K-Pop · Música

Programas de música na Coreia do sul: conheça os nomes por trás das premiações

Ilustração para os programas de música na Coreia do Sul

Mesmo acompanhando o K-pop por tantos anos — desde SHINee e Girl’s Generation — eu sempre achei as premiações um pouco confusas e não entendia bem como era a dinâmica dos programas de música na Coreia do Sul. Para resolver o meu dilema, que também pode ser o seu, eu pesquisei mais a fundo sobre os principais music shows coreanos. Afinal, através deles os idols (grupos e solistas) se apresentam, divulgam os seus lançamentos mais recentes e ganham prêmios. Quer saber o que eu descobri? Vem comigo nesta leitura!

Como são os programas de música na Coreia do Sul?

Minha curiosidade aumentou depois que eu escrevi sobre as performances do SHINee no comeback com “Don’t Call Me”. A partir dali, eu tive a oportunidade de me aprofundar na dinâmica dos programas musicais coreanos: The Show, Show Champion, M Countdown, Music Bank, Show! Music Core e Inkigayo. Entre as minhas descobertas, aprendi que eles são transmitidos semanalmente pelas principais redes de TV da Coreia do Sul — SBS, MBC, Mnet e KBS — e seus canais oficiais no YouTube. 

Cada um tem um dia na semana. Além de receber girl groups, boy groups e solistas para promover os seus lançamentos mais recentes, os programas também são apresentados por idols do K-pop (MCs). São eles que anunciam os ganhadores dos prêmios de cada transmissão, com base em uma série de critérios que veremos mais à frente. 

Período de promoções

Aliás, vale destacar que cada idol segue um cronograma para promover um novo álbum ou single nos programas de música coreanos. Com base no que observei com o comeback do SHINee, foram duas semanas para “Don’t Call Me” e menos de uma para “Atlantis”. Já o OnlyOneOf promoveu “libidO” por três semanas (ou até um pouco mais). Todas as apresentações ficam disponíveis no YouTube. 

Para quem está fora da Coreia, como eu, é a chance de ver performances das novas músicas ao vivo e acompanhar os idols de perto. Por isso, a partir daqui vou compartilhar os principais music shows — com detalhes e critérios de premiação — além de dois bônus.

Quais são os principais music shows coreanos?

The Show | SBS MTV

Para facilitar o meu (e o seu) acompanhamento, a lista começa com o programa que abre as transmissões da semana na Coreia do Sul. O The Show (더 쇼) é transmitido pela SBS MTV na terça-feira, às 6:30. Sua estreia aconteceu em 2011. As premiações contam com um processo de votação que inclui:

  • 40% vendas digitais;
  • 10% vendas do álbum físico;
  • 20% views do MV no YouTube;
  • 15% pontuação da transmissão (vezes que a música tocou nos programas da rede);
  • 15% votação ao vivo (app Starpass)

Cada categoria tem uma pontuação máxima, que varia de um programa para outro. Além disso, o grupo ou solista deve se apresentar ao menos uma vez no The Show. Entre os maiores ganhadores, estão os grupos GFriend, VIXX e Iz*One.

Show Champion | MBC Music

O próximo nome da lista dos principais programas de música da Coreia do Sul é o Show Champion (쇼 챔피언), que fez a sua primeira transmissão um ano depois, em 2012. Vai ao ar na quarta-feira a partir das 6:00 pela MBC Music, uma divisão da rede MBC. A escolha do vencedor (Champion Song) leva em conta:

  • 50% vendas digitais (Melon, Bugs, Genie, Soribada) e físicas;
  • 20% pré-votação (Idol Champ app | Android e iOS);
  • 20% pontuação da transmissão;
  • 10% pontuação SNS (redes sociais — YouTube, Twitter, Weibo, YinYueTai).

Quando um artista conquista o “triple champion”, isto é, vence três semanas consecutivas, ele para de concorrer. Por falar nisso, entre os idols com o maior número de vitórias triplas estão BTS, EXO e GFriend.

M Countdown | CJ&M e Mnet

O M Countdown (엠 카운트다운) vai ao ar na quinta-feira a partir das 6:00 por meio de uma parceria entre a CJ&M e Mnet. É o terceiro music show mais antigo, tendo a sua primeira transmissão em 2004. No final do programa, os MCs apresentam os dois candidatos ao título, com base em:

  • 45% vendas digitais (Mnet, Melon, Genie, Bugs);
  • 15% vendas do álbum físico (Hanteo album chart);
  • 20% pontuação SNS (views do MV no YouTube e ao vivo do programa);
  • 10% pré-votação global (site M Countdown);
  • 10% pontuação da transmissão;
  • +10% votação ao vivo (apenas indicados).

Diferente do The Show, os artistas não precisam se apresentar no dia da transmissão, mas devem já ter começado a divulgar a música ou álbum novos até lá. Quando um grupo ou solista conquista o “triple crown”, isto é, vence três vezes, sai dos charts e fica fora das próximas disputas. EXO e TVXQ lideram o número de vitórias triplas entre os participantes do programa.

Music Bank | KBS

Seguindo a linha cronológica, o Music Bank (뮤직뱅크) é transmitido na sexta-feira a partir das 5:00 na KBS. O primeiro programa foi ao ar em 1998, o que o torna o segundo mais antigo ainda na ativa. Vale destacar que o programa não estipula um limite de vitórias como o Show Champion e M Countdown. Os critérios para vencer incluem:

  • 65% vendas digitais (Naver, Melon, Genie, Bugs, Soribada);
  • 05% vendas do álbum físico (Hanteo album chart);
  • 20% pontuação da transmissão;
  • 10% pesquisa enviada de forma aleatória a telespectadores registrados.

Sabia que uma edição especial foi apresentada no Brasil durante a Copa do Mundo de 2014? E teve SHINee, CNBLUE, MBLAQ, INFINITE, entre outros. Já entre os que levaram o maior número de troféus para casa estão BTS, Girl’s Generation e EXO.

Show! Music Core | MBC

Transmitido pela MBC, o Show! Music Core (쇼! 음악중심) está no ar desde 2005, aos sábados, a partir das 15:30. Entre troca de nomes e formato, o programa passou por diversas mudanças até chegar ao que é hoje. Os quesitos utilizados para avaliar os vencedores são:

  • 60% vendas digitais e do álbum físico;
  • 15% comitê de telespectadores formado por 2 mil pessoas após registro no site da MBC;
  • 05% pontuação da transmissão;
  • 10% votação global;
  • 10% streaming pela plataforma FLO;
  • +10% votação ao vivo (apenas indicados).

No Show! Music Core, o principal critério para participar é a inclusão de apenas uma música por artista. Entre os maiores ganhadores do programa, o destaque fica por conta do BTS, EXO (mais uma vez) e IU.

Inkigayo | SBS

Para fechar a lista de programas de música da Coreia do Sul, eis o mais antigo music show ainda no ar. Transmitido pela SBS desde 1991, o Inkigayo (인기가요) vai ao ar todos os domingos, a partir das 12:10. Assim como o Show! Music Core, ele passou por algumas mudanças até chegar ao seu formato e nome atuais. Os pré-requisitos para levar o prêmio são:

  • 55% vendas digitais (Gaon Digital Chart, Melon, Genie, Bugs);
  • 30% pontuação SNS (views do YouTube);
  • 10% vendas do álbum físico (Gaon Album Chart);
  • 05% votação no app Melon AZTalk;
  • +05% votação ao vivo (apenas indicados).

Para ser elegível, as músicas (até duas por álbum) devem estar entre as primeiras 150 no Gaon Chart. Assim como o M Countdown, a regra do “triple crown” também se aplica aqui. Por falar nisso, Twice, BIGBANG, BTS e IU são os grupos/solistas que se destacam como um dos maiores ganhadores dessa modalidade no Inkigayo.

O que mais acompanhar além dos music shows?

Studio CHOOM

No início do post, eu falei que teria bônus, não é mesmo? Pois chegou o momento de compartilhar o primeiro deles. O Studio CHOOM é um canal no YouTube especializado em transmissões especiais do K-Pop (com uma mãozinha da Mnet). As performances dos idols convidados a participar — geralmente no momento em que fazem um comeback — são gravadas em alta definição e mostram em detalhes as particularidades das coreografias. 

M2 – Relay Dance

Outro canal no YouTube que vale a pena conferir é o M2. Enquanto os idols participam do M Countdown, muitos aproveitam para gravar também para o “M2”, mas mostrando a coreografia de um jeito diferente, divertido e mais descontraído. A dança recebe o nome de “Relay Dance”. Todos os membros do grupo se agrupam em uma fila única e cada um deles apresenta uma parte da coreografia, independentemente se é a sua parte ou não. É meio na sorte!

Mdromeda

Assim como a Mnet tem o seu canal digital no YouTube por meio do Studio CHOOM, a MBC tem o Mdromeda com o quadro “It’s Live”. A proposta é mostrar músicas do K-pop que já conhecemos — inclusive lançamentos — com uma acústica um pouco diferente, já que os idols cantam com o acompanhamento de uma banda. Dreamcatcher, Pentagon, OnlyOneOf e Kard são alguns dos artistas que já passaram por lá. Rola até cover de grupos como a versão masculina de “Lovesick Girls” (Blackpink) na voz do boy group Pentagon e combo “What is Love?”, “Fancy” e “I Can’t Stop Me” (Twice) do A.C.E. Novos vídeos são disponibilizados todas as terças e sextas.

You Hee-yeol’s Sketchbook

Para fechar, quero incluir o talk show You Hee-yeol’s Sketchbook que, além de entrevistas com idols, também tem apresentações com direito à banda para acompanhar. O programa está no ar desde 2009, com novos episódios toda sexta-feira na KBS. Um dos que eu mais gostei teve a IU como convidada, em setembro de 2020, e trouxe um repertório digno de um show ao vivo. Sem contar quando o Taemin, também no ano passado, incluindo uma performance no piano.

De tempos em tempos, os critérios para os vencedores dos programas de música variam. Eu tentei buscar os percentuais mais recentes que encontrei por meio de pesquisas em sites especializados e no próprio Reddit. Os maiores vencedores também podem mudar, já que os selecionados são os grupos/solistas que lideram o ranking até a publicação deste post. Os music shows têm um papel de extrema importância na Coreia do Sul. Além de dar a chance aos fãs — no mundo todo — de acompanhar os últimos lançamentos, os idols podem conquistar o tão sonhado 1st WIN ou ir além como EXO e outros grupos que estão sempre no topo. 

Espero que você, assim como eu, tenha entendido um pouco mais sobre os programas musicais coreanos. Que tal aproveitar o embalo e curtir uma playlist de K-Pop? Confira a seleção que eu preparei para você!

Deixe um comentário