
Onde ficar em Monte Verde? Encontrar uma pousada em Monte Verde, Minas Gerais, pode não ser uma tarefa tão fácil. Embora seja pequeno em tamanho e população, o distrito de Camanducaia tem muitas opções de hospedagem a oferecer. Para facilitar a escolha, priorizei três critérios: localização (perto do centrinho), integração com a natureza (melhor companhia para descansar) e café da manhã (nada como comer bem em um lugar com clima de montanha, né?). O match veio com a Pousada Pucci, hoje chamada Chalés Valle Florido. Vem comigo que eu conto como foi a experiência!
Pousada no centro de Monte Verde




Quando comecei a pesquisar hospedagem em Monte Verde, já tinha bem claro na minha mente os critérios de seleção. Assim que cheguei na Chalés Valle Florido pelo Booking.com, foi amor à primeira vista. Vi fotos, li vários reviews, comparei com outras opções e avaliei o melhor custo-benefício. A localização é ótima, na esquina da Avenida Sol Nascente com a Rua do Aeroporto, em uma área tranquila.
Bem perto do centrinho de Monte Verde, com uma caminhada que não leva nem 15 minutos, e do aeroporto mais alto do Brasil (cerca de 10 minutos).





Na época, início de janeiro deste ano, a pousada estava passando por um período de mudanças, trocando o nome de Pucci para Chalés Valle Florido e fazendo algumas reformas estruturais. Antes da minha chegada, recebi uma mensagem com a nova foto da fachada e o nome.
Para o check-in, é preciso passar na recepção e depois levar o carro até a vaga mais próxima do seu quarto. Eu fiquei em um dos chalés cor de laranja com varanda, na frente da piscina e do jardim.
Chalé






São cinco chalés conjugados. Apesar da proximidade, o som dos hóspedes ao lado é praticamente imperceptível. Logo na entrada, tem uma varanda bem aconchegante com vista para a piscina e o jardim.
Além da mesa com cadeiras para apreciar a relaxante paisagem, descansar ou trabalhar, tem uma rede. Ela fica guardada dentro de uma bolsinha para quem quiser relaxar ainda mais ou tirar um cochilo durante a tarde, com o som dos pássaros ao fundo.






O quarto não é muito grande, mas muito aconchegante pela decoração rústica em todos os detalhes e a lareira, que pode ser usada em dias mais frios. De um lado da cama, tem uma poltrona confortável e do outro, uma mesa com duas cadeiras e o frigobar.
Para completar, o banheiro privativo. Um guarda-chuva com as iniciais da pousada fica pendurado na parede, o que foi muito bem-vindo para a época da visita: chuvas a qualquer momento do dia. Graças a isso, conseguimos aproveitar Monte Verde ao máximo.
Tranquilidade e integração com a natureza






Por falar em jardim, toda a pousada é integrada à natureza. Diferentes tipos de plantas, flores de diversas cores, esculturas e uma fonte deixam a paisagem ainda mais bonita e convidativa para um dia de descanso. Tinha também uma casinha, onde os pássaros iam, principalmente de manhã, para comer as frutas deixadas para eles. Os Bem-te-vis e as Maritacas estavam sempre à espreita.
Todos os quartos são coloridos por fora, criando um visual harmonioso com um bom astral para apreciar e relaxar. Os chalés eram laranja, mas tinha casinhas vermelhas, azuis, amarelas, entre outras cores. Ao redor, você logo avista araucárias e as montanhas que cercam Monte Verde em um emaranhado de verde que faz bem para os olhos e para a alma.
Além de descansar, também consegui aproveitar o espaço para trabalhar remotamente. Embora Monte Verde pareça um lugar recluso no meio da natureza, o sinal do wi-fi era bom.
Café da manhã com clima de montanha





Para mim, o café da manhã é um pré-requisito importante, porque quando estou em viagem gosto de aproveitar ao máximo o meu tempo. Com uma boa alimentação de manhã, eu faço rápidas paradas para comer ao longo do dia e consigo otimizar bastante o roteiro. Além disso, pude provar quitutes, como o mini fondue de chocolate, o apfelstrudel, um cappuccino, entre outras coisas, enquanto caminhava pelo centrinho de Monte Verde. Sem parar para refeições mais longas!


Com todas as medidas necessárias, a pousada serviu o café da manhã em forma de buffet em um salão perto dos chalés e de frente para o jardim. Das janelas, dava para ver uma imensidão infinita de araucárias e outras árvores centenárias da região.
Pão de queijo e ovos mexidos já são um diferencial para mim. Não tem nada melhor do que começar o dia com essa dupla. Também tinha uma variedade de frutas, pães e bolos, além de sucos, café e açúcar orgânico. Eu não sou muito fã do açúcar branco, prefiro açúcar mascavo, demerara ou café puro.
Se você está indo para o interior de Minas Gerais, mas não sabe onde ficar em Monte Verde, recomendo a pousada. Já dei três motivos até aqui: localização, contato com a natureza e café da manhã. Outra razão é o custo-benefício, uma vez que a diária tem um valor bem atrativo pelo que entrega. É um bom lugar para ficar perto do centrinho, mas em uma área tranquila para descansar ou trabalhar. Tem aquele clima aconchegante de montanha, cercada por um belo jardim e araucárias. E um café da manhã para começar bem o dia (e os passeios!). Minha nota para a hospedagem em Monte Verde é 5.
Ficou com vontade de conhecer o pequeno distrito de Camanducaia? Veja o que fazer em Monte Verde antes de incluir o destino no seu roteiro.