K-Pop · Música

Antes de se alistar, Taemin lança “Advice” e mostra por que é um dos maiores nomes do K-pop

Cena do MV de "Advice" com comeback solo de Taemin

[Atualizado em 20 de maio] Taemin é um dos maiores nomes do K-pop. Cada álbum lançado — com o SHINee ou solo — prova isso. Mesmo sendo suspeita de falar (quem me acompanha sabe o quanto eu o admiro como artista), tenho certeza que muita gente concorda comigo. Pois bem! Depois de “Don’t Call Me”, da versão repackage com “Atlantis” e do aguardado SHINee World no Beyond Live, Taemin faz o seu comeback solo (o último, por enquanto) com o álbum “Advice” nesta terça-feira, 18.

O terceiro miniálbum do Taemin traz cinco músicas inéditas, contando com a title track que dá nome ao disco, além de incluir dueto com a Taeyeon de Girl’s Generation. Vale lembrar que este é o último trabalho do idol antes do alistamento obrigatório no final do mês. Por isso, vim aqui para compartilhar o que eu achei. Embarca comigo para ouvir mais uma obra de arte do Taemin? Vamos!

Comeback solo do Taemin e alistamento militar

Álbum "Advice" marca comeback solo de Taemin

É com uma pitada de nostalgia e felicidade que eu escrevo este post sobre o comeback do Taemin. Afinal, ele é um dos meus artistas preferidos (talvez o número 1), desde o debut do SHINee em 2008. E agora, com o alistamento no exército, ele vai ficar fora da cena do k-pop por quase dois anos. Pelo seu perfil, eu sabia que a sua última obra até o retorno não seria nada menos do que uma obra de arte. 

Há duas semanas da sua ida, Taemin deixa como presente para os fãs o seu terceiro miniálbum “Advice” — sendo “ACE” o primeiro (2014) e “Want” o segundo, além de ‘álbuns completos, com mais músicas. No início do mês, a SM Entertainment compartilhou o primeiro teaser e depois vieram várias imagens para apresentar o conceito visual do novo disco e vídeos — teaser 1 e teaser 2

Na Beyond Live N.G.D.A, Taemin mostrou a faixa-título pela primeira vez. Eu queria muito ter visto o show, mas depois de ver o SHINee, tive que me conter financeiramente. Ao menos, um a SM liberou um clipe especial, mostrando a evolução do Taemin de “Replay” a “Advice”.

Alistamento

Quem acompanha o grupo, sabe que Taemin é o último membro do SHINee a cumprir o alistamento obrigatório na Coreia do Sul. Ele fez o anúncio durante uma live de agradecimento aos fãs que o acompanham nesses 13 anos de carreira desde o debut. De acordo com a SM, o artista fará parte da banda militar a partir do dia 31 de maio. Assim, seu retorno está previsto para o final de novembro de 2022. Vamos aguardar! 🙂

Primeiras impressões do álbum “Advice” do Taemin

Mesmo com tantos anos de carreira, o Taemin sempre consegue surpreender a cada álbum, principalmente como solista. Com “Advice” não foi diferente. Ele mostrou um lado mais escuro do seu carisma através do vocal, da performance e da expressão artística que é capaz de expressar melhor do que ninguém. “Advice” é a title track e vem acompanhada de mais quatro músicas inéditas: “Light”, “If I could Tell You”, “Strings” e “Sad Kids”. 

“Advice”

"Thе more you try to trap me, I'll go off the rails so take a good look
If you want to see the end, push my buttons
It's for you, one advice
Best take my own advice"

Um dos momentos mais marcantes de “Advice” vem logo no início, na primeira nota, que começa com o delicado som de um piano. E a melodia se perpetua durante toda a música, mantendo o equilíbrio, ora embalada pela batida rápida, ora em ritmo de desaceleração.

A predominância do piano traz um embalo nostálgico de fundo, talvez para abrandar o apelo sombrio. Essa mistura de R&B, baixo e piano tem uma sonoridade melódica e, ao mesmo tempo, poderosa e intrigante. Você fica com vontade de saber ouvir o que vem a seguir. 

É assim com “Move”, “Want”, “Dangerous”, “Criminal”, “Heaven” e “Idea”, apenas para citar alguns trabalhos marcantes, que não saem da minha cabeça. Mas “Advice” é muito mais para apreciar artisticamente do que ouvir em um loop sem fim.

Uma experiência musical assim só poderia vir de um artista completo como o Taemin, né? Aliás, “Advice” transmite a evolução do artista ao longo dos anos e seus marcos musicais, enquanto também apresenta algo totalmente novo, abrindo a porta para novas possibilidades e uma musicalidade única. A canção foi composta por Hansen, Daniel Davidsen, Peter Wallevik, Lucas Secon e Wayne Hector. Já a letra é de Jo Yoon Kyung e compartilha um significado profundo, uma crítica a pessoas presas a pré-conceitos. 

MV de “Advice”

Se você ver o MV enquanto acompanha a música, vai se sentir totalmente hipnotizado pela melodia, mesclando linhas vocais e rap (por um momento, parece o Minho), e pelo Taemin no piano. O clipe abre com o artista em um cenário todo branco, enquanto toca um piano. Ele, com roupas pretas, e o piano, todo escuro, contrastam com o ambiente claro. O conceito é dark e reforça o visual artístico, amplamente explorado na coreografia. 

As cenas são alternadas com os passos de uma coreografia cheia de impacto, que divide os holofotes com a música propriamente dita. Por falar nisso, eu me lembrei levemente de “Not Today” do BTS — uma das minhas coreografias preferidas no K-pop.

Toda a estética é um espetáculo à parte para os olhos. Não apenas no MV, mas também na primeira performance de “Advice” para os programas coreanos, começando pelo M! Countdown, que foi ao ar no dia 20 de maio.

Outras músicas da tracklist

Além de “Advice”, temos as B-sides “Light” e “Strings”, que se contrastam. Enquanto a primeira música tem uma melodia cativante, acompanhada pelo estalar dos dedos em alguns trechos, a segunda aposta em uma vibe mais sedutora (quase um sussurro no ouvido). A voz do Taemin é de arrancar suspiros, principalmente quando a letra diz “stay here with me, baby”

“Just sad kids getting lost…”, assim começa “Sad Kids”. Esta é, talvez, a música mais nostálgica do álbum, tem uma melodia suave e melancólica. Ela me lembra um pouco “2 Kids” e parece querer contar uma história. 

Para fechar, temos “If I Could Tell” — em collab com a Taeyeon de Girl’s Generation — que já traz uma melodia gostosa logo no início, meio mágica até. O arranjo aposta no piano eletrônico e em sintetizadores para harmonizar as vozes suaves de Taemin e Taeyeon. A música fala sobre o amor entre amigos, que começa a florescer e está prestes a mudar a relação entre os dois. Ao menos “if I could tell you…”

Se eu tivesse que escolher a minha música preferida do álbum “Advice”, eu ficaria entre “Lights” e “If I Could Tell”, embora eu tenha gostado de todas. Ouvindo agora, acho que estou até mais inclinada para “If I Could Tell”. A combinação da melodia com a voz dos dois trouxe uma sonoridade refrescante. Quando se trata do Taemin, sempre podemos esperar boas surpresas, né? E que mês, hein? Tanto ele como o SHINee estiveram bem ocupados desde a volta de Onew, Key e Minho. Agora, chegou a vez de esperar pelo maknae do grupo!  

Ficou com vontade de conferir? Então, dá um play no álbum “Advice” pelo Spotify e aproveite até a volta do Taemin. 😉

2 comentários em “Antes de se alistar, Taemin lança “Advice” e mostra por que é um dos maiores nomes do K-pop

Deixe um comentário