss (NCT U)”, “Kick It (NCT 127)”, “Resonance (NCT)” e “Love Talk (WayV)” — que, aliás, integra a minha lista de músicas românticas de K-pop para ouvir em boa companhia.
8. The Melody (Super Junior)
Assim como SHINee — além de Girl’s Generation, 2NE1 e alguns outros grupos com mais tempo de estrada — também acompanho o Super Junior desde os primórdios. A música “The Melody” foi liberada em 2020 para o décimo álbum The Renaissance, em comemoração aos 15 anos de carreira dos meninos. Os nove membros — Leeteuk, Yesung, Heechul, Shindong, Siwon, Donghae, Eunhyuk, Kyuhyun e Ryeowook — participaram da linha vocal, além da letra, que contou com as mãos de dois integrantes (Leeteuk e Yesung). Entre outras músicas que vale incluir como companhia na viagem, recomendo “House Party” e “Devil”.
9. Dive (IKON)
Uma das minhas músicas preferidas do IKON tem tudo a ver com uma viagem mais leve. “Dive” faz parte do miniálbum I Decide, lançado pelo grupo em 2020. A melodia começa embalada por um som que lembra a gaita e contou com a participação do ex-membro B.I. (Kim Hanbin) na letra.
A coreografia logo chamou a atenção por exigir um esforço maior dos integrantes, principalmente de Bobby no início, com Jinhwan sentado em cima dele. Imagine repetir o movimento e sentir a pressão inúmeras vezes (nas horas de prática até memorizar e nos music shows). Além de “Dive”, recomendo as músicas “Love Scenario” e “Why Why Why”.
10. A Song Written Easily (ONEUS)
Na mesma linha de melodia gostosinha de ouvir em uma playlist de viagem, selecionei “A Song Written Easily” do ONEUS. A música foi lançada no ano de 2020 como single principal do álbum In Its Time. O grupo fez o seu debut oficial em 2019 pela RWB, mesmo selo da banda de rock ONEWE. A melodia de “A Song Written Easily” me lembra “Way Back Home” (Shaun ft. Conor Mayard) e também um pouco “On Rainy Days” do BEAST. Também deixo como dica para complementar a playlist “Valkyrie” e “LIT”.
11. Kiss Me Like That (SHINHWA)
“Kiss Me Like That” tem essa mesma vibe que eu usei como critério para essa playlist de viagem. Afinal, o que dita uma seleção é o tipo de melodia que você quer ouvir ao colocar a mochila nas costas e o pé na estrada, não é? Muitas músicas podem entrar, de baladas a um som mais eletrônico ou hip hop.
A escolhida da vez é do grupo SHINHWA, que fez o seu debut em 1998 e está em atividade até hoje. “Kiss Me Like That” foi lançada em 2018 com o SHINHWA Twenty Special Album: Heart. Ela me lembra, de leve, “Love Me Like You Do” da Ellie Goulding. Se quiser conhecer mais, ouça “Perfect Man” e “Venus”.
12. Love Me Harder (WOODZ)
Incluí o solista WOODZ pela melodia embalada por assobios e o ritmo mais dançante de “Love Me Harder”. O single é recente também, do ano de 2020, e faz parte do álbum EQUAL. WOODZ é o nome artístico de Cho Seungyoun, que fez o seu debut em 2014 com o grupo UNIQ. Ele participou do reality Produce X 101 e ficou em quinto lugar na final, garantindo sua entrada em mais um grupo, o X1, em 2019. Por rumores de fraude na votação dos integrantes, houve o disband. Depois disso, ele permaneceu no UNIQ e tem investido também na carreira solo. Recomendo “Feel Like” e “BUMP BUMP”.
13. Blueming (IU)
“Blueming” é uma das músicas da IU que eu mais gosto, embora eu tenha várias preferidas da cantora, espalhadas pelas minhas playlists. O single integra o EP Love Poem, de 2019, e conta com a participação de IU na letra e na composição, além de Lee Jong-hoon e Lee Chae-kyu.
A sonoridade contagiante rendeu uma boa recepção nas paradas musicais, alcançando o topo do Gaon Digital Chart. Sem contar o K-pop Hot 100 da Billboard e o prêmio Digital Daesang no 35º Golden Disc Awards, em janeiro de 2021. Fica a dica para ouvir, enquanto estiver com os pés na estrada ou em qualquer outro momento, “eight” (com Suga do BTS), “Celebrity”, “BBIBBI”, “FLU” e “LILAC”.
14. Colors (Stella Jang)
Além do single, “Colors” também dá nome ao miniálbum da cantora Stella Jang, lançado em 2016. Ela fez a sua estreia na cena do K-pop em 2014, com o grupo CSVC, que inclui outras solistas como CHEEZE, Lovey e Park Moonchi. A agência por trás da idol é a Grandline Entertainment. A música é bem curtinha, quase falada e traz uma melodia levinha, bem good vibes para levantar o astral da viagem. “The Best Ending” e “Blue Turns Pink” também são uma boa pedida para incrementar a playlist.
15. Tiger Eyes (Ryu Su Jeong)
Quem soma à lista de solistas para acompanhar a sua viagem é Ryu Su Jeong com “Tiger Eyes”. A música marcou o debut da cantora pela agência Woollim Entertainment, com álbum que leva o mesmo nome e chegou ao mercado em 2020. Sujeong também faz parte do grupo Lovelyz, além de ter participado do projeto Girls Next Door. Vale incluir para a viagem as canções “Call Back”, “42=” e “NA, NI”.
16. Why Don’t You Know (Chung Ha)
Para completar a indicação de solistas, escolhi uma das cantoras em ascensão no K-pop: Kim Chanmi, mais conhecida como Chung Ha. Ela tem muitas músicas boas, mas a que tem mais vibe de viagem nesse clima leve é “Why Don’t You Know”, de 2017, com collab do rapper Nucksal para o álbum Hands on Me. Chung Ha chegou a participar do grupo I.O.I, formado a partir do reality Produce 101 da Mnet. Mas ela se firmou mesmo como solista pela MNH Entertainment. Ouça também “Play” e “Roller Coaster”.
17. DUMDi DUMDi (G)I-DLE
Os girl groups têm uma vibe diferente quando comparados aos boy groups no K-pop. Para o clima de viagem que eu quis criar, achei que os meninos encaixaram melhor, assim como as solistas que indiquei na lista. Porém, “DUMDi DUMDi” do (G)I-DLE é uma exceção aqui, com um astral bem pra cima, bem verão. A música foi lançada em 2020. Já a estreia das meninas ocorreu dois anos antes, em 2018, pela Cube Entertainment. Gosto bastante do estilo delas e do Mamamoo, pois parecem mais exclusivos e únicos, sabe?
18. Ride on the Wind (KARD)
Enfim, para fechar, resolvi incluir outro grupo que eu admiro e que tem uma música boa para seguir viagem. O single “Ride on the Wind” do KARD chegou com o miniálbum — o terceiro da carreira do grupo — que leva o mesmo nome em 2018. KARD é formado por Jeon So-min (que quase entrou para o KARA e foi líder do APRIL), Jeon Ji-woon, J.Seph e BM. O quarteto fez o seu pré-debut pela DSP Media em 2016 com “Oh NaNa”, embora a estreia oficial seja em 2017 com “Don’t Recall”. Uma das músicas mais marcantes do grupo é “Bomb Bomb”. E “Oh NaNa”.
Para uma playlist de viagem, 18 músicas pode não ser muito, mas se contarmos as indicações extras em cada nome da lista, você conseguirá aproveitar bem o tempo. E cantar até ficar sem voz! Afinal, viajar e ainda ouvir o som que a gente gosta é uma combinação boa demais, né? Eu fico horas e horas quase todos os dias ouvindo K-pop — grupos que eu acompanho há anos, grupos mais recentes e novidades no radar coreano.
E aí, essa playlist traz um pouco de conforto para a sua vontade de viajar? Espero que sim! Confira a lista completa do Spotify!