K-Pop · Música

12 coreografias [minhas favoritas] para dançar K-pop no Dia Internacional da Dança

Você gosta de dançar k-pop ou tem vontade de memorizar uma coreografia específica? Desde pequena, sempre gostei de dança. Quando conheci SHINee, Girl’s Generation, Super Junior, 2NE1 alguns anos atrás e, mais recentemente, BTS, Blackpink, ENHYPEN, Twice e tantos outros grupos talentosos, aprender os passos das minhas músicas preferidas se tornou um hábito. Em 2019, eu até frequentei um estúdio de dança com foco no k-pop a fim de conhecer pessoas com os mesmos gostos.

Como hoje, 29 de abril, é o Dia Internacional da Dança, preparei um compilado com as coreografias de k-pop que eu mais admiro. Muitas delas, inclusive, eu tive a chance de aprender (na escola ou por conta própria), enquanto outras seguem na lista de desejos. Já fez o seu aquecimento antes de começar a dançar? Então vem!

1. Not Today (BTS)

“Not Today” abre a lista por ser a primeira coreografia que pipocou nos meus pensamentos quando comecei a planejar este post. Quando vi o MV pela primeira vez, já comecei a ensaiar os primeiros passos em casa e logo levei a ideia para o estúdio de dança para aperfeiçoar os movimentos e trocar ideia sobre alguns deles.

O que não falta no repertório do BTS é impacto visual, um toque de elegância, atitude e força em cada movimento de Suga, Jimin, V, Jin, Jungkook, RM e J-Hope. “Fire”, “DNA”, “Fake Love”, “IDOL”, “Dionysus”, “Boy with Luv”, “Black Swan”, “ON”, “Dynamite”, são tantas as músicas que poderiam facilmente estar aqui. 

No entanto, para mim, “Not Today” é uma das coreografias mais impactantes, principalmente na hora do refrão com a imagem aérea no clipe do grupo e os dançarinos de apoio. O visual é incrível! Seus passos passaram pelas mãos do coreógrafo Keone Madrid, mesmo nome por trás da dança de “Love Yourself” (Justin Bieber) e outras músicas do BTS, como “Fire”, “Blood Sweat & Tears” e “Dope”.

2. Ring Ding Dong (SHINee)

Quando se trata de performances, SHINee não pode ficar de fora da lista, né? Taemin, Key, Minho e Onew (Jonghyun também) sempre terão espaço por aqui, seja para dançar k-pop ou para entrar na playlist. Também tem várias referências que poderiam estar nesta seleção, como “Replay”, “Lucifer”, “Sherlock”, “Good Evening”. Por que escolhi “Ring Ding Dong”? Pois foi a primeira música do SHINee — e uma das primeiras no k-pop geral — que eu aprendi a coreografia.

Assim como “Not Today”, eu comecei a dançar por conta própria, vendo vídeos de performances, o próprio clipe e vários tutoriais no YouTube. E fui dessa forma até o final. Não foi fácil, mas consegui aprender a coreografia inteira.

Menção honrosa para o mais recente single do grupo “Don’t Call Me”, que já me deixou com vontade de aprender. Aliás, as músicas do SHINee sempre deixam aquela sensação de ‘preciso dançar enquanto escuto’, não é? É difícil ficar parada. Acontece com você também?

3. Genie (Girl’s Generation)

Outra coreografia que eu aprendi do início ao fim foi “Genie” por conta própria. Assim como SHINee, Girl’s Generation é um grupo muito especial para mim. Eu até já contei aqui no blog que essa música abriu as portas do k-pop e me mostrou um mundo completamente novo, que eu acompanho ainda hoje com as gerações mais recentes (sem deixar de lado as que me trouxeram até aqui).

Os movimentos criados por Rino Nakasone — coreógrafa da SM Entertainment — são bem menos complexos do que “Ring Ding Dong”. Além disso, a coreografia tem mais vídeos na web com tutoriais. É uma boa escolha para dançar k-pop. “Genie” é uma das minhas preferidas, mas também gosto de “The Boys” e “Catch Me If You Can”.

4. Kill This Love (Blackpink)

Blackpink é um dos principais grupos do momento, assim como o BTS. Conheço todas as músicas de cor e salteado, mas confesso que sou mais fã das músicas do que das coreografias. “Kill This Love”, no entanto, causou o efeito contrário. No início, não sabia ao certo como me sentir em relação à letra e à melodia, mas a dança me deixou com vontade de aprender tão logo o MV foi lançado.

De acordo com a YG Entertainment, a coreografia passou pelas mãos de quatro coreógrafos “classe A”. Não é tão difícil de aprender, até mesmo olhando apenas o clipe. Com o vídeo de ‘dance practice’ da Lisa, Rosé, Jennie e Jisoo, fica mais fácil ainda. Também deixo como destaque “Pretty Savage”, “Whistle” e “DDU-DU DDU-DU”. 

5. Blue Hour (TXT)

TXT é um grupo que me inspira pelo jeito diferente e leve que Taehyun, Hueningkai, Soobin, Beomgyu e Yeojun cantam e dançam. Uma das minhas coreografias preferidas é a da música “Blue Hour”.

O maior destaque visual fica por conta do trecho dos chapéus e casacos que, segundo os meninos, foi inspirado na performance de “Filter” por ninguém menos que Jimin (BTS). Também recomendo “9 and Three Quarters” e “Can’t You See Me”.

6. Tiger Inside (SuperM)

“Tiger Inside” já tem uma pegada mais complexa como “Ring Ding Dong” do SHINee e até um pouco mais artística como “Black Swan”  ou “ON” do BTS. Com uma coreografia que simula os movimentos de um tigre, ela consegue incorporar na dança a natureza selvagem (citada na letra) que cada um carrega na hora de superar as dificuldades. Crédito para o grupo de dança We Dem Boyz, que também criou a coreografia de CØDE (SHINee).

7. HIP (Mamamoo)

Com “HIP”, aconteceu o mesmo que “Kill his Love”. Assim que eu vi a coreografia, corri para os tutoriais no YouTube e o próprio vídeo da performance disponibilizado pelo Mamamoo para aprender os passos o quanto antes. Tanto a melodia como os movimentos intensos instigam o corpo a se mexer. É como “Don’t Call Me” do SHINee, impossível ouvir sem querer dançar. A responsável por isso é a coreógrafa Lia Kim. Também recomendo “Aya” e “Egotistic”.

8. Can’t Stop Me (Twice)

Em 2020, muitos lançamentos na indústria do k-pop causaram nostalgia ao resgatar a vibe contagiante dos anos 70/80. Tivemos “When We Disco” (J.Y. Park e Sunmi), “Mago” (GFriend), “LA DI DA” (Everglow), entre outros. Twice não ficou de fora da onda “disco” com o single “Can’t Stop Me”. Então, não preciso nem dizer que a vontade de dançar assim que a música começa a tocar é inevitável, né? 

A coreografia é de Jonte’ Moaning — que trabalhou no “Single Ladies” da Beyoncé — Kiel Tutin e Leejung Lee. Twice é um grupo com um repertório rico para quem quer dançar k-pop, com destaque para “Cry For Me”, “More & More”, “Cheer Up” e “TT”.

9. Kick It (NCT 127)

NCT 127, NCT Dream, NCT U, seja qual for a sua formação preferida, todas as unidades do NCT se destacam quando o tema é performance. E, para mim, um dos maiores exemplos disso é “Kick It”.

Além da melodia cativante e do palco transformado em um cenário de artes marciais, a coreografia de Koosung Jung traz um toque de dramaticidade a partir de uma ideia do Taeyong. Vale conferir também os passos de “Ressonance”, “Ridin”, “Boss” e “Chewing Gum”. Essa última é bem complicada, porque é uma dança rápida (mas divertida).

10. Sorry Sorry (Super Junior)

Falar de coreografias de k-pop sem incluir “Sorry Sorry” é deixar a lista incompleta. Afinal, a dança é conhecida até mesmo por quem não é fã das músicas coreanas. Tenho uma amiga que já foi para a Coreia do Sul, mas não acompanha o k-pop.

Mesmo assim, ela conhece Super Junior por causa de “Sorry Sorry”, com sua letra chiclete e o icônico movimento das mãos no refrão. Ponto para o coreógrafo Nick Bass, que trabalhou com artistas como Justin Timberlake, Britney Spears e Beyoncé. Destaque também para a recente “2YA2YAO!”.

11. Lil Touch (Girl’s Generation Oh! GG)

Quando “Lil Touch” foi lançada, eu aprendi a coreografia quase que instantaneamente. Primeiro em casa com vídeos de estúdios de dança e, depois, na escola. Além da melodia viciante, a música tem passos relativamente fáceis de memorizar e vem na voz de cinco das nove integrantes originais do Girl’s Generation — Taeyeon, YoonA, Sunny, Yuri e Hyoyeon — na subunidade Girl’s Generation Oh! GG. 

12. ME (CLC)

Fechando a minha seleção de músicas para dançar k-pop, escolhi “Me” do grupo CLC. Eu não conhecia até aprender a coreografia no estúdio de dança. É uma das mais difíceis, ao menos para mim. Eu levei algum tempo entre memorizar os passos e dominar cada movimento dentro do tempo certo. Como a maior parte das músicas no k-pop, é uma coreografia rápida. E é isso que dificulta o processo. Além de “Me”, também gosta de “Helicoter”.

[Bônus] Menção Honrosa

Com ou sem menção honrosa, muitas coreografias ficaram de fora da lista. Afinal, são apenas 12 em um universo repleto delas. A cada dia que passa, tem comeback novo. Sem contar a variedade de debuts todos os anos. De qualquer forma, quero incluir mais três grupos que, para mim, causam uma impressão e tanto com as suas performances em premiações como o Seoul Music Awards, MAMA e GDA.

O primeiro grupo que sempre surpreende em suas apresentações é o Itzy. As meninas gravaram uma performance especial para o MTV Fresh Out Live e também já se destacaram pela alta produção no Seoul Music Awards. Além delas, o Stray Kids, que vem da mesma agência (JYP) não deixa a desejar em premiações, como o MAMA. Para completar a lista de honra, não poderia faltar o Ateez com performances cheias de impacto visual, como no GDA e no Immortal Songs.

Dançar k-pop faz parte da cultura coreana, que vem se disseminando cada vez mais no Brasil e no mundo. No YouTube, há diversos covers de estúdios de dança e de pessoas que, assim como eu e você, gostam de aprender os passos das suas músicas preferidas. Afinal, nessa indústria as coreografias são tão importantes quanto a letra e a melodia. E se faltava inspiração para começar a se mexer, aproveite o Dia Internacional da Dança e se solte!

Esta é a minha lista, qual é a sua? Deixe o seu comentário aqui com a hashtag #KPopPraDançar e compartilhe as suas coreografias preferidas.

Deixe um comentário