Review · Viagens

Review: Chalés Valle Florido em Monte Verde

Chalés em pousada no centro de Monte Verde

Onde ficar em Monte Verde? Encontrar uma pousada em Monte Verde, Minas Gerais, pode não ser uma tarefa tão fácil. Embora seja pequeno em tamanho e população, o distrito de Camanducaia tem muitas opções de hospedagem a oferecer. Para facilitar a escolha, priorizei três critérios: localização (perto do centrinho), integração com a natureza (melhor companhia para descansar) e café da manhã (nada como comer bem em um lugar com clima de montanha, né?). O match veio com a Pousada Pucci, hoje chamada Chalés Valle Florido. Vem comigo que eu conto como foi a experiência!

Pousada no centro de Monte Verde

Quando comecei a pesquisar hospedagem em Monte Verde, já tinha bem claro na minha mente os critérios de seleção. Assim que cheguei na Chalés Valle Florido pelo Booking.com, foi amor à primeira vista. Vi fotos, li vários reviews, comparei com outras opções e avaliei o melhor custo-benefício. A localização é ótima, na esquina da Avenida Sol Nascente com a Rua do Aeroporto, em uma área tranquila.

Bem perto do centrinho de Monte Verde, com uma caminhada que não leva nem 15 minutos, e do aeroporto mais alto do Brasil (cerca de 10 minutos). 

Na época, início de janeiro deste ano, a pousada estava passando por um período de mudanças, trocando o nome de Pucci para Chalés Valle Florido e fazendo algumas reformas estruturais. Antes da minha chegada, recebi uma mensagem com a nova foto da fachada e o nome.

Para o check-in, é preciso passar na recepção e depois levar o carro até a vaga mais próxima do seu quarto. Eu fiquei em um dos chalés cor de laranja com varanda, na frente da piscina e do jardim.

Chalé

São cinco chalés conjugados. Apesar da proximidade, o som dos hóspedes ao lado é praticamente imperceptível. Logo na entrada, tem uma varanda bem aconchegante com vista para a piscina e o jardim.

Além da mesa com cadeiras para apreciar a relaxante paisagem, descansar ou trabalhar, tem uma rede. Ela fica guardada dentro de uma bolsinha para quem quiser relaxar ainda mais ou tirar um cochilo durante a tarde, com o som dos pássaros ao fundo.

O quarto não é muito grande, mas muito aconchegante pela decoração rústica em todos os detalhes e a lareira, que pode ser usada em dias mais frios. De um lado da cama, tem uma poltrona confortável e do outro, uma mesa com duas cadeiras e o frigobar.

Para completar, o banheiro privativo. Um guarda-chuva com as iniciais da pousada fica pendurado na parede, o que foi muito bem-vindo para a época da visita: chuvas a qualquer momento do dia. Graças a isso, conseguimos aproveitar Monte Verde ao máximo.

Tranquilidade e integração com a natureza

Por falar em jardim, toda a pousada é integrada à natureza. Diferentes tipos de plantas, flores de diversas cores, esculturas e uma fonte deixam a paisagem ainda mais bonita e convidativa para um dia de descanso. Tinha também uma casinha, onde os pássaros iam, principalmente de manhã, para comer as frutas deixadas para eles. Os Bem-te-vis e as Maritacas estavam sempre à espreita.

Todos os quartos são coloridos por fora, criando um visual harmonioso com um bom astral para apreciar e relaxar. Os chalés eram laranja, mas tinha casinhas vermelhas, azuis, amarelas, entre outras cores. Ao redor, você logo avista araucárias e as montanhas que cercam Monte Verde em um emaranhado de verde que faz bem para os olhos e para a alma.

Além de descansar, também consegui aproveitar o espaço para trabalhar remotamente. Embora Monte Verde pareça um lugar recluso no meio da natureza, o sinal do wi-fi era bom.

Café da manhã com clima de montanha

Para mim, o café da manhã é um pré-requisito importante, porque quando estou em viagem gosto de aproveitar ao máximo o meu tempo. Com uma boa alimentação de manhã, eu faço rápidas paradas para comer ao longo do dia e consigo otimizar bastante o roteiro. Além disso, pude provar quitutes, como o mini fondue de chocolate, o apfelstrudel, um cappuccino, entre outras coisas, enquanto caminhava pelo centrinho de Monte Verde. Sem parar para refeições mais longas!

Com todas as medidas necessárias, a pousada serviu o café da manhã em forma de buffet em um salão perto dos chalés e de frente para o jardim. Das janelas, dava para ver uma imensidão infinita de araucárias e outras árvores centenárias da região.

Pão de queijo e ovos mexidos já são um diferencial para mim. Não tem nada melhor do que começar o dia com essa dupla. Também tinha uma variedade de frutas, pães e bolos, além de sucos, café e açúcar orgânico. Eu não sou muito fã do açúcar branco, prefiro açúcar mascavo, demerara ou café puro.

Se você está indo para o interior de Minas Gerais, mas não sabe onde ficar em Monte Verde, recomendo a pousada. Já dei três motivos até aqui: localização, contato com a natureza e café da manhã. Outra razão é o custo-benefício, uma vez que a diária tem um valor bem atrativo pelo que entrega. É um bom lugar para ficar perto do centrinho, mas em uma área tranquila para descansar ou trabalhar. Tem aquele clima aconchegante de montanha, cercada por um belo jardim e araucárias. E um café da manhã para começar bem o dia (e os passeios!). Minha nota para a hospedagem em Monte Verde é 5.

Ficou com vontade de conhecer o pequeno distrito de Camanducaia? Veja o que fazer em Monte Verde antes de incluir o destino no seu roteiro.

Deixe um comentário