Mangás · Review

E se você tivesse uma segunda chance? Em Yu Yu Hakusho, isso pode acontecer

Capa do mangá Yu Yu Hakusho

Yu Yu Hakusho é da mesma época — bons tempos aliás — que outras obras da minha lista de mangás clássicos. O enredo não mergulha em eras antigas do Japão como Rurouni Kenshin e InuYasha, nem explora o universo mágico de Sailor Moon e Cardcaptor Sakura. O destaque fica por conta do mundo espiritual e da segunda chance (de viver) dada ao protagonista (com cara de antagonista) Urameshi Yusuke.

Com muitas cenas de ação e personagens pouco convencionais, Yu Yu Hakusho marcou o gênero shounen. Continue comigo para saber mais!

O que você precisa saber sobre Yu Yu Hakusho?

O mangá Yu Yu Hakusho foi escrito e ilustrado por Yoshihiro Togashi, lançado pela editora Shueisha e publicado nas páginas da revista Weekly Shōnen Jump entre os anos de 1990 e 1994. No Japão, a obra ganhou 19 volumes no formato tankobon. Entre 2004 e 2005, Yu Yu Hakusho foi relançado como kanzenban, com 15 volumes, novas capas e mais capítulos do que a edição anterior. A Biblioteca Brasileira de Mangás explica de forma detalhada as diferenças entre os dois tipos de publicação.

Além disso, o mangá entrou na série Shueisha Jump Remix em 2008, dividido em oito volumes, e também teve uma versão bunkobon (pocket) em 2010. Já no Brasil, Yu Yu Hakusho foi licenciado pela editora JBC em 2002 com 38 volumes. Em 2014, a obra foi relançada com novas capas e seguindo o formato original com 19 volumes. 

Resumo

O mangá Yu Yu Hakusho traz um protagonista bem diferente, com um comportamento rude, agressivo e impaciente. Urameshi Yusuke é sinônimo de dor de cabeça para todos que o conhecem até que um dia ele salva um garotinho de ser atropelado por um carro, mas acaba morrendo. Acontece que a sua morte não era esperada no Mundo Espiritual (ainda mais motivada por uma boa ação), por isso ele ganha uma segunda chance. Se passar no teste da ressurreição, ele pode voltar à vida. Até lá, ele passa por diversas aventuras sobrenaturais ao lado de sua guia Botan, Kurama, Hiei e Kuwabara.

Por que ler o mangá Yu Yu Hakusho?

Yu Yu Hakusho não teve a mesma popularidade de Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball, mas deixou a sua marca nos mangás e animes. Teve até um easter egg de Sailor Moon, que coincide com a época em que o autor Yoshihiro Togashi e Naoko Takeuchi começaram a namorar. Se você decidir ver o anime também, repare em uma cena do Koenma vestido como o Tuxedo Kamen no Torneio do Makai. É bem engraçado!

“Tô na área, se derrubar é pênalti”. Esta é uma das falas de Urameshi Yusuke na versão dublada do anime, sem filtros e sempre com um tom cômico. O roteiro de Yu Yu Hakusho se destaca, já que o protagonista está mais para um anti-herói do que qualquer outra coisa. Seu temperamento me lembra um pouco o InuYasha. Além de estar sempre arrumando confusão por onde passa, Yusuke também não é um exemplo em sala de aula. Afinal, está sempre faltando. 

As coisas começam a mudar depois de sua morte. Enquanto o seu corpo é preservado pela mãe (não muito diferente dele) e a melhor amiga Keiko (ou será que tem algo mais aí, já que ele gosta de provocá-la sempre que pode), ele passa por diversos testes e provações.

Plot

Em seus 19 volumes — seguindo a linha original — a saga de Yusuke é dividida em quatro momentos: Detetive Sobrenatural, Torneio das Trevas, Portão do Inferno e Makai. Boa parte do foco é nas lutas dos personagens (como um bom shonen) com criaturas sobrenaturais. Como pano de fundo, acompanhamos as idas e vindas entre o mundo dos humanos e o mundo espiritual, bem como o amadurecimento dos personagens. 

Além de Yusuke, também conhecemos mais sobre Kurama (o melhor personagem de Yu Yu Hakusho), Hiei, Kuwabara e Genkai. Ao lado de seus novos amigos e depois de ter que “morrer” para dar um rumo na vida, ele começa a evoluir e se transforma em alguém que vai até o inferno (literalmente) para colocar ordem no mundo.

Se Cardcaptor Sakura destaca a leveza dos mangás do gênero shoujo, Yu Yu Hakusho segue o caminho contrário ao enfatizar as cenas de lutas e os personagens masculinos — representados por Urameshi Yusuke, Kurama, Hiei e Kuwabara Kazuma. Também há personagens femininas fortes como Botan, Yukimura Keiko e a Mestra Genkai. É uma leitura um tanto diferente e, por isso mesmo, vale entrar para a sua lista. Um dos pontos altos é acompanhar a evolução de Yusuke após ganhar uma segunda chance.

Se você gosta de cenas de ação, o anime Fate/Apocrypha pode ser uma boa pedida, assim como as outras adaptações da franquia. Não deixe de ler!

2 comentários em “E se você tivesse uma segunda chance? Em Yu Yu Hakusho, isso pode acontecer

    1. Bom mesmo, né Ryath? 🙂

      Estou até pensando em rever.
      Gosto de acompanhar as novidades e relembrar animes que me marcaram.

      Obrigada pelo comentário!

      Curtir

Deixe um comentário